Paris dos fashionistas, dos românticos, dos fãs de gastronomia, dos amantes da arte e da arquitetura clássica. Paris dos sonhos e dos belos cenários. A capital francesa é certamente um destino incrível e que nunca sai de moda. Caminhar sem rumo e aproveitar cada detalhe e símbolo da cidade é um dos meus programas favoritos.
Cenário de filmes que já nos fizeram suspirar em plena sessão da tarde como “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, “Meia Noite em Paris”, “Ratatouille” e “Moulin Rouge”, Paris sempre tem um novo roteiro para nos presentear. Seja baseado num livro, na vida de um artista que passou por lá, numa rota gastronômica ou por viés de tecidos que fizeram a história da moda ocidental, a cidade é sempre a solução para seus problemas de viagem.
Os Cartões Postais da Cidade Luz
Dá só uma olhadinha só nos cartões postais mais conhecidos de Paris:
- A super fotogênica Torre Eiffel
- A Basílica de Sacre-Coeur
- O bairro de Montmartre
- A Ópera Garnier
- O Museu do Louvre
- A Praça da Concórdia
- O Jardim de Tuilleries
- A Champs-Élyseé
- O Arco do Triunfo
- O Hôtel des Invalides
- A Praça da Bastilha
- A Catedral de Notre-Dame
- Os Jardins de Luxemburgo
- O Panteão
- A Capela de Sainte-Chapelle
- O moderno bairro de La Défense
- O Hôtel de Ville
- A Place des Vosges e a casa do Victor Hugo
- E, claro, o Palácio de Versailles (que não é bem em Paris, mas é quase como se fosse :P)
Não é à toa que Paris é um dos destinos que mais recebe visitantes do mundo todo e que merece ser visitada mais de uma vez.
Onde ficar em Paris
Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher um bairro para se hospedar, que atire a primeira pedra. A tarefa fica ainda mais difícil se a cidade escolhida for Paris, onde as opções de hospedagem e de bairros bacanas são enormes.
Como praticamente qualquer bairro de Paris é bom para se hospedar, a dica é definir alguns critérios no momento da escolha da hospedagem. Por exemplo, ficar nos arrondissements 1 e 6 proporciona acesso mais rápido aos principais pontos turísticos da cidade.
Se você é daqueles que deixa para a última hora ou que não usa muito o computador, não se preocupe, a app para smartphones e tablets do Detecta Hotel tem todas as funcionalidades do site em uma interface simples e intuitiva.
Outra opção interessante é escolher um hotel que tenha uma personalidade diferente ou que se encaixe melhor no seu estilo de vida e de viagem. Por exemplo: Existem muitos bistrôs por perto? Ou eu prefiro um bairro mais boêmio? Talvez ficar perto das lojas ou de locais mais românticos seja mais interessante. Enfim, defina seus critérios e escolha a hospedagem que mais se ajuste ao que você procura e voilá 😉
Nós, por exemplo, adoramos hotéis boutique e de design e Paris está cheio deles.
Dica: Procure sempre se hospedar o mais próximo possível das estações de metrô para poder se locomover facilmente pela cidade.
Os Museus de Paris
Graças aos inúmeros museus que se espalham pela cidade, Paris é referência mundial no mundo das artes e da preservação da nossa memória. Só para citar alguns dos nossos museus favoritos na cidade, temos: Museu d’Orsay; Museu do Louvre; Centro Pompidou; Museu do Picasso; Museu l’Orangerie e Museu do Rodin.
Mas não tente fazer uma maratona pelos museus da cidade. Escolha um ou dois por dia e desfrute-os com calma, afinal os acervos são riquíssimos e você não vai querer perder nenhum detalhe, não é?
Paris Museum Pass
Esse é um passe que permite a entrada grátis e furando filas em mais 60 atrações na cidade e seus arredores. O Paris Museum Pass está disponível em 3 modalidades:
- Passe para 2 dias: 42 EUR
- Passe para 4 dias: 56 EUR
- Passe para 6 dias: 69 EUR
Por exemplo, se você visitar 4 das principais atrações de Paris:
- Museu D’Orsay: 9 EUR
- Museu do Louvre: 12 EUR
- Catedral de Notre Dame: 8,50 EUR
- Centro Pompidou: 13 EUR
Você pagará um total de 42,50 EUR, o que já compensa o passe de 2 dias com a vantagem poder “furar fila” ao entrar nas atrações. Se você ainda tiver tempo de ir a outros lugares cobertos pelo Paris Museum Pass nesse período, seu preço compensará ainda mais 🙂
Se você gosta de arte e pretende ir às atrações que estão cobertas pelo Paris Museum Pass, essa é uma ótima maneira de economizar tempo e alguns bons euros
Dica: O Paris Museum Pass é válido para dias consecutivos a partir do primeiro uso, por isso é importante planejar seu roteiro com isso em mente de forma a poder utilizá-lo ao máximo nesses dias.
Planeje sua viagem
Onde comer em Paris
Em Paris, faça como os franceses.
Se você procura refeições mais econômicas, mas não menos saborosas, compre alguns croissants e baguetes, bons queijos e frutas vermelhas, éclairs, macarrons e um bom vinho. Depois, encontre uma bela praça e desfrute de uma das refeições mais agradáveis da sua viagem à França. Afinal, quer jeitinho mais parisiense de aproveitar seus dias do que curtir um farto piquenique em algum dos belos jardins da cidade?
Bistrôs e crespes
As opções são tão diversas que indicar apenas alguns nomes não é tarefa das mais fáceis, pois Paris é a terra dos pequenos e charmosos bistrôs. O Yelp pode ser uma boa fonte de consulta sobre as novidades locais, assim como blogs referência no assunto como o Conexão Paris. Mas, se eu pudesse indicar apenas um endereço, indicaria o Bistro Les Affranchis, um restaurante que pode passar desapercebido pelo seu olhar mas que vale cada caloria oferecida 😀
Doces franceses – Une affaire sérieuse
No quesito doce não deixe de provar os sabores de grandes nomes como Pierre Hermé (o melhor macarron do mundo segundo o Fred), Lenôtre (o melhor mil folhas da sua vida), Ladurée, La Maison Du Chocolet, Fauchon e Jean-Paul Hévin. Garanto que você vai suspirar a cada mordida e ficará sonhando com sua próxima ida a Paris.
Mercados de Rua
Outro programa típico parisiense que não pode faltar na sua agenda: passear pelas feiras e mercados de rua de Paris. Os marchés mais conhecidos são: Marché des Enfants, Marché Bastille, Marché d’Aligre e Rua Montorgueil. Para passar por mercados famosos de filmes, não deixe de conhecer o Marché de la Butte (de Amélie Poulain) e a Rue Mouffetard (famosa por vários filmes, entre eles Julie & Julia).
Neles você encontra diversas barraquinhas com frutas da estação, verduras e legumes fresquinhos, pães e doces suavemente preparados, os mais variados tipos de queijo e uma ótima coleção de vinhos para se deliciar no hotel, na casa alugada ou na praça mais próxima.
Dicas de compras em Paris
Para quem não resiste às boas compras (e quem é que resiste em Paris ), vale a pena começar pelo circuito tradicional: Galeries Lafayette, Champs-Élysées e Printemps, embora essas regiões estejam sempre repletas de turistas, ainda é possível encontrar boas ofertas e voltar cheia de sacolas para o hotel.
Quer uma dica bacana saindo da Galeries Lafayette? Faça uma reserva no restaurante espanhol do W Hotel que fica ali pertinho e termine seus momentos de compras regados a uma excelente sangria e uma ótima carta de tapas. E de sobremesa, não deixe de passar, a poucos metros dali, na belíssima loja do Pierre Hermé para comer os melhores macarrons da sua vida 🙂
Para maquiagens e afins, não deixe de conferir a Monoprix, um tipo de mercado/lojas americanas de beleza, e a irresistível Sephora.
Procurando por artigos diferentes, uma tarde pelo charmoso bairro Saint-Germain-des-Prés ou pela região de Bercy Village podem lhe render bons achados.
Se você é fã de livrarias, a caótica Shakespeare and Co. não pode faltar no seu roteiro. O local é uma atração imperdível para os amantes das letras e já foi cenário de filmes como “Meia Noite em Paris” e “Julie & Julia”.
Planeje sua viagem
Feiras de Natal na Cidade Luz
Para aproveitar Paris durante os meses do final de ano, nada melhor do que curtir as feiras de Natal que acontecem em diversos pontos da cidade. Comece pela região de La Défense e siga até a feira da Champs-Élysées. Você vai encontrar diversos artesanatos locais, comidas típicas e muito clima de Natal <3
Onde ver Paris do alto
Quer ver Paris sob um novo ângulo? Que tal encarar as filas e subir na Torre Eiffel? Ou escalar os intermináveis degraus do Arco do Triunfo e da Torre da Catedral de Notre-Dame?
Em qualquer um desses lugares, as filas e o esforço físico são rapidamente compensados por uma vista lindíssima da cidade. E devo dizer que, apesar de todo o perrengue, eu super indico que você suba a Torre Eiffel em sua primeira visita à cidade.
Mas se você está procurando por uma opção com menos filas e esforço físico, suba até o último andar da Printemp (Boulevard Haussmann, 64) e aprecie um belo pôr do sol em Paris, mas não conte para ninguém – esse será o nosso segredinho.
Transporte Público em Paris
Paris tem um sistema de metrôs e trens muito eficiente e que lhe leva para todos os pontos turísticos da cidade 🙂
A cidade é dividida em 20 arrondissements, isto é, 20 regiões que são numeradas em forma de espiral a partir do centro. Como as principais atrações de Paris, para não dizer todas, estão dentro dessas 20 regiões, você poderá comprar sempre o passe de metrô mais barato 🙂
Qual passe comprar?
Existem dois tipos de passe para comprar: O passe unitário, que também pode ser comprado de 10 em 10, e os passes de 1, 3 ou 5 dias.
Os valores dos passes de metrô de Paris hoje são:
- 1 viagem: 1,70 EUR
- 10 passes de 1 viagem: 13,30 EUR (1,33 EUR por viagem)
- 1 dia: 10,55 EUR
- 2 dias: 17,15 EUR
- 3 dias: 23,40 EUR
- 5 dias: 33,70 EUR
Analisando esses preços e assumindo que você dificilmente irá usar o metrô mais que 5 vezes por dia, o passe mais econômico é comprar o pacote de 10 passes de 1 viagem por 13,30 EUR. Esse passe, que na verdade são 10 tickets de 1 viagem, tem a grande vantagem de permitir que você divida os tickets não usados com outras pessoas, economizando ainda mais 😉 Eu e a Natalie fizemos assim em nossa viagem à Cidade Luz e foi bem mais econômico que se tivéssemos comprado passes de dia inteiro.
Atenção: Se você vai do aeroporto para a cidade e vice-versa, é preciso pagar o passe mais caro que inclui as áreas de subúrbio e aeroportos.
Vou viajar pra Paris em +/- 2 semanas pra passar cerca de 7 dias lá. Mas estou achando os hoteis (alguns até estranhos rsrs) com preço um pouco alto.. é isso mesmo? a média que estou encontrando é de R$400 / Noite. E os que são mais baratos são bem afastados (ou no aeroporto, ou quase na Disney)… O que vcs sugerem?
Olá Jeferson,
Aproveite muito Paris, o que é realmente fácil pois é um lugar fantástico.
Aconselho você a utilizar um mecanismo de busca de hotéis e filtrar por preço de diária para chegar no quanto quer gastar. Não sei se é permitido dizer aqui, se não for me desculpem, mas na minha viagem no final do ano passado utilizei o booking.
Outro conselho que dou é não se prender aos arrondissement 1 ao 8. Por serem mais próximos aos pontos turísticos, costumam ter hotéis muito mais caros. Nós ficamos entre os arrondissement 10 e 11 (no meio termo, nem perto da borda com o 3, nem perto da borda com o 19) e achamos ótimo. Caminhávamos 5 minutos até o metro e em 15 minutos estávamos em qualquer ponto da cidade. Preferimos pegar um hotel mais afastado e perto do metro para não ter que economizar em outras coisas como restaurantes.
Ao chegar em Paris não deixe de pegar seu mapinha de bolso ao comprar sua primeira passagem ainda no aeroporto e se precisar, peça o seu mapinha no atendimento de qualquer estação (todos os atendentes foram muito gentis conosco e olha que nem falamos francês).
Ótima viagem e espero ter ajudado
Obrigado pelas dicas, André 🙂
Oi Jeferson.
Depende muito do tipo de hotel ou da localização, mas paris é carinho mesmo 🙁 Em 2012, quando fomos, ficamos num hotel de 170 euros. Era um bom hotel, mas os Ibis estavam em torno de 140-150 euros por noite. Com o Euro caro do jeito que tá, facilmente vc atinge os 400 reais por noite.
Mas fique sempre dentro dos 20 arrondissement, evitando ficar nos mais de fora (se vc olhar no mapa de paris, vai ver q tem uma avenida/rodovia rodeando a cidade, vc tem de ficar ali dentro e o mais longe dessa rodovia, sempre tendo um metrô por perto.
Natalie,
Que delícia de post! Adoro Paris e é sempre bom curti-la com outros viajantes!
bjs 🙂
Priscila Reis do blog VOALI
Pri,
obrigada pela visita! Realmente Paris é um destino incrível 😉 sou suspeita para falar 😛