Decidir entre fazer um tour privado ou compartilhado no Peru é tão importante quanto decidir quantos dias ficar na região de Cusco. Um bom guia é um fator determinante para que você compreenda as civilizações que por ali passaram e como elas se desenvolveram. Além disso, tours, sejam privados ou compartilhados, são uma boa maneira de resolver certos problemas de logística como passear entre as diversas ruínas do Valle Sagrado ou conhecer o Parque Nacional de Paracas.
Fazer um tour privado ou compartilhado no Peru? Eis a questão
Fazer um tour guiado pelas ruínas e zonas arqueológicas do Peru é uma maneira de aprender detalhes sobre as civilizações do país e também de atiçar nossa curiosidade para que, ao olharmos para um descampado ou um monte de pedra empilhada, possamos imaginar os impérios Inca, Wari e Lambayeque, dentre tantos outros, em seu esplendor.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Leia também:
Machu Picchu: eram os deuses astronautas?
Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?
Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
E então, qual tipo de tour fazer? Privado ou Compartilhado?
Depois de experimentar os dois tipos de tours, deixo aqui os prós e contras que encontrei em cada um. Mas não se acanhe, nós queremos saber qual a sua opinião também 😀
Tour Privado
Prós
- Flexibilidade de horários, permitindo chegar nos lugares quando estão mais vazios
- Flexibilidade de roteiros para fazer somente o que você tem interesse
- Guia exclusivo
- Transporte exclusivo
- Mais tempo para tirar fotos e passear pelos locais
- Explicação mais detalhada
- Infinito número de perguntas permitidas
Contras
- Mais caro
- Menos interação com outros viajantes
Tour Compartilhado
Prós
- Mais barato
- Interação com outros viajantes
- Visita a vários lugares num mesmo dia
Contras
- Transporte compartilhado e, muitas vezes, lotado
- Horários geralmente coincidem com as outras excursões, lotando as atrações
- Paradas em restaurantes e lojas preestabelecidas e mais pega-turista
- Explicações menos detalhadas e mais mecânicas
- Tempo mais curto para passear e tirar fotos
- Roteiros fixos e predefinidos
Tinha uma lhama atrás da Natalie 😛
Leia também:
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país
9 problemas e soluções para montar um roteiro para o Peru
Conclusão
Os tours privados são nossa modalidade preferida, pois gostamos de passear com calma, parar no meio do caminho para tirar fotos e, principalmente, entender a história e cultura dos antigos povos do país. Mas nem sempre o tour privado é a melhor opção para você. Seus interesses, sua sede de informação ou necessidade de interação com outras pessoas é que vão determinar se ele realmente vale a pena ou não 😉
Além disso, alguns tours compartilhados podem ser bem legais. Nós fizemos um para o Valle del Colca que foi muito divertido, com um grupo pequeno e bem legal. A van era boa e o guia era bem acima da média.
Os passeios para Paracas e pelo Lago Titicaca, Taquile e Uros foram bons e mais fáceis de organizar que se tivéssemos ido atrás dos passeios por conta. Já o passeio para Pachacámac não nos agradou.
Agora é sua vez de nos contar: você prefere fazer tours privados ou particulares e por quê?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Olá Fred/Natalie!
Viajarei sozinho para o Peru em setembro (terei um mês de férias e pretendo ficar 3 semanas no Peru). Minha intenção é visitar seis cidades – Lima, Trujillo, Chiclayo, Arequipa, Puno e Cusco -, mas fiquei na dúvida sobre a questão do tour privado: eles são contratados antes ou quando se chega na cidade? O guia turístico é por cidade ou ele te acompanha na viagem? E em todas as cidades, as que eu citei, é necessário?
É minha primeira viagem internacional assim e eu sou bastante fora de coo funciona hahaha aliás, o site de vocês é simplesmente maravilhoso, tem me ajudado muito!
Grato!
Oi, Vitor.
Tudo bem?
Indico um guia privado para os passeios na região de Cusco / Vale Sagrado. Nos outros destinos é fácil conseguir encontrar um grupo pequeno de turistas. Você pode contratar antes de sair do Brasil ou assim que chegar nas cidades. (geralmente a primeira opção costuma custar um pouco mais de dinheiro, mas te poupa tempo com as negociações durante a viagem).
Qualquer dúvida, é só perguntar!
Oi Natalie,
Eu viajei em setembro e estou indicando o site agora pra uma amiga que vai viajar para o Peru em Junho e só gostaria de expressar minha gratidão por vocês e pelo site. Me ajudaran muito e foi tudo bastante didático aqui pra entender. Muito obrigado de verdade =) Abraços!
Muito obrigada, Vitor!
Fiquei feliz com seu comentário.
Olá Fred/Natalie
Estou impressionada com os relatos, dicas e informações tem me ajudado muito. Viajo p o Peru em setembro, somos 2 adultos e reservamos 10 dias ao todo. Tenho uma dúvida, li sobre os passeios com guia privado pelo Valle Sagrado e gostaria de saber se esses passeios duravam o dia todo? saíam de manhã e retornavam a noite? levavam lanche para o dia?. Pensei em 3 dias pelo Valle, conhecendo as principais ruínas, com calma e com guia. Vcs podem divulgar o guia privado de vocês? Gostaria de deixar tudo acertado, antes do embarque.
Obrigada, um abraço!
Olá, Célia! Tudo bem?
Os passeios com guia privado podem durar tanto meio período quanto o dia todo. Tudo depende do que foi negociado na hora da contratação. Geralmente as refeições não estão inclusas. As agências indicam restaurantes que recebem os turistas na região do Vale Sagrado. Três dia é um ótimo período para conhecer essa região com calma.
Veja aqui as indicações de agências locais no Peru: https://sundaycooks.com/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
Olá! Cheguei ontem de viagem ao Peru (Lima, Vale Sagrado+Machu Picchu) e gostaria de indicar 3 guias privadas que gostamos muito!
Monica Chacón (inglês e espanhol) [email protected] e +51 952 343 083 – muito bem preparada! Dá uma aula nos tours, é muito atenciosa! Nosso tour com ela foi dividido em 2 dias: 1 dia para Salinas de Maras, Moray e Chinchero e outro dia para Pisaq e Ollantaytambo. Valeu muito a pena fazer esses locais com gui privado num carro particular com muito conforto e liberdade de horário.
Giovanna Hermoza Cuba ([email protected] e +51 984 740 685) – é ótima! fizemos com ela um passeio rápido noturno no dia em que chegamos em Cusco e o passeio terminou com uma aula de Pisco no Museo del Pisco. Super divertida e muito conhecedora da cidade. Nascida e criada lá! tentamos ainda marcar um tour à pé guiado com ela mas não tinha agenda. Vale muito a pena!
Nancy (+51 966 742 127) – No nosso último dia em Cusco fizemos um tour á pé pelos principais pontos da cidade (uma pena que o Mercado San Pedro estava fechado para desratização!) Nancy foi excelente! Calma e muito culta em relação a toda a história da cidade, e dos principais pontos, em detalhes! Finalizamos o passeio em San Blas e para quem gosta de arte, Nancy sabe muito sobre arte Cusqueña. Foi um excelente tour!
Abraços a todos!
Que ótimo, Tássia!
Obrigada por compartilhar suas dicas por aqui 😀
Gente… Adoro o site de vocês. Estou lendo de cabo a rabo para programar minha trip pelo Peru!! Obrigada por compartilhar!!!
E Tássia, você por acaso poderia compartilhar comigo o valores dos guias para organização financeira? meu e-mail é [email protected]. Grata!
Que bom que o site está ajudando, Ellen!
Qualquer dúvida, é só chamar 😉
Estou começando a preparar a minha ida ao Peru (sozinha) muito ansiosa kkkk setembro de 2021. 10 dias.
Que legal, Valdirene!
Se precisar de algo ou surgir alguma dúvida, é só chamar 😀
Olá Natalie,
Estive aqui a ver o vosso site e dou vos os meus parabéns, desde já! Muito bom!
Vou viajar de Portugal para o Peru com um grupo de amigos (9/10) no final de agosto e geralmente organizo estas viagens mais estou com alguma dificuldade, será que me pode ajudar a organizar de forma a vermos o que queremos o mais em conta possível?
Chego a Lima no dia 30/8/22 e regresso a 13/09/22. Tinha pensado fazer o sul, de Lima para baixo. Como somos um grupinho já razoável pensei reservar uma “van” ou algo do género, que desse para o nosso grupo de forma a poder personalizar este tour, mas não sei se será a melhor opção. Que me diz? Sabe quem faz esse trabalho?
Chegamos às 4h30 do dia 30/08/22 ao aeroporto (Lima) e a ideia seria começar logo aí o nosso tour. Estive a ler algumas coisas e vou colocar aqui o que gostávamos de ver.
– Tunel Secreto dos Escravos Chincha
– Islas Ballestas (ir de lancha ver a vida selvagem)
– Ver o candelabro
– Huacachina
– Visitar vinhedo de Pisco (ver como fazem o vinho)
– Bugre e Surf na areia e pôr do sol…
– Linhas Nazca (fazer voo para ver)
(Pensei ficar em Huacachina 1 ou 2 noites e fazer os 3 pontos anteriores a partir de lá)
– Depois partir para Arequipa – ficar lá 2 noites para ver o seguinte:
-Trilha no Vale do Colca
– Piscinas de aguas termais
– Ver os condores
– As escarpas da Cruz del Condor
– Rafting nas águas brancas
– Conhecer o vulcão coberto de neve, Montanha Misti
– Depois sair para Puno e ver:
– Noite na Ilha Amantani numa casa de família.
– Uros – Passeio nas Ilhas Flutuantes
– Depois ir a Copacabana
– Subir à montanha ‘El Calvario’.
– Visitar a igreja sagrada e a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana.
– Ilha do Sol
– La Paz.
– Visitar o mercado das bruxas
– Aprender a história da folha de coca e o uso cultural no Museu da Coca.
– Estrada da Morte
– Voltar para o Peru, Cusco
– Vale Sagrado
– Passeio Machu Picchu – apanhar o comboio e voltar (um dia ou 2 dias com a noite anterior em Águas Calientes).
– Montanha Colorida ou Rainbow Mountain
– Voo de Cusco para Lima para voltar
Bom, pensei nisto… não sei se é exequível.
Agradeço desde já a vossa gentileza e sugestões.
Um abraço
Ana Cristina
Oi, Ana
Tudo bem?
Obrigada pela visita!
Seu roteiro me parece bem corrido para menos de 15 dias de viagem, ainda mais se levarmos em consideração a falta de tempo para aclimatação. Os efeitos da altitude podem ser cruéis com o nosso corpo quando viajamos. Por favor, não os subestime.
Também notei que você não reservou um tempo para conhecer Lima. A capital do Peru vale a visita porque guarda muitas riquezas históricas e gastronômicas.
Por fim, você pode tentar conversar com o pessoal da Peru Jamuy Travel. Quem sabe eles não conseguem organizar essa van? (Note que nunca testei os serviços dessa empresa e que não ganho nenhum tipo de comissão ao indicá-los). Eles apenas me parecem ser uma empresa bem séria.
Boa viagem! Qualquer dúvida, é só chamar 😉
Bom dia Natalie!
Muito obrigada pelas dicas 🙂 entretanto estive a explorar mais pormenorizadamente a tua página e… só me ocorre dizer: que és fantástica! Grande trabalho e partilha!
Quanto ao meu hipotético roteiro, também tenho ideia que vou ter de cortar algumas coisas nessa lista… este fim de semana vou estar com o pessoal e vou perguntar o que eles preferem…
Tirei voo interno de Cuzco para Lima, ficaremos lá um dia e meio.(12 e 13 set).
Após ver os teus vídeos fiquei a pensar no perfil do viajante e faz sentido pensar nisso em primeiro lugar… temos todos entre os 45/50 anos e somos 10, a ideia de andar todos os dias a mudar de hotel possivelmente não lhes vai agradar. Pensei, talvez escolher 3 ou 4 cidades estratégicas de forma a que de lá possamos fazer as visitas que queremos, que achas? Será exequível?
Entretanto também vou entrar em contacto com a Peru Jamuy Travel e perceber o que podem fazer.
Muito obrigada pela atenção e mais uma vez, parabéns!
Beijinhos
Oi, Ana!
Tudo bem?
Me desculpe pela demora em te responder.
Fico feliz demais por ajudar um pouquinho a concretizar sua viagem!
Se precisar de mais alguma ajuda, é só chamar 😀
Bom dia, poderia me passar indicações de Tours privado. Obrigado
Oi Michele
Tudo bem?
No Peru geralmente costumamos recomendar a perujamuytravel.com e no Brasil a Venturas Viagens.
Boa viagem
Natalie
Olá,
Adorei o blog de vocês!!!
Eu estou me organizando para ir ao Peru e gostaria de saber aonde vocês encontraram serviços de guia privado.
Abs
Lucila
Oi Lucila
Tudo bem?
No Peru geralmente costumamos recomendar a perujamuytravel.com e no Brasil a Venturas Viagens.
Boa viagem
Natalie
Oi pessoal, tudo bem?
Preciso de indicação de um guia em Arequipa, tenho interesse em fazer os passeios de forma privada.
Irei em junho, mas já gostaria de deixar isso acertado.
Desde já, agradeço.
Ludmyla
@viajecomludmyla
Oi, Ludmyla
Costumamos recomendar a perujamuytravel.com, uma agência de receptivos e passeios no Peru e no Brasil a venturas.com.br. A Venturas é excelente para organizar viagens pelo país.