É difícil escrever sobre Nazca sem entrar no mérito das teorias conspiratórias e todos os mistérios que envolvem as famosas linhas e os maiores geoglifos do mundo. Talvez essa seja a grande magia deste destino que atrai viajantes e pesquisadores do mundo todo: tentar encontrar um significado para todos aqueles grandes símbolos.
Pedimos desculpas por algumas fotos das linhas de Nazca terem sido muito editadas, fizemos isso para melhorar a visibilidade dos desenhos. Ah, e cliquem sobre as imagens para vê-las num tamanho maior 😉
As Linhas de Nazca
As linhas de Nazca abrangem uma área de cerca de 450 km quadrados num local que, por um longo período, foi dominada pelo povo pré-inca chamado Nazca, que ocupou esse grande deserto ao sul do Peru por volta do ano 100 a.C.
Dada a sua magnitude, a única forma de se compreender a real dimensão das linhas de Nazca é sobrevoando a região e foi assim que esse patrimônio da humanidade foi visto pela primeira vez por aviadores na década de 30. A falta de ventos e chuvas por lá também contribuiu para a grande preservação do local por todo esse tempo.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Nas linhas de Nazca e arredores também foram encontrados diversos crânios alongados que até hoje dividem as opiniões dos especialistas. Alguns dizem que eles se parecem com Tutankamon, o famoso faraó do Egito antigo, enquanto outros garantem que esses crânios eram das crianças da nobreza do povo Nazca que tinham suas cabeças amaradas para que se distinguissem da plebe. Outros pesquisadores, no entanto, garantem que essa é a prova de que a civilização Nazca tinha contato direto com seres de outros planetas.
Dicas para montar um roteiro redondinho pelo Peru 🙂
Teorias sobre as linhas de Nazca
Os mistérios de Nazca não se resumem apenas aos crânios alongados e às múmias encontradas na região. As famosas linhas ainda despertam muita curiosidade e dividem, até hoje, a comunidade científica. Existem mais de trinta diferentes teorias sobre a origem das linhas sendo estudadas atualmente o.O
Entre elas, a mais curiosa, principalmente para os fãs de teorias da conspiração, é baseada no livro “Eram os Deuses Astronautas” – do suíço Erich von Däniken – que garante que as linhas de Nazca tinham a finalidade de operar como pistas de pousos ou aeroporto para seres extraterrestes.
Já a versão mais provável garante que as linhas funcionavam como um grande templo a céu aberto construído pelo próprio povo Nazca.
Outra corrente também muito respeitada é a que garante que as linhas representavam um grande calendário astronômico. Essa teoria foi fundada pela pesquisadora alemã Dra. Maria Reiche, que chegou a ser acusada até de bruxaria, cuja casa foi transformada em museu.
Canais de irrigação e mapa de navegação aérea com coordenadas precisas também são possibilidades muito discutidas entre os pesquisadores.
Independentemente da sua versão favorita, o voo pelas linhas de Nazca realmente é uma experiência única. Do alto, é possível avistar as grandes e famosas imagens conhecidas como macaco, aranha, colibri, baleia orca, flamingo, condor e o astronauta, mas confesso que estou tentando encontrar esta última até hoje 😛
Qual a sua teoria?
Como comprar e quanto custa o sobrevoo pelas Linhas de Nazca?
O passeio pelas linhas de Nazca está entre os programas mais vendidos em todo o Peru, portanto, praticamente todo e qualquer receptivo local poderá vender esse tour, independentemente da cidade que você esteja visitando.
E é aí que mora a grande pegadinha: os preços costumam variar consideravelmente. Nós resolvemos não comprar os ingressos antecipadamente, porque queríamos negociar e monitorar os preços nas diferentes cidades por que passamos.
Em 2014, se comprássemos o voo em Lima, ele custaria 105 dólares por pessoa. Em Ica/Huacachina, o valor era de 90 dólares. Deixamos para fechar em Nazca e conseguimos o preço de 75 dólares com traslado saindo e voltando para o nosso hotel no centro da cidade e numa aeronave com lugar para 4 pessoas. Um preço razoável se considerarmos que no balcão da Movil, por exemplo, a passagem estava 70 dólares por pessoa. Note que, sobre todos esses preços, ainda incide a taxa aeroportuária de 25 dólares.
Aqui também vale negociar e pechinchar os valores como explicamos no post abaixo 🙂
Técnicas de Negociação de Táxi no Peru
Por isso, deixe para fazer a reserva assim que chegar em Nazca ou no dia anterior ao sobrevoo para conseguir preços melhores e garantir os bons horários da manhã 🙂
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Melhores companhias para o sobrevoar as linhas de Nazca
As melhores companhias para fazer o voo pelas linhas de Nazca são a Aero Paracas e a Movil. Seus aviões têm capacidades para 4, 5 ou no máximo 12 lugares, são novos e o passeio dura em torno de uma hora.
Dica: O ideal é fazer o sobrevoo o mais cedo possível para evitar pegar as rajadas de vento que começam à medida que o dia esquenta. Isso ajuda muito àquelas pessoas que tem tendência a enjoar ou passar mal nos aviões. Se possível, escolha fazer o passeio nos aviões pequenos de 4 ou 5 lugares, pois esses são mais divertidos e tendem a ter janelas maiores também.
Enjoa mesmo?
Essa era minha maior preocupação ao fechar o passeio. Eu vivo mareada e já tinha ouvido histórias de situações complicadas durante o sobrevoo. Por ser um avião pequeno, ele realmente chacoalha e balança principalmente quando o piloto faz as curvas de um lado para o outro para que todos possam ver as linhas.
Mesmo sendo do tipo de pessoa que costuma não passar bem, eu não deixaria de fazer esse sobrevoo por nada. Basta tomar um remedinho anti-enjoo antes do embarque e seguir pro abraço. Vale a pena! 🙂
Aliás, como dito acima, o ideal é que o voo seja feito logo pela manhã, devido à menor quantidade de ventos e, consequentemente, menor balanço do teco-teco. É nesse horário também que a luz é mais bonita, facilitando a visibilidade da região.
Outros passeios em Nazca
Quem tem mais tempo para explorar a região e quer conhecer mais sobre a antiga civilização Nazca, pode fazer alguns passeios adicionais e complementares ao sobrevoo como a visita ao Cahuachi, ao aqueduto de Cantalloc, às ruínas de Chauchilla, à casa-museu da historiadora Maria Reiche e ao mirante das linhas de Nazca que fica na rodovia pan-americana.
Onde ficar em Nazca?
Nós ficamos hospedados perto da Plaza de Armas numa pensão chamada Nazca House. Apesar da simplicidade, ela é completinha, com wi-fi, banheiro privativo, café da manhã e vale muito a pena. A dona é uma senhora muito atenciosa que cuida de todos os detalhes e ainda fazia geleias, sucos, pães e manteigas caseiras 😉
Nazca e os problemas com o Green Peace
Durante a COP 20, que aconteceu ano passado, fomos surpreendidos com a notícia de que o Green Peace invadiu trechos reservados de Nazca para fazer um protesto estendendo mensagens em tecidos bem próximas e até em cima das próprias linhas de Nazca.
Segundo o governo peruano, arqueólogos comprovaram os danos reais na área causados por conta dessa manifestação. A ONG se posicionou pedindo desculpas pelo ocorrido, mas o efeito colateral já era irreversível. Uma pena 🙁
Nazca combina com…
Nazca combina muito bem com a dobradinha Ica e passeios por Huacachina e tour pela Reserva Nacional de Paracas e Islas Ballestas.
De lá, seguimos num longo trecho de ônibus até Arequipa, o penúltimo destino deste nosso segundo tour pelo Peru.
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Gente, eu não costumo enjoar mas esse vôo realmente é complicado. Balança muito e o vai-e-vem para olhar os desenhos enjoa mesmo. Vale a pena tomar um Dramin ou similar antes para não estragar o passeio.
A Natalie enjoa bastante e tomou o dramin e conseguiu sobreviver 😛 Mas outro fator que muda muito: fazer o sobrevoo de manhã é o melhor horário, pois não há tanto vento ainda. Depois que o dia vai esquentando, os ventos aumentam e os solavancos junto. Nós fizemos de manhã e não senti nenhum solavanco 🙂
Boa noite,
Tenho visto vários comentários sugerindo o sobrevoo das linhas de Nazca pela manhã devido aos ventos que vão se formando à medida que o dia esquenta.
Também tenho lido que pela manhã costuma ter neblina e atrasar os vôos.
Assim pergunto aos experts 🙂 … Qual horário saiu o voo de vocês pela manhã para sobrevoar as linhas de Nazca ?
Obrigado.
Oi Wellerson.
Nós saímos às 8 e pouco e não vimos neblina nenhuma. Imagino que isso dependa da época do ano e quanto mais probabilidade de chuva, maior as chances de neblina.
Valeu demais Fred.
Obrigado e grande abraço.
Boa viagem, Wellerson.
Olá Natalie e Fred,
Suas dicas para planejar nossa viagem ao Peru tem sido valiosas. Eu, Denise e o Luiz queremos há muito tempo realizar este sonho, agora já estamos quase lá.
Só está faltando uma dica que ainda não encontramos: como se deslocar de uma forma mais rápida e não tão custosa de Cusco para Nazca. Concentramos nossa viagem em Cusco e não queríamos perder muito tempo. Existe algum voo ?
Desde já obrigada!
Denise
Oi, Denise.
Tudo bem?
Que bom que nossas dicas estão te ajudando 🙂
Os valores dos passeios pela região de Nazca estão desatualizados, mas a essência do roteiro continua válida.
Existem duas maneiras de chegar em Nazca saindo de Cusco: avião ou ônibus.
Para procurar o voo interno, a sigla do aeroporto de Cusco é CUZ e o aeroporto mais próximo de Nazca fica na cidade de Pisco (isso mesmo, a da bebida) e a sigla do aeroporto é PIO (digo isso porque nem todos os buscadores mostram os voos entre esses dois destinos).
De ônibus, dê preferência pela empresa Cruz del Sur, ela é a melhor e mais confortável do país (entretanto, um pouco mais cara). São 720 km e mais de 15 horas de estrada.
Boa viagem!