Com apenas 1,8 milhão de habitantes, Viena consegue ter mais de 100 museus e é considerada uma das melhores cidades do mundo no assunto, grande parte graças ao seu papel como morada dos antigos imperadores Habsburgos, o que obviamente atraiu muitos nobres e, junto com eles, muito dinheiro e admiração pela cultura e pela história européia.
Os museus de Viena que valem a visita
No meio de tantas opções excelentes, é difícil escolher quais museus você vai visitar na sua passagem por Viena, por isso fizemos a lista abaixo, com alguns dos que são considerados os melhores.
Albertina
No maior dos palácios residenciais dos Habsburgos, o Albertina tem uma coleção de gravuras que é considerada a maior e mais valiosa do mundo, além de obras de Monet, Picasso, Chagall, Cézzane, Klimt, Modigliani, Kandinsky e muito, muitos mais.
Albertina
- Endereço: Albertinaplatz 1, Viena. Site oficial
- Horários: quarta e sexta das 10 às 21h; demais dias das 10 às 18h
- Ingressos: 12,90 euros, adulto
O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena
O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público sem pagar nada a mais.
Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum Vienna)
São “apenas” 20 milhões de objetos expostos nesse museu criado pelos Habsburgos e considerado um dos melhores do planeta na sua categoria. Esqueletos de dinossauros, meteoritos (incluindo um de Marte), a Vênus de Willendorf (uma escultura feminina criada há 29 mil anos) e até um planetário digital esperam por você.
Museu de História Natural
- Endereço: Maria-Theresien-Platz, Viena. Site oficial
- Horários: de quinta a segunda das 9 às 18h30; quarta das 9 às 21hl; fechado na quinta; última entrada 1h antes de fechar
- Ingressos: 10 euros, adulto
Leia também:
Belvedere
Um clássico de Viena. Tem a maior coleção do mundo de pinturas de Gustav Klimt, além de obras de Monet, van Gogh, Schiele e outros tão grandes quanto esses.
Para melhorar, fica num palácio belíssimo, com jardins que já valem a visita. A gente tem um post exclusivo sobre o Palácio Belvedere explicando a diferença do ingresso para o Upper Belvedere, o Lower Belvedere e o Klimt Ticket.
Palácio Belvedere
- Endereço: Prinz Eugen-Strasse, 27 (estação “Schloss Belvedere” do tram D) Viena. Site oficial
- Horários: diariamente das 9 às 18h; sextas, das 9 às 21h
- Ingressos:
- Upper Belvedere: 15 euros, adulto; 12,50 com o Vienna Card
- Lower Belvedere: 13 euros, adulto; 10 com o Vienna Card
- Klimt Ticket: 20 euros; 16,50 com o Vienna Card (combina a visita aos dois blocos do castelo)
Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum Wien)
É o maior museu de arte da Áustria, título que, por si só, já faz dele uma visita obrigatória para quem ama o assunto. Mas tem muito mais: o Kunsthistorisches Museum também é considerado um dos mais importantes do mundo e guarda a coleção da família imperial do país. E para quem gosta de aventura, é interessante saber que o maior roubo de arte na Áustria aconteceu nele, em 2003 (mas a obra roubada, a Saliera, de Benvenuto Cellini, foi recuperada 3 anos depois).
Museu de História da Arte
- Endereço: Maria-Theresien-Platz, Viena. Site oficial
- Horários: de junho a agosto, diariamente das 10 às 18h; quinta até as 21h; de setembro a maio, de terça a domingo das 10 às 18h; quinta das 10 às 21h. Última entrada 1h antes de fechar.
- Ingressos: 15 euros, adulto
Leopold Museum
O museu mais visitado do MuseumsQuartier (um local maravilhoso) foi inaugurado em 2001, com obras do colecionador Rudolf Leopold. O foco é a primeira metade do século 20 e seu acervo tem a maior e mais importante coleção de trabalhos de Egon Schiele, além de muitas pérolas de outros artistas.
Leopold Museum
- Endereço: MuseumsQuartier, Viena. Site oficial
- Horários: quinta das 10 às 21h; demais dias das 10 às 18h; última entrada 1h antes de fechar
- Ingressos: 13 euros, adulto
mumok
O Museum moderner Kunst (de onde saiu o nome “mumok”) também fica no MuseumsQuartier e tem um foco um pouco mais atual do que o seu vizinho Leopold Museum: obras dos séculos 20 e 21. Por isso ele é um dos melhores lugares do mundo para ver obras mais recentes de nomes como Andy Warhol, Claes Oldenburg, Pablo Picasso, Yoko Ono e Gerhard Richter. Isso sem falar no seu prédio, uma loucura que tende muitas fotos.
mumok
- Endereço: Museumsplatz 1, Viena. Site oficial
- Horários: segunda das 14 às 19h; quinta das 10 às 21h; demais dias das 10 às 19h
- Ingressos: 12 euros, adulto
Veja mais:
Esse trecho da nossa viagem de 60 dias pela Europa contou com o apoio do Vienna Tourist Board.
Adorei! Continue. 😍👌
Obrigada!