Se você pretende chegar bem cedo em Machu Picchu para ver o sol nascer ou tentar visitar as ruínas antes das hordas de excursões que chegam por volta das 10 horas da manhã, dormir uma noite em Aguas Calientes é a solução.
Já comentamos rapidamente em outros posts sobre esse pit-stop e sobre toda a logística que envolve a compra das passagens de trem para Machu Picchu e a programação do seu roteiro pelo Valle Sagrado, mas ainda não falamos sobre a cidade de Aguas Calientes em si.
Aguas Calientes
Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Village, é um pequeno vilarejo construído basicamente para abrigar os turistas que pretendem seguir seus passos rumo a Machu Picchu.
Leia também:
Sendo assim, não espere encontrar uma infraestrutura elabora. É tudo bem simples, mas atende bem às necessidades dos turistas que vão pernoitar por ali. As ruas que beiram a linha do trem e o rio Urubamba são cercadas de lojinhas de souvenirs e lanchonetes. A cidade também abriga algumas águas termais, que dão nome à cidade, mas que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer.
Vale a pena passar um dia inteiro visitando Aguas Calientes?
Apesar de ter uma paisagem bem bonita e das águas termais, um dia inteiro na cidade será muito para a maioria das pessoas.
A opção que a maioria das pessoas faz é chegar lá já no final do dia, vindas de um passeio pelo Valle Sagrado.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Uma vez na cidade, aproveite para caminhar tranquilamente e jantar junto com turistas de outros cantos do mundo que estão ali tão animados quando você para “o grande dia” 😛 Mas não se demore. Durma cedo, pois o dia seguinte começará de madrugada para quem quer ver o sol nascer entre as montanhas de Machu Picchu. Programa altamente recomendado!
Uma outra opção é cortar um pouco do passeio do Valle Sagrado e pegar o trem que chega no início da tarde em Aguas Calientes. Assim você tem tempo suficiente para conhecer a cidade e se preparar para a subida a Machu Picchu no dia seguinte.
Nós ficamos com a primeira opção e não nos arrependemos. Na verdade nos arrependemos apenas de não visitar Machu Picchu em dois dias seguidos. Mas isso é assunto para um próximo post.
Nosso trem, que partiu de Ollantaytambo, atrasou e acabamos chegando mais tarde do que o previsto em Aguas Calientes. Exaustos de um longo dia de caminhadas e experiências inesquecíveis, encontramos, no meio da muvuca que se forma na calçada-estação de trem, o rapaz que nos levaria até o nosso hotel.
Hostal Presidente
Ficamos no Hostal Presidente, uma pousada super simples que representava, para mim, apenas um chuveiro aquecido e uma cama para eu desmaiar de canseira 😛 Não era o lugar mais luxuoso do mundo, mas nosso quarto para 3 pessoas era grande, com banheiro privativo e com uma portas anti-ruído ótima boa para abafar o barulho do rio Urubamba que corria em frente à nossa varanda.
Apesar do cansaço que batia, era impossível esconder a minha ansiedade para chegar logo em Machu Picchu. Foi difícil dormir aquela noite. Are we there yet?
O café da manhã, servido a partir das 5 da manhã, era bem razoável e nós pudemos deixar nossa mala no hotel até a volta de Machu Picchu.
A van que leva os turistas até a entrada do parque já estava a todo vapor a poucos metros do hotel. Como chegamos bem cedo, pegamos pouca fila.
Ola, boa noite, primeiro queria parabenizar vc pelo blog, está ajudando muito! Vamos euve meu marido agora p peru já neste domungo, dia 10/05. Pretendemos ficar 2 dias em lima, 1 em paracas, 1 em nazca, 2 em arequipa, 1 em Puno e 3 em Cuzco dormindo uma noite em águas calientes. Cono estamos apertados em relação aos poucos dias e ao roteiro longo gostaria de tirar umas duvidas: como é melhor pegar o trem para AC em Ollantaytambo, durante o passeio pelo vale sagrado ou terminado o passeio, voltar pra cuzco e pegar uma van até lá? Vi um trem que parte as 19:00 e tenho receio se não chegar a tempo só passeio para embarcar… E outra dúvida: apos o check out noa hotéis é possível pedir para eles guardarem as malas pois senão terei que levar As malas conosco nos passeios da tarde antes de pegar o ônibus pra seguir viagem p outra cidade! Desculpe o texto longo, mas queria explicar direitinho!!!
Obrigado Juliana.
O melhor é terminar o tour em Ollanta e de lá pegar o trem para Aguas Calientes. Pode pegar o trem das 19h sem medo, pq o parque de Ollanta em si fecha às 17h. Espero que dê tudo certo na sua viagem e aproveite por nós 🙂
Opa! Boa noite! Peguei uma promoção para o início de julho e o preço estava bom, já comprei. Ficarei 3 dias em Cusco, 3 dias em águas calientes e 2 dias em Lima. Lendo sobre águas calientes percebi que 3 noites é um pouco demais para o que a cidade oferece. Não pretendo mudar agora o pacote. Sendo assim, teria alguma dica para melhor aproveitar essa estadia na cidade? Pensei em ir duas vezes a cidadela de machu picchu. O que acha? Existem agentes vendendo passeios pela região? Muito obrigado.
Fabiano,
Realmente 3 noites em Águas Calientes é muita coisa. Se você não conseguir mudar, tente visitar Machu Picchu duas vezes. Aposto que você descubrirá as ruínas em diferentes ângulos 😉
Natalie, adorei suas dicas !
Boas informações para aqueles que querem viajar. É verdade que muitas pessoas fazem estas perguntas:
É melhor ficar mais uma noite extra em Águas Calientes?
Para algumas pessoas é perfeito porém para outras é muito tempo.
A gente aconselha ficar mais uma noite por várias razões:
Há muitos hotéis, restaurantes e mercado de artesanato muito variados, para todos os gostos e orçamentos.
Bem cedo você pode visitar a cidadela inca e você pode assistir o nascer do sol sobre Machu Picchu.
Para ter uma boa visita de Machu Picchu. Você precisa pelo menos cinco horas para caminhar entre as ruínas e ver a maravilhosa vista do lugar.
Há muitas mais razões pelas quais a gente pode ficar em Águas Calientes.
Olá. Vc pode me esclarecer uma informação? Tem como eu ficar em águas calientes (irei pernoitar) através do boleto turístico? E a volta? Compra pelo perurail? Ou é melhor ir de trem mesmo?
Boleto Turistico é apenas para atrações ao redor de Cusco.
Aguas Calientes só se chega de trem (Peru Rail ou Inca Rail) ou a pé (fazendo o caminho a partir da hidrelétrica ou as trilhas)
Tirando isto, é uma pequena vila com hoteis e pousadas que devem ser reservadas normalmente, o boleto turistico lá não tem utilidade
Obrigada pela ajuda, Andrew 😉
Georgia,
O boleto turístico é apenas um passe que garante a entrada em alguns sítios arqueológicos do Vale Sagrado. Por favor, veja mais sobre ele nesse post: https://sundaycooks.com/boleto-turistico-de-cusco-indispensavel/
A única maneira mais viável de chegar até Águas Calientes é seguindo de trem desde Cusco.
Para comprar o trem de Cusco até Águas Caliente, tire todas suas dúvidas nesse passo-a-passo: https://sundaycooks.com/como-ir-para-machu-picchu/
Olá Natalie e Fred, tudo bem? O blog está sendo bem útil para tirar minhas dúvidas sobre o Peru, mas ainda fiquei com algumas, será que podem me ajudar?
ja decidi pernoitar em Aguas Calientes para chegar bem cedinho no parque e subir tb Huayna e a minha dúvida é, depois de passar o dia em Machu Picchu, acham que vale a pena dormir novamente em Aguas Calientes e só voltar a Cusco jo dia seguinte?
E mais uma dúvida, li em algum lugar que deveria tomar a vacina contra febre amarela para ir ao parque. procede essa informação? Muito obrigada por todas as dicas valiosas do sundaycooks. Beijos
Oi, Tati.
Essa noite extra na volta de Machu Picchu em Águas Calientes não faz muito sentido, a não ser que você queria ficar em algum hotel de categoria superior. O povoado funciona apenas margeando a linha do trem e não oferece muitas atrações ou opções de entretenimento a noite. Voltando para Cusco nesse mesmo dia, você ainda consegue aproveitar o dia inteiro em Cusco 😉
Você não precisa de vacina contra a febre amarela para visitar Machu Picchu. Pode ir tranquila 🙂
Olá, sem dúvida nenhuma esse é o blog mais completo sobre o Peru. Parabéns pelo trabalho!
Gostaria de saber como vocês fazem com as malas: colocaram na van logo no início do dia para já ir direto pegar o trem em Ollamtaytambo, certo? Será que existe essa possibilidade em vans que levam diversos passajeiros?
Obrigada
Essa questão da mala é sempre uma dúvida recorrente, também pensamos a mesma coisa antes da viagem.
No dia que fomos para Ollanta, deixamos nossas malas no hotel em Cusco e seguimos para Machu Picchu apenas com o essencial numa mochila. Os hotéis em Cusco já estão acostumados a guardar as bagagens dos hóspedes (nunca esqueça o cadeado, ok?)
Nesse dia visitamos vários sítios arqueológicos do Vale com o guia particular que contratamos. Ele nos levou em seu próprio carro.
Você só vai encontrar vans e ônibus contratando os passeios nas agências locais.
Para os mais aventureiros, ainda é possível negociar com um táxi local, alugar um carro ou encarar as vans ilegais. Particularmente, não recomendo nenhuma dessas opções.
Com certeza vale o pernoite, para pegar o parque menos cheio.
Mas não esperem pegar pouca fila. Nosso guia ficou na fila desde as 4:40 e ainda assim subimos só no quarto ônibus que saiu do vilarejo.
Não tem jeito, Machu Picchu é a atração turística mais visitada do país e cobiçada entre turistas do mundo todo. As filas acho que são inevitáveis 😛
Ola, primeiro lugar parabens pelo blog, ta muito didatico e bem explicativo.
Gostaria de saber como faço para ir de Cusco ate Ollantaytambo e depois para Agua Calientes para pernoitar la. A contrataçao de guia particulares para o vale sagrado vale realmente a pena, voces do blog tem alguma indicaçao.
Obrigado
Oi, Fabiano.
Você pode incluir Ollantaytambo em um tour pelo Valle Sagrado e de lá seguir no final do dia de trem para Águas Calientes. Veja mais detalhes nesse post: https://sundaycooks.com/como-ir-para-machu-picchu/
Nesse texto nós fizemos um comparativo com prós e contras dos tours particulares ou compartilhados no Peru. Veja qual opção se encaixa mais no seu perfil:
https://sundaycooks.com/tour-no-peru-privado-ou-compartilhado-o-que-vale-mais-a-pena/
Aqui você encontra uma lista completa de agências no Peru já recomendadas pelos leitores do blog:
https://sundaycooks.com/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
Ola!!! Tenho uma duvida! Decidindo fazer o passeio do Valle Sagrado, qual o horario poderia deixar o grupo para pegar o trem p Aguas Calientes, sem perder mto do passeio?
Eu sugiro terminar o dia em Ollanta e pegar o trem depois do horário de fechamanto das ruínas (17h). Nós pegamos às 19.
Valle Sagrado: Chinchero, Moray, Salineras de Maras e Ollantaytambo
Bom dia. Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor e repleto de dicas. Gostaria de pedir a indicação de outro hotel em águas calientes. O hostal presidente não tem vagas no período que vou (30/05 a 31/05/16). Agradeço desde já.
Oi Eduardo.
Vc pode ver as indicações dos leitores aqui:
Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?