atualizado em:

Berlim e o parlamento alemão: como visitar sua cúpula

Já pensou em admirar Berlim por dentro de uma obra de arte e ainda ver uma sessão do parlamento alemão? Isso é possível no Reichstag.

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

O Reichstag é o edifício mais importante da Alemanha e um dos locais mais visitados pelos turistas em Berlim. Não é para menos: sua história tem um peso enorme na trajetória da humanidade – seu incêndio (em 1933) foi uma peça-chave na ascensão de Hitler ao poder – e é nele que funciona o parlamento alemão (Bundestag), onde são tomadas decisões fundamentais para o país, frequentemente com reflexos no mundo inteiro.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 03

Como visitar o Reichstag e o parlamento alemão

Você pode visitar dois locais do Reichstag: o Bundestag (que é o parlamento propriamente dito) e a maravilhosa cúpula de vidro (o dome), inaugurada em 1999, obra do arquiteto inglês Norman Foster.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 10

Todas as visitas são gratuitas, basta reservar antecipadamente pelo site do Bundestag, escolhendo o que quer fazer e o horário. Na hora da reserva, você pode eleger entre visitar somente a cúpula ou conhecer o parlamento alemão (Bundestag) e depois a cúpula.

Abaixo explicamos direitinho como é o processo passo a passo.

Importante: faça a reserva o quanto antes, porque a procura é imensa.

O processo de registro e reserva para o Reichstag parece complicado, mas o site é bem didático. Vá com calma, leia tudo que está escrito e cumpra à risca as instruções. A página tem versões em alemão, inglês, francês e árabe.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 05

Visitas ao Bundestag, o parlamento alemão

Vamos começar com a visita completa, aquela que inclui o parlamento alemão e a cúpula.

São 3 opções de visitas ao parlamento alemão dentro do Reichstag em Berlim (existe uma quarta opção, mas é em outro edifício):

  • Tour guiado
  • Palestra na galeria pública do parlamento
  • Visita ao parlamento durante uma sessão (pode não estar disponível)
Todas permitem que você visite a cúpula no final da experiência.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 07

Tour guiado

O tour guiado, que tem limite de 25 pessoas e só acontece nas semanas do plenário vazio, apresenta a história e a arquitetura do Reichstag em Berlim, explicando também as funções, a composição e o método de trabalho do parlamento. Ele também tem uma opção para famílias (com crianças entre 6 e 14 anos).

Se você não encontrar datas disponíveis para essa opção, provavelmente é porque o plenário estará em sessão. Escolha então a opção de Lectures/Palestras.

Para tours em línguas diferentes do alemão (existe uma opção em português), é exigida a presença de ao menos 6 pessoas.

Palestra na galeria pública do parlamento

As palestras de 45 minutos acontecem na galeria do plenário em dias sem sessões no parlamento alemão. Assim como no tour guiado, elas apresentam a história e a arquitetura do Reichstag e as funções, a composição e o método de trabalho do Bundestag. Terças-feiras têm palestras em outras línguas que não o alemão (inglês e francês).

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 09

Visita ao parlamento durante uma sessão

Para os fãs de política, às vezes é possível assistir a uma sessão do parlamento alemão ao vivo, sentado na galeria pública. A experiência dura uma hora e não tem tradução do que os políticos falam.

Visitas ao Parlamento Alemão (Bundestag)

  • Endereço: Reichstag, Platz der Republik 1
  • Site oficial
  • Site direto para as reservas
  • Horários:
    • Tour guiado: diariamente às 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h30, 17h, 18h30 e 20h, apenas em semanas sem sessões no parlamento
    • Tour guiado para famílias: sábado às 10, 12h30 e 14h30; domingo e em alguns feriados às 10 e 12h30
    • Tour guiado em outras línguas: verifique disponibilidade no site do Bundestag
    • Palestra na galeria pública do parlamento: apenas em semanas sem sessões no parlamento; saídas de hora em hora; segunda a sexta das 9 às 18h (de abril a outubro) e das 9 às 17h (de novembro a março); sábado, domingo e feriados das 9 às 18h (de abril a outubro) e das 10 às 16h (de novembro a março); quinta às 11h (em inglês) e às 13h (em francês)
    • Visita ao parlamento durante uma sessão: quarta-feira entre 13 e 16h; quinta entre 9 e 22h; sexta entre 9 e 14h
  • Ingressos: gratuito

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 02

Visitas à cúpula de vidro do Reichstag

A cúpula do Reichstag é uma das maiores marcas da capital alemã e um símbolo da união das antigas Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Lá de cima você consegue enxergar muitos pontos importantes de Berlim e tem uma ótima ideia da disposição das áreas da cidade – experiência que fica ainda melhor com o audioguia gratuito em português oferecido no passeio.

Como dito anteriormente, é obrigatório fazer o seu registro para ter acesso à cúpula neste link. Para isso, escolha um momento de tranquilidade para entrar no site do Parlamento Alemão, leia tudo com muita calma e siga todas as instruções.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 08

Lembre-se de garantir seu lugar o quanto antes, porque há um limite de visitantes diários e ele costuma ser alcançado rapidamente. No entanto, as reservas só podem ser feitas para o mês corrente e para o mês seguinte. Ou seja, faça a reserva com 60 dias de antecedência.

Se você não fala inglês, usar o Tradutor do Google pode ser uma opção razoável para entender o que está escrito.

Caso não tenha feito o seu registro antecipadamente, ainda é possível tentar a sorte no Visitors’ Service, perto do Reichstag. Mas não esqueça de chegar lá no mínimo duas horas antes da entrada e leve um documento original com foto (passaporte, carteira de identidade, CNH ou carteira de estudante). Você pode se registrar no  Visitors’ Service com até dois dias de antecedência.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 04

Para finalizar, um lembrete: por ser um local de extrema importância para a Alemanha, o Reichstag pode ser fechado sem aviso prévio, seja por segurança, por atividades parlamentares ou por qualquer outro motivo. Se isso acontecer justamente na hora da sua visita, paciência, não há nada a fazer.

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 01

Passo a passo para fazer a reserva para a cúpula do Reichstag

Tenha em mãos o nome, o sobrenome e a data de nascimento de todas as pessoas que forem com você, pois não é possível modificar a reserva depois de feita.

  • Acesse o site de reservas oficial e escolha o tipo de visita desejada. Clique em next.
  • Indique o número de pessoas que vai com você. Clique em next.
  • Digite as letras e números que aparecem no quadrado. Clique em next.
  • Escolha uma data e um horário para a sua visita. Aproveite para colocar dois horários extras, para o caso do primeiro não estar disponível. Clique em next. 
  • Preencha os campos com os seus dados. Clique em next.
  • Veja se as informações estão corretas e aceite os termos de privacidade. Clique em Save request se tudo estiver correto. Clique em Edit request se algo precisar ser modificado.
  • Cheque o seu e-mail (e a caixa de spam também). Uma mensagem do Deutscher Bundestag vai chegar com um link que você precisa clicar para colocar os nomes das pessoas que vão te acompanhar.
  • Na página que abriu após o seu clique no link do e-mail, preencha os nomes das pessoas que vão com você, junto com as datas de nascimento de cada uma. Clique em Submit your request.
  • Você vai receber um novo e-mail dizendo que seu pedido foi enviado para o Visitors’ Service. Essa mensagem ainda não é uma confirmação. Aguarde a próxima.
  • Quando chegar a mensagem de confirmação do Visitors’ Service, ela vai indicar qual das suas 3 opções de horários foi reservada. Chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência ao local indicado e não esqueça de levar o e-mail e um documento oficial com foto (passaporte, carteira de identidade, CNH ou carteira de estudante).

Visitas à cúpula do Reichstag

  • Endereço: Welcome Centre for Visitors – Scheidemannstraße, perto do West Portal do Reichstag
  • Site oficial
  • Site direto para as reservas
  • Horários: diariamente das 8 à meia-noite; entradas a cada 15 minutos; última entrada às 21h45
  • Ingressos: gratuito

Como visitar a cúpula do Reichstag e o Parlamento Alemão - 06

Assine nossa newsletter!