atualizado em:

Onde comprar chip de internet na Rússia

Se manter conectado numa viagem pela Rússia é tão importante quanto contratar um seguro viagem.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Se fazer uma viagem internacional sem chip no celular já pode causar uma dose adicional de aventura, na Rússia isso pode chegar a novos patamares. Para evitar perrengues, é muito importante conseguir um chip de internet em Moscou e se manter conectado.

A conexão no celular é fundamental para acessar mapas, roteiros e ainda ferramentas que nos ajudem a desbravar as sinalizações escritas em cirílico, o alfabeto russo. Abaixo, você encontra dicas sobre chip de internet na Rússia e roaming internacional.

Usando chip de internet na Rússia

É fundamental ter internet no celular ao viajar pela Rússia, seja Moscou, São Petersburgo ou pela Transiberiana. Compare as opções de conexões: chips comprados no Brasil, roaming internacional das operadoras brasileiras e cartões das empresas russas:

Chip comprado no Brasil

Empresas de “chip de viagem” como a EasySim4U costumam oferecer planos que cobrem o período de viagem no país. No plano de dados Mundi, a partir de 52 dólares, a EasySim oferece conexão de dados ilimitada por dia. Ou seja, pode usar a vontade a internet dentro do período de viagem estipulado.

chip_internet_4G_russia_valores

Antes de fechar a compra, confirme se o chip enviado para sua casa vai funcionar numa velocidade 3G/4G. Contudo, o plano não inclui ligações ou mensagens SMS (cá entre nós, no final você só vai precisar da internet mesmo para poder fazer tudo isso por WhatsApp ou aplicativos similares).

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A EasySim4U oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Operadoras russas e valores dos chips

Outra alternativa para se manter conectado na Rússia é comprar um chip de uma das empresas de telefonia do próprio país. As 3 principais são a MTS, a MegaFon e a Beeline.

chip_internet_4G_russia_onde_comprar

Normalmente, incluso com o chip, vendido em torno de 500 a mil rublos (por volta de 14 euros), estão minutos e gigas de internet. Além disso, você elimina os gastos com o roaming de ligações que, assim como de internet, não são baratos.

A opção é vantajosa para quem vai ficar períodos a partir de uma semana na Rússia, principalmente, se a viagem envolve um passeio longo como pegar o trem transiberiano.

chip_internet_4G_russia_operadora

A Megafon oferece um plano de 30G, na velocidade 4G+, por 750 rublos (10 euros). O chip pré-pago recebe chamadas inclusive internacionais gratuitas, 30 minutos de ligações locais na Rússia e tem duração de 14 dias.

Ja a Beeline tem pacotes pré-pagos de 2GB de internet a partir de 990 rublos (14 euros).

Essas operadoras não fazem parte do plano de integração da União Européia.  Se a sua viagem incluir outros países no roteiro, você vai precisar comprar outro chip. Esses valores foram apurados em março de 2020.

Roaming internacional na Rússia

Atualmente, as operadoras do Brasil têm dado um upgrade nos planos de roaming internacional. Assim, algumas alternativas podem acabar compensando, conforme a empresa que gere sua linha. Eu usei o pacote oferecido pela Vivo e funcionou melhor do que no Peru, entretanto, o valor cobrado foi de 40 reais por dia.

chip_internet_4G_russia_moscou

Onde comprar um chip de internet na Rússia

Comprar um chip de internet na Rússia só pode complicar um pouquinho devido a barreira da língua, mas não será por falta de lojas. O idioma ainda pode ser uma barreira nessas horas. Tenha um pouco de paciência ou tenta já sair do aeroporto com o chip ativado e funcionando.

As marcas têm lojas espalhadas nas principais cidades e centros comerciais, assim como aqui no Brasil. Uma breve caminhada pelas ruas mais movimentadas e você deve encontrar uma loja de telefonia ou peça orientação na recepção do seu hotel (ou consulte o Google Maps buscando pelos nomes das grandes operadoras MTS, a MegaFon e a Beeline).

chip_internet_4G_russia

As principais operadoras russas têm lojas ou quiosques nos quatro aeroportos de Moscou. Lembre-se de pedir por um prepaid simcard with internet (standard, micro ou nano). Ao desembarcar no aeroporto de Moscou Sheremetyevo, você vai encontrar A Beeline no terminal B e Megafon no terminal D, os principais terminais que recebem os voos internacionais vindos da Europa.

Não esqueça do seu passaporte, você irá precisar apresentá-lo para comprar o chip

O Sundaycooks viajou a convite do Welcome Moscow.

Assine nossa newsletter!