atualizado em:

Moscou: qual a melhor época para viajar

Encarar o frio ou o clima mais ameno com preços mais caros em Moscou? Saiba quais as melhores épocas para visitar a capital da Rússia

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

Moscou é um dos destinos que mais despertam curiosidade em quem planeja viajar pelo Leste Europeu. Por décadas, o país foi um território isolado até recentemente ter se tornado o epicentro das festas dos fãs de futebol por ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2018. 

Se você gostou das belas imagens, das histórias da cidade e planeja viajar para Moscou, veja qual é a melhor época para visitá-la e descubra também que nem só de temperaturas negativas vivem os russos.

O Frio russo de Moscou (dezembro a fevereiro)

O frio da Rússia é histórico, sendo considerado um dos estopins para o fim da segunda Guerra Mundial em 1945, e Moscou não foge a regra.

Durante o inverno, apesar das temperaturas estarem longe das consideradas mais geladas do país, a capital tem variações climáticas de máximas de -3,5 ºC em dezembro até mínimas de -12,3 ºC em janeiro mais a sensação térmica que costuma piorar muito.

Encarar o frio da cidade durante o inverno pode render boas fotos, já que muitos pontos turísticos, como a Praça Vermelha, ganham decorações de Natal.

Porém, lidar com as baixas temperaturas exige preparo, desde as roupas adequadas até a escolha de um hotel que, nesta época, ficam com a média de preço mais baixa do ano. O inverno é considerado baixa temporada em Moscou, mas o frio intenso pode dificultar e muito suas caminhadas ao ar livre.

Qual a melhor época para visitar Moscou 06

As flores de Moscou (de março a maio)

Pelas opções de visitas a parques e jardins, Moscou ganha um tom mais colorido durante a primavera. Os diferentes locais a céu aberto ficam agradáveis e a cidade vai se transformando.

Fora março, quando as ruas ainda podem ter neve devido às mínimas de quase -6 ºC, a temperatura pode chegar a 18 ºC durante a primavera.

Qual a melhor época para visitar Moscou 03

Assim, os passeios nos locais abertos já podem ser uma opção para quem não gosta muito de frio.

Durante a primavera, é possível encontrar tarifas de hotéis em Moscou com preços acessíveis, por ainda estarem em baixa temporada. Desta forma, a época mais florida do ano também é uma ótima escolha para os viajantes.

Qual a melhor época para visitar Moscou 02

Moscou no “calor” do verão (junho a agosto)

Se o frio do inverno pode fazer até os ossos tremerem, o verão de Moscou pode parecer uma tarde encoberta em São Paulo. Com máxima de 23 ºC em julho, o período mais quente do ano, e mínima de 12 ºC em agosto, os russos podem até sair com roupas mais leves.

Contudo, para os turistas, vale o peso extra na mochila para levar uma blusa e um guarda-chuva, já que estamos falando da época com a maior incidência de chuvas.

A época mais quente do ano em Moscou faz valer a visita aos espaços a céu aberto, como parques e jardins, além da temperatura mais quente tornar os passeios aos principais pontos turísticos mais agradável.

Atenção na hora de reservar seu hotel na cidade: o verão é considerado alta temporada e as tarifas costumam ser mais caras nessa época do ano.

Qual a melhor época para visitar Moscou 01

Outono em Moscou (setembro a novembro)

No outono, Moscou começa a dar as caras ao famoso frio da Rússia.

Com temperaturas que chegam a mínimas de -3 ºC em novembro e máximas de 15 ºC em setembro, o período, talvez, seja um dos melhores para aproveitar o finzinho do verão e tentar evitar as grandes aglomerações de pessoas.

Nessa época, os hotéis também começam a entrar em fase de queda de preços, tornando o período interessante para uma visita. Cuidado apenas com o mês de outubro, quando os valores tendem a ter um pico.

O Sundaycooks viajou a convite do Welcome Moscow.

Assine nossa newsletter!