Conhecer as regras, cuidados e dicas para dirigir na Argentina serão essenciais para curtir o país no seu próprio tempo com mais conforto e segurança, ainda mais se você está planejando um roteiro de carro. Abaixo, compartilho informações com base na minha última viagem pelo país.
Brasileiro pode dirigir na Argentina?
Turistas brasileiros com carteira nacional de habilitação válida e acima dos 21 anos podem dirigir na Argentina, mas é preciso conhecer bem as regras sobre a documentção para conseguir fazer isso da maneira correta.
Documentação obrigatória para dirigir na Argentina
Regras de trânsito na Argentina
Fique tranquilo, pois não há regras diferentes do Brasil, então vamos recomendar os mesmos cuidados que tomamos em qualquer viagem.
- Direção: a mão de direção é a mesma que usamos aqui, portanto, o volante fica do esquerdo.
- Limites de velocidade:
- Áreas urbanas: 40 km/h a 60 km/h.
- Rodovias e estradas rurais: 80 km/h a 120 km/h.
- Cinto de segurança: uso obrigatório para todos os passageiros do veículo.
- Celular: o uso do celular enquanto dirige é proibido. Use apenas conectado a multimídia do carro.
- Álcool: não dirija sob efeito de álcool ou drogas.
- Crianças: abaixo de 10 anos devem viajar no banco traseiro, utilizando sistemas de retenção infantil, conforme idade e ao peso.
- Documentos: verifique se está portando todos os documentos do condutor, veículo e seguro obrigatório.
- Respeite a sinalização de trânsito e faça ultrapassagens apenas em lugares permitidos e com segurança.
Com os parceiros do Sundaycooks, você ganha desconto durante toda a sua viagem para Argentina.
Condições do motorista
Antes de dirigir na Argentina, descanse bem no dia anterior, vista roupas confortáveis, garanta uma boa playlist, faça uma alimentação leve e certifique-se de estar totalmente alerta para evitar sono no volante.
Elabore um planejamento detalhado e antecipado da sua rota, usando o Google Maps para salvar os mapas offline. Em grandes distâncias, faça uma pausa a cada duas horas de, pelo menos, 15 minutos.
Cuidados com o carro
Antes de pegar a estrada, verifique se o veículo próprio ou alugado oferece boas condições mecânicas e que tenha todos os itens obrigatórios e, se possível, os recomendados também:
Checklist mecânico | Elementos obrigatórios e recomendados |
Se o carro for próprio, faça uma manutenção preventiva rigorosa algumas semanas antes da viagem com profissionais especializados e confiáveis | Extintor bem fixado, ao alcance do motorista e com controle de carga e com selo IRAM (obrigatório) |
Especione a calibragens dos pneus, inclusive do estepe | Triângulo em boas condições (obrigatório) |
Veja se todas as luzes estão funcionando | Cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo (obrigatório) |
Teste os freios | Cadeira para crianças menores de 10 anos conforme peso e idade (obrigatório) |
Analise o nível de óleo para garantir a lubrificação do motor e o nível do fluido no radiador | Os faróis do carro devem permanecerem ligados o tempo todo, mesmo em dias ensolarados |
Avalie a suspensão, alinhamento e balanceamento | Kit de primeiros socorros (recomendado) |
Fique atento a todos os alertas do painel | Colete refletivo (recomendado) |
Algumas curiosidades sobre o trânsito na Argentina:
- O país enfatiza a importância do uso do cinto de segurança e do cumprimento dos limites de álcool
- Respeite a faixa de pedestre! Quando não tiver um semáforo, as pessoas esperam que você pare na faixa.
- Quando for pedestre: fique atento ao farol. É comum ver condutores argentinos avançando as faixas com semáforos, mesmo com pessoas atravessando a faixa.
- Evite fazer curvas fechadas e mantenha-se numa distância segura. Muitos argentinos são mais agressivos no trânsito e costumam “queimar” as faixas.
Em situações de emergências como desaparecimento, morte, violência, acidente, detenção e similares.
Avenida Corrientes 436, C1043AAR CABA
24 horas
Metrô: estação Florida (linha B)
Polícia: 911
SAME (Sistema de Atención Médica de Emergencias): 107
Como alugar carro na Argentina
Minha viagem em família pela região dos Sete Lagos mostra o quanto ter um carro nessa área mais afastada pode garantir mais conforto.
Para alugar um carro na Argentina é fácil, com procedimento bem parecido como fazemos aqui no Brasil e você consegue iniciar o processo online e ainda garante bons preços nas melhores locadoras, pela Rental Cars.
O condutor precisa apenas apresentar a CHN brasileira física e válida para garantir a retirada do automóvel.
O passo a passo para reservar é rápido, escolha a locadora, o veículo e as condições mais interessantes (seguro com cobertura completa é um item indispensável). Forneça informações básicas pessoais do condutor principal e siga para o pagamento.
Sobre a forma de pagamento, certifique-se de cadastrar um cartão de crédito internacional que você vai levar na viagem. Use apenas bancos físicos que tenham bandeiras AMEX, Mastercard ou Visa.
Vale a pena alugar um carro na Argentina para roteiros específicos como a Patagônia, Esquel ou Bariloche. Evite dirigir durante o inverno, pois as estradas ficam com muito gelo e mais perigosas.
Muitas locadoras podem oferecer um GPS nos carros alugados. Tome cuidado, pois este é um serviço cobrado à parte, com custo diário. O sinal de internet móvel no país fuinciona bem em boa parte das regiões. Para se manter conectado na Argentina, use e eSim da Airalo, com nosso cupom de desconto: SUNDAYCOOKS10.
Quando receber o carro:
- Revise o contrato de aluguel
- Verifique as condições do veículo: lataria, quilometragem e nível de combustível
- Tire fotos para registrar como recebeu o carro
Caso aconteçam danos ao veículo, você deve comunicar a empresa imediatamente, por isso é tão importante contratar o seguro
Carro brasileiro pode entrar na Argentina?
Brasileiros podem viajar pela Argentina com veículos próprios, mas já adiantamos que, neste caso, a Carta Verde também entrará na lista de documentos obrigatórios para dirigir no país.
O Cartão Único de Identificação Veicular, mais conhecido como carta verde, é um comprovante de seguro obrigatório, que garante a proteção de moradores e turistas, em caso de acidentes de trânsito.
Pedágio na Argentina
Tenha sempre em mãos pesos argentinos trocados para usar nos pedágios espalhados pelo país. Atualmente, o serviço telepase funciona como nossas tags de pedágio por aqui, mas são de uso exclusivo de veículos com matrículas argentinas.
Para visitantes, o método de pagamento manual deverá ser respeitado para evitar atrasos durante o percurso. Antes de pegar a estrada, consulte os valores atualizados dos pedágios.
Como dirigir na Rota dos Sete Lagos?
Aluguei um carro em Bariloche pela Hertz que o entregou levemente empoeirado, mas devido às condições climáticas da região, era totalmente esperado.
Ainda sim, faça o registro do automóvel (fotos e vídeos) antes de sair com ele da locadora, combinado?
Por ser uma região de serras, há muitos trechos íngremes e, considerando o terreno de cascalho, é parecido como dirigir na lama. Redobre o cuidado e dirija com calma.
Inúmeros mirantes dessa rota ficam em curvas fechadas ao longo de rodovias, então redobre a atenção ao tentar reduzir a velocidade para estacionar.
Durante todo o trajeto, utilizei o mapa offline do Google Maps, que ajudou muito nos momentos em que o sinal de internet oscilava ou caia de vez.
Não se esqueça do seguro viagem!
Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.
Utilize o cupom SUNDAY5% para ter 5% de desconto!
Vale a pena dirigir pela Rota dos Sete Lagos?
Sim, vale muito a pena conhecer a Rota dos Sete Lagos com seu próprio carro. Além do conforto, é possível visitar cada ponto no seu ritmo e proporciona mais liberdade, tendo em vista que essa região não oferece uma boa estrutura de transporte público.
Garantindo os documentos obrigatórios e se atentando a todas as precauções que destacamos por aqui, você terá uma viagem incrível.