Ano passado, fiz minha primeira viagem com a Delta Airlines com destino a Atlanta, cidade onde fica o hub (ou aeroporto) principal da companhia. Já tendo voado de American, United, TAM e com a extinta Continental, faltava a Delta para completar as grandes americanas que fazem o trecho Brasil – Estados Unidos.
Como é voar de Delta Airlines?
Até então, as opiniões dos amigos que voaram com a Delta estavam divididas, com alguns dizendo que tiveram ótimas experiências, outros nem tanto.
Eu sei que muito do que afeta nossa opinião vem de nossas experiências prévias, da expectativa da viagem ou de fatores externos como quando temos o azar de pegar um aeroporto lotado, atrasos nos voos, passageiros espaçosos ou mesmo turbulência. Às vezes, a sorte nos atinge e pegamos um voo vazio, permitindo que, mesmo na econômica, tenhamos um espacinho a mais para as pernas
Vejamos como foi minha experiência de voar com a Delta 😉
Check in
Os voos da Delta saem do Terminal 2 Asa C de Guarulhos e não do Terminal 3 como a maioria das companhias internacionais, por isso fique atento quando chegar ao aeroporto para não precisar de caminhar um bocado entre eles 😉 Eu gosto mais do Terminal 3, mas, por uma razão ou outra, a companhia preferiu continuar no local antigo.
O processo de check in em si foi normal, mas nada excepcional. Primeiro você faz o check in nos totens e depois vai despachar as malas. Infelizmente o sistema dos totens não é dos melhores e ainda causa muita confusão nos passageiros.
Por exemplo, a maneira que meu nome foi colocado na passagem (último sobrenome / nome) não coincidia com a do passaporte (onde meu nome está completo). Esse fato aconteceu com todos que estavam nos totens comigo, e todos tiveram de esperar o funcionário da empresa para resolver esse problema. No final, bastava selecionar a opção que dizia que estava tudo certo (apesar da mensagem ameaçadora que aparecia na tela >.< ).
Dica: Sempre chegue cedo no aeroporto (4h para voos internacionais, eu diria). Desta maneira você, não só evita imprevistos, mas também evita as filas quilométricas que se formam com 2h de antecedência para a partida.
Embarque
O embarque aconteceu normalmente e a divisão de grupos de assentos foi bem feita, minimizando a “embolação” de pessoas dentro do avião.
Voo
Avião
A aeronave era relativamente nova, com um sistema de entretenimento legal e mais atual que minhas experiências anteriores para os Estados Unidos. Havia tomada e entrada USB para carregamento dos aparelhos eletrônicos.
A tripulação de bordo, apesar de não ser aquela simpatia toda como na Lufthansa, eram cordiais e melhores que a da American Airlines.
Já o avião do voo interno que pegamos era bem diferente. Um pouco mais antigo, sem entretenimento de bordo, bem mais apertado e com algumas cadeiras sem janelas. Nada muito diferente do que temos aqui no Brasil na Gol e na Tam.
Espaço
O espaço para as pernas não era assim dos maiores, mas para mim, que tenho 1,72m de altura, estava ok. A inclinação das cadeiras era padrão e sem surpresas. Na ida, dei sorte de sentar numa fileira vazia, o que melhorou muito a experiência. Na volta, já não tive tanta sorte, pois o voo estava completamente lotado. Mesmo assim, tudo foi como esperado para uma viagem na econômica.
Comida
Para o jantar, a refeição da classe econômica era composta do famoso trio: frango, bife ou pasta, mas os acompanhamentos eram mais generosos que o normal, incluindo bombom, sobremesa, biscoito, pão, manteiga, torrada e queijo.
O jantar da volta desceu um degrau na qualidade, mas ainda assim melhor que o normal das outras companhias americanas.
O café da manhã também foi acima da média com salada de frutas, prestígio, barra de cereais, suco de laranja e um sanduíche.
Conclusão
No final das contas, gostei de voar de Delta Airlines. A aeronave era nova, tripulação cordial e boa comida. Para quem vai visitar algumas cidades do sul dos Estados Unidos como Atlanta, Savannah, St Simons e região, sem dúvida essa é a melhor opção, já que o aeroporto principal deles é na capital da Georgia e você não precisará fazer escalas.
Sala Vip da Delta SkyClub em Atlanta
Eu sou fã de salas vip, pois acredito que poder relaxar antes de um longo voo é sempre bem-vindo, principalmente naquelas conexões mais demoradas.
Tive a oportunidade de visitar a sala vip da Delta durante minha conexão antes da volta para o Brasil (obrigado, Fábio!) e posso dizer que ela foi a melhor que conheci até agora.
Bebidas de todo tipo à vontade, várias opções de refeição e aperitivos, café do Starbucks (que não é Illy, Lavazza ou Nespresso, mas é melhor que a maioria) e uma área para tomar banho bem legal. Além disso, a sala era espaçosa e tinha tablets à disposição para quem precisasse.
Como conseguir o acesso à sala vip Delta SkyClub?
Tendo um cartão SkyTeam Elite Plus ou equivalente das companhias da SkyTeam ou viajando de primeira ou business class nessas mesmas companhias.
O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e BrandUSA.
Você pode conseguir acesso na sala VIP pagando também. Eu e meu marido pagamos cada um 50 dólares para utilizar a sala em Detroit. Melhor 50 dólares gastos na vida, 12 horas de conexão… Com direito a banho, comida free e um lugar seguro para descansar!
Oi Anna.
Eu também sou dessa opinião 🙂 Longas conexões e esperas em aeroportos pedem por uma sala vip legal. 50 dólares hoje é bastante dinheiro, mas eu diria que ainda vale a pena e pode sair quase a mesma coisa se vc ficar no aeroporto e tiver que comer em algum lugar 😉
olá!
As refeições estão incluídas no bilhete da classe econômica?
Att,
Tatiana
Sim, Tatiana, mas eu sempre gosto de levar um lanchinho extra
Olá Tatiana, sim as refeições estão inclusas. mais sempre é bom verificar quando fizer reservas de bilhetes, costuma aparecer tudo que você terá direito no voo. beijos
Valeu, Andreia.
Eles oferecem travesseiros e cobertores?
Oi Rosy. Oferecem sim, mas não espere nada muito especial não.
Olá Fred!! Bom dia!!
Entre Latam e Delta, qual seria sua preferência? Viagem para Orlando!!
Já viajei de Latam, mas Delta ainda nao!!
Obrigada!! 😉
Daniela
Oi, Daniela. Tudo bem?
As duas empresas oferecem um serviço básico. Escolha aquela que tiver o preço e o horário mais conveniente para você 😉
Olha, anteriormente fui com a AA. Esta vez fui de Delta e detestei, porque O assento na reclina. Não consegui dormir por causa das dores no pescoço, lombar, etc. o que pra mim é muito importante num vôo longo, pq meu destino sempre é São Francisco. A refeição tá na média. Gostei da decolagem/aterrisagem. Sem solavancos. Achei a apresentação dos comissários meio desleixada. Mas enfim… agora preciso dormir pois não dormi no voo.
?
Oi Sandra, pois é, tem muitos aviões antigos ainda em uso e a tendência é que, infelizmente, a econômica fique cada vez pior para obrigar as pessoas a pagarem mais 🙁 Já voei num avião assim também e é terrível. Espero que sua viagem seja ótima pra compensar o voo 🙂
Olá Fred, tudo bem?
Eu vou para o Canadá em maio e vou de Delta. Farei a conexão em Atlanta. Tenho uma dúvida: Como sairei de Londrina, Pr direto a Toronto, você acha ou sabe se terei que pegar minha mala na esteira em Atlanta ou ela irá direto à Toronto e só faço a conexão?
Obrigada
Solange
Olá, Solange!
Provavelmente você precisará retirar sua bagagem em Atlanta e despachá-la novamente. Você também fará imigração nos Estados Unidos, portanto, nào esqueça de tirar o visto para os dois países.