atualizado em:

Como viajar com animais: as dicas da Debbie Corrano

Já pensou em levar seu companheiro de aventuras para uma viagem internacional? A Debbie mostra os caminhos.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Companheiros de todas as horas, nossos animais de estimação ocupam um lugar importante no nosso cotidiano. Só aqui em casa são quatro gatos e uma cachorra bem simpática! Já pensou em trocar aquele aperto no peito ao fechar a porta antes de sair de férias por uma viagem (ou várias) ao lado do seu cachorro?

Dicas para viajar com animais: entrevista com a Debbie

A Debbie Corrano, autora do site Viajar com Animais, viaja o mundo desde 2014 ao lado das gracinhas que atendem pelos nomes de Lisa e Luca. Nós batemos um papo cheio de dicas para quem quer sair por aí na companhia dos seus amigos caninos.

viajar com animais entrevista debbie Corrano

Debbie, quando você começou a viajar com seus cachorros?

Comecei a viajar com meus cachorros no começo de 2014. Saí do Brasil em direção a Alemanha morrendo de medo de tudo dar errado! Desde então, já viajamos para mais de dez países, pegamos quase vinte voos e passamos por três continentes.

Qual é o país mais pet-friendly que você já visitou? E qual foi a companhia aérea?

O continente mais pet-friendly é, em geral, a Europa. Alguns países são mais e outros menos. O lugar mais pet-friendly que eu já conheci foi Berlim, mas aqui na Itália, onde moro agora, eles costumam aceitar cachorros em vários lugares também – as vezes até em supermercado!

A companhia aérea que eu sempre tento dar prioridade é a Lufthansa, porque eles tem um tratamento ótimo com animais e parecem sempre saber o que fazer na hora do check-in. Ainda assim, não é sempre que dá pra viajar de Lufthansa, né? Infelizmente! Aí tento seguir as dicas de quem já usou meu guia sempre que vou reservar, só pra garantir que a empresa é confiável.

Como se cercar de informações confiáveis para evitar perrengues burocráticos e desgastes dos bichinhos?

Muuuita pesquisa! Antes de eu começar a viajar com meus cachorros, passei quase um ano pesquisando e coletando informações, falando com quem já tinha viajado, fazendo uma pesquisa profunda para não fazer nada errado. Toda vez que mudo de país – e já passei por esse processo quase dez vezes –tenho que fazer essa pesquisa enooorme de novo. O maior problema é que ainda não são muitas pessoas que viajam com bichos, aí surgem várias dicas desencontradas que compartilham sem ter experiência.

Foi por isso que eu juntei tudo isso que aprendi e criei um guia para viajar com animais: porque é MESMO muito chato e difícil achar todas essas informações!

Com quanto tempo de antecedência preciso começar a organizar esses detalhes?

Para sair do Brasil até a Europa, o processo todo demora quase 5 meses. Tem que fazer implante de microchip, vacinação, exame de sorologia e ainda aguardar uma quarentena super longa – no Brasil mesmo – para poder viajar. Mas depois que você tem tudo em mãos, é rapidinho!

O que fazer para ele se adaptar ao novo ambiente?

Os meus cachorros SEMPRE estão acostumados com uma rotina. Já rodamos o mundo e até hoje continuo com a rotininha diária deles, mesmo quando o jet lag aperta – e aperta pra eles também – tento manter as coisas mais ou menos nas mesmas horas. Horário de passeio, horário de comer, de brincar, de tudo. É superimportante para que eles não fiquem ansiosos e não sintam muito a mudança.

viajar com animais entrevista debbie dicas praticas

Quais cuidados devemos tomar na hora de reservar o voo?

Os aviões não costumam ter muito espaço para levar animais – a maioria deles só aceita 2 animais na cabine e até 3 caixas de transporte. Então na hora de reservar a passagem aérea é importante falar com alguém da companhia e garantir que ainda tem espaço para você reservar o lugar para viajar com seu animal.

Outra coisa importante é ter certeza absoluta que a companhia aérea é confiável, né? Já peguei várias companhias aéreas diferentes e nunca tive problemas, mas no meu guia criei até uma planilha para as pessoas compartilharem suas experiências com companhias aéreas, só pra garantir que tudo vai dar certo mesmo!

Obrigada, Debbie! Um beijo pro Luca e pra Lisa 😀

Assine nossa newsletter!