A Copa Airlines é uma das principais empresas de aviação do nosso continente e tem como objetivo ser o grande hub, o grande ponto de conexão, da América. Apesar de uma operação enxuta, suas rotas e conexões funcionam como um relógio suíço.
A empresa também vem buscando aprimorar seus serviços e produtos e vê no Brasil um mercado estratégico para seu crescimento. E para nós, viajantes, é um grande vantagem ter uma cia aérea partindo de várias capitais brasileiras e nos conectando a mais de 80 destinos diferentes.
Nesse artigo, detalho todos os pontos de como é voar com a Copa e busco sanar todas suas dúvidas para você viajar tranquilo.
Aeronave e configuração de espaços
A Copa opera as rotas saindo do Brasil com três modelos diferentes da Boing e são eles: 737 MAX 9, Boeing 737 MAX 8 e Boeing 737-800 com as configuração de 2-2 lugares na executiva e 3-3 na econômica.
Todos os voos que partem do Brasil têm a mesma estrutura: Classe Executiva, Economy Extra e Cabine principal. (Atente que a nova Executiva Dreans só parte dos voos saindo do Rio de Janeiro e São Paulo).
Como é a classe econômica da Copa Airlines
A Copa Airlines hoje não se encaixa no perfil das ultra low-coasts que começaram a operar no Brasil recentemente. Ela é uma empresa intermediária cujo foco é a pontualidade e a conectividade.
A sensação nas poltronas é a mesma de voar com a GOL ou com a American Airlines, mas considero o serviço da Copa menos robótico.
Como é a classe executiva da Copa Airlines
Todos os voos que partem de São Paulo e do Rio de Janeiro são a bordo do 737 MAX 9 que já vem com a nova classe executiva chama Dreams. A poltrona reclina 180º garantindo que o espaço se torne uma cama. A bordo, somos recebidos com um drink de boas-vindas e alguns snacks e, dependendo do horário do voo, é oferecido um jantar ou um café da manhã.
Eu já voei com a Copa Airlines para Aruba, Cuba, Estados Unidos e Saint Martin e já testei todas as classes da companhia. Todas as experiências foram positivas.
A Copa voa para quais destinos?
A Copa conecta o Panamá com 85 destinos em 32 países, já considerando as rotas lançadas até junho de 2024 que foram Santiago de los Caballeros (República Dominicana), Raleigh-Durham (EUA) e Florianópolis (Brasil).
A Copa Airlines se posicionou como uma opção prática e pontual para quem quer viajar por todo continente americano. É a melhor opção para quem quer voar para diversos destinos do Caribe e América Central, assim como se mostra uma alternativa muito viável para diversos destinos nos Estados Unidos e Canadá.
No Brasil, a Copa Airlines parte de várias cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Brasília e Florianópolis. Ou seja, você pode sair de outras capitais brasileiras e com apenas uma conexão na Cidade do Panamá já chegará em inúmeros destinos sem ter de voar até São Paulo, acrescentando mais um ponto de parada na sua viagem.
Classes tarifárias da Copa
A Copa Airlines trabalha com cinco classes tarifárias diferentes:
- Economy Basic
- Economy Classic
- Economy Full
- Bunisses Promo
- Bunisses Full
Embora a Economy Basic seja a tarifa mais promocional oferecida, tendo em vista o valor cobrado para despachar bagagem na ida e na volta, vale conferir sempre o que é proposto na Classic, que já inclui o despacho de malas, ou na Full, que garante um lugar na Economy Extra.
Política de bagagens, franquias e valores na Copa Airlines
As companhias aéreas do mundo todo vêm adequando suas políticas de despacho de bagagem ao longo dos últimos anos e com a Copa não foi diferente. Hoje, para saber se você tem direito a despachar uma mala sem custo adicional, é preciso confirmar qual é a classe tarifária do seu bilhete.
Ao contrário de outras empresas que também conectam o Brasil ao continente americano, a Copa Airlines não cobra uma taxa extra para quem quer embarcar com bagagem de mão.
Ela só deve seguir uma regrinha matemática e ter 158 centímetros lineares no total. E o que isso significa? É a soma das medidas de altura + comprimento + largura.
Quanto a bagagem despachada, os valores vão depender do tipo de passagem comprada e do seu status na companhia. Então vamos a um quadro comparativo usando como referência um passageiro regular e as quatro classes tarifárias:
Voando de ou para: Panamá
- Economy Basic – 40 dólares na primeira mala de 23 Kg
- Economy Classic – inclusa uma mala de 23 kg
- Economy Full – inclusas duas malas de 23 kg
- Business Promo – inclusas duas malas de 32 kg
- Business Full – inclusas duas malas de 32 kg
Voando de ou para Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguay & Uruguay
- Economy Basic – 70 dólares na primeira mala de 23 kg
- Economy Classic – inclusa uma mala de 23 kg
- Economy Full – inclusas duas malas de 23 kg
- Business Promo – inclusas duas malas de 32 kg
- Business Full – inclusas duas malas de 32 kg
Voando de ou para Estados Unidos, Canadá & México
- Economy Basic – 50 dólares na primeira mala de 23 kg
- Economy Classic – inclusa uma mala de 23 kg
- Economy Full – inclusas duas malas de 23 kg
- Business Promo – inclusas duas malas de 32 kg
- Business Full – inclusas duas malas de 32 kg
Voando de ou para outros destinos internacionais
- Economy Basic – 65 dólares na primeira mala de 23 kg]
- Economy Classic – inclusa uma mala de 23 kg
- Economy Full – inclusas duas malas de 23 kg
- Business Promo – inclusas duas malas de 32 kg
- Business Full – inclusas duas malas de 32 kg
Algumas rotas específicas podem oferecer condições especiais. Por isso, vale consultar o site da empresa.
Check-in em São Paulo e conexão na Cidade do Panamá
O check-in no aeroporto internacional de Guarulhos é feito no Terminal 3 e a equipe de solo costuma ser gentil.
A Copa opera 37 voos semanais partindo de São Paulo e, a partir de dezembro, esse número deve aumentar para 39. Ou seja, com uma grande frequência de saídas diárias, é fácil encaixar sua conexão. O trecho São Paulo – Cidade do Panamá dura menos de 7h, sendo que a maioria deles saem de madrugada.
Quebrar uma viagem com uma conexão rápida é uma boa alternativa para quem quer ir para os Estados Unidos. Como a Copa Airlines tem uma extensa malha de voos para os principais destinos de férias da terra do Tio Sam, você provavelmente não precisará fazer outra conexão nos EUA e, com isso, não correrá o risco de perder o segundo voo por causa das filas de segurança e burocracias. A imigração é feita sempre no destino-final.
Outra vantagem é não precisar retirar a mala no Panamá e despachá-la novamente ou passar pelos serviços de aduana. Todos os passageiros em conexão já saem diretamente na sala de embarque. Existe apenas um pequeno procedimento de segurança no embarque dos voos para os Estados Unidos.
Entretenimento de bordo
Muitos voos da Copa, dependendo da rota, da quantidade de passageiros e do modelo da aeronave, são feitos em aviões que não oferecem entretenimento individual para classe econômica, apenas para as classes premium economy e business.
Por isso, sempre capricho no meu kit passatempo com revista, livro, músicas, podcasts, séries, celular, lanches e tudo mais! A poltrona tem carregador USB, mas quem tem celular que só usa cabo USB-c, vale levar um adaptador ou um outro cabo.
Serviço de bordo
Nos voos com mais de 3h30 de duração, são servidos alimentos quentes e bebidas não alcoólicas para a classe econômica. Já na classe executiva, também são oferecidas opções de bebidas alcoólicas.
A refeição é padrão e satisfatória, mas se você for do tipo que sente muita fome ou gosta de ficar beliscando, leve mais alguma coisa na mochila. Fique tranquilo! Ao contrário de outras cias que voam para o Caribe, na Copa você não passa sede ou fica desidratado.
É preciso tomar a vacina contra a febre amarela para viajar com a Copa?
O certificado internacional de vacinação contra a febre amarela náo é mais exigidido no Panamá. Quem faz conexão para os Estados Unidos não precisa se preocupar. Também orientamos levar seu comprovante para todos os destinos do Caribe, até mesmo aqueles que não exigem tal confirmação.
Programa de milhagem da Copa Airlines e sala VIP
A empresa tem seu próprio programa de benefícios chamado Connect Miles e entre seus principais benefícios estão a possibilidade de upgrades (ou de compra de upgrades usando milhas), check-in preferencial e transferências de benefícios para empresas parceiras.
A Copa Airlines faz parte da Star Alliance e mantém parcerias bilaterais com a Azul, GOL, Emirates e KLM, portanto é possível usar os pontos acumulados na cia para emitir passagens com as empresas parceiras ou transferi-los para outro programa da sua preferência que faça parte dessa lista.
Salas VIP da Copa Airlines
A Copa Airlines tem sala VIP exclusiva em Bogotá (Colômbia); Cidade da Guatemala (Guatemala); San José (Costa Rica) e Santo Domingo (República Dominicana).
No aeroporto da Cidade do Panamá, a cia tem dois lounge que ficam no Terminal 1 e 2, mas as conexões costumem ser tão rápidas e pontuais que provavelmente não vai dar tempo.
Cidade do Panamá como hub internacional da Copa Airlines
Todos os voos da Copa Airlines partindo do Brasil fazem uma conexão na Cidade do Panamá mesmo que o Panamá não seja o destino-final.
Essa escolha da companhia, que definiu o Aeroporto Internacional Tocumen como seu hub, faz parte do seu objetivo de ser chamada de “o hub das Américas” e de se tornar um dos principais centros de conexões de todo o continente.
Aeroporto Internacional da Cidade do Panamá
O Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá, vem passando nos últimos anos por um grande processo de expansão. O novo terminal, de onde partem os voos para o Brasil, é enorme.
Agora você tem mais opções de lanchonetes e cafeterias, assim como diversas lojas além do famoso Duty Free / Free Shop. Geralmente, as conexões são bem curtas e nem dá tempo de passar por todos esses pontos.
Programa Panamá Stopover
Stopover é um programa que várias companhias aéreas oferecem a fim de promover um período de permanência no lugar da conexão sem custos adicionais.
A Copa Airlines tem uma plataforma chamada Panamá Stopover. O viajante pode passar até sete dias no Panamá sem custo adicional na tarifa, podendo escolher essa pausa no seu bilhete na ida ou na volta ao seu destino-base.
Aliás, ela foi uma das pioneiras a valorizar esse tipo de conexão estendida, ou seja, é uma excelente forma de conhecer mais país no meio de uma outra viagem, seja pelo Caribe, América do Norte ou qualquer destino operado pela empresa.
Fique atento a um detalhe importante: para garantir seu stopover de até sete dias no Panamá, é preciso incluir o Panamá Stopover no itinerário do seu bilhete antes que ele seja emitido e sua reserva seja confirmada. Faça isso via canais oficiais da Copa (site, call center ou escritório) ou com seu agente de viagens de confiança.
Se você quiser fazer essa pausa tanto na ida quanto na volta, terá um custo adicional de 250 dólares mais impostos, viu? Cada passageiro também deve pagar um imposto de entrada e saída no Panamá. Ele custa cerca de 50 dólares e o preço já vem embutido no seu bilhete com o stopover.
Vale a pena voar com a Copa Airlines?
Já voei com a Copa para quatro países diferentes, em todas as classes oferecias pela empresa, e nunca tive nenhum tipo de intercorrência. Os voos foram pontuais, as conexões muito rápidas e o serviço a contento.
A Copa entrega o que se propõe: uma operação enxuta que conecta vários pontos do nosso continente de forma muito ágil. É a melhor opção para quem busca voar para o Caribe e uma excelente alternativa para quem quer evitar o estresse de conexões burocráticas e longas nos Estados Unidos.
O Sundaycooks já viajou a convite da Copa Airlines e Escritórios de representação turística para Aruba, Cuba, Estados Unidos e Saint-Martin.
Caro Fred,
Que é a Copa é uma alternativa barata para os EUA, eu concordo, mas a minha experiência com ela foi, no mínimo sofrível.
O nosso voo partiu de Recife para Orlando, com a conexão no Panamá. O equipamento utilizado foi um 737-700, no primeiro trecho. Ele não tem qualquer tipo de entretenimento. Tomada USB?Nem pensar! Em um voo de sete horas, isso faz diferença.
Jantar? Duas opções: um kit com dois biscoitos Oreo ou um saquinho com um salgadinho feito de banana verde. Eu pensei que seria alguma entrada, mas foi a “refeição” principal. O café da manhã existiu: uma panqueca fria com geleia muitooo doce. Havia sucos, refrigerantes e outras bebidas.
Já a conexão feita em um 737-800 tinha entretenimento como revista de bordo, telas individuais de tv, musica, etc. E também teve refeição quente.
Retornei ao Brasil por Miami e o primeiro trecho foi feito também com um 737-800 com entretenimento e refeição quente. De PTY para REC, pegamos um 737-700 e o “serviço de bordo” foi o mesmo da ida.
Fiquei curioso para se esse tipo de atenção ao passageiro era específico para os voos com destino ao Recife. Pelo seu relato, é.
Viajo bastante e em voos internacionais, indubitavelmente, em termos de serviço ao passageiro, foi a minha pior experiência.
Oi Odilon. Que pena saber que sua experiência foi ruim 🙁 Era, inclusive o que todo mundo falava e não foi o que encontrei. Não é um serviço ótimo, mas foi razoável, bem diferente do q vc descreve, infelizmente.
Eu achei a aeronave que viajei de PTY até Denver pior que o de GRU para o panamá. O que você me descreveu me pareceu melhor que o meu nesse trecho.
Tenho quase certeza de que a Copa tem aviões diferentes dependendo da rota (e também caso algum imprevisto com a aeronave aconteça) e essa rota REC-PTY pode estar com um ruim, seja temporário ou fixo até a rota se estabelecer.
Vou entrar em contato com a assessoria pra ver se consigo confirmar essas informações também.
Olá, Odilon. Se te serve de consolo, os vôos de Porto Alegre ao Panamá também não tem entretenimento – e é um vôo de 7 horas! O serviço achei bom, mas a aeronave pequena para um vôo relativamente longo é ruim. Acho que a diferença de serviço e entretenimento é diferenciada mais para americanos e brasileiros. Vôos de ou para EUA parecem ser sempre melhores do que para o Brasil. Espero que melhorem.
Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, Cristiane!
Bom dia. Viajarei pela Copa no final de março de 2019 ; rota São Paulo/Panamá/Los Angeles. Vc poderia me informar que modelos de aviões estão sendo utilizados para este percurso?. Tenho laudo de Hernia de Disco na Cervical e lombar. Todas as poltronas reclinam? o primeiro trecho será feito durante a noite. Grata
Maria Cecília
Oi, Maria. Tudo bem?
Não consigo te responder com precisão porque as vezes as aeronaves são realocadas sem aviso prévio. O ideal é entrar em contato diretamente com o atendimento ao cliente da empresa.
Olá!! Uma dúvida: os vôos da Copa são pontuais? Pois estou olhando um vôo BHZ-NYC, com conexão de somente 1 hora no Panamá. Dará tempo?
Olá, Patrícia.
Geralmente são pontuais, sim, mas caso aconteça algum tipo de atraso, eles são obrigados a te colocarem num outro voo para Nova York.
Boa viagem!
Estou no Panamá agora, experiência horrível de bh até aqui, nem uma porta USB p carregar o celular e a surpresa das tomadas do aeroporto não suportar os carregadores brasileiros, acho que foi a última vez que viajei de copa!
Olá, João!
Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui.
Outros leitores têm relatado o mesmo tipo de serviços das rotas saindo de Porto Alegre e do Nordeste.
Estou procurando por um voo com tarifa mais barata e encontrei semente pela COPA … mas pelo jeito terei experiencia ruim.
Pois é, Marcos! É importante viajar com as expectativas baixas: leve seu próprio entretenimento e faça uma refeição reforçada antes de embarcar.
Viajei pela copa de belo horizonte a Bogotá, passando por Panamá. Eu fui na classe executiva, e não tinha entretenimento a bordo em nenhum dos vôos. Parece que no Brasil é só desde São Paulo e talvez desde o Rio. A comida foi farta e deliciosa, mas imagino que seja por ser na executiva. Agora vou viajar pros Estados Unidos na classe econômica. Vejo que já devo me preparar psicologicamente
Obrigada pelo relato, Paola!
A Copa opera num esquema completo de low-coast. A única saída é caprichar nos snakcs e no nosso próprio entretenimento de bardo.
Já viajei 4 xs de Copa, de executiva, Rio de Janeiro/Orlando. Não é a melhor executiva. A poltrona não é flat, mas reclina legal, é bem larga e tem apoio para os pés. Há conforto. Tinha entretenimento individual e o serviço de bordo bem satisfatório. Custo beneficio p um voo de 6 hs até o Panamá, que valeu a pena.
Obrigada pelo relato, Aline!
Somente curiosidade em relação a Business class, pois viajarei para Orlando no dia 9/12 e retorno dia 19/12. Vejo muitos comentários em relação a aeronave pequena, espaço entre acentos e entretenimentos. Se puder me responda.
Poxa, Antônio!
Desculpa pela demora em te responder. Espero que você tenha feito uma boa viagem