A Catedral de Florença, conhecida também como Duomo de Florença, é um dos marcos da Toscana. Com uma arquitetura que levou quase dois séculos para ficar pronta, a catedral se tornou um dos maiores símbolos culturais de toda a região. E como todo grande atração cultural italiana, ela vive repleta de filas. Mas deixa eu te contar, é possível escapar da maior parte delas!
Vem comigo para descobrir como visitar o principal cartão postal de Florença, qual ingresso comprar e conheça também um pouco da sua história.
História da catedral de Florença
A Catedral de Santa Maria del Fiore, ou apenas Duomo (italiano para catedral) de Florença, começou a ser construída em 1296. Contudo, a estrutura completa, com o característico domo no topo, só foi finalizada em 1436.
Inicialmente, a Catedral de Florença teria um estilo neogótico, mas em meados do século 13, os arquitetos responsáveis optaram por um estilo mais romano.
Ali existe uma passagem que liga a catedral a uma cripta. Lá também ficam as ruínas da antiga Catedral de Santa Reparata, anterior ao século 13, e o túmulo de Filippo Brunelleschi, o arquiteto da cúpula da Catedral de Florença.
Sua fachada feita com mármore branco e verde é algo realmente único. Se prepare para as fotos! Ao vivo, seus detalhes são ainda mais bonitos e você vai entender porque ela é considerada uma das maiores e mais belas catedrais de toda a Itália.
A foto abaixo não faz jus à beleza desta pintura impressionante que ilustra o Dia do Juízo Final no teto da cúpula. Repare como é perfeita a perspectiva de cada parte dela.
Como visitar a Catedral de Florença
Visitar a Catedral de Florença é quase obrigatório em qualquer roteiro pela maior cidade da Toscana. Porém, certas “manhas” e dicas evitam perda de tempo durante sua viagem.
Passo a passo para comprar os ingressos da Catedral de Florença
Resumidamente:
Os guichês de venda do ingresso para o Duomo de Florença fica na Piazza di San Giovanni, número 7 (mapa abaixo)
Ao comprar o ingresso, você deve obrigatoriamente marcar o dia e horário desejados para subir até a cúpula
Também é possível comprar o ingresso da Catedral pela internet e já reservar o horário
Quem compra o Firenze Card deve emitir o bilhete da Piazza di San Giovanni, número 7 e reservar seu horário
Agora explicando em detalhes:
A principal dica para visitar a Catedral de Florença, é comprar pela internet no site do museu dell’Opera del Duomo e já deixar marcado o horário do fura-fila para a visita ao topo do Duomo de Brunelleschi, evitando a necessidade de ir até os guichês.
Caso não seja possível reservar antecipadamente o ingresso ou caso você tenha comprado o Firenze Card, será necessário ir até o local de venda dos bilhetes na Piazza di San Giovanni, número 7. Esse endereço é uma portinha em frente ao Batistério de São João e do lado do restaurante Buca San Giovanni.
Lá dentro há guichês eletrônicos de venda dos ingressos e marcação dos horários de visitação ao topo da cúpula da Catedral de Florença. Note que, mesmo tendo o Firenze Card, é preciso imprimir seu ingresso e fazer a reserva do horário de subida.
O ingresso para o complexo de museus da Catedral de Florença custa 20 euros e também é conhecido como OPA Pass, pois dá direito à entrada nos seguintes locais:
Museu dell’Opera del Duomo (onde está uma das quatro Pietà de Michelangelo)Como visitar a Catedral de Florença, na Itália
Torre do sino de Giotto (também chamada de Campanário de Giotto. São mais de 400 degraus até seu topo)
Batistério de São João (cheio mosaicos dourados em estilo bizantino)
Cúpula / Duomo da Catedral de Florença (conhecida como Cúpula de Brunelleschi)
Cripta deSanta Reparata
Todos esses pontos ficam dentro do complexo da catedral na Piazza del Duomo.
Lembrando que quem tiver comprado o Firenze Card não precisa pagar entrada ou encarar as filas. Porém, mesmo com o cartão, é necessário emitir o bilhete de acesso nos guichês da Piazza di San Giovanni, número 7.
Só fique atento ao horário e portão indicados no bilhete impresso, pois, se perder o horário, será necessário esperar uma vaga de subida no Duomo (o que pode levar horas). Essa restrição evita o acúmulo de turistas nas entradas, concentrando grupos em horários diferentes.
Uma vez marcado o horário de subida na Cúpula, você terá até 72 horas ara visitar as outras partes do complexo. Mas fique tranquilo, é tempo suficiente.
Nunca é demais dizer que é muito importante fazer a reserva da subida na Cúpula de Brunelleschi o quanto antes, pois este é o local com número de visitantes diários mais restrito e também o mais procurado de Florença (e não cabe muita gente lá em cima, não).
Dentro da Catedral de Florença
A parte interna não é tão majestosa quanto sua fachada, porque muitas peças foram retiradas de lá ao longo dos últimos séculos. Mas o ponto alto dessa visita – com o perdão do trocadilho – é a subida da Cúpula de Brunelleschi. São 463 degraus até a vista mais privilegiada de uma das cidades mais encantadoras de toda a Itália. Na volta, compense suas pernas com um belo gelato de café 😉