atualizado em:

Florença: como visitar o Duomo (e cortar a fila)

A entrada para o Duomo de Florença inclui uma cripta subterrânea e uma vista do ponto mais alto da cidade.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

A Catedral de Florença, conhecida também como Duomo de Florença, é um dos marcos da Toscana. Com uma arquitetura que levou quase dois séculos para ficar pronta, a catedral se tornou um dos maiores símbolos culturais de toda a região. E como todo grande atração cultural italiana, ela vive repleta de filas. Mas deixa eu te contar, é possível escapar da maior parte delas!

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 16

Vem comigo para descobrir como visitar o principal cartão postal de Florença, qual ingresso comprar e conheça também um pouco da sua história.

História da catedral de Florença

A Catedral de Santa Maria del Fiore, ou apenas Duomo (italiano para catedral) de Florença, começou a ser construída em 1296. Contudo, a estrutura completa, com o característico domo no topo, só foi finalizada em 1436.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 17

Inicialmente, a Catedral de Florença teria um estilo neogótico, mas em meados do século 13, os arquitetos responsáveis optaram por um estilo mais romano.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 18

Ali existe uma passagem que liga a catedral a uma cripta. Lá também ficam as ruínas da antiga Catedral de Santa Reparata, anterior ao século 13, e o túmulo de Filippo Brunelleschi, o arquiteto da cúpula da Catedral de Florença.

Sua fachada feita com mármore branco e verde é algo realmente único. Se prepare para as fotos! Ao vivo, seus detalhes são ainda mais bonitos e você vai entender porque ela é considerada uma das maiores e mais belas catedrais de toda a Itália.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 19

A foto abaixo não faz jus à beleza desta pintura impressionante que ilustra o Dia do Juízo Final no teto da cúpula. Repare como é perfeita a perspectiva de cada parte dela.

como visitar o Duomo de Florença: detalhes da cúpula

como visitar o Duomo de Florença: pintura

Como visitar a Catedral de Florença

Visitar a Catedral de Florença é quase obrigatório em qualquer roteiro pela maior cidade da Toscana. Porém, certas “manhas” e dicas evitam perda de tempo durante sua viagem.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 20

Passo a passo para comprar os ingressos da Catedral de Florença

Resumidamente:

  • Os guichês de venda do ingresso para o Duomo de Florença fica na Piazza di San Giovanni, número 7 (mapa abaixo)
  • Ao comprar o ingresso, você deve obrigatoriamente marcar o dia e horário desejados para subir até a cúpula
  • Também é possível comprar o ingresso da Catedral pela internet e já reservar o horário
  • Quem compra o Firenze Card deve emitir o bilhete da Piazza di San Giovanni, número 7 e reservar seu horário

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 21

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 22

Agora explicando em detalhes:

A principal dica para visitar a Catedral de Florença, é comprar pela internet no site do museu dell’Opera del Duomo e já deixar marcado o horário do fura-fila para a visita ao topo do Duomo de Brunelleschi, evitando a necessidade de ir até os guichês.

Caso não seja possível reservar antecipadamente o ingresso ou caso você tenha comprado o Firenze Card, será necessário ir até o local de venda dos bilhetes na Piazza di San Giovanni, número 7. Esse endereço é uma portinha em frente ao Batistério de São João e do lado do restaurante Buca San Giovanni.

Lá dentro há guichês eletrônicos de venda dos ingressos e marcação dos horários de visitação ao topo da cúpula da Catedral de Florença. Note que, mesmo tendo o Firenze Card, é preciso imprimir seu ingresso e fazer a reserva do horário de subida.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 23

O ingresso para o complexo de museus da Catedral de Florença custa 20 euros e também é conhecido como OPA Pass, pois dá direito à entrada nos seguintes locais:

  • Museu dell’Opera del Duomo (onde está uma das quatro Pietà de Michelangelo)Como visitar a Catedral de Florença, na Itália
  • Torre do sino de Giotto (também chamada de Campanário de Giotto. São mais de 400 degraus até seu topo)
  • Batistério de São João (cheio mosaicos dourados em estilo bizantino)
  • Cúpula / Duomo da Catedral de Florença (conhecida como Cúpula de Brunelleschi)
  • Cripta de Santa Reparata

Todos esses pontos ficam dentro do complexo da catedral na Piazza del Duomo.

Lembrando que quem tiver comprado o Firenze Card não precisa pagar entrada ou encarar as filas. Porém, mesmo com o cartão, é necessário emitir o bilhete de acesso nos guichês da Piazza di San Giovanni, número 7.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 24

fique atento ao horário e portão indicados no bilhete impresso, pois, se perder o horário, será necessário esperar uma vaga de subida no Duomo (o que pode levar horas). Essa restrição evita o acúmulo de turistas nas entradas, concentrando grupos em horários diferentes.

Uma vez marcado o horário de subida na Cúpula, você terá até 72 horas ara visitar as outras partes do complexo. Mas fique tranquilo, é tempo suficiente.

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 25

Nunca é demais dizer que é muito importante fazer a reserva da subida na Cúpula de Brunelleschi o quanto antes, pois este é o local com número de visitantes diários mais restrito e também o mais procurado de Florença (e não cabe muita gente lá em cima, não).

Como visitar o Duomo a Catedral de Florença 01

Dentro da Catedral de Florença

A parte interna não é tão majestosa quanto sua fachada, porque muitas peças foram retiradas de lá ao longo dos últimos séculos. Mas o ponto alto dessa visita – com o perdão do trocadilho – é a subida da Cúpula de Brunelleschi. São 463 degraus até a vista mais privilegiada de uma das cidades mais encantadoras de toda a Itália. Na volta, compense suas pernas com um belo gelato de café 😉

Santa Maria del Fiore ou Duomo de Florença

  • Endereço: Piazza Del Duomo. Site
  • Horários: todos os dias com horários variados
    • Catedral, das 10h às 16h30
    • Cúpula de Brunelleschi: das 8h30 às 19h (visita apenas com horário marcado e controle rígido de entrada)
    • Batistério de São João: das 8h15 às 10h15 e das 11hh15 até às 19h30
    •  Campanário de Giotto: das 8h15 às 19h20
    • Cripta: das 10h às 17h
    • Museu dell’Opera del Duomo: das 9h às 19h
  • Ingressos: 20 euros, adulto (gratuito com o Firenze Card)

Como visitar a Catedral de Florença, na Itália 26

Assine nossa newsletter!