O Montreal en Lumière nasceu como forma de revitalizar e trazer mais movimento para o centro da cidade durante os dias gélidos do inverno de Quebec e logo na sua primeira edição atraiu a atenção de mais de 200 mil visitantes.
Durante a 19a edição, pude conferir alguns dos shows e atividades culturais que tomaram as ruas de Montreal e garanto: é diversão abaixo de zero para ninguém ficar parado!
O que esperar do Montreal en Lumière?
A agenda ao longo dos 11 dias de atividades traz mais de 120 shows de música, dança (companhias como Martha Graham e Eva Yerbabuena estiveram presentes), circo e teatro que mostram como a cena artística em Montreal é eclética e aberta a novos talentos.
Leia também:
Música
Por palcos onde já passaram nomes consagrados como Diana Krall, Bryan Adams e Zaz, assisti a simpática cantora La Bronze, que trouxe um show de música alternativa que misturava elementos eletrônicos com pop-rock.
Na noite seguinte, foi a vez de ~sacudir o esqueleto~ num show muito dançante de salsa do grupo Lengaia com um detalhe especial: a balada rolou dentro do Le Balcon, um anfiteatro de uma igreja antiga em Montreal.
Por fim, pude ouvir a bela voz da Stacey Kent cantando Garota de Ipanema em português, além de grandes sucessos tanto em inglês quanto em francês.
Arte
Outro tema curioso do festival são as instalações interativas chamadas “Illuminart”. O curador da mostra e VP de produção do evento, Mikaël Frascadore, viaja pelo mundo em busca de trabalhos que integrem luz, som e interatividade para expor durante o Lumière. Ao final, muitas dessas obras são desmontadas, num conceito interessante de arte efêmera, enquanto outras viajam o mundo em exposições temporárias.
Nuit Blanche: a festa que vira a noite em Montreal
A Nuit Blanche, ou Noite Branca (site oficial), é um dos pontos altos do festival. É nessa data que acontecem mais de 200 atividades culturais simultaneamente em Montreal, atraindo um público de 300 mil pessoas para as ruas da cidade.
Esse é um dos poucos dias do ano em que o metrô opera num sistema especial e não para de madrugada, ou seja: mais um motivo para aproveitar a festa até o sol raiar! #beentheredonethat
O Sundaycooks viajou para Montreal a convite do Montreal en Lumière.