Algumas conexões que passam pela Cidade do México acabam chegando muitas horas antes do próximo voo, por isso sempre ficamos com aquela vontade de sair do aeroporto e passear pela cidade para aproveitar melhor esse tempo livre, não é? Como esse tipo de pergunta sempre pipoca aqui no Sundaycooks, resolvemos criar esse mini-roteiro do que fazer numa longa conexão na Capital Federal do México 😉
O que fazer em uma longa conexão na Cidade do México?
Primeiro é necessário pensar em quantas horas você precisaria para sair do aeroporto, visitar a cidade, voltar ao aeroporto e passar pela segurança novamente, afinal, ninguém quer perder um voo porque esqueceu a hora ou ficou preso no trânsito.
Para poder aproveitar melhor esse bate-e-volta, é preciso ter pelo menos 7-8h livres entre a chegada do seu voo e a partida do seguinte, caso contrário ou você fará tudo às pressas ou ficará muito preocupado com o horário, já que cada sugestão de passeio leva entre 2 a 4 horas dependendo do seu pique 😉
Locomoção entre o aeroporto e o centro da Cidade do México
Esta é a fase mais crítica na minha opinião, pois é preciso estar sempre algumas horas antes do voo no aeroporto e o fator trânsito na Cidade do México é considerável. Por isso, nunca planeje a volta com menos de 3 horas de antecedência.
Veja também:
Como ir do aeroporto ao centro da Cidade do México?
Como são os táxis na Cidade do México?
Sem mistérios: Metrô da Cidade do México
Principais atrações para visitar
A primeira coisa a se fazer é ir ao Zócalo, o centro histórico da Cidade do México, pois é lá que se encontram a maior parte das atrações e prédios históricos. São tantas atrações interessantes que você poderia ficar o dia todo por ali 🙂
Palácio de Belas Artes, Casa dos Azulejos, Calle Francisco Madero, Catedral Metropolitana e o Palácio do Governo são apenas alguns dos vários pontos para se visitar. E, um pouco mais para norte, você ainda pode encontrar os vários Mariachis que cantam e tocam as famosas músicas mexicanas 🙂
Confira mais detalhes neste post:
Um dia no Zócalo, o centro histórico da Cidade do México
Se você ainda tiver bastante tempo ou preferir conhecer outras partes da cidade, outras duas opções bem interessantes são o Bosque de Chapultepec (onde estão o Castelo de mesmo nome e o Museu Nacional de Antropologia – imperdível!) e a Basílica de Guadalupe.
Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México
O Bosque de Chapultepec na Cidade do México: De castelo a museus
Basílica de Guadalupe: um espaço dedicado à fé na Cidade do México
Agora, se você tiver entre 10 e 12h de conexão e quiser fazer algo realmente diferente, você pode optar por conhecer Teotihuacán, a mais antiga cidade das Américas e patrimônio da Unesco, e deixar para conhecer a Cidade do México com mais calma em uma outra oportunidade 😉 Lembre-se apenas de calcular o tempo direitinho pois o passeio a Teotihuacán leva facilmente entre 4 e 6 horas, fora o deslocamento de e para o aeroporto.
Por que você deve conhecer Teotihuacán, o tesouro perdido?
Como ir a Teotihuacán por conta própria?
Qual a sua dica do que fazer em uma longa conexão na Cidade do México?
Acha que vale a pena ir até a Casa da Frida Khalo?
Ou quem sabe fazer os passeios nos barquinhos coloridos em Xochimilco?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Fred, muito legal seu blog.
Em janeiro, terei 16 horas de conexão, porém chegarei na Cidade do México à meia noite. Gostaria de ficar no Hampton Inn que é no Centro Histórico, o que acha que dá pra eu fazer/ver ? Pq acredito que até meio dia eu deveria ir para o aeroporto, pois o voo é as 16:35, o que acha ?
Oi Rforner,
Nesse caso a melhor coisa é ficar mesmo no Zócalo (centro histórico) e fazer os passeios por lá. Eu gosto muito do Museu de Antropologia do México, mas você só teria tempo praticamente para essa visita (vale a pena pq tem um apanhado geral das civilizações mexicanas). Qualquer dúvida, estamos aí 🙂
Ola!!! Meu voo chega dia 03/02 as 05:45 da manhã e sai dia 04/02 as 01:15 da manhã… Teremos bastaaante tempo na cidade para conhecer! Minha dúvida é: onde deixar a bagagem de mão?? Tem guarda-volumes no aeroporto??
Planejamos ir para Teotihuacán pela manhã e a tarde ir no museu da antropologia!!
Humm Gustavo, boa pergunta 😛
Eu não procurei por esses guarda-volumes no aeroporto, mas eu acredito que eles tenham sim. O aeroporto na Cidade do México é enorme e serve como hub para diversos destinos. Você deve encontrar esse tipo de locker por lá 😉
Olá, Fred! Adorei as dicas, pois tenho exatamente 8 horas livres na Cidade do México ate o proximo voo. Mas estou um pouco preocupada com a questão do transporte: do aeroporto até o centro da cidade posso pegar o táxi que você sugeriu mas na volta pro aeroporto, como faço? Os táxis de rua não parecem muito confiáveis. Obrigada, Jaqueline.
Jaqueline,
Você pode tentar pegar o táxi na rua, entrar em um hotel e pedir que eles chamem um táxi de confiança ou tentar usar alguns aplicativos de táxi como o Easy Taxi ou o Uber.
Boa viagem!
Meu voo chega as 7 da manha no Mexico e sai 1 da manha do dia seguinte.
pretendia alugar um carro? para um grupo de 3 pessoas nao vale a pena?
ou melhor andar mesmo de onibus/taxi?
O trânsito na Cidade do México é bem caótico, eu não alugaria um carro por lá, não.
Dá pra se virar bem usando o transporte público + táxi 😉
Alguém sabe dizer se ao sair do aeroporto (Mexico city) em conexão, paga alguma taxa ao retornar ?
Oi Deivison, teoricamente não há nenhuma taxa extra para sair do aeroporto, mas confirme com a companhia aérea, pq cada uma tem uma política diferente.
vou e volto para NY via MEX e, em ambos os voos, terei um longo tempo de conexão. será que é possível desembarcar e depois voltar ao aeroporto?
Oi Leandro. Normalmente é possível sim, mas é melhor checar com sua companhia aérea pra ter certeza e saber do procedimento, mas usualmente você já entra no primeiro voo com o cartão de embarque do segundo e esse seria o ticket que você usaria para entrar de novo.
Oi Fred! Muito obrigado pelas informações.
Vou fazer conexão de umas 20horas na Cidade do México, pretendo ir conhercer as piramides.
Minha duvida é, quanto de grana preciso pra me virar la? Consigo pagar em dolares? Como funciona?
Abraço
Guilherme,
Eu acho melhor você trocar os dólares direto no aeroporto ou fazer um saque de moeda local. O dólar não me parece ser usado com tanta frequência na Cidade do México como em Buenos Aires, por exemplo.
Veja o nosso post completo sobre câmbio no México 🙂
https://sundaycooks.com/qual-moeda-levar-para-o-mexico/
Bom dia. Excelente blog!!!! É viável se hospedar no hotel ao lado do aeroporto (ramada.com) e usar o metro para ir e voltar de Zocalo?
Oi Erik.
Se você for ficar um dia apenas, até acho que vale a pena, mas se for ficar mais que isso, não vale não, pq longos deslocamentos deixam a viagem mais chata 🙁
Boa noite. Vou passar 18 horas. Chego as 6h e vou embora a meia-noite.
To planejando o seguinte roteiro: locar carro no aeroporto (bom preço), hospedagem proximo a Zócalo (preço excelente), ir para as pirâmides. Na volta almoço-jantar de fim de tarde no Restaurante Bellini. Hotel para tomar banho e seguir para o aeroporto.
É viável? Obrigado.
Oi Erik.
É viável e vc ainda terá tempo pra visitar outros lugares como a basílica ou o próprio centro histórico. Entretanto, eu não alugaria carro de jeito nenhum. O trânsito não é dos melhores (os motoristas avançavam até em cima dos guardas de trânsito), vc terá dificuldades em estacionar e o caminho para as pirâmides e dentro da cidade do méxico é bem tranquilo de transporte público 🙂
Obrigado pelas dicas. Poderia informar se é fácil o procedimento da imigração para sair do aeroporto durante uma longa escala.
Oi, Luciano.
A imigração na Cidade do México é bem tranquila 😉