atualizado em:

Receita de cupcake de chocolate com brigadeiro

O cupcake é que um típico bolinho norte-americano criado em meados de 1796 e eternizado no cinema e em séries como Sexy and the City.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Antigamente o cupcake era oferecido em chás de bebês e até mesmo em festas de casamento para substituir o bem-casado. Os mais famosos vendidos nos Estados Unidos costumam ter uma massa pesada e uma cobertura enjoativa feita com buttercream (um tipo de creme de manteiga / leite) ou até mesmo variações da pasta americana.

** Aliás, você conhece os pratos típicos mais famosos dos Estados Unidos?

Essa receita é mais leve e você pode trocar a cobertura de brigadeiro por beijinho, geleia de frutas vermelhas ou ganache de chocolate amargo. Lembrando que para fazer os cupcakes, é necessário ter várias forminhas de alumínio, papel manteiga ou silicone.

Receita de cupcake de chocolate com brigadeiro: como fazer

Cupcake de chocolate com cobertura de brigadeiro

Rende 16 porções. Receita fácil e rápida.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 3 ovos
  • 4 colheres de manteiga derretida
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Receita fácil de cupcake de chocolate com brigadeiro

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e bata até a massa ficar homogênea. Enquanto bate a massa, pré-aqueça o forno à temperatura média (180 graus) por 10 minutos.

Despeje a massa até encher 3/4 de cada forminha e leve ao forno médio por 20 minutos. Para ficar mais fácil de manejar, utilize uma forma maior para apoiar as forminhas. Os cupcakes devem crescer um pouco para cima da borda, mas não se preocupe pois eles não escorrerão.

Só fique atento ao tempo de cozimento: cada forno tem uma potência diferente e, ao refazer essa receita, a massa acabou assando bem rápido.

Após retirar os cupcakes do forno, deixe-os esfriar. Assim você evita que eles murchem. Aproveite esse tempo para lavar a louça e preparar e cobertura.

Receita de cupcake de chocolate com brigadeiro: massa

Cobertura de brigadeiro para cupcake

Preparei um clássico brigadeiro de colher para decorar os bolinhos: uma lata de leite condensado, meia lata de creme de leite sem soro, manteira e chocolate em pó. Misturei tudo numa panela no fogo médio até dar ponto. Depois passei com uma colher no topo dos cupcakes e coloquei uns morangos fatiados para dar um toque especial.

Receita de cupcake de chocolate com brigadeiro com morangos

Assine nossa newsletter!

Comentários