Percorrer o roteiro dos Beatles em Londres é quase seguir um caminho considerado sagrado para os ingleses.

Beatles. Nenhuma outra banda ou artista remete tanto a Londres e à Inglaterra como a banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, sucesso absoluto nos anos 60, com músicas tão marcantes que são tocadas até hoje em todo o mundo.

O grupo inglês começou carreira em Liverpool, há mais de 350 quilômetros de London Town. Porém, foi na capital da Inglaterra que os Beatles atingiram o nível mais alto do sucesso e sacramentaram uma vaga cativa no hall da fama da música. E com direito.

Qual é a rua famosa dos Beatles em Londres?

Por isso, os lugares onde os Beatles pisaram em Londres são quase um solo sagrado. Abbey Road, as antigas casas dos integrantes, a galeria de arte onde Lennon conheceu Yoko Ono, o local onde a música Yesterday for escrita… são mais de 50 pontos que marcaram a trajetória da banda.

Os tours dedicados que passam por todos esses pontos celebram a Beatlemania e atraem milhares de turistas todos os anos para a Inglaterra. Senhoras e senhores, eu lhes apresento ao palco… o roteiro dos Beatles em Londres. Luzes baixas e som de baquetas.

A história dos Beatles em Londres

Antes de passar pelo roteiro dos Beatles em Londres, o primeiro passo é entender quem foram os Beatles.

Tudo começou em 1957, quando Paul McCartney, então com 15 anos, conheceu John Lennon, com 16 anos. John precisava de guitarrista para sua banda de jazz, The Quarrymen, e Paul de um trabalho.

Pouco depois, George Harrison entrou para o grupo e, em seguida, a formação conhecida e clássicos dos “besouros” foi consolidada em 1962 com a chegada de Ringo Starr.

Ambos substituíram antigos membros que formavam a Quarrymen e, então, estava formado o quarteto mais conhecido da história da música.

O nome “Beatles” passou a ser usado somente em 1960, quase 3 anos após Paul e John terem tocado juntos pela primeira vez.

A ideia com o novo nome, após ter passado por variações como Beatals e Silver Beatles, era apresentar um estilo diferente e mais ousado, deixando de lado o jazz e incorporando o rock (na época, o rock ainda engatinhava e era considerado BEM rebelde).

Estilo esse que atraiu os olhares de Brian Epstein, que viu os Beatles se apresentarem no Cavern Club, em Liverpool. O primeiro agente da banda levou o grupo para gravar suas músicas no Abbey Road Studios, em Londres. E o resto, senhores e senhores, é história.

O que visitar dos Beatles em Londres?

O sucesso foi tão grande que, de 1962 a 1965, a banda tocava toda semana nos estúdios da BBC de Londres.

Dizer que os Beatles foram um grande sucesso ainda é pouco representativo do que foram os anos da Beatlemania, que perdurou de 1962 até 1969.

Até hoje, o grupo detém o recorde de maior número de discos vendidos de todos os tempos, com 183 milhões de unidades vendidas somente nos Estados Unidos, e cerca de 600 milhões em todo o mundo.

Porém, ao contrário de outras bandas que seguiram o sucesso dos Beatles anos depois, a união estável dos quatro membros não durou muito. Após intrigas e disputas internas, a banda teve um fim precoce em 1970.

A última aparição pública da banda aconteceu em janeiro de 1969, em uma apresentação no terraço da Apple Records, a produtora de música fundada pelos Beatles. O show teve a presença do também músico Billy Preston nos teclados.

Apesar de Paul McCartney e Ringo Starr continuarem carreira solo até hoje, com a morte de John Lennon em 1980 e de George Harrison em 2001, uma devida reunião dos Beatles, em toda sua antiga glória e rebeldia dos anos 60, já não é mais possível. (Por favor, não vale recriar esse encontro usando modelos avançados de IA).

O que ficou, além das músicas atemporais, foi um legado, que pavimentou o caminho para outras bandas de sucesso e, peculiarmente, deixou um roteiro dos Beatles em Londres para nós reprisarmos alguns passos da banda.

Roteiro dos Beatles em Londres - abby road studio

O roteiro dos Beatles em Londres

Se você está em Londres e quer percorrer um roteiro musical estrelado, nos lugares onde os Beatles de fato se tornaram o sucesso mundial, então nem precisa ir longe. London Town tem tudo para os fãs.

Para os apaixonados pela história e pela música, esse passeio fica ainda mais rico se feito com um bom guia. Por isso, indico três opções de tours:

O que visitar dos Beatles em Londres?

Se você está a fim de conhecer esses lugares e fazer o roteiro dos Beatles em Londres por si só, fiz um breve descritivo de alguns dos pontos mais marcantes.

A melhor parte é que a maioria deles pode ser visitada sem qualquer custo (além do deslocamento) por serem locais públicos. Ou seja, muitos podem ser visitados de dia ou de noite.

Roteiro dos Beatles em Londres - tour

Abbey Road e Abbey Road Studios

Qual é a rua famosa dos Beatles em Londres? Essa pode parecer óbvia, mas o que seria de um roteiro dos Beatles em Londres sem cruzar a emblemática Abbey Road?

Não só foi no estúdio naquela rua onde a banda gravou seus maiores sucessos a partir de 1962 como também foi capa do algum de mesmo nome em 1969. A verdade é que os Beatles já não estavam em muita sintonia na época. Esse foi o último álbum gravado, apesar de ter sido o penúltimo lançado antes do fim.

Diz a lenda que a tensão já era tão grande no estúdio entre Paul e John que os vocais da música Come Together tiveram que ser gravados separados e mixados juntos depois.

No fim, a foto dos Beatles atravessando a Abbey Road foi tirada em frente ao estúdio e, por ser uma via pública comum, pode ser visitada em qualquer dia e horário.

O problema, obviamente, serão as filas de pessoas que querem recriar a foto histórica. São poucos os lugares no mundo em que vemos filas de pessoas ansiosas para atravessar uma rua.

Roteiro dos Beatles em Londres - abby road

The British Library

Ok. Você deve estar se perguntando: o que raios uma biblioteca tem a ver com um roteiro de Beatles em Londres?

A British Library tem um acervo histórico do grupo. É aqui que estão expostos cartões de aniversário, letras de músicas rabiscadas em guardanapos e escritos completos e originais de letras como Help e Yesterday.

Além disso, o local tem ainda três manuscritos de John Lennon que incluem a letra da música Strawberry Fields Forever (vejam o clipe e, além de suspeitarem que rolou algum entorpecente antes da gravação, fiquem atentos à forma com que o George Harrison corre no início).

O melhor disso tudo é que o museu é um extra para os fãs de Beatles, ficando fora do circuito de muitos tours e ainda tem entrada gratuita.

The British Library
Endereço

96 Euston Road

Horários
  • Segunda a sexta, das 9 às 16h30
  • Sábado e domingo: fechado.
Ingressos
  • Entrada gratuita.

London Palladium Theatre

O London Palladium Theatre foi o palco do nascimento da Beatlemania. Foi aqui que o termo começou a ganhar força após um show da banda em outubro de 1963.

Na época, o Daily Mail estampou o termo na sua capa na manhã seguinte ao show, descrevendo o estado dos fãs que tomaram conta do teatro.

Além disso, esse é mais um dos lugares que acrescentam originalidade ao seu roteiro dos Beatles em Londres. Afinal, assim como a British Library é mais um daqueles lugares fora do circuito dos tours.

Ah, e a arquitetura do teatro é linda. Vale passar lá só para admirar, mesmo não sendo fã de Beatles. Quando não há apresentações no local, é possível fazer uma visita gratuita e ver o palco bem de perto.

London Palladium Theatre
Endereço

8 Argyll St, Soho

O Sundaycooks viajou a convite do Visit Britain e da Norwegian Air.