Se deslocar de metrô em Madri é o jeito mais fácil de conhecer o melhor da cidade. Contudo, a teia de estações e linhas da capital da Espanha podem confundir um pouco a cabeça. Não fique perdido e saiba como usar de metrô em Madri. Veja também como se localizar e quais são os melhores passes de transporte público.
O metrô de Madri é um dos mais fáceis de usar da Europa.
É bem sinalizado, os trens são bons e as estações em geral são bem conservadas. A rede tem 12 linhas comuns (que contemplam a região central) e outras três do chamado Trem Ligeiro.
O centro de Madri está muito bem servido de estações. Assim, não é preciso andar muito para encontrar uma. O mapa completo e sempre atualizado do metrô de Madri pode ser conferido no site do serviço.
Para facilitar a vida dos viajantes (já sendo fácil se localizar), o metrô de Madri tem um app oficial.
Com o aplicativo em mãos, disponível para dispositivos Android e iOS, o viajante pode consultar:
O estado das estações
Os tempos de espera
As estações mais próximas da sua localização
O mapa completo da rede
O trajeto que pretende fazer
Os serviços de cada estação
Informações de preços de bilhetes
Informações de horários
Apesar do app do metrô não consumir dados de internet, para se locomover em Madri e saber para onde ir o Google Maps ainda é seu melhor amigo. Por isso, é sempre interessante de ter acesso a web com um chip de viagem.
Valores e tipos de tickets do metrô de Madri
Há vários tipos de passe no metrô de Madri e também mais de um tipo de metrô/trem.
O que em geral você precisará se preocupar é em comprar passes para o Metro Madrid, pois esse serviço cobre toda a cidade (chamada de Zona A), por 1,50 a 2 euros (mais de 10 estações). Apenas se você for para lugares longe do centro (zonas B1, B2 e B3), pode ser necessário um passe diferente.
Passe para uma única viagem (Sencillo Metro Madrid): 1,50 a 2 euros
Passe para 10 viagens (Metrobus 10 viajes): 12,20 euros (1,22 euros por viagem)
Passe turístico (Abono Turístico): o valor varia de acordo com a quantidade de dias e oferece uso ilimitado do metrô
1 dia: 8,40 euros
2 dias: 14,20 euros
3 dias: 18,40 euros
4 dias: 22,60 euros
5 dias: 26,80 euros
7 dias: 35,40 euros
Os passes diários do metrô de Madri começam a contar do dia em que forem usados a primeira vez até o número de dias consecutivos do tipo de bilhete. Ele também é válido até a 1:30 da manhã do dia seguinte ao último dia.
Por exemplo: num passe de 3 dias, ele valerá do momento em que for usado a primeira vez até a 1:30 da manhã do quarto dia.
O passe de 10 viagens do metrô de Madri pode ser usado por qualquer pessoa, ou seja, se você está num grupo, todo mundo pode usar o mesmo passe na mesma catraca um após o outro.
Comprar ou não o bilhete de 10 viagens
Para ajudar na decisão sobre o passe de 10 viagens e o turístico, tenha em mente que, para valer a pena, você tem de fazer pelo menos o seguinte número de viagens:
Comprar passe de metrô em Madri é muito fácil. Existem cabines de compra, mas a maneira mais fácil e rápida é comprar nas máquinas automáticas. Nelas você pode pagar em dinheiro (moedas ou notas) ou com cartão de crédito. É uma verdadeira “mão na roda”. O passo-a-passo para a compra também é feito em outras línguas além do espanhol.
Pegadinhas do metrô de Madri
A única pegadinha do metrô de Madri é a linha 6 Circular, pois ela é literalmente circular. Ou seja: não tem uma estação final ou inicial. Se você não prestar atenção para a direção que o trem daquela plataforma está indo, você ficará mais tempo que o necessário nesse circuito.
Sabia que é mais fácil planejar
e realizar sua viagem com o Sundaycooks?
Comentários
Fred, você é o 10, valeu pelas dicas
Boa viagem, Olga