Continuando nossa saga por Chiclayo no norte do Peru, fomos conhecer duas regiões importantes, Sicán e Túcume, onde foram encontradas algumas das maiores descobertas arqueológicas do país.
Museu de Sicán
A menos de 20 km de Chiclayo, na pequena cidade de Ferreñafe, o Museu de Sicán foi inaugurado em 2001 e mostra detalhes da cultura Sicán (também conhecida como Lambayeque), uma civilização pré-inca que, segundo alguns estudiosos, sucedeu ao povo Moche.
O acervo do museu é bem rico e mostra diferentes aspectos da vida doméstica, dos processos de manufatura (dominando técnicas de metalurgia) e dos cultos e crenças desta civilização que também preservava uma forte adoração à noite e aos símbolos noturnos.
Algumas salas mostram como estavam as tumbas descobertas na região e todas as indumentárias encontradas. O museu também conta detalhes sobre o processo de escavação, pesquisa e preservação da memória da cultura Sicán / Lambayeque.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Começar o tour por aqui foi bem interessante para nos situarmos melhor sobre o que encontraríamos nos sítios seguintes como Túcume, Huaca Rajada e no Museu Senhor de Sipán.
Túcume: o vale das pirâmides ainda não descobertas
Do Museu de Sicán, seguimos para Túcume, uma região muito interessante no norte do Peru e que ainda é base de muita pesquisa e escavações arqueológicas. Em meio ao clima árido, muitas ruínas e tesouros perdidos ainda estão encobertos pela vegetação local.
Devido à ação do tempo – e dos saqueadores, infelizmente – é preciso um pouco de imaginação para tentar visualizar como seriam as pirâmides e a vida nesse ponto do Peru cobertos por tanto adobe.
Essa região foi muito importante para a cultura Sicán / Lambayeque, afinal esse era um grande centro administrativo com cerca de 26 pirâmides ao longo de todo o perímetro. Se você prestar atenção, irá notar diversos morros ao redor e cada um deles era uma pirâmide.
Até hoje, Túcume sofre o forte impacto dos efeitos do El Niño e não conta com muitos recursos e pesquisadores para preservar e investigar mais sobre esta civilização perdida.
Esses são dois dos passeios mais legais na região de Chiclayo para quem quer aprender mais sobre a cultura Lambayeque e sobre as grandes descobertas arqueológicas do nosso tempo.
Minha dica é fazer esse tour com um guia local, de preferência particular, para poder entender melhor o que você encontrará por lá. Sem contar que você pode dar a sorte de passar por estradinhas perdidas perto dos rios e canais Moche encontrados na região. Uma aventura e tanto, devo dizer.
Não tenho os valores exatos dos ingressos de cada local, mas lembro que não passavam de 10 soles por pessoa.
Quer uma dica? Passe protetor solar, leve água mineral e um lanchinho.
Este passeio contou com o apoio da Fabulous Peru Tours.