Quase todo mundo que viaja quer ficar conectado. Já imaginou não conseguir acessar seu roteiro no Google Maps? Ou perder a reserva num restaurante ou então não ter conexão para usar um app de transporte? Nem sempre dá pra sobreviver na estrada apenas com o wifi das áreas públicas. Aí que entra a famosa dúvida: vale a pena usar o roaming das operadoras do Brasil?
Com preços relativamente altos para a ativação e uso do serviço, será que realmente compensa? Vamos analisar.
Leia mais:
Roaming: a oferta das operadoras do Brasil
Pacote de Roaming Internacional da Vivo
A Vivo oferece o sistema de roaming diário chamado Vivo Travel, para quem tem planos pós-pagos.
O serviço de 40 reais diários para as Américas e Europa e 60 reais na Ásia, África e Oceania.
Ativado quando um dos serviços listados é utilizado, o roaming da Vivo destaca como vantagens:
- 50 minutos para fazer ligações locais ou para o Brasil.
- Franquia para acesso à internet via rede de dados 2G, 3G ou 4G
- Chamadas recebidas
- Ligações para outros países e excedentes por 1,99 real por minuto
- SMS para qualquer operadora do mundo
Ao consultar a tabela de franquias de dados de roaming diários, disponível no site da empresa, você nota porque, talvez, não valha a pena para sua viagem.
Com 500 MB por dia para os principais destinos da Europa, 1 GB para países da América do Norte e Sul e 200 MB na África, fica difícil compensar.
Aliás, as ligações fixas e a troca de SMS estão ficando para trás com o avanço dos aplicativos e da conexão móvel.
Nos planos avulsos para quem tem pré-pago ou planos controle os valores de roaming ficam assim:
- Ligações efetuadas ou recebidas 2,99 reais por minuto
- 2,90 reais por cada MB de dados utilizado
- 1 real o envio de cada SMS
- Recebimento de SMS sem custo
As condições do Vivo Travel podem parecer vantajosas para quem já é cliente V e Pós Família, pois esses planos oferecem diárias inclusas, com condições e continentes específicos para cada tipo.
No Plano Família pós pago 50GB, por exemplo, o titular não paga por esse serviço nas Américas e Europa e as outras linhas dependentes ainda têm direito a 7 dias de uso gratuito. Mas fique atento a cobranças indevidas na conta (isso aconteceu com a Natalie em dezembro de 2019 e janeiro de 2020 e ela ainda está com protocolo aberto na ouvidoria da operadora para conseguir o reembolso da cobrança indevida).
O roaming da Vivo ainda não traz tantas vantagens para o viajante independente que não se enquadra nos planos V ou Pós Família.
Chips pelo mundo:
Pacote de Roaming Internacional da TIM
Com a TIM, o roaming internacional também tem suas pegadinhas para os clientes TIM Black.
Os usuários em viagem aos Estados Unidos e Canadá podem utilizar o Instagram e o WhatsApp por 7 dias de maneira ilimitada por 39,90 reais cada app (bem salgado também).
Para destinos na Europa ou América do Sul o valor sobe para 49,90 reais os 7 dias de uso de cada aplicativo.
Adicional ao serviço ilimitado de WhatsApp e Instagram, o roaming dos clientes TIM Black tem uma opção de uso diário, semanal ou mensal.
Já as condições para o cliente TIM pré-pago comum são:
- Ligações efetuadas ou recebidas 4,99 reais por minuto
- 33,90 reais por cada MB de dados utilizado
- 1,50 real o envio de cada SMS
- Recebimento de SMS sem custo
Ou seja: enquanto a Vivo cobra a partir de 40 reais por dia, a TIM cobra esse valor apenas para o use de um único aplicado de conversa. Fique atento às pegadinhas.
Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?
A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!
Pacote de Roaming Internacional da Claro
O roaming internacional da Claro oferta os chamados pacotes Passaporte para os clientes pós-pago ou controle.
A operadora tem três opções do Passaporte: Américas, Europa e Mundo.
Com o Passaporte Américas (incluso nos pacotes pós de 8 GB, 10 GB, 15 GB e 50 GB) o cliente Claro pode usar os benefícios do seu plano contratado no Brasil em 18 países, incluindo Canadá e Estados Unidos.
O pacote sai por um valor adicional de 9,90 reais ao mês, no plano anual.
O Passaporte Europa traz os benefícios do plano contratado no Brasil para 48 países da Europa (incluindo Alemanha, Espanha, França e Inglaterra) por 19,99 reais mensais.
Já o Passaporte Mundo (incluso no plano pós 100 GB) oferece os benefícios dos planos Claro no Brasil pelo valor adicional de 29,99 reais por mês.
Contudo, estamos falando de um custo extra mensal (que já supera os 350 reais anuais) para benefícios em viagens que o turista comum fará pontualmente.
Se você é um viajante corporativo que se desloca bastante, a opção da Claro parece vantajosa.
As opções de internet para os viajantes com números pré-pagos, apesar de válidos por 30 dias, são (bem) mais caras. O pacote Mundo para 80 países oferece 40 MB pelo valor de 119,90 reais.
Para mais megas, os valores do roaming internacional da Claro aumentam e as ligações ainda são cobradas a parte.
Portanto, o Passaporte Claro é um opção vantajosa para quem costuma fazer muitas viagens internacionais por ano.
Consulte também:
Roaming: vale ou não a pena?
Apesar dos planos de roaming internacional ofertados pelas empresas brasileiras estarem melhores do que há alguns anos, a maneira mais econômica de conseguir internet no exterior ainda é comprando um chip local.
Alguns planos da Claro e da Vivo são vantajosos apenas os clientes fiéis com planos pós. Eles ainda carecem de uma oferta de dados para o viajante pontual ou esporádico.
A vantagem das operadoras do Brasil com o roaming é interessante para os clientes pós-pago que viajam bastante (bastante mesmo). Ou então em caso de emergência, já que basta apenas ativar o serviço do roaming e o acesso à internet está liberado (com o custo de cada ação, obviamente). Destaque para o Vivo Travel e o Passaporte Claro.
O cuidado fica por conta dos minutos ou megas usados. A cobrança do excedente que você planejou usar é feita de maneira cheia (se usou 1,1 MB de dados terá que pagar por 2 MB).
Os planos de operadores locais dos países visitados ainda valem mais a pena. A melhor opção ainda é optar pelo chip internacional (local ou de viagem) ao invés do roaming internacional. Assim, você evita precisar contar megas e minutos nos dedos.
No ano passado, antes de o dólar subir às alturas, usei um chip de operadora americana em New York. Paguei 50 dólares para usar um mês. Acho que valeu a pena, na época a Tim cobrava R$ 29,00 por ligação…. Em dezembro fui à Espanha e também usei o chip da Orange, mas sem acesso à internet, porque tinha wi-fi onde me hospedei e em todo lugar tem wi-fi. Paguei no total uns 20 euros. Bem mais em conta do que se usasse o roaming da Tim.
Esses roaming internacionais são absurdos mesmo, né?
Eu acho absolutamente absurdo essas nossas operadoras… é tipo chamar de idiota na cara dura!!!
Nunca nunquinha habilitaria o uso do roaming… Até pq isso é o que falam que cobram, certeza que no fim ainda deve aparecer mais coisas extras que não dá pra saber se vc usou mesmo ou não… Deus me livre!! Falência na certa!!
Nos EUA eu uso sempre da AT&T, pago uns 50 dólares pra usar acho q 3GB por 1 mês… Acho que compensa muito e funciona super bem em todo lugar.
No Canadá ano passado comprei um chip da Koodo e acho que foi uns CAD 55 por 1GB, válido por 1 mês que usei por uns 10 dias… Um pouco mais caro, mas ainda assim funcionou bem e achei super válido.
No Chile esse ano comprei um chip na lojinha do aeroporto, da Entel acho… Paguei 10 dólares por 100MB… Não foi o melhor dos negócios, mas a moça já habilitou e pra usar por 5 dias achei ok… Era mais se precisasse de alguma info na rua, ou mandar whattsup… Coisa básica mesmo. Funcionou bem também…
🙂
Beijos!
Absurdo mesmo, né? Uma vez eu recebi uma ligação de propaganda da Vivo qnd estava nos EUA e ainda tive de pagar 40 reais por 2 min 🙁 E obrigado pelas dicas 🙂
Oie! Adorei o post, posso linká-lo no meu blog? Vai sair no Links da Semana hoje! Beijos, Amanda
http://www.amandaqui.com
Claro, Amanda. Pode lincar, sim 😉
olá Natalie! Ótimas dicas! No ano passado, estive em Viena e como precisava usar internet, comprei um chip deles, paguei acho que 25,00 euros e funcionou muito bem.
Agora o pedido de ajuda: agora em setembro, vou fazer o roteiro Mykonos, Barcelona, Estocolmo! Há algum tipo de chip ou determinada operadora que poderia usar direto ou vou ter que comprar um em cada destino?
Oi João.
Até hoje não descobri um chip que funciona em vários países e que tenha valores interessantes para internet. Ou seja, você precisará comprar um chip em cada país, mas eu só faria isso se fosse ficar mais de 4 dias por lá (ou se precisar muito de internet pro GPS, por exemplo), caso contrário é mais interessante usar a internet dos lugares que vc for 😉
Comprei o chip Holiday da Orange em Paris.
Além do pacote de dados e sms ele possui 1h de ligação internacional para qualquer lugar do mundo.
Achei que valeu muito a pena pq usei o gps e o mapa do metro o tempo todo.
A qualidade do 3g é excelente (muito superior à do brasil) fazendo ligação via skype e whatsapp tranquilamente.
Obrigado pela dica legal, Letícia! Vc conseguiu sair de lá com o chip já habilitado ou teve de esperar uns dias pra internet funcionar? Quando fui eu teria de esperar 2 dias 🙁
Oi, Fred,
Vc sabe qual o melhor chip para eu comprar para minha viagem ao Uruguai? Vou ficar lá por 10 dias.
Vi o da Movistar, mas não sei se presta.
Abraço
Oi Daniel.
Cara, nunca usei, mas parece que tem a Antel tb. Em todo caso, qualquer operadora deve ser boa o suficiente, afinal o país é pequeno 😛
Esse post pode lhe ajudar também:
Como usar a Internet 3G no exterior
Fui pro Uruguai, mas acabou que não usei nada, fiquei só no wifi mesmo…
em muitos lugares só o Wi-fi funciona bem, mas usar o roaming internacional não vale a pena nunca >.<
Vou ficar 25 dias na Italia. Estou pensando em adquirir o chip da VODAFONE, Utilizarei mais whats app. e talvez face, orem muito pouco telefone, Posteriormente passarei 3 dias na Espanha e 2 dias na Franca,,, Gostaria de uma dica (principalmente para Italia) de qual chip, devo adquirir, já que há várias opções..
Obrigado, e parabens pelos esclarecimentos
Oi José.
No post abaixo tenho uma lista com várias operadoras de todo o mundo:
Como usar a Internet 3G no exterior
Na Espanha, quase todo café, bar e restaurante tem wifi gratis, basta pedir “la clave” 😉 E na frança, bom, é pouco tempo, nem vale a pena gastar com isso.
tenta esse aqui quando for na itália q aparentemente ele serve para outros países da europa (pelo menos a versão da inglaterra):
Como usar a Internet 3G sem pagar roaming em vários países
Se conseguir usar, por favor me avise 🙂
Uma vantagem do roaming é poder comprar ingressos pela internet no exterior.
Pelo menos no Banco do Brasil, nesses casos ele manda um código de confirmação para o celular e aí não recebo e não consigo comprar os ingressos, já tive que pegar filas por isso…
Oi Luciana. Eita, essa questão é um tanto quanto complicada, pq o roaming normalmente é caro, mas se vc fizer pelo wifi e só habilitar a rede do celular em roaming internacional só para receber o SMS que precisa, daí acredito que você não gaste nada ou bem pouco, pois já recebi SMS no exterior e não gastei nada.
Ooi
Eu preciso saber qual operadora aqui no Brasil é compatível a o2 na Inglaterra, vc saber me informar?
Oi, Mateus.
Não sabemos te responder com exatidão. Você quer habilitar seu roaming internacional?