ATENÇÃO: o governo chileno segue com todas as fronteiras fechadas (aéreas, terrestres e marítimas) para tentar conter o avanço da COVD-19. A regra que mantém o fechamento completo do país até 30 de setembro segue em vigor. Nenhum turista estrangeiro poderá entrar no Chile neste período. Apenas chilenos ou residentes podem viajar até lá, já outros casos precisam de uma autorização especial de entrada.

Entretanto, vem boa notícia por aí: o Ministério da Saúde do Chile acabou de informar na sua conta oficial no Twitter seu plano de reabertura de fronteiras. Ela entrará em vigor a partir do dia 1 de outubro.

passeios por chiloe no sul do chile 06

Regras para entrada no Chile, brasileiros seguem proibidos

A partir de 1 de outubro, serão permitidas as entradas de estrangeiros não residentes no país desde que sigam as seguintes regras:

É preciso apresentar o PCR negativo feito 72 horas antes do embarque e se o voo tiver escalas considere o horário do último embarque.

Também é necessário preencher um formulário no site do governo chileno 48 horas antes da viagem. Ele se chama declaração jurada de condição de saúde. Lá você vai detalhar as informações da sua viagem e da sua saúde, isso vai gerar um QR code que deverá ser guardado.

No embarque leve o comprovante de seguro viagem que cubra despesas de COVID-19 durante todo o período da sua estadia no país. Lembre-se: ele deve ter uma cobertura mínima de 30 mil dólares para o tratamento da doença.

Mas atenção: o informativo oficial diz que é necessário fazer o cadastro no site Me Vacuno.gob para a emissão do Passe de Mobilidade, mas tentei entrar com meus dados de estrangeira e não consegui acesso completo porque o sistema só permitia a inclusão de documentos chilenos. (passe de movilidad, em espanhol).

Lembre-se também de levar o comprovante de imunização completo emitido pelo ConectSUS em espanhol.

Novas regras para entrar no Chile depois de outubro

Chile: quarentena para brasileiros

O país vai exigir cinco dias obrigatórias para quem apresentar o passe de mobilidade ou sete para quem não apresentar. O turista não poderá sair do hotel até terminar o período de quarentena.

Você será responsável por custear todas as despesas por esse período e só poderá sair para passear normalmente quando sua quarentena chegar ao fim.

Não se esqueça do seguro viagem!

Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.

Utilize o cupom SUNDAY5% para ter 5% de desconto!

Como se locomover em Santiago - dicas de transporte - ônibus

Reabertura das atrações, restaurantes e passeios no Chile

Como está o turismo no Chile hoje? Embora o país siga num ritmo avançado de vacinação (mais de 85% da população já foi vacinada, segundo dados oficiais), muitas atrações seguem fechadas ou com protocolos mais rígidos de visitação e com sua capacidade reduzida abaixo de 50%. Confira cada ponto no site oficial antes de visitá-lo e faça reservas nos restaurantes e vinícolas sempre que possível. As regiões também têm estipulados regras específicas de circulação e reabertura, o que dificulta o trânsito e as férias até mesmo dos chilenos já vacinados.

A fonte mais confiável e atualizada para confirmar os protocolos de visitação é o site oficial do ministério do turismo do Chile.

Passeios de neve em santiago do Chile 03

Voos do Brasil para o Chile

A LATAM nos enviou uma nota sobre a retomada de voos entre os dois países:

“A LATAM informa que segue operando voos reduzidos entre São Paulo/Guarulhos e Santiago. Para o mês de junho, estão previstos na primeira quinzena, dois voos semanais, às quartas e sábados. Para a segunda quinzena, há previsão de oito voos semanais, às segundas, terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

A LATAM reitera ainda que os passageiros devem consultar antes de seu voo as constantes atualizações das exigências do país de destino da sua viagem, observando as regras e restrições para o seu embarque. Para auxiliar nessa consulta, a LATAM está atualizando regularmente as informações em seu site.”

Já a empresa low cost chilena, Sky Airlines, também está operando voos semanais saindo de São Paulo e Rio de Janeiro para Santiago.

Rotas entre o Brasil e o Chile operadas pela Sky Airlines

Saindo de São Paulo:

  • Julho à setembro: voos aos domingos, terças e sextas às 12h45
  • A partir de outubro: voos diários às 12h45

Saindo do Rio de Janeiro:

  • Julho e agosto: voos às segundas, quintas e Sábados às 10h05
  • Setembro: voos às segundas, quartas, quintas e sábados às 10h05
  • A partir de outubro: voos diários às 10h05

Fique atento às políticas de cancelamento e remarcação das passagens.

Santiago: como ir do aeroporto ao centro? de transporte público

Atenção! Novas regras para entrada no Brasil

Ao entrar no Brasil, não é mais necessário apresentar um teste PCR negativo. Você deve preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) em até 24 horas antes da viagem.

Todos os documentos são conferidos pela cia aérea durante o check-in do seu primeiro voo, inclusive podem exigir seu comprovante de vacinação.