Falar de mercados em Montreal e da cena gastronômica da cidade é quase como falar de comida de buteco em Belo Horizonte :P Muitas das matérias que eu li antes de viajar para Montreal destacavam o talento nato da cidade para o hábito de se alimentar bem. Gastronomia é realmente serious business para os moradores da cidade e quem tem a ganhar com isso é o visitante que, assim como nós, também curte uma boa mesa ;) Como essa viagem rendeu menus fabulosos, as dicas de restaurantes vão ganhar um post próprio.

Mercados em Montreal - La maison du Bagel

Mercados em Montreal - Alguém de Portugal aí?

Essa paixão pela boa mesa extrapola os limites dos restaurantes. Encontramos diversas lojas super fofas de artigos para cozinha, lojas de temperos especiais e mercados populares. A mala não resistiu e até ela voltou mais cheinha para o Brasil :P

Mercados em Montreal

Visitamos dois mercados bem conhecidos em Montreal: o Jean Talon e Atwater.

Mercados em Montreal - Maçãs, muitas maçãsMercados em Montreal - Ice Cider

Eles lembram muito os mercados europeus com seus produtos fresquinhos, muitos aromas e cores diferentes, queijos, vinhos, peixes, especiarias e muito mais para enriquecer o piquenique de qualquer um. Como era véspera da Natal, foi bacana observar o corre-corre dos moradores para garantirem a melhor peça da carne tal, um outro queijo especial, um vinho para combinar, uma torta e uma boa baguete ainda quentinha para acompanhar o café :)

Mercados em Montreal - Diversidade de frutas

Vale a pena visitar os dois mercados?

Se você gosta de provar novos sabores, buscar um tempero diferente ou comprar guloseimas recém-saídas do forno, é um programa bem divertido na cidade. Dizem que tudo fica ainda mais alegre, colorido e movimentado no verão, quando esses mercados praticamente dobram de tamanho.

Mercados em Montreal - aspargos

Mercados em Montreal - 100% ovelha

Visitando o Mercado Jean Talon, não deixe de passar pelas lojas de especiarias La Dépense e Olives & Épices, ambas do Épices de Cru. Lá você encontrará temperos especiais do mundo todo, sais dos mais variados tipos e muitos azeites diferentes. Se você gosta de cozinhar, é difícil resistir a essas lojas :P

Mercados em Montreal - Alho

Mercados em Montreal - mais maçãs

Jean Talon

Endereço:

7070 avenue Henri-Julien

Corner of Henri-Julien and Jean-Talon

Montreal QC  H2S 3S3

Horários:

Todos os dias: 7 às 17h

Alguns dias da semana o mercado abre até mais tarde. No verão o horário pode mudar.

http://www.marchespublics-mtl.com/English/Jean-Talon/

Atwater

Endereço:

138 Atwater

Corner of Notre-Dame and Atwater

Montreal QC  H4C 2H6

Horários:

Todos os dias: 7 às 17h

Alguns dias da semana o mercado abre até mais tarde. No verão o horário pode mudar.

http://www.marchespublics-mtl.com/English/Atwater/

Lojas de artigos de cozinha

Caminhando por dois bairros diferentes, encontramos várias lojas de artigos de cozinha e decoração que sempre são uma perdição no caminho de quem está começando a equipar a sua cozinha ou está em busca de algum equipamento específico.

Mercados em Montreal - Especiarias

Cruzamos, sem querer, com a famosa loja Les Touilleurs na agradável Avenue Laurier Ouest. Já na simpática Rua Saint-Denis, encontramos diversas lojas, empórios e ateliês especiais. Só uma caminhada por essas regiões já valem o passeio :)

Les Touilleurs

Endereço:

152 avenue Laurier Ouest

Montréal (Québec)  H2T 2N7

http://www.lestouilleurs.com/The+store

Cooking class em Montreal: Atelier & Saveurs

Para completar nossa experiência antropológica-gastronômica, não poderíamos deixar de fazer uma aula de cozinha. Recorremos ao Atelier & Saveurs, uma escola de gastronomia com aulas práticas de culinária, cursos de drinks e degustações de vinho.

Mercados em Montreal - cogumelo

O ambiente é muito bacana e a ideia do projeto é sensacional. Você chega um pouco antes do almoço, começa a preparar a sobremesa, parte para o prato principal e termina a aula provando seu próprio prato junto com uma boa taça de vinho.

Mercados em Montreal - Aula de culinária

Durante a aula preparamos vieras gigantes com molho branco e cogumelos e de sobremesa um bolo de chocolate com creme inglês. Vejam a minha cara de quem está super habituada a grelhar vieiras :P

Mercados em Montreal - Fred tentando fazer bolinhos de chocolateMercados em Montreal - Natalie tentando grelhar vieiras

Mas fique atento a um detalhe: é importante fazer reservas para a aula e confirmar com o pessoal da escola a disponibilidade de uma aula inteiramente em inglês caso você não domine o francês. Senti falta da atenção da professora que preferia dar longas explicações em francês sobre o que ela estava preparando e depois resumia, em poucas palavras em inglês, o que ela havia dito.

Mercados em Montreal - Prato finalizado :)

Atelier & Saveurs

Endereço:

444 rue Saint Francois-Xavier

Montreal, Quebec H2Y 2T3

Telefone:

(514) 849-2866

http://www.lestouilleurs.com/The+store

Food Trucks em Montreal

Com os termômetros beirando os -20 graus, não conseguimos encontrar um Food Truck sequer nas ruas. Imagino que os donos de Food Trucks aproveitem a época para tirar alguns dias de férias :mrgreen:

Mercados em Montreal - Um pouco de neve

Hummm… só de lembrar desses dias já fico com água na boca :)

O Sundaycooks viajou para Montreal a convite da Canadian Tourism Commission.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    8 Comentários
  1. Que sonho esta cooking class <3

  2. Nossa, deu uma saudade danada de Montreal. Conhecemos o Jean Talon e comemos um sanduiche de linguiça com fritas por lá que foi inesquecível.
    Bom saber que vocês estão praticando … :)
    Quero ver como será o desempenho!!
    Bjs de e para todos.

    • Fala seu Edu!

      Cara, quero ir muito nesses mercados no verão. deve fervilhar de comida boa! Tb comi um sanduba de linguiça muito bom com repolho :P

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] Mercados em Montreal e a cena gourmet da cidade [...]

  2. […] Como um bom e variado mercado não poderia passar em branco aqui no Sundaycooks, corri para St Lawrence Market em Old Town para conferir se o pessoal de Toronto é tão fissurado nessa ideia da valorização dos ingredientes locais e da qualidade dos produtos fresquinhos quanto em Montreal  […]

  3. […] os mercados populares, passando pela aula de cozinha, até os restaurantes mais renomados, todas essas bem-vindas […]