O site do Transporte Público de Montreal (stm.info) é um dos mais organizados e fáceis de entender que eu já vi e isso se reflete na utilização do transporte público na cidade. Essa organização permite que turistas utilizem o transporte em Montreal de maneira mais simples e fácil.

Transporte em Montreal

Eu fiz esse mapinha com as linhas de metrô da cidade e a região que engloba a maior parte dos pontos turísticos de Montreal 😛

Claro que dentro dessa região há regiões mais procuradas como Old Montreal e seu Old Port, o Parque Olímpico e Jardim Botânico, a Catedral de Saint-Joseph du Monte-Royal e, claro, o Plateau-Mont-Royal onde você irá encontrar vários restaurantes, bares e lojinhas descoladas 🙂

Ofertas de Hotéis em Montreal

Ofertas de Hotéis em Old Montreal

Ofertas de hotéis no Plateau Mont Royal

Um pequeno detalhe, a linha em azul claro não é linha de metrô, mas sim o caminho para a subida do Mont-Royal que deve ser feita de carro ou ônibus, pois a subida é bem íngreme.

Como usar o metrô em Montreal?

O metrô de Montreal é composto de 4 linhas: Laranja, Verde, Azul e Amarela.

Transporte em Montreal - Estação de Metrô

A linha Laranja é a maior e a mais importante para os turistas, pois circunda praticamente toda a área marcada do mapa e suas estações são as mais próximas à Old Montreal, uma das regiões turísticas mais importantes e belas da cidade. Ela também fica a poucos quarteirões da Rua Saint-Catherine, a principal rua de compras da cidade, e também dá acesso à parte sul da cidade subterrânea.

a linha Verde é a segunda mais importante por causa do acesso ao Parque Olímpico e à parte norte e mais cobiçada da Cidade Subterrânea devido à alta concentração de lojas 😛

O metrô NÃO funciona 24h, portanto fique atento aos horários de funcionamento:

  • Segunda a Sexta: 5:30 até 00:35
  • Sábado: 5:30 até 1:00
  • Domingo: 5:30 até 00:30

Depois desses horários, apenas as linhas noturnas de ônibus funcionam.

Como estávamos hospedado próximos à estação de metrô e estava frio pacas, acabamos usando o metrô como meio de transporte principal na cidade. Se estivesse uma temperatura mais agradável, certamente teríamos optado por andar mais ônibus e caminhado mais para passear pela cidade 🙂

Não há linha de metrô ligando o aeroporto à cidade.Veja como ir do aeroporto ao centro de Montreal mais abaixo.

Transporte em Montreal - mapa do metrô de montreal

Veja o mapa interativo do metrô aqui.

Como usar o ônibus em Montreal?

Os ônibus de Montreal também aceitam os mesmos passes do metrô e ainda permitem que as passagens sejam pagas ali na hora, mas APENAS em moedas e no valor exato da passagem.

Ao contrário do metrô, descobrir as linhas de ônibus que você precisa pegar não é tarefa das mais fáceis se não utilizar alguma app ou site que calcule suas rotas. O Google Transit (opção de pesquisa do Google Maps) está disponível para a cidade e a app da própria STM também pode lhe ajudar nesse caso. Infelizmente ambas precisam de Internet para funcionar.

Transporte em Montreal - ônibus e nevasca

Durante nossa estadia, nós usamos o ônibus apenas uma vez para irmos da base do Parc du Mont-Royal até o topo, pois subir a pé não é para qualquer um :mrgreen:

Como o metrô não funciona 24h, algumas linhas de ônibus rodam no período da noite, portanto, se você estiver na rua depois de 00:30, as únicas opções são o taxi ou os ônibus noturnos. 

Linhas de ônibus de Montreal:

  • Linhas Locais: números de 10 a 299. Algumas linhas passando a cada 10 minutos no máximo.
  • Linhas Noturnas: números de 300 a 399. Funcionam durante a madrugada.
  • Linhas Expressas: números de 400 a 499. São linhas que param em menos pontos e, portanto, são mais rápidas.
  • Linhas Shuttle: números de 700 a 799. São linhas que vão de/para pontos específicos da cidade, sendo a linha mais importante a 747 que vai do aeroporto ao centro de Montreal passando por diversos hotéis.

Transporte em Montreal - mapa das linhas de ônibus

Veja o mapa de todas as linhas de ônibus aqui.

Tipos de passe de Metrô e ônibus

Os passes do transporte em Montreal (metrô e ônibus) são os mesmos e podem ser usados independentemente:

  • 1 viagem: 3,25 CAD
  • 2 viagens: 6,00 CAD (3 CAD cada passagem)
  • 10 viagens: 27 CAD (2,70 CAD cada passagem)
  • 1 dia: 10,00 CAD
  • 3 dias (consecutivos): 18,00 CAD
  • Final de semana (Unlimited Weekend > válido de 18h de Sexta a 5h de Segunda): 13,75 CAD
  • Semanal (Weekly CAM > válido entre Segunda e Domingo): 25,75 CAD

[Atualizado 14/11/2016]

Preço do Metrô e Transporte Público de Montreal - 01

Qual passe é melhor para mim?

  • Vou ficar 1 ou 2 dias em Montreal fora do fim de semana:
    • Passes de 1 dia são a melhor opção. Se você for ficar 2 dias, é melhor comprar o de 3 dias, pois sairá 2 dólares mais barato 🙂
  • Vou ficar 3 dias em Montreal fora do fim de semana:
    • Passe de 3 dias.
  • Vou passar o fim de semana em Montreal:
    • Unlimited Weekend. Lembrando que ele só vale entre 18h de Sexta até as 5h de Segunda.
  • Vou ficar de 4 a 7 dias em Montreal, mas não será dentro da mesma semana:
    • Use uma mistura das opções acima 🙂
  • Vou ficar de 4 a 7 dias em Montreal durante a mesma semana (entre Segunda e Domingo):
    • Weekly CAM. Note que este passe vale da primeira utilização até a 0h da Segunda seguinte e NÃO 7 dias consecutivos como imaginamos. Ou seja, se você utilizá-lo no Sábado, ele só valerá até a 0h da Segunda seguinte, ou seja, não compensará a compra. Confesso que não entendi a utilidade deste passe. Ele provavelmente foi feito para quem mora em Montreal e não para turistas.

Como comprar os passes de metrô e ônibus?

Os passes podem ser comprados nas maquininhas das estações de metrô:

Transporte em Montreal - máquina de compra de passes de metrô e ônibus

Transporte em Montreal - Escolha a línguaTransporte em Montreal - Escolha o tipo de passe

Transporte em Montreal - Escolha a quantidadeTransporte em Montreal - É só pagar: Dinheiro ou cartão

Peço desculpas pelas fotos. A câmera acabou me trollando :/

Como é pegar táxi em Montreal?

Pegar táxi em Montreal é bem tranquilo e há táxis andando por toda a cidade com frequência. Durante as madrugadas fora dos bairros mais turísticos ou quando há nevascas muito fortes pode ser um pouco mais difícil conseguir um. Por isso, ande sempre com o telefone de algumas centrais de táxi no bolso para alguma emergência. Seu hotel pode lhe ajudar a encontrar os números ou com aplicativos como o Easy Taxi 🙂

Transporte em Montreal - Táxi de noite

No nosso caso, não chegamos a precisar de ligar para nenhuma central, pois nos hotéis, restaurantes e mesmo nas ruas sempre conseguimos pegar táxis rapidamente. Somente em um dos dias de nevasca é que demoramos uns 15 minutos para conseguir um táxi na rua durante a noite. A dica nesses casos é encontrar uma rua maior ou principal, pois as ruelas muitas vezes ficam intransitáveis.

Transporte em Montreal - Essa não é uma boa rua para tentar pegar um táxi

Nossas corridas de táxi, na maioria das vezes de noite, ficavam sempre entre 8 e 15 dólares já com gorjeta para ir de Old Montreal para algum lugar do centro e vice-versa.

Como ir do aeroporto ao centro de Montreal?

Não há nenhuma linha de metrô que vá do centro de Montreal até o Aeroporto e vice-versa, mas há uma linha de ônibus especial (Linha Shuttle 747) que faz esse caminho, passando pelos principais hotéis da cidade. A passagem desse ônibus custa 10 dólares (confirme na tabela atualizada acima) e lhe permite usar o transporte público por 24h. Você pode utilizar tranquilamente o passe de 1 dia, 3 dias, Unlimited Weekend ou Weekly CAM para usar essa linha.

Agora, se você está cansado ou o clima não está ajudando, você pode pegar um táxi do Aeroporto até o centro de Montreal pelo preço fixo de 40 dólares mais gorjeta (4 a 8 dólares). Esse mesmo preço é praticado para ir do centro de Montreal até o aeroporto.

Transporte em Montreal - Bom momento para usar o Réseau

A cidade subterrânea de Montreal (ou Réseau)

Montreal tem os túneis de pedestres subterrâneos de maior extensão do Canadá, totalizando cerca de 33 km de extensão, enquanto Toronto tem a segunda maior “cidade subterrânea” com 28 km.

Transporte em Montreal - Clima ruim, pegar um táxi pode ser a melhor opçãoTransporte em Montreal - Coitados dos donos desses carros

Esses túneis são chamados de Réseau (RES) ou Cidade Subterrânea, porque você pode fazer praticamente tudo o que você faria normalmente caminhando por eles. Lojas, estações de metrô, hotéis, lanchonetes, bancos, enfim, tudo o que normalmente encontramos nas ruas de Montreal pode ser encontrado andando pelos túneis.

Transporte em Montreal - Um dos shoppings da cidade subterrâneaTransporte em Montreal - algumas lojinhas de comida da cidade subterrânea

Esses túneis são ótimos para escapar do frio e das nevascas, mas infelizmente estão limitados à parte mais central da cidade e, às vezes, podem dar uma volta enorme para chegar nos lugares. Se o frio estiver suportável, pode ser mais rápido você cortar caminho pela superfície que andar pelo Réseau.

Transporte em Montreal - placas de localisação do RES

Transporte em Montreal - Onde está Wally no RES?

No dia da grande nevasca, resolvemos experimentar o Réseau entre nosso hotel que ficava na Square Victoria e o Centre Eaton. Foi ótimo ter essa opção, caso contrário não teríamos como sair do hotel, mas levamos pelo menos 50 minutos para chegar lá, enquanto a pé em um dia normal levaríamos em torno de 20 minutos.

Transporte em Montreal - Mapa da cidade subterrânea (réseau)

Agora, se você está de metrô, essa cidade subterrânea é uma mão na roda, pois as estações dessa região têm acesso aos túneis e você pode praticamente sair de casa, pegar o metrô, fazer compras e resolver sua vida sem nem sentir frio direito 😛

Transporte em Montreal - Bicicleta, no inverno? Acho que não :P

Andar de bicicleta em Montreal é bem comum e se a temperatura permitir, aproveite, a cidade fica muito mais charmosa assim. Só não tente fazê-lo no inverno :mrgreen:

Tem alguma dica legal sobre transporte em Montreal?

Chegou a usar o Réseau no verão? E os ônibus? Como foi?

O Sundaycooks viajou para Montreal a convite da Canadian Tourism Commission.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    37 Comentários
  1. Obrigada pela dica Fred.
    Sobre o Wewkly Cam que você acha que não é vantagem.. eu chego no domingo e minha irmã vai me buscar, só utilizarei o ônibus e metro na segunda e vou ficar até a outra segunda. O Weekly cam nesse caso não seria vantagem? a validação vai na hora que você compra ou na hora que passar no validador.. pois posso comprar no domingo e só utilizar na segunda?

    obrigada

    • Oi Debora. Realmente, esse passe seria interessante pra vc. Mas lembre-se de que ele vale da primeira utilização até a 0h da segunda seguinte, ou seja, se utilizar no sábado ou domingo, ele só vale até a segunda.

      Nesse caso, vc pode comprá-lo e só começar a utilizar na segunda até domingo. Na outra segunda vc precisaria de um outro passe se for o caso.

  2. Fred e Natalie, parabéns pelo blog! Sensacional! Altas dicas!
    No próximo dia 25 de junho vou para o Canadá com minha esposa e filha pequena (03 anos). Ficaremos em Toronto onde minha esposa vai fazer um curso (3 semanas) e nos finais de semana pretendemos viajar para conhecer Montreal e Quebec. No momento estamos cotando passagem aérea para Montreal e pelo o que vimos existem dois aeroportos na cidade. Gostaríamos de confirmar se o aeroporto Trudeau é o mais próximo da cidade e se criança com 03 anos paga para utilizar transporte público. Agradecemos se puderem nos responder. Abs

    • Obrigado, Pedro 🙂

      Crianças até 5 anos não pagam passagem no transporte público da cidade e o aeroporto de Trudeau é o mais próximo e o principal da cidade 🙂

  3. Olá Fred, obrigado pelo retorno. Estaremos em Montreal no final de semana dos dias 10 a 12 de julho. Ficaremos no Hotel L’Appartement e com certeza vamos usar suas dicas de transporte e também de alimentação (o post sobre os lugares descolados para comer em Montreal já está salvo!). Depois passo por aqui para deixar nossas impressões da viagem. Abs

  4. Olá!
    Qual o trajeto do ônibus 747? Ele passa pela Rue Saint Denis?
    Esses tickets ilimitados são para uso individual ou podem ser utilizados por mais de uma pessoa?

  5. As dicas me ajudaram muito!
    Tenho uma dúvida: chegarei sexta-feira de manhã em Montreal. Se eu comprar o passe unlimited weekend ele já serve para embarcar no ônibus 747? Ou ele serviria apenas para embarque após as 18h?
    Obrigado!

  6. Fred. Tudo bem? Estou indo para montreal em dezembro e tenho uma duvida, se eu comprar o tiket semanal posso usar no onibus 747 que vai do aeroporto para a cidade. E se não puder se eu comprar o ticket do onibus 747 de 10 CAD posso usar depois no metro no mesmo dia. Obrigada Marlene

    • Oi Marlene.

      Você está certa 🙂 Tanto os passes de 1 dia ou mais dá direito ao uso no ônibus 747, quanto o do ônibus 747 dá direito a usar o transporte público na cidade por 24 horas 🙂

  7. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Transporte em Montreal – Sunday Cooks […]

  2. 1 2