Mais do que as oscilações de temperatura e neuroses sobre as questões de segurança, um item que me preocupava bastante antes de embarcar para Israel era a mala. Eu não sabia direito o que levar, como deveria me vestir nos lugares sagrados ou como faria para me adequar aos costumes locais suportando todo aquele calor.
Como se vestir em Israel?
Decidir que roupas usar em Israel não é difícil, mas é preciso entender que, apesar do país se dizer moderno, muitos códigos de conduta tradicionais ainda estão presentes e são levados muito à sério. Cabe a nós usarmos o que eles consideram adequado, pois isso é parte da cultura local.
Tel Aviv
Tel Aviv é um ponto fora da curva com relação à maneira de se vestir. Considerada a cidade mais vanguardista de Israel, lá não existem motivos para se preocupar com o dress code: vale usar shorts, regata, decote, vestidinho curto e qualquer outro tipo de peça que amenize a sensação de calor.
Cidades Sagradas e de forte tradição religiosa
Já destinos com fortes tradições religiosas, como Jerusalém, Akko e Safed, pedem um pouco mais de cautela da nossa parte, principalmente se você é mulher. Usar decotes, bermudas ou saias curtas não é boa ideia e tanto sinagogas, quanto mesquitas ou catedrais podem não liberar sua entrada.
Nessas cidades, o ideal é que as mulheres sempre cubram as pernas e o colo. Uma saia longa, um vestido mais folgado, calças leves e jeans que não marquem, além de camisetas ou camisas mais fresquinhas, são permitidas e essenciais para tentar escapar do calor. Eu, por exemplo, usei uma pantalona de tecido leve e blusinhas de malhas mais finas.
Por sermos turistas, as regras às vezes são maleáveis e em muitos lugares não é necessário cobrir completamente os cabelos. Entretanto é importante levar um lenço grande que possa ser usado para cobrir os ombros ou a cabeça caso preciso, já que algumas mesquitas e sinagogas podem ser mais rígidas.
Mar Morto
No Mar Morto, os biquínis são liberados, mas fio dental não me soa como uma boa ideia. Na hora de sair da praia e seguir para seu hotel, nada de caminhar apenas com traje de banho como faríamos por aqui. O ideal é se cobrir novamente, seja com uma saída de praia grande, seja com uma roupa casual.
Planeje sua viagem:
Que roupas levar para Israel?
Não se preocupe com roupas muito elaboradas. O objetivo é levar para Israel uma mala leve e que tenha peças mais casuais, porque o ambiente costuma ser informal mesmo nos lugares mais chiques. Para o jantar, calças jeans, blusas ou vestidos são perfeitos.
Como é normal caminhar muito em lugares como Tel Aviv e Jerusalém, leve sapatos confortáveis. Nada de salto, pois as cidades históricas costumam ter ruas e calçadas irregulares. Eu também daria preferência para calçados fechados, porque o clima é muito seco e pode maltratar sua pele.
Não esqueça também dos óculos de sol, chapéu ou boné, acessórios muito importantes.
Que roupas levar para Israel no inverno?
No inverno, como as temperaturas costumam baixar consideravelmente de noite, leve um bom casaco, além das calças e camisetas leves para o dia, pois o sol também não perdoa. Veja mais sobre o clima no pais no texto: qual a melhor época para viajar para Israel?
No nécessaire: cuidados básicos essenciais
Não esqueça o protetor solar, hidratante e algo para proteger o cabelo. Mesmo no inverno, o sol brilha forte e é melhor não bobear com os raios UVA e UVB. Além disso, o clima muito seco afeta rapidamente nossa pele.
Água termal, lenço umedecido, hidratante labial, soro fisiológico ou spray nasal também são muito importantes para amenizar o desconforto causado pela sensação de aridez. Não se esqueça dos itens de higiene pessoal.
Farmacinha básica
Leve também uma farmacinha básica com aqueles remédios que você está acostumado a tomar quando sente dor de cabeça, resfriado, indisposição estomacal ou um mal-estar qualquer.
Ah! E não viaje sem um seguro viagem na bagagem.
O Sundaycooks viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel.
Gostei muito das informações e gostaria também de saber o tipo de mala que é mais conveniente para levar e bolsa de mão.
meu projeto de viagem é nos dias 12 de janeiro de 2021 à 22 de janeiro de 2021 já esta tudo nos confirmes só aguardando este esperado momento se assim Deus permitir.
Boa noite.
OI, Fátima!
Você já comprou as passagens? Sabe me dizer se elas incluem o despacho gratuito de bagagem? Pergunto isso porque pode influenciar na resposta da sua primeira dúvida 😉
Gostei de suas sujestoes. Podes mr informar qto gasta uma pessoa por dia em Jerusalem no ano de 2022 com comida e passeios diarios. Fico no aguardo. Obrigada.
Oi, Carlina.
Infelizmente fica um pouco difícil projeta o quanto cada um vai gastar por dia em Israel porque tudo depende dos estilos de passeios escolhidos, assim como dos níveis de restaurantes. Os preços mudaram muito depois da pandemia.
Gostei das dicas
Muito obrigada, Silvia!
Boa viagem
Amei as dicas e orientações, pra mim foi ótimo. Me aliviou em tudo. Deus abençoe.
Muito obrigada, Silvia!
Fico feliz por ter ajudado.
Gostei muito das dicas, estou planejando minha viagem pra Israel para próximo ano. É tranquilo a viagem pela terra Santa?
Oi, Saionara.
Eu repensaria essa viagem nesse momento por questões de segurança, tendo em vista o cenário complexo da guerra.