Sem olhar no mapa, se você tivesse que montar um roteiro por Israel, quais seriam os primeiros destinos na sua lista? Aposto que seriam Jerusalém, Tel Aviv, Mar Morto e, quem sabe, a região da Galileia. Uma das grandes belezas do país é poder conhecer uma impressionante variedade de cidades e culturas convivendo dentro de seu pequeno território. Num dia estamos imersos nas tradições judaicas, no momento seguinte aprendemos sobre a fé Bahá’í e posteriormente visitamos cenários lunares. Vem comigo descobrir outras paisagens incríveis da Terra Santa:)

Israel lugares além do básico - 10

Um roteiro por uma Israel diferente e menos conhecida

Sem dúvidas, viajar por Israel é tomar um banho de imersão em milhares de anos de história inesquecíveis. Para deixar sua viagem ainda mais completa, aí vão quatro pitacos de destinos diferentes que valem a visita!

Israel lugares além do básico - 14

Akko (Acre ou Acro em português)

Banhada pelo mar Mediterrâneo, Akko figura a lista de patrimônios da UNESCO desde 2001 graças à sua história milenar. Por suas ruelas fáceis de se perder, passaram diversos povos desde os cruzados e os otomanos até Napoleão Bonaparte.

Israel lugares além do básico - 03

Israel lugares além do básico - 01

Muralhas, antigas fortalezas e passagens subterrâneas, ajudam a preservar o passado dessa cidade que guarda uma das mesquitas mais importantes de Israel (acredita-se que ali estão alguns fios da barba de Maomé) e um monastério cristão da ordem de monges hospitalários (que construíram um grande espaço para receber os peregrinos que vinham da Europa), além de banhos turcos e salões erguidos por cavalheiros templários.

Israel lugares além do básico - 02

Israel lugares além do básico - 04

Hoje ela é um reduto de pescadores, tem um pequeno mercado popular peculiar e vê o turismo crescer a cada ano graças ao seu legado histórico bem preservado.

Israel lugares além do básico - 05

Israel lugares além do básico - 06

Haifa

Terceira maior cidade de Israel, Haifa também é conhecida por ser um grande centro de convergência de diferentes religiões, além de ser um importante espaço de arte e tecnologia. Seu grande porto é usado como ponto de parada de cruzeiros, sendo fácil chegar até lá numa rápida travessia de barco saindo de Akko.

Israel lugares além do básico - 08

Haifa também ficou muito conhecida por ser o Centro Mundial da fé Bahá’í, uma religião que tem mais de 6 milhões de adeptos pelo mundo e que está presente no Brasil desde 1921. De um modo geral, eles acreditam que todas as religiões emanam de uma mesma fonte espiritual e compartilham do mesmo Deus.

Perto dos imensos jardins Bahá’í, fica a Igreja Carmelita dedicada ao profeta Elias, de onde surgiram os primeiros escapulários. Na cidade, ainda é possível encontrar a Igreja Santa Maria, da paróquia dos gregos ortodoxos e a única comunidade muçulmana Ahmadiyya, um movimento religioso que busca pela paz entre as nações.

Israel lugares além do básico - 09

Entre bairros modernos e tradições religiosas, Haifa também é o lar de uma grande comunidade de imigrantes alemães e de árabes, tanto muçulmanos, quanto cristãos. É esse mix de culturas que torna o destino ainda mais cativante 🙂

Safed (ou Zfat)

Safed é considerada uma cidade mística e uma das quatro localidades mais importantes para o judaísmo. Desde os idos de 1600, ela é considerada um centro espiritual e até hoje é o principal centro da cabala no mundo.

Israel lugares além do básico - 20

Muitos acreditam que a cabala é o equivalente à física quântica do judaísmo por ser um estudo extremamente complexo.  A base dessa tradição importante foi concebida entre as mesquitas de Safed que podem ser visitadas pelos turistas que passam pela cidade.

Israel lugares além do básico - 22

Israel lugares além do básico - 21

Uma curiosidade importante: o azul, segundo a cabala, é a cor da proteção, por isso, encontramos vários detalhes pintados nessa cor.

Israel lugares além do básico - 18

Ela também é muito conhecida pelo trabalho de seus artesãos e um passeio pelo bairro dos artistas, antes chamado de bairro árabe, é uma festa aos olhos, tamanha a quantidade de itens que seguem as tradições ancestrais e preservam sua cultura única até hoje. Safed é, sem dúvidas, uma cidade para ser percebida nos detalhes.

(Safed é a cidade mais alta da Galileia. Como geralmente pensamos na região seguindo alguns passos do cristianismo, achei legal incluí-la na lista trazendo uma outra perspectiva).

Israel lugares além do básico - 16

Massada

“Um cenário impressionante” talvez seja a melhor definição para Massada.

Israel lugares além do básico - 11

Da janela do teleférico, somos tomados por aquela sensação de pequenez diante da imensidão de Massada e da história também milenar deste outro patrimônio importante de Israel.

Israel lugares além do básico - 15

As ruínas de Massada ficam no alto de uma montanha no meio do deserto, cujo horizonte chega a tocar a face oriental do Mar Morto. Para quem gosta de arqueologia, esse é um passeio singular, tendo em vista que a fortaleza foi construída no ano 30 a.c. pelo excêntrico rei Herodes.

Israel lugares além do básico - 13

Essa enorme fortificação foi palco de uma grande batalha do povo judeu contra o império romano no ano de 68 a.c. Dá pra imaginar como deve ter sido intenso a tomada de Massada há mais de 2 mil anos?

Israel lugares além do básico - 12

Para os mais corajosos, Massada pode ser acessada pela trilha chamada “rota da serpente” ou de bondinho para quem preferir fugir do sol escaldante do deserto 😉

Leia também:

PS: Ainda tenho muitos posts para escrever sobre Israel. Cada cidade ou região sugerida nesse texto, vai ganhar um guia exclusivo em breve, por isso não deixe de assinar o blog aí em baixo 😉

Israel lugares além do básico - 17

Israel lugares além do básico - 19

O Sundaycooks viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    2 Comentários
  1. Massada é um lugares mais incríveis que já visitei na vida.
    Vale mesmo muito a pena visitar esse lugar.

    Haifa é uma dica interessante também.

Deixe seu Comentário