atualizado em:

Qual a melhor época para viajar para Israel?

Decidir qual a melhor época para viajar para Israel é mais complexo do que parece, assim como quase todas as questões que envolvem o país.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

…passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz”. (Gênesis 7:4)

É, meu amigo, desde os primórdios bíblicos, o clima sempre foi uma questão a ser considerada na hora de planejar uma viagem. Condições climáticas e calendários religiosos diferentes são alguns dos fatores para levar em consideração na hora de conhecer esse pedacinho do planeta chamado Israel.

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 02

Quando viajar para Israel?

Por se tratar de um destino importantíssimo para as três maiores religiões do mundo moderno, Israel recebe inúmeras peregrinações durante o ano todo. Cada uma delas afeta diretamente a ocupação dos hotéis e influencia o ritmo e, consequentemente, o orçamento das viagens.

O clima em Israel

Apesar de Israel ser um país pequeno, o clima pode variar consideravelmente de norte a sul, de Haifa a Éilat, de Tel-Aviv à Jordânia, do Mar da Galileia ao Mar Morto.

Pensando nos termômetros, o ideal seria viajar na primavera (abril/maio) ou no outono (outubro/novembro), quando as temperaturas são mais amenas, ficando em torno dos 20 graus. Entre o Mar Morto e o Mar da Galileia e nas regiões mais desérticas, os termômetros devem mostrar números mais elevados. Lembrando que como o país está no hemisfério norte, as estações do ano são inversas às nossas.

O ideal é viajar para Israel na primavera e no outono.

Mesmo com temperaturas amenas, ainda é possível pegar uma prainha em Tel-Aviv. Só não se esqueça de beber muita água e caprichar no protetor solar e no hidratante, pois o clima é muito seco.

Evite a qualquer custo viajar durante o verão (julho e agosto), quando o calor passa dos 30 graus e pode chegar facilmente aos 40. Acredita, você não quer pegar essas temperaturas no Deserto de Massada. Já o inverno costuma ser mais chuvoso e frio. Ou seja, em ambos os casos, sua viagem pode perder o ritmo por motivos climáticos.

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 06

Calendário judaico e cristão

Agora que você já sabe que a primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Israel, vou te contar que também é preciso incluir o calendário religioso nessa equação. Israel adota o calendário judaico e não o gregoriano como nós. Isso faz com que as datas dos principais feriados do país sejam móveis.

Fique atento e tente evitar esses períodos porque os preços dos hotéis costumam subir e até a contratação de guias locais pode ser dificultada.

Algumas datas judaicas importantes no país:

Entre meados de setembro e início de outubro acontecem algumas das principais celebrações:

  • Rosh Hashanah é a comemoração do Ano Novo Judaico e acontece no primeiro dia do mês de Tishrei do calendário judaico (equivalente ao mês de setembro).
  • Yom Kippur, o Dia do Perdão, é considerada a data mais importante para os judeus. Também acontece no mês de Tishrei e muitos ritos religiosos são feitos este período.
  • O Sucot marca os 40 anos de êxodo dos hebreus no deserto após sua saída do Egito.

entre março e começo de abril são comemorados:

  • Purim, uma festa que marca a salvação dos judeus persas do plano de Hamã.
  • Pessach, a celebração que recorda a fuga dos hebreus do Egito, também conhecida como o aniversário do Êxodo.

Todas essas datas são móveis de acordo com o início das comemorações do Rosh Hashanah, o ano novo judaico.

Por ser um povo muito ligado às suas raízes e tradições, essas épocas especiais costumam vir acompanhadas de movimentos migratórios, festividades diferentes e até mesmo períodos de férias gerais, quando muitos comércios ficam fechados.

Pensando no calendário cristão, o Natal e Páscoa também representam a alta temporada no país que recebe peregrinos do mundo todo.

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 04

Então, quando ir para Israel?

Levando o clima e o calendário religioso em consideração, as melhores épocas para viajar para Israel são de abril a maio e de outubro a novembro. Dessa forma, você consegue fugir da alta temporada, das caravanas e ainda encontra um clima mais ameno. Ah, e não esqueça o protetor solar! O sol não perdoa por aquelas bandas 😉

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 07

O Sundaycooks viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel.

Assine nossa newsletter!