atualizado em:

Qual a melhor época para viajar para Israel?

Decidir qual a melhor época para viajar para Israel é mais complexo do que parece, assim como quase todas as questões que envolvem o país.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

…passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz”. (Gênesis 7:4)

É, meu amigo, desde os primórdios bíblicos, o clima sempre foi uma questão a ser considerada na hora de planejar uma viagem. Condições climáticas e calendários religiosos diferentes são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na hora de conhecer esse pedacinho do planeta chamado Israel.

Quando viajar para Israel?

Por se tratar de um destino importantíssimo para as três maiores religiões do mundo moderno, Israel recebe inúmeras peregrinações durante o ano todo. Cada uma delas afeta diretamente a ocupação dos hotéis e influencia o ritmo e, consequentemente, o orçamento das viagens.

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 02

O clima em Israel

Apesar de Israel ser um país pequeno, o clima pode variar consideravelmente de norte a sul, de Haifa a Éilat, de Tel-Aviv à Jordânia, do Mar da Galileia ao Mar Morto.

Pensando nos termômetros, o ideal seria viajar na primavera (abril/maio) ou no outono (outubro/novembro), quando as temperaturas são mais amenas, ficando em torno dos 20 graus. Entre o Mar Morto e o Mar da Galileia e nas regiões mais desérticas, os termômetros devem mostrar números mais elevados. Lembrando que, como o país está no hemisfério norte, as estações do ano são inversas às nossas.

O ideal é viajar para Israel na primavera e no outono.

Mesmo com temperaturas amenas, ainda é possível pegar uma prainha em Tel-Aviv. Só não se esqueça de beber muita água e caprichar no protetor solar e no hidratante, pois o clima é muito seco.

Evite a qualquer custo viajar durante o verão (julho e agosto), quando o calor passa dos 30 graus e pode chegar facilmente aos 40. Acredita, você não quer pegar essas temperaturas no Deserto de Massada. Já o inverno costuma ser mais chuvoso e frio. Ou seja, em ambos os casos, sua viagem pode perder o ritmo por motivos climáticos.

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 06

Calendário judaico e cristão

Agora que você já sabe que a primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Israel, é preciso incluir também a questão do calendário religioso nessa equação. O país adota o calendário judaico e não o gregoriano como nós. Isso faz com que as datas dos principais feriados do país sejam móveis.

Fique atento e tente evitar esses períodos porque os preços dos hotéis costumam subir e até a contratação de guias locais pode ser mais difícil.

Algumas datas judaicas importantes em Israel:

Entre meados de setembro e início de outubro são realizadas algumas das principais celebrações:

  • Rosh Hashanah é a comemoração do Ano Novo Judaico e acontece no primeiro dia do mês de Tishrei do calendário judaico (equivalente ao mês de setembro).
  • Yom Kippur, o Dia do Perdão, é considerada a data mais importante para os judeus. Também é celebrada no mês de Tishrei e muitos ritos religiosos são feitos este período.
  • O Sucot marca os 40 anos de êxodo dos hebreus no deserto após sua saída do Egito.

entre março e começo de abril são comemorados:

  • Purim, uma festa que marca a salvação dos judeus persas do plano de Hamã.
  • Pessach, a celebração que recorda a fuga dos hebreus do Egito, também conhecida como o aniversário do Êxodo.

Todas essas datas são móveis de acordo com o início das comemorações do Rosh Hashanah, o ano novo judaico.

Por ser um povo muito ligado às suas raízes e tradições, essas épocas especiais costumam vir acompanhadas de movimentos migratórios, festividades diferentes e até mesmo períodos de férias gerais, quando muitos comércios ficam fechados.

Pensando no calendário cristão, o Natal e Páscoa também representam a alta temporada no país que recebe peregrinos do mundo todo.

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 04

Então, quando ir para Israel?

Levando o clima e o calendário religioso em consideração, as melhores épocas para viajar para Israel são de abril a maio e de outubro a novembro. Dessa forma, você consegue fugir da alta temporada, das caravanas e ainda encontra um clima mais ameno. Ah, e não esqueça o protetor solar! O sol não perdoa por aquelas bandas.

Ah! Tire todas suas dúvidas sobre como organizar sua mala no post: O que levar na mala para Israel?

Qual a melhor época para viajar para Israel? Quando ir? - 07

O Sundaycooks viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel.

Assine nossa newsletter!

Comentários