atualizado em:

Posso levar roupas curtas e leves para Israel?

Confira algumas dicas essenciais sobre como se vestir em Israel e o que levar na mala para facilitar a organização da sua viagem.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Mais do que as oscilações de temperatura e neuroses sobre as questões de segurança, um item que me preocupava bastante antes de embarcar para Israel era a mala. Eu não sabia direito o que levar, como deveria me vestir nos lugares sagrados ou como faria para me adequar aos costumes locais suportando todo aquele calor.

Como se vestir em Israel?

Decidir que roupas usar em Israel não é difícil, mas é preciso entender que, apesar do país se dizer moderno, muitos códigos de conduta tradicionais ainda estão presentes e são levados à sério. Cabe a nós usarmos o que eles consideram adequado, pois isso é parte da cultura local.

Como se vestir em Israel e que roupa levar - 03

Tel Aviv

Tel Aviv é um ponto fora da curva com relação à maneira de se vestir. Considerada a cidade mais vanguardista de Israel, lá não existem motivos para se preocupar com o dress code: vale usar shorts, regata, decote, vestidinho curto e qualquer outro tipo de peça que amenize a sensação de calor.

Cidades Sagradas e de forte tradição religiosa

Já destinos com fortes tradições religiosas, como Jerusalém, Akko e Safed, pedem um pouco mais de cautela da nossa parte, principalmente se você é mulher. Usar decotes, bermudas ou saias curtas não é boa ideia e, tanto sinagogas, quanto mesquitas ou catedrais, podem não liberar sua entrada.

Como se vestir em Israel e que roupa levar - 04

Nessas cidades, o ideal é que as mulheres sempre cubram as pernas e o colo. Uma saia longa, um vestido mais folgado, calças leves e jeans que não marquem, além de camisetas ou camisas mais fresquinhas, são permitidas e essenciais para tentar escapar do calor. Eu, por exemplo, usei uma pantalona de tecido leve e blusinhas.

Por sermos turistas, as regras às vezes são maleáveis e em muitos lugares não é necessário cobrir completamente os cabelos. Entretanto é importante levar um lenço grande que possa ser usado para cobrir os ombros ou a cabeça caso preciso, já que algumas mesquitas e sinagogas podem ser mais rígidas.

Como se vestir em Israel e que roupa levar - 06

Mar Morto

No Mar Morto, os biquínis são liberados, mas fio dental não me soa como uma boa ideia. Na hora de sair da praia e seguir para seu hotel, nada de caminhar apenas com traje de banho como faríamos por aqui. O ideal é se cobrir novamente, seja com uma saída de praia que cubra o corpo, seja com uma roupa casual.

Como se vestir em Israel e que roupa levar - 01

Que roupas levar para Israel?

Não se preocupe com roupas muito elaboradas. O objetivo é levar para Israel uma mala leve e que tenha peças mais casuais, porque o ambiente costuma ser informal mesmo nos lugares mais chiques. Para o jantar, calças jeans, blusas ou vestidos são ideais.

Como é normal caminhar muito em lugares como Tel Aviv e Jerusalém, leve sapatos confortáveis. Nada de salto, pois as cidades históricas costumam ter ruas e calçadas irregulares. Eu também daria preferência para calçados fechados, porque o clima é muito seco e pode maltratar sua pele.

Não esqueça também dos óculos de sol, chapéu ou boné, acessórios muito importantes.

Que roupas levar para Israel no inverno?

No inverno, como as temperaturas costumam baixar consideravelmente de noite, leve um bom casaco, além das calças e camisetas leves para o dia, pois o sol também não perdoa.

No nécessaire: cuidados básicos essenciais

Não esqueça o protetor solar, hidratante e algo para proteger o cabelo. Mesmo no inverno, o sol brilha forte e é melhor não bobear com os raios UVA e UVB. Além disso, o clima muito seco afeta rapidamente nossa pele.

Água termal, lenço umedecido, hidratante labial, soro fisiológico ou spray nasal também são muito importantes para amenizar o desconforto causado pela sensação de aridez. Não se esqueça dos itens de higiene pessoal.

Como se vestir em Israel e que roupa levar - 02

Farmacinha básica

Leve também uma farmacinha básica com aqueles remédios que você está acostumado a tomar quando sente dor de cabeça, resfriado, indisposição estomacal ou um mal-estar qualquer.

Ah! E não viaje sem um seguro viagem na bagagem.

O Sundaycooks viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel.

Assine nossa newsletter!