A Holanda é geograficamente pequena, mas é enorme em importância para a humanidade e repleta de características exclusivas. Essa grandeza acabou levando suas histórias e sua cultura para muito além das suas fronteiras, criando admiração de outros povos e, também, criando muitos mitos sobre o país e os hábitos do povo holandês.
Mitos holandeses
Para ajudar você a chegar lá sabendo o que é papo-furado e o que é verdadeiro, fizemos essa pequena lista com mitos e verdades sobre a Holanda. Pode ter certeza: você vai se surpreender!
A maconha é liberada na Holanda
Vamos começar por esse que talvez seja o maior mito sobre o país.
Não, a maconha não é liberada na Holanda.
O que acontece é uma mistura de algumas liberdades com vista grossa do governo, gerando um cenário meio, digamos, esfumaçado.
Em resumo e de forma simplificada, é assim: os coffee shops (e apenas os coffee shops) podem vender maconha de forma regulamentada. As regras exigem que nada seja vendido a menores de 18 anos, não sejam vendidos álcool nem outras drogas pesadas, não haja bagunça nos arredores do coffee shop, não seja feita propaganda e, o mais importante, não sejam vendidas mais do que 5 gramas de maconha por cliente e o coffee shop não tenha mais do que meio quilo de erva no estoque.
Então como os coffee shops fazem para conseguir a maconha? Bem, aí entra a vista grossa do governo e o jeitinho holandês para lidar com o assunto, porque o pessoal não fica sem produto para vender.
Mas liberada, liberada mesmo, a maconha não é.
Confira dicas de Amsterdam:
As holandesas usam sapatos de madeira
Sim! E não apenas as mulheres holandesas que usam, mas os homens também.
É claro que você não vai ver isso nas grandes cidades (exceto em alguma celebração cultural), porque os sapatos de madeira já não são populares nelas. Mas pode encontrar alguém usando esses ícones do país pelo interior, principalmente em fazendas.
Os sapatos de madeira holandeses são ótimos para quem trabalha ao ar livre, principalmente em regiões úmidas, porque mantém os pés aquecidos e secos. Eles também são utilizados por quem lida com animais, porque protegem os pés de pisões inesperados.
Se você se emocionar e comprar um, apenas lembre-se de não usar em casa se tiver um vizinho no andar de baixo.
Confira também:
Tulipas são holandesas
Tulipas são a cara da Holanda, mas elas não são holandesas: a origem dessas belezinhas é turca.
Tudo começou no século 16, quando elas foram apresentadas aos europeus. Os holandeses se apaixonaram, passaram a produzir as flores como se não houvesse amanhã, enriqueceram muito com o mercado e colaram a imagem do país a essas lindas flores.
Mas não. Elas não são holandesas.
Conheça o famoso parque de tulipas:
Os holandeses só andam de bicicleta
Apesar do mar de bicicletas que vemos por todos os lados nas ruas holandesas, o carro particular é bastante utilizado pelos moradores e também é um problema nas grandes cidades.
Os engarrafamentos são enormes e diários, principalmente nos horários de rush, e vêm crescendo ano a ano. De 2017 para 2018, por exemplo, o aumento foi de 20%. O recorde de congestionamento nas estradas holandesas ultrapassa os 900 km.
Quer mais? Dos 17 milhões de habitantes do país, apenas 5 milhões usam bicicleta como principal meio de transporte diário.
Todos os holandeses falam inglês
Quase todos. Segundo os rankings confiáveis disponíveis por aí, o número de holandeses que falam inglês alcança 90% da população. Melhor do que isso, o inglês falado por esse pessoal está sempre entre os 3 melhores da Europa, segundo o ranking de EFI (English Proficiency Index – Índice de Proficiência em Inglês). Então você não precisa se preocupar em aprender palavras em holandês.
Queijo Gouda é feito apenas na Holanda
O queijo Gouda foi criado na Holanda, na cidade de Gouda mesmo. Porém, ele não é um produto com denominação controlada e é produzido em outros países também. Nova Zelândia, Polônia, Alemanha e até os Estados Unidos produzem queijo Gouda.
Viaje mais pela Holanda:
O Red Light District é uma área exclusiva para prostituição
Ao contrário da fama, o Red Light District (conhecido localmente como De Wallen) é um bairro repleto de moradores. Para ser um pouco mais preciso, são 4 mil pessoas morando na área – e isso inclui famílias inteiras, com mães, pais, crianças, avós, avôs e tudo mais.
Aliás, há pouco tempo os moradores do bairro estavam em campanha por mais educação por parte dos turistas, lembrando que a região é residencial também.
A Holanda está inteira abaixo do nível do mar
Não é verdade. A Holanda tem pouco menos de 30% do território abaixo do nível do mar. Os outros 70% estão coladinho ou acima das águas.
Curiosidades: o ponto mais baixo do país está 6,76 metros abaixo dos oceanos, enquanto o mais alto está 322 metros acima deles. Em geral, Amsterdam está 2 metros acima.
Todo mundo tem barco na Holanda
Se nem todas as cidades do país têm canais, por que todo mundo teria barco? Segundo uma consultoria especializada no assunto, existem menos de 340 mil barcos em uso na Holanda – e isso inclui barcos de todos os tamanhos e com todos os tipos de motores, inclusive a remo. A navegação não está no sangue de todos os holandeses, não.
Organize sua viagem pela Holanda:
A pronúncia correta de Van Gogh não é “Vãn Gógui”
Não é mesmo. A pronúncia holandesa é algo bem difícil de entender para nós. Depois de escutar muitas vezes, dá para arriscar dizer que é mais ou menos “Fân Cohrr”, mas não temos certeza. Vá no “Van Gógui” mesmo que está de bom tamanho e o mundo inteiro compreende.
A cor oficial da Holanda é o laranja
Errado. As cores da bandeira da Holanda são o vermelho, o branco e o azul. O laranja é a cor da família real holandesa, chamada de Casa de Orange-Nassau. Mas como os monarcas são bem populares por lá (sucesso comprovado pelo Dia do Rei), o laranja é utilizado sempre que possível, mostrando a adoração popular pelos seus reis, rainhas e descendentes.
O Sundaycooks teve o apoio da Holland Alliance neste trecho da viagem.