Se você pretende chegar bem cedo em Machu Picchu para ver o sol nascer ou tentar visitar as ruínas antes das hordas de excursões que chegam por volta das 10 horas da manhã, dormir uma noite em Aguas Calientes é a solução.
Já comentamos rapidamente em outros posts sobre esse pit-stop e sobre toda a logística que envolve a compra das passagens de trem para Machu Picchu e a programação do seu roteiro pelo Valle Sagrado, mas ainda não falamos sobre a cidade de Aguas Calientes em si.
Aguas Calientes
Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Village, é um pequeno vilarejo construído basicamente para abrigar os turistas que pretendem seguir seus passos rumo a Machu Picchu.
Leia também:
Sendo assim, não espere encontrar uma infraestrutura elabora. É tudo bem simples, mas atende bem às necessidades dos turistas que vão pernoitar por ali. As ruas que beiram a linha do trem e o rio Urubamba são cercadas de lojinhas de souvenirs e lanchonetes. A cidade também abriga algumas águas termais, que dão nome à cidade, mas que infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer.
Vale a pena passar um dia inteiro visitando Aguas Calientes?
Apesar de ter uma paisagem bem bonita e das águas termais, um dia inteiro na cidade será muito para a maioria das pessoas.
A opção que a maioria das pessoas faz é chegar lá já no final do dia, vindas de um passeio pelo Valle Sagrado.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Uma vez na cidade, aproveite para caminhar tranquilamente e jantar junto com turistas de outros cantos do mundo que estão ali tão animados quando você para “o grande dia” 😛 Mas não se demore. Durma cedo, pois o dia seguinte começará de madrugada para quem quer ver o sol nascer entre as montanhas de Machu Picchu. Programa altamente recomendado!
Uma outra opção é cortar um pouco do passeio do Valle Sagrado e pegar o trem que chega no início da tarde em Aguas Calientes. Assim você tem tempo suficiente para conhecer a cidade e se preparar para a subida a Machu Picchu no dia seguinte.
Nós ficamos com a primeira opção e não nos arrependemos. Na verdade nos arrependemos apenas de não visitar Machu Picchu em dois dias seguidos. Mas isso é assunto para um próximo post.
Nosso trem, que partiu de Ollantaytambo, atrasou e acabamos chegando mais tarde do que o previsto em Aguas Calientes. Exaustos de um longo dia de caminhadas e experiências inesquecíveis, encontramos, no meio da muvuca que se forma na calçada-estação de trem, o rapaz que nos levaria até o nosso hotel.
Hostal Presidente
Ficamos no Hostal Presidente, uma pousada super simples que representava, para mim, apenas um chuveiro aquecido e uma cama para eu desmaiar de canseira 😛 Não era o lugar mais luxuoso do mundo, mas nosso quarto para 3 pessoas era grande, com banheiro privativo e com uma portas anti-ruído ótima boa para abafar o barulho do rio Urubamba que corria em frente à nossa varanda.
Apesar do cansaço que batia, era impossível esconder a minha ansiedade para chegar logo em Machu Picchu. Foi difícil dormir aquela noite. Are we there yet?
O café da manhã, servido a partir das 5 da manhã, era bem razoável e nós pudemos deixar nossa mala no hotel até a volta de Machu Picchu.
A van que leva os turistas até a entrada do parque já estava a todo vapor a poucos metros do hotel. Como chegamos bem cedo, pegamos pouca fila.
Olá Natalie e Fred,
Não preciso nem elogiar o blog, ele é sensacional! Estou indo em janeiro de 2014, sozinha e montei a minha viagem com as dicas oferecidas por vocês aqui no blog. Me resta uma dúvida: Planejo ficar em Ollamtaytambo no passeio ao Vale Sagrado (farei com alguma agência local) e de lá pegar o trem para Aguas Callientes. Como estou sozinha não quero chegar chegar à noite e vejo que o horário do trem com chegada ainda à tarde é cedo (+- 15:30). Vocês sabem me dizer se neste horário os Tours ao Vale Sagrado já chegaram em Ollamtaytambo? E se eu não perderia muito em não visitar Chinchero, pois vi que é a última parte no Tour.
Obrigada,
Abraços!
Juliana
Obrigado pelo elogio, Juliana 😀
Não dá para dizer se os tours terminam nesse horário em Ollanta porque depende do tour e da empresa, mas algumas pessoas aqui já falaram que pegaram o trem nesse horário, então é quase certeza de que alguns tours terminam antes disso sim 🙂
Chinchero é muito bonitinha, mas se você não tem como colocar ela no roteiro, pode tirar sim 🙂
Gente, alguma dica de outro hostel em Aguas Calientes? Os comentários no Booking e Decolar estão me deixnado apreensiva com as opções mais em conta (por volta de US$ 50)… parecem todos tão ruins!
Pois é, Cissa. Esse que nós ficamos não era hostel e era legalzinho. Talvez se vc tentar fechar com uma agência, vc consiga um melhorzinho com preço mais em conta. E como estão caros os hotéis em Machu Picchu/Aguas Calientes! Na época que fomos (2011) eram 50 dólares os 2 estrelas 🙁
Parabéns pelo blog! Ótimas dicas! Está me ajudando muito para a viagem que pretendo fazer em abril.
Gostaria de saber como funciona com as bagagens. Vi que o limite de bagagem do trem é de 5 kg.. é isso mesmo? Estava pensando em ficar em aguas calientes… mas como farei isso se não posso levar minha mala de 23 kg?
Oi Anna.
Realmente não pode levar muita mala, mas o principal não é o peso, mas o tamanho das malas. O que sempre se faz é levar uma mochila com o essencial para um dia de viagem (ou o tempo q vc for ficar em Aguas Calientes). Quando fomos, eu a Natalie e uma amiga, levamos uma mala de mão com nossas roupas e uma mochila pequena cada para ir a Huayna Picchu.
A mala grande ficou no hotel em Cusco (é normal isso) e a pequena ficou no hotel em Aguas calientes enquanto estávamos em Machu Picchu (tb super normal).
Olá,
Eu e meu marido estaremos indo para o Peru no próximo dia 18/06,não conseguimos comprar as entradas para MP,devido a festa do Sol, acham que conseguiremos comprar lá?Demanda grande de turistas!!!!
Grata,
Luísa Flach
Mari,
Você já tentou cotar com alguma agência local? Quem sabe eles ainda conseguem comprar para você.
Essa época do ano a cidade fica lotada e os ingressos vendem com muita facilidade. Acho arriscado tentar comprar ao chegar no destino.
Para consultar uma agência loca, veja esse post:
Agência de viagem no Peru – indicações
Inti Raymi – festa do sol em Cusco
OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.O BLOG É MARAVILHOSO BASTANTE ÚTIL.PARABÉNS.
lUÍSA fLACH
Oi! Estou adorando os posts do blog, li detalhadamente cada um e estão me ajudando muito a montar meu roteiro para o Peru.
Fiquei com uma dúvida apenas: Vou fazer o que você sugeriu, de sair de Ollataytambo e ir para Águas Calientes. No site do PeruRail, o trajeto está como Valle Sagrado > Machu Picchu, é isso mesmo? Não achei nenhum com o nome “Aguas Calientes”… Depois na volta eu pegaria Machu Picchu > Cusco, correto?
Outra duvida é sobre os horários. Ja comprei meu ticket para Machu Picchu (pelo site e não pediram o Verified by Visa, foi super rápido) com subida para Huaynapicchu as 10hrs. Devo pegar o trem de Aguas Calientes que chega as 7:40 ou os da 9:15 é muito arriscado?
Obrigada pela atenção, e parabéns pelo blog!
Beijos
Obrigado, Camila 🙂
Sobre os trens, é isso mesmo. A estação de Ollanta se chama Valle Sagrado e a de Aguas Calientes se chama Machu Picchu.
Se você chegar às 7:40, melhor, assim vc sobe com calma e aproveita a cidade Inca antes da subida. O de 9:15 é muito arriscado pq todo mundo chega nesse horário e a subida de van pode demorar muito. Além disso, os trens costumam atrasar também (o nosso atrasou 3h na volta :/ ).
Olá.
Irei ao Peru em dezembro e pensamos em pegar o trem que chega no inicio da tarde, devido ao planejamento de nossa viagem ao Valle Sagrado. Sendo assim, tenho bastante interesse em dedicar algumas horas para relaxar nas águas termais de Águas Calientes. Você teria alguma para indicar? Sabe de alguém que ja fez esse programa também? Queria aproveitar para elogiar muito seu blog! Estou montando todo o roteiro baseando-me nele, espero que dê tudo certo 🙂
Oi Julia. Obrigado pelos elogios 🙂
Nós não fomos às termas, mas o que eu ouvi falar é que é bem marromeno. Nada muito bonito ou aconchegante. Basicamente um lugar feito de azulejo e pronto :/ Anyway, no hotel vc deve ter a indicação. A cidade é pequena então não deve ficar longe ehehhe
Olá!! Estou planejando dormir em Aguas Cem Aguas Calientes e pensei em fazer como vcs: deixar a mala principal no hotel em Cuzco e levar para AC apenas uma mochila com pouca roupa. Mas será que é seguro deixar a mala na recepção do hotel de Cuzco, ou é melhor pagar um pernoite a mais para poder deixá-la no quarto? Obrigada!
Oi Fabíola.
Nós deixamos as malas no nosso hotel em Cusco e em Arequipa (qnd fizemos o passeio pelo Valle del Colca) e não tivemos problemas. Normalmente ele guardam as malas num quarto separado do hotel, mas é sempre bom levar tudo de mais valor com você, né? Vai quê. 😉