Antes mesmo de começar a planejar a viagem para Cusco eu já tinha duas coisas em mente: teria que dormir uma noite em Aguas Calientes para chegar bem cedo à Machu Picchu e teria de comprar um tal de boleto turístico de Cusco, seja lá o que isso significasse.
O Boleto Turístico de Cusco
O Boleto Turístico de Cusco é uma espécie de passe que lhe dá direito a visitar diferentes atrações num mesmo período. Algo como o Chicago CityPass ou o Paris Museum Pass ou ainda como aqueles tickets combinados da Disney em que você pode visitar vários parques com o mesmo passe.
A diferença maior é que, sem esse boleto danadinho, você dificilmente conseguirá entrar nas atrações cobertas por ele, pois muitos desses lugares não têm bilheteria no local.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Por causa disso, o Boleto Turístico de Cusco acaba sendo um recurso indispensável para quem pretende visitar algumas atrações da cidade e da região do Valle Sagrado.
O que está incluso no Boleto Turístico?
Existem 4 tipos de Boleto Turístico: General, Circuito 1, Circuito 2 e Circuito 3. Cada circuito inclui diferentes atrações e sítios arqueológicos e, dependendo do seu tempo e do seu roteiro, pode ser que fazer apenas um dos circuitos seja mais vantajoso.
Atenção: Muitos leitores têm nos perguntado se o Boleto Turístico inclui transporte e guia. Infelizmente ele dá direito apenas à entrada nas atrações, ficando transporte e guia a cargo do turista. Para ver uma lista de agências do Peru, veja o post: Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Circuito Geral
- Inclui os Circuitos 1, 2 e 3.
Indicado para quase todas as pessoas, pois a grande maioria dos turistas irá visitar pelo menos um sítio perto de Cusco e um sítio do Valle Sagrado. Desta forma, comprar o Boleto Turístico General sai mais barato que comprar dois circuitos separadamente.
Circuito 1: Sítios Arqueológicos próximos a Cusco
- Saqsayhuamán
- Q’enko
- Puka Pukara
- Tambomachay
Indicado para quem não tem muito tempo e quer conhecer os principais sítios arqueológicos na região de Cusco.
Circuito 2: Circuito Turístico de museus
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu Histórico Regional
- Museu de Arte Popular
- Museu do Sítio de Qoricancha
- Centro Qosqo de Arte Nativa
- Monumento ao Inka Pachacuteq
- Pikillaqta
- Tipón
Indicado para quem quer conhecer um pouco mais da arte e história dos Incas e de Cusco.
Circuito 3: Sítios Arqueológicos do Valle Sagrado de los Incas
- Ollantaytambo
- Moray
- Pisac
- Chinchero
Indicado para quem quer conhecer o Valle Sagrado.
Lembre-se de que o Boleto Turístico de Cusco é nominal e você terá que apresentá-lo na entrada de cada uma das atrações listadas, esteja você com um guia ou não.
Quanto custa o Boleto Turístico de Cusco e qual a sua validade?
Valores:
- Circuito General
- Adulto: 130 Nuevos Soles (50 dólares / 104 reais)
- Estudante: 70 Nuevos Soles (27 dólares / 56 reais)
- Circuito 1:
- 70 Nuevos Soles (27 dólares / 56 reais)
- Circuido 2:
- 70 Nuevos Soles (27 dólares / 56 reais)
- Circuito 3:
- 70 Nuevos Soles (27 dólares / 56 reais)
Validade:
O Boleto Turístico é válido por 10 dias a partir da data de compra e só pode ser usado uma vez em cada atração.
Onde comprar Boleto Turístico de Cusco?
Tentamos comprar o boleto assim que chegamos na cidade em uma dos escritórios que o guia Frommer’s indicava, mas tivemos problemas para conseguir comprar o boleto de estudante (vida de pós-graduanda nessa época ainda tinha suas vantagens :P) e algumas lojas, que também vendem o boleto, queriam nos cobrar mais caro por ele.
Por isso, recomendo que você compre seu Boleto Turístico no escritório da COSITUC (Av. El Sol, 103) bem pertinho de uma agência do BCP caso tenha de sacar dinheiro. Na época, a taxa cobrada pelo BCP para saque estrangeiro era de 5,60 Nuevos Soles, cobradas além das taxas do meu banco aqui no Brasil. Leia também este post que o Fred fez sobre qual moeda levar para o Peru para não ter problemas 🙂
Você pode encontrar mais informações sobre o preço e os diferentes circuitos no COSITUC – Comitê de Serviços Integrados Turísticos e Culturais de Cusco.
Nota: Existe um site chamado Boleto Turístico del Cusco (https://www.boletoturisticocusco.com) que não me pareceu um site oficial do governo, mas é um dos primeiros que aparecem ao procurar por Boleto Turístico no Google. Eu sugiro que você evite entrar nesse site e vá direto ao site do COSITUC para obter mais informações.
Não se preocupe se, ao final da sua viagem, você não conseguir “ticar”, literalmente, todas as atrações inclusas no boleto. Desta forma, você terá uma ótima justificativa para voltar ao Peru.
Veja também o Boleto Religioso de Cusco, uma outra maneira de economizar nos ingressos do circuito de arte-sacra da cidade.
Planeje sua viagem para Cusco:
Ofertas de hotéis em Cusco
Ofertas de hotéis em Cusco próximos à Plaza de Armas
Olá, já li bastante do site, pois meu marido e eu vamos no começo de dezembro/15. Temos intenção de fazer todo o Valle. Apesar das dezenas de recomendações de ter um guia, não li nada ainda de pessoas que tenham alugado uma moto ou scooter, por exemplo, o que é comum em outros países e bem prático (e imagino que seja mais tranquilo em Cuzco que em Lima, pelos posts) – o que acham?
Oi Diana.
Não recomendo alugar moto (muito menos motos pequenas) no Peru. Cusco é mais tranquilo que Lima sim, mas a altitude pode atrapalhar muito o piloto da moto, pois um dos primeiros sintomas do mal de altitude é tontura e falta de ar.
Além disso, fazer os passeios sem um guia perde muito do sentido do lugar, pois sem uma explicação, é tudo um monte de “paredinha” (bonita) como uma amiga nossa gosta de dizer 😉
Ola, boa tarde!
Vi os valores do boleto turístico, no seu blog , este valor está atualizado? Tem diferença nos precços qdo é alta estação?
Grata,
Oi Mônica, não está tão atualizado como gostaríamos, mas não deve fugir muito desse valor e ele não muda com a alta ou baixa estação 🙂
Boa tarde,
Será que vale a pena comprar, exemplo o passeio para o vale sagrado, quando chegar no peru ?
att
João
Oi João. Tudo depende do tipo de passeio q vc quer. Excursão é quase sempre possível e normalmente um pouco mais barato, mas passeio privado pode faltar, já que o guia pode estar ocupado. Mas eu diria que o principal é: vale a pena perder tempo andando atrás de agências em vez de curtir a cidade? Eu acho que não e prefiro sempre deixar tudo reservado.
Bom dia, para comprar o boleto de estudante o que preciso, apenas a comprovação de matrícula no brasil ou carteirinha internacional?
Na época eu apresentei aquela carteirinha internacional de estudando, Sara 😉 não sei se eles aceitam as carteirinhas das universidades/escolas brasileiras.
Nossa, gente arrasaram!! Eu e meu marido vamos viajar pela primeira vez para fora do Brasil e ainda vamos levar meus pais, e para isso decidimos fazer tudo por conta, e estávamos com muitas dúvidas, esse post ajudou muito. Iremos em setembro de 2017 🙂 muito obrigada!!
Obrigado, Letícia 🙂 Tem muita coisa interessante aqui no blog sobre o Peru e outros destinos. Aproveite 😀
Acho que, no meu caso, que pretendo viajar sozinho para o Peru, contratar um guia fique um pouco pesado $$, então imagino que eu consigo contratar em uma agência um passeio que leve para esses lugares, certo? E o boleto eu devo comprar antes e depois procurar uma agência?
Parabéns pelo site!! Ajuda muito quem está planejando viajar!!
Sim, Gean 😉
É super tranquilo contratar uma agência local que vai te encaixar nos passeios com grupos de turistas. O ideal é comprar o boleto assim que chegar em Cusco.
Qualquer dúvida, é só falar!
Boa noite, na sua opnião qual dos 3 circuitos e melhor pra quem tem apenas 1 dia livre em cusco?
Oi Nair. Pra mim, as ruínas mais diferentes e chamativas são a Salineira de Maras e as ruínas de Moray. Normalmente esse tour termina em Ollantaytambo para pegar o trem até águas calientes. Depois deles, Sacsayhuaman e Pisac são os que mais gosto. Quenqo (dentro de cusco) também é bastante ilustrativo se você tiver com um guia.
Que site fantástico! Realmente dicas valiosas!
Já salvei nos favoritos.
Abraços
Fred
Obrigado, Fred 😀
OLá! Muito boa suas dicas. Você poderia tirar umas dúvidas?
1) Eu vou ficar em CUsco, para visitar Machu Pichhu, sendo assim, a viajem de trem será tranquila ou vai comprometer o passeio?
2) Eu não entendi sobre os guias. Eles fazem o percurso exato do circuito? Ou vc faz um lugar e volta pra Cusco para pegar outro guia e ir para aquele lugar? Para quem já foi pode parecer óbvio, mas não entendi muito os circuitos. O guia faz o circuito inteiro? Quanto custa um guia?
Oi, Luiz.
1) Quem opta por sair de Cusco logo cedo chega em Machu PIcchu com menos tempo para explorar as ruínas incas. Mais do que isso, prepare-se para encontrar o destino cheio de turistas que chegam no mesmo horário que você.
2) O boleto turístico é um passe par os ingressos das principais atrações do Vale Sagrado. O guia e o transporte são oferecidos a parte pelas agências locais. Você pode ler mais sobre o assunto neste post: https://sundaycooks.com/tour-no-peru-privado-ou-compartilhado-o-que-vale-mais-a-pena/