Apesar de ficar mais para o canto do mapa (em comparação com outras capitais bastante procuradas da União Europeia) Budapeste é muito bem conectada com os seus vizinhos próximos e é fácil chegar a partir de vários destinos turísticos.
Chegando em Budapeste saindo de Praga, Viena, Berlim e Munique
Veja algumas das opções de transporte entre Viena, Berlim, Munique, Praga e a capital da Hungria.
Como sair de Praga até Budapeste
Praga e Budapeste se complementam muito num roteiro clássico pelo centro-leste europeu. As cidades estão separadas por quase 550 quilômetro. A maneira mais rápida é viajando de avião com a Czech Airlines.
Viajando de Praga até Budapeste de trem
A empresa que liga as duas cidades tem um nome difícil – České dráhy – mas pode chamá-la de ČD. Os trens partem da estação Praha hl.n (Praha hlavní nádraží) e chegam na estação Budapest-Nyugati pu. A viagem leva cerca de 6h30 de duração. O preço fica ao redor de 30 euros, dependendo do período de antecedência da compra.
Observação: as melhores rotas passam por Viena ou pela Bratislava, na Eslováquia.
Viajando de Praga até Budapeste de ônibus
A empresa FlixBus opera as rotas de ônibus entre Praga e Budapeste. As saídas são da estação Praha ÚAN Florenc e as chadas são na estação Budapest Kelenföld. Considere gastar quase 8 horas nesse trajeto. O preço fica na casa dos 20 euros.
Viajando de Praga até Budapeste de avião
As companhias Ryanair e Czech Airlines (CSA) fazem esse trajeto em voos diretos, com duração média de 1h25 e preços que podem variar de 15 a 130 euros, dependendo da época do ano. Já as companhias Lufthansa e Austrian Airlines operam essa rota com conexão, com durações e custos diferentes.
Vale avisar que a CSA costuma utilizar os aviões modelos ATR 42 e 72 no trecho. Eles são totalmente seguros, mas algumas pessoas preferem modelos maiores.
Planeje sua viagem para Budapeste:
Como sair de Viena até Budapeste
É bem mais fácil chegar em Budapeste saindo de Viena. Podendo investir, opte pelo trem direto.
Viajando de Viena até Budapeste de trem
A empresa de trens austríaca ÖBB liga Viena e Budapeste. As saídas são da estação central (Wien Hbf) e vão até as estações Budapest-Déli ou Budapest Kelenföld. Aqui as viagens são mais curtinhas e duram apenas 2h20. O valor para o trem expresso é de cerca de 40 euros, dependendo da classe do bilhete.
Observação: existem rotas mais baratas, mas são mais longas e envolvem troca de trem.
Viajando de Viena até Budapeste de ônibus
A empresa FlixBus opera as rotas de ônibus entre Viena e Budapeste. As saídas são da estação Vienna Central Station (International Bus terminal) e as chadas são na estação Budapest Kelenföld bus station. O caminho é percorrido em 3h10. O bilhete custa cerca de 14 euros.
Viajando de Viena até Budapeste de avião
A Austrian Airlines voa de Viena para Budapeste em 50 minutos. O preço varia bastante, incluindo opções entre 74 e 140 euros. As companhias Lufthansa e Eurowings também voam, mas com conexão e muito mais tempo de viagem.
Como sair de Munique até Budapeste
Aqui não tem segredo: se você quiser visitar Budapeste depois de Munique, siga viagem de avião.
Viajando de Munique até Budapeste de trem
A empresa de trens alemã DB – Deutsche Bahn liga Munique à Budapeste. As saídas são da estação central (München Hbf) e vão até a estação chamada Budapest-Keleti. O trecho é longo e leva mais de sete horas sem conexões ou trocas de trens. O valor também é salgado e fica na casa dos 100 euros.
Observação: algumas opções têm conexão em Salzburg e Viena
Viajando de Munique até Budapeste de avião
A Lufthansa tem voo direto, com 1h15 de duração e passagens a partir de 160 euros. As companhias EasyJet, EuroWings, LOT (da Polônia) e Austrian exigem uma conexão.
Como sair de Berlim até Budapeste
Nem pense em seguir viagem de trem. Como essa viagem leva ao redor de 12 horas, o mais prático é ir de avião.
As companhias Ryanair, EasyJet e Wizz Air voam entre as duas cidades sem escalas. Os preços variam podendo começar em apenas 20 euros, mas chegando a bem mais. Já a Lufthansa faz o trajeto com pelo menos uma escala (geralmente em Frankfurt).