Varsóvia e Cracóvia são a dupla dinâmica do turismo da Polônia. Qualquer visita aos poloneses costuma ter essas duas cidades no roteiro.
Varsóvia é incluída por ser a capital, o centro de tudo que acontece no país e um lugar repleto de histórias. Cracóvia, do mesmo modo, tem muito para contar, mas é incluída também pela sua beleza gigantesca, pela sua religiosidade (é a cidade do papa João Paulo II) e por ser o ponto de partida para Auschwitz, onde os horrores da Segunda Guerra são conservados para que a humanidade nunca mais repita aquilo.
Se você estiver planejando uma viagem por essas duas maravilhas polonesas, veja como fazer para se deslocar de uma para outra. Ah! Nem pense em alugar carro para esse trecho da viagem.
Como ir de Varsóvia para Cracóvia: ônibus, trem e avião
De ônibus
A opção rodoviária é a mais econômica, mas também pode ser a mais demorada. Uma viagem entre as duas cidades percorre ao menos 280 km e leva no mínimo 4h20 num ônibus direto, sem trocas.
Em compensação, o preço pode ser de apenas 6,99 euros por pessoa, já incluindo os 2 euros que a FlixBus cobra como “serviço” em cada compra.
A FlixBus – uma empresa alemã – é a melhor opção para essa viagem e tem ônibus confortáveis, com serviço de bordo, Wi-Fi e, às vezes, até monitores individuais para os passageiros.
As estações rodoviárias que a empresa utiliza são:
- Warsaw Centrum (Warszawa Centralna)
- Warsaw West (Warszawa Zachodnia)
- Warsaw Młociny (Warszawa Młociny)
- Warsaw Metro Wilanowska (Warszawa Metro Wilanowska)
Escolha a que tiver mais fácil acesso de acordo com o endereço do seu hotel. Todas estão próximas de estações do metrô da cidade.
A chegada em Cracóvia é na estação Krakow MDA, totalmente central na cidade.
Planeje sua viagem pela Polônia:
De trem
Os trilhos são a opção que melhor combina preço, comodidade e tempo razoável de viagem.
O trajeto chega a ser feito em apenas 2h15, se você escolher os trens EIP (Express Intercity Premium), que podem custar ao redor de 135 zlotys (mais ou menos 30 euros).
Já se você quiser economizar, escolha os trens TLK (60 zlotys / 14 euros), EIC (73 zlotys / 17 euros) ou IC (55 zlotys / 12 euros). Os tempos de viagem variam bastante entre eles, indo de 2h40 até 5h.
O melhor local de partida é a estação Warszawa Centralna, a principal da cidade.
A chegada é na estação Kraków Główny, bem pertinho do centro histórico e fácil de ir a pé.
Para fazer a sua pesquisa, use o site da PKP Intercity, a maior empresa de transporte ferroviário da Polônia.
Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?
A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!
De avião
Voar é a alternativa mais rápida, se você considerar apenas o deslocamento aéreo: são nada mais que 55 minutos de voo entre as duas cidade.
Os inconvenientes dessa escolha são o tempo perdido entre o seu hotel e o aeroporto (mais distante do que as estações de ônibus e trem), o tempo que você precisa chegar antes para check-in e inspeções de segurança e também o tempo entre o aeroporto de chegada e o seu novo hotel (bem distante do centro de Cracóvia).
Se ainda assim você preferir ir pelos ares, para ver a Polônia do alto, a LOT (a maior e melhor companhia aérea polonesa) tem voos diários que custam a partir de 65 euros. Faça sua pesquisa aqui.
O aeroporto de Varsóvia é chamado de Frédéric Chopin (WAW) e o de Cracóvia leva o nome do papa João Paulo II (KRK).
Planeje sua viagem pela Polônia: