Casa dos Broncos da liga de futebol americano e do Avalanche no campeonato de hockey, Denver é a maior cidade do Colorado e ponto de conexão para quem quer curtir algumas das estações de esqui mais badalas dos Estados Unidos. Se isso já não fosse motivo suficiente para colocá-la no mapa, a cidade abriga mais de cem microcervejarias e se orgulha da sua qualidade de vida.
O que fazer em Denver
Emoldurada pelas montanhas rochosas, Denver ostenta quase 300 dias de sol ao longo do ano todo (Seattle não deve gostar muito dessa estatística!). Mais do que raios UV, grande concentração de lúpulos ou conquistas esportivas, a cidade é medalha de ouro no quesito receptividade. As pessoas costumam ser muito simpáticas e solícitas com os visitantes, contando histórias, indicando lugares e até mesmo dividindo um Uber.
Nenhum roteiro por Denver deveria começar por outro endereço que não fosse a Union Station. Completando 104 anos e completamente revitalizada, essa área reúne ótimos restaurantes e lojas. E por falar em compras, a 16th street mall, é uma rua de pedestres cheia de lojas enormes. Se você cansar de bater perna, aproveite o ônibus gratuito que percorre toda sua extensão.
Não deixe de conferir o Denver CityPass. Ele é um passe que dá entrada nas principais atrações de Denver e vale realmente a pena.
Para completar o circuito histórico de Denver, o Capitólio e o Civic Center Park abrigam as construções mais imponentes da cidade. Já a Larimer Square ainda preserva seus ares charmosos ao transformar seus prédios vitorianos em lojas fofas e restaurantes diferentes.
Colorado State Capitol
- Endereço: 200 E Colfax Ave, Denver. Site
- Horários: de segunda à sexta, das 7h30 às 17h.
- Tours guiados gratuitos entre as 10h e às 15h
Outro cartão postal de Denver é Big Blue Bear (14th St), uma escultura em frente ao Colorado Convention Center, muito apreciada pelos turistas e moradores da cidade. Diz o dito popular que todas as construções de mais de um milhão de dólares feitas na cidade precisam direcionar parte desse valor para obras de arte no edifício.
Como o prédio do centro de convenções custou bem mais do que isso, ele tem muitas obras de arte espalhadas. Uma delas é esse simpático urso azul. Mas por que ele é azul? Há versões para essa história. Uma diz que o animal era importante para uma tribo indígena que vivia na região de Denver e que a cor simbolizava “evolução”. Outra diz que foi coincidência, porque o artista fez uma prova da sua obra e ela saiu azul. Ele gostou e mandou fazer assim mesmo. Ah, o urso fica do lado de fora do prédio, mas olha sempre para dentro, criando curiosidade sobre o que está acontecendo nesse enorme pavilhão.
Um dos prédios mais incríveis de Denver é o Frederic C. Hamilton Building, do Denver Art Museum. Ele foi projetado por Daniel Libeskind e terminou de ser construído em 2006. O museu guarda um acervo de obras contemporâneas curiosas de artistas norte-americanos assim como clássicos das escolas europeias.
Denver Art Museum
- Endereço: 100 W 14th Ave Pkwy, Denver. Site
- Horários: todos os dias, das 10h às 17h. Às quartas até as 20h
- Ingresso: 13 USD (gratuito todo primeiro sábado do mês)
Outro museu interessante é o Clyfford Still Museum. Clyfford é considerado um dos principais nomes do movimento abstrato expressionista que aconteceu pós Segunda Guerra Mundial. Esse endereço guarda mais de 3 mil obras e fica num prédio minimalista ao lado do Denver Art Museum.
Clyfford Still Museum
- Endereço: 1250 Bannock St, Denver. Site
- Horários: sábado e domingo, das 10h às 17 e sexta das 10h às 20h
- Ingresso: 10 USD ou 8 USD comprando pelo site.
O MCA (Museum of Contemporary Art Denver) está reabrindo suas portas com uma nova exposição dia 21 de setembro de 2018. O museu foi um dos espaços pioneiros no Colorado a fomentar a arte contemporânea. De brinde, você ainda pode ter uma vista incrível do alto do seu terraço.
Museum of Contemporary Art Denver
- Endereço: 1485 Delgany St, Denver. Site
- Horários: a confirmar depois da reabertura dia 21 de setembro de 2018
- Ingresso: 8 USD ou 5 USD de terça à sexta para entradas depois das 17h
Uma visita a Denver não estará completa sem um passeio por River North, também conhecido pelos íntimos como RiNo. De antigos galpões industriais a centro de convergência de artistas de ruas, jovens criativos e muitos cervejeiros, o bairro é o endereço do momento na cidade. Caminhe por suas ruas apreciando os diferentes grafites e, porque não, suas cervejas.
Longe de RiNo, mas ainda assim uma boa dica para quando o dólar baixar: o Cherry Creek Shopping tem mais de 160 lojas das marcas mais conhecidas mundo afora. Segure seu cartão de crédito!
Cherry Creek Shopping
- Endereço: 3000 E 1st Ave, Denver. Site
- Horários: de segunda à sábado, das 11h às 21h e aos domingos das 11h às 18h
Para encerrar o roteiro e se tiver um tempinho sobrando, vá até o Red Rocks Park & Amphitheatre, considerado pela revista Rolling Stone como o melhor anfiteatro dos Estados Unidos. O lugar foi venerado por gente do calibre de Beatles, Jimi Hendrix, Grateful Dead e dos Rolling Stones. Ele fica a apenas 24 km de Denver e pode ser visitado mesmo quando não tem shows. A abertura é 1h antes do nascer do sol e o fechamento é 1h depois do pôr do sol.
Eventos em Denver
Casa de sete times profissionais de diferentes ligas dos Estados Unidos, Denver também é um baita destino para quem gosta de esportes. NFL, NBA e MLB são apenas algumas siglas que deixam todos os fãs de esportes malucos. Viajando fora das temporadas, você ainda pode fazer uma visita monitora aos principais estádios. Go, Broncos! (Mentira! Aqui é #teampatriots).
De 20 a 22 de setembro de 2018, acontece a edição anual do Great American Beer Festival que reúne mais de três mil cervejarias artesanais de todo o país celebrando a cultura cervejeira aromatizada. Veja mais informações aqui.
Roteiro de dois dias em Denver
*essa sugestão de roteiro não contempla nem o dia de chegada nem o dia de saída.
Dia 1
- Capitólio + Civic Center Park
- Denver Art Museum
- 16th street
- Union Station
Dia 2
- Big Blue Bear
- Larimer Square
- Clyfford Still Museum ou Museu de Arte Contemporânea
- River North
Para passeios de um dia para as montanhas saindo de Denver, consulte a Aspire Tours que oferece trilhas a partir de 69 USD.
Altitude em Denver
Também conhecida como a Mile High City, Denver fica entre 1564 e 1731 metros de altitude. Por isso, mantenha-se o tempo todo muito hidratado (nesse caso, de água e não de cerveja), porque é normal sentir uma leve dor de cabeça e o corpo um pouco mais pesado por causa altitude elevada.
Onde ficar em Denver?
É muito fácil escolher onde se hospedar em Denver. Procure por hotéis que estejam em Downtown, Cherry Creek ou próximos da Union Station e do Capitólio. Essas áreas contemplam as principais atrações turísticas e ficam a curtas distâncias de táxi dos bairros mais descolados.
Entretanto, vale aqui uma menção honrosa ao The Ramble, um dos mais novos hotéis da cidade que fica no coração artístico de Denver: o bairro River North Art District. Com uma decoração impecável num estilo vintage-elegante, o hotel oferece bicicletas gratuitas para os hóspedes, café da manhã continental ou à la carte e ainda tem um restaurante com clássicos da cozinha norte americana e um bar animadíssimo.
Já bem próximo à Union Station, fica o Kimpton Hotel Born, uma das redes mais bem-conceituadas dos Estados Unidos para quem gosta de hotéis-design. Já conhecemos a marca em Washington e você pode ver o relato completo aqui. O hotel tem um terraço com vista para a montanha, oferece bicicletas gratuitas aos hóspedes e ainda nos presenteia com uma decoração digna de Casa Vogue.
Em Cherry Creek, fica o MOXY, a nova marca jovem e conceitual do grupo Marriott. Me hospedei no Moxy da Times Square, mas ainda estou devendo o review completo. Ele é novo, todo moderninho, tem um bar agitado e fica perto do shopping Cherry Creek.
O Inn at Cherry Creek segue uma linha completamente oposta ao MOXY com uma decoração mais sóbria, clássica em tons de madeira escura e lareira no quarto. Também fica pertinho desse grande centro de compras.
Na região do Capitólio de Denver, fica o Warwick Denver com decoração mais formal e piscina ao ar livre no terraço.
Próximo ao Capitólio e a complexo de museus de Denver fica o the ART, a hotel com wifi gratuito, restaurante e um rooftop bar com uma bela vista para essa área. Ele é a cara do conceituado Denver Art Museum, principal museu da cidade.
Já em Downtown, o Indigo apresenta quartos em tons pasteis, áreas comuns mais moderninhas, café da manhã americano e fica próximo ao Centro de Convenções e da 16th Street.
Como o centro de convenções de Denver é um grande complexo de eventos, ao seu redor se concentram grandes redes hoteleiras focadas no viajante a negócios. Entretanto, se você não se importantar com quartos padronizados, carpete e madeira e, às vezes, banheiro com cortininha, é possível encontrar ofertas em hotéis como o Staybridge, o Hyatt Place, o Hampton Inn e o Holiday Inn Express.
Qual a melhor época para visitar Denver?
Se você não tem planos de subir as montanhas para esquiar, abril e maio (mês mais chuvoso), assim como setembro e outubro são os melhores meses para visitar a cidade, porque as temperaturas ficam mais amenas e os parques mais verdinhos. Esses períodos também correspondem a baixa temporada, o que pode te ajudar a encontrar mais ofertas de hospedagem. Durante o verão, as temperaturas costumam superar os 30 graus, já no inverno, os termômetros vivem na casa negativa.
Lembre-se também que Denver é uma cidade muito procurada para receber grandes eventos e convenções, isso pode tornar sua viagem um pouco mais custosa. Confira sempre o calendário oficial de eventos.
Planeje sua viagem pelos Estados Unidos:
Onde comer em Denver?
Hambúrguer, cervejas artesanais, pizzas e cozinha espanhola são alguns sabores para incrementar seu roteiro pelo Colorado.
Ultreia
Inaugurado em 2017, dentro do revitalizado complexo da Union Station, o Ultreia é um bar de tapas assinado pelo chef Jennifer Jasinski. O menu oferece ótimas porções com os clássicos da Espanha: tortillas, azeitonas, croquetes e muito mais! (Além das cervejas, confira também a cartas de vinhos europeus e drinks como o gin & tônicas).
Ultreia
- Endereço: Union Station, Denver. Site.
- Horários: todos os dias, das 11h às 22h
- Faixa de preços: tapas a partir de 5.10 USD
Park Burger Rino
O Park Burger Rino faz hambúrgueres muito suculentos a um preço bem camarada. Também comercializam várias opções de cervejas artesanais do Colorado. É um restaurante casual e ideal para assistir uma partida do seu esporte americano favorito.
Park Burger Rino
- Endereço: 2615 Walnut St, Denver. Site.
- Horários: todos os dias, das 11h às 23h
- Faixa de preços: lanches a partir de 5.75 USD
Blue Moon Brewing Company
Considerada uma das cervejarias mais famosas do Colorado, a Blue Moon abriu um misto entre restaurante e experiência de marca (com tour sobre os métodos de fabricação da bebida) onde você pode provar 24 tipos de cervejas até as sazonais.
Além disso, eles oferecem bons aperitivos que harmonizam muito bem com as cervejas e também vendem souvenires personalizados. Assim fica até difícil resistir.
A Blue Moon faz parte do Denver Beer Trail, uma das maiores rotas de cervejarias dos Estados Unidos. Nessa rota, você encontra mais de cem endereços produtores da bebida.
Blue Moon Brewing Company
- Endereço: 2615 Walnut St, Denver. Site.
- Horários: todos os dias, das 11h às 21h
- Faixa de preços: aperitivos a partir de 6 USD
Denver Central Market
Seguindo uma tendência das grandes cidades, Denver agora também tem seu próprio Food Hall (ou complexo gastronômico) exaltando o melhor dos produtores do Colorado. No criativo bairro RiNo, o mercado fica num galpão histórico cercado por grandes grafites e abriga mais de 10 diferentes estabelecimentos comerciais. Espere encontrar pães, cafés, sorvetes, chocolates, doces, drinks, pizzas e muito mais.
Denver Central Market
- Endereço: 2669 Larimer St, Denver. Site.
- Horários: todos os dias, das 8h às 22h
- Faixa de preços: aperitivos a partir de 6 USD
Como se locomover em Denver?
Você não precisa alugar um carro para conhecer os principais pontos turísticos de Denver. Deixe para retirá-lo apenas no último dia quando estiver de partida para sua road trip pelo Colorado. Veja aqui ofertas de aluguel de carro em Denver.
Toda a região de Downtown e a parte histórica do Capitólio e o Museu de Arte de Denver pode ser percorrida em suaves caminhadas. Se precisar, utilize a linha Mall Ride que circula pela 16th Street Mall e é gratuita.
Bairros como River North e Cherry Creek estão a curtas distâncias de táxi ou Uber – considere uns 10 dólares de corridas.
Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?
A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!
Como ir do aeroporto de Denver até o centro?
É muito fácil sair do aeroporto internacional de Denver e seguir até o centro da cidade. O trem que liga o aeroporto até a Union Station custa 9 dólares cada trecho e a viagem dura cerca de 40 minutos porque o aeroporto é bem distante. Você pode comprar o bilhete nas maquinas automáticas assim que passar pela imigração e retirar sua bagagem. A plataforma do trem fica em frente ao hotel Westin.
Ao chegar na estação central, é fácil fazer a conexão com ônibus, trens da Amtrak, táxis e com o ônibus gratuito chamado Mall Ride que circula pela 16th Street Mall e também o ônibus Metro Ride que oferece transporte gratuito para os hotéis de Downtown.
Horários de partidas dos trens:
- 3h15 até as 4h15 – a cada 30 minutos
- 4h15 até as 18h30 – a cada 15 minutos
- 18h30 até as 00h30 – a cada 30 minutos
*O último trem parte do aeroporto as 1h26.
Denver combina com?
No inverno, com uma viagem pelas mais famosas estações de esqui dos Estados Unidos como Vail e Aspen. Já nas outras estações, é perfeito para quem gosta de atividades ao ar livre e quer aproveitar os parques nacionais que envolvem as montanhas rochosas (Rockies Mountains) ou mesmo se aprofundar no circuito cervejeiro do Colorado.
O Sundaycooks viajou a convite da USA Travel Assossiation para participar da IPW em Denver, Colorado.