Verdade seja dita: Amsterdam não é uma das cidades mais econômicas para se visitar na Europa. Entretanto, é possível aproveitá-la sem torrar todos os seus euros. A cidade é repleta de atividades que você pode fazer sem gastar nada e também oferece algumas opções para economizar nas atrações pagas e mesmo no dia a dia da viagem.
Dicas para economizar em Amsterdam
Veja algumas dicas de como economizar na capital da Holanda.
Compre o I Amsterdam Card
O cartão de descontos I Amsterdam Card pode ser uma opção excelente para quem pretende visitar várias atrações pagas na cidade. Ele dá direito a entrar gratuitamente ou com desconto em muitos lugares, além de garantir o transporte público pelo período de duração escolhido.
Vale a pena parar por alguns minutos e analisar se alguma das modalidades dele serve para o que você pretende fazer na sua viagem. A economia pode render bastante.
- O nosso post I Amsterdam City Card: vale a pena comprar? tem todas as dicas para orientar sua análise.
Use o transporte público e evite os ônibus turísticos
Esqueça o transporte particular e deixe de lado os ônibus turísticos (nada contra eles, que são ótimos para quem curte, mas a intenção agora é economizar).
Foque a sua viagem em caminhadas e no transporte público. O sistema da cidade é ótimo e leva você para todos os lugares com segurança, tranquilidade e – é claro – economia.
Veja mais:
Fuja dos restaurantes turísticos
Na verdade essa regra vale para qualquer grande capital europeia: evite os restaurantes muito próximos de pontos turísticos, ainda mais aqueles que ficam nos lugares propriamente ditos. É claro que existem exceções e vale parar para olhar o menu caso algum estabelecimento em especial tenha conquistado você. Mas siga adiante caso ainda não tenha uma boa ideia dos preços na cidade.
Planeje sua viagem para a Holanda além de Amsterdam:
Preste atenção na hora de dar gorjeta
O serviço de quem te atendeu merece ser recompensado caso tenha sido bom. Mas é importante saber como as regras de gorjeta funcionam em casa, para não pensar errado e acabar deixando um agradinho maior do que realmente poderíamos dar.
Ao contrário de lugares como Nova York, a gorjeta não é esperada nem mesmo exigida em Amsterdam. Lá, o normal é arredondar a conta para cima ou deixar o troco com o garçom, mesmo que seja bem pouco. Ninguém vai ficar ofendido com você, não.
Fique em hotéis mais econômicos
Amsterdam tem várias opções de hotéis bons e baratos, além de ótimos hostels muito bem localizados. Dê uma passada no nosso post Onde ficar em Amsterdam? Dicas dos melhores hotéis e veja se algum se encaixa com alguma folga no seu orçamento.
- Dica: o CitizenM Amsterdam City é um hotel econômico mas que não se descuida no design. Dá para você economizar sem perder o estilo. Já o CityHub é um hotel-cápsula que costumam trabalhar com tarifas mais baixas e fica numa boa localização (acesso fácil de tram dos principais pontos turísticos).
- Confira ofertas de hotéis em Amsterdam.
Leia o nosso post sobre atividades gratuitas em Amsterdam
Para ir além da economia na hora de pagar, você pode fazer atividades que são totalmente gratuitas. Nós inclusive temos um post só com dicas sobre o assunto. Passe lá e anote tudinho.
O Sundaycooks teve o apoio da Holland Alliance e da KLM nesse trecho da viagem.