atualizado em:

Explora Valle Sagrado: a natureza é logo ali

ex.plo.rar: verbo transitivo direto. Percorrer conhecendo. Realizar descobertas. "Explorou todos os caminhos que levavam à Machu Picchu."

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

No mais puro e genuíno sentido do verbo “explorar”, o hotel Explora desembarcou no Peru, em 2016, com o mesmo entusiasmo de Hiram Bingham ao redescobrir Machu Picchu em 1911. Na carona dessa trajetória, somos levados a conhecer o Valle Sagrado, a região que abriga alguns dos cenários mais bonitos do continente americano. E o melhor disso tudo? Você não precisa ser um grande aventureiro para ver os segredos bem guardados da Pachamama.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 14

O conceito Explora

O Explora Valle Sagrado abriu suas portas em julho de 2016 e faz parte do grupo chileno de mesmo nome, cujo primeiro hotel foi construído em 1993 em Torres del Paine, na Patagônia chilena. Além desses dois endereços, ele também tem hotéis no Atacama, na Ilha de Páscoa e ainda organiza travessias para Bolívia e pelo norte da Argentina.

A marca obteve reconhecimento internacional devido ao seu conceito que proporciona experiências de contato próximo à natureza, sem abrir mão do conforto e da preocupação com o desenvolvimento da comunidade local.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 19

Explora Valle Sagrado

A quase 3 mil metros acima do nível do mar, o ar é diferente por aqui. Mais rarefeito, e menos cheio de efeito, o ambiente nos mostra uma vida mais autêntica do que estamos acostumados a ver nos passeios que saem lotados de Cusco.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 15

É um Valle Sagrado único, preservado do turismo de massa e mais próximo da bonita relação que o povo peruano tem com a terra, o sol, as montanhas e, porque não, com a água.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 17

Como uma faixa de madeira que entrecorta uma plantação, o Explora se esconde em meio à imensidão da cadeia rochosa que o cerca.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 01

Inicialmente, o projeto de construção era um pouco diferente, mas algumas descobertas arqueológicas mudaram os planos. Hoje ele passa quase despercebido por quem caminha pelas ruazinhas de terra que cruzam o povoado de Urquillos.

O Explora se esconde em meio à imensidão da cadeia rochosa.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 09

Serviço

O hotel tinha acabado de completar um ano quando o visitamos e o serviço foi impecável. Todos os funcionários eram simpáticos, sem serem invasivos ou forçados, os guias tinham um conhecimento preciso sobre a região e o ambiente nos remetia à uma casa de fazenda com ares contemporâneos.

Infraestrutura

O Explora foi um dos precursores do conceito “tudo incluso” na América do Sul e vai muito além de refeições caprichadas e desse clima mais relax. Seu bar possui uma carta de bebidas de causar inveja a muito bartender e os quartos são aconchegantes para descansar após um dia de passeios.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 18

Seu diferencial é oferecer um menu de atividades e tours exclusivos, tudo incluso no valor da hospedagem, assim como wifi, livre acesso às instalações do hotel (como piscinas, saunas e jacuzzi) e traslado desde e para o aeroporto de Cusco.

A Casa de Banhos Pumacahua, onde fica o SPA, foi construída em um casarão colonial completamente restaurado do século XVII que pertenceu a um dos heróis da independência do Peru: o Inca Mateo Pumacahua. Todo esse trabalho meticuloso foi feito com o apoio do Instituto de Arqueologia do Peru, a fim de preservar essa riqueza histórica.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 16

Passeios do Explora Valle Sagrado

São oferecidas mais de 20 atividades para quem quer se aprofundar na geografia e na cultura andina. Chamadas de “explorações”, os passeios podem ser de meio dia ou de dia inteiro e são feitos a pé, de bicicleta ou de carro.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 08

Todas as noites, antes do jantar, os guias procuram os hóspedes para conversar e sugerir a programação do dia seguinte baseada nas suas aptidões e condicionamento físico. Mesmo para os sedentários de plantão como eu, sempre haverá uma atividade disponível.

As saídas são feitas em pequenos grupos com guias exclusivos que falam pelo menos inglês e espanhol. Muitos já estão acostumados até mesmo a se arriscar no português, tendo em vista que os brasileiros são a grande maioria de seus visitantes.

Essa é uma das grandes sacadas do hotel. Como todos os passeios já estão inclusos, você pode aproveitar para conhecer a região do Valle Sagrado com calma, fugindo das superlotações das excursões.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 10

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 11

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 12

Exclusividade

Algumas das expedições passam pelos lugares mais conhecidos do Valle Sagrado, como as Salineras de Maras, Ollantaytambo, Chinchero, Moray e Pisac, sempre trazendo uma nova perspectiva: seja uma trilha pouco usada, seja parando para conhecer algum povoado ou para provar algo típico. É um programão até mesmo para quem já conhece o Peru.

Já outros passeios foram criados pela equipe do Explora para que seus hóspedes possam visitar áreas menos populares ou acessíveis como os Huertos de Yucay, Racchi, Pumamarca, La Verónica, Cinco Lagunas, Amaru e Huaypo.

O mínimo recomendável de estadia no hotel é de quatro noites, mas se ficar mais tempo, você consegue incluir uma visita para Machu Picchu. Ao confirmar sua reserva, é possível pedir para incluir o passeio até a cidadela inca por um custo extra de 300 dólares que será adicionado a sua conta. O Explora pede que essa solicitação seja feita com até 30 dias de antecedência para que seja possível organizar as reservas dos trens e dos ingressos.

Certamente essa é uma maneira incrível de conhecer o Valle Sagrado sem se preocupar com a logística dos passeios, com a pontualidade das agências ou com qualquer outro tipo de contratempo.

Eu começaria a viagem por Cusco antes de seguir para o Explora Valle Sagrado e fecharia meu roteiro com chave de ouro deixando a visita à Machu Picchu para o último dia antes do retorno ao Brasil.

Quartos

Todo o conceito do Explora foi pensado para o hóspede passar menos tempo no seu quarto e mais tempo imerso na natureza que o envolve. Mas cá entre nós, com uma cama dessas e com uma vista que parece editada no photoshop, quem tem vontade de ir embora?

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 06

A decoração rústico-chique é feita com detalhes em madeira, pedra e mantas de alpaca. Em busca de uma maior conexão com o meio-ambiente, seus 50 quartos não têm televisão nem wifi, mas oferecem uma bela vista para a plantação de milho, quinoa e kiwicha ou para as montanhas que os envolvem.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 05

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 04

Restaurante e bar

Todas as refeições são servidas no restaurante do hotel, cujo teto alto e as janelas de vidro proporcionam um panorama deslumbrante. Durante os passeios de dia inteiro, os guias levam o almoço e organizam um piquenique estratégico. Algumas noites especiais são feitos jantares típicos ao ar livre perto da entrada do SPA. aguardem vídeos do Fred dançando 

O café da manhã é servido num buffet com os pães mais saborosos e crocantes que provei em toda a viagem, além de várias frutas da região, sucos e doces. Também é possível pedir alguns pratos à la carte como ovos mexidos e omeletes.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 13

Para o almoço e o jantar, os menus geralmente contemplam pratos leves feitos na hora com ingredientes locais, uma das preocupações do Explora é ajudar quem ainda está se aclimatando na altitude. Alguns clássicos da cozinha peruana também estão presentes com um toque internacional.

As sobremesas seguem a mesma linha e todas as refeições são acompanhadas por vinhos, como os refrescantes Corralillos da vinícola chilena Matetic.

O bar também faz parte dessa experiência e está aberto das 11 da manhã às 11 da noite oferecendo, além de vinhos e um ótimo pisco sour, outras opções de drinks, sucos, chás e cervejas.

Onde ficar no Valle Sagrado, Cusco - hotel Explora Valle Sagrado review - 07

Localização

O hotel fica no Valle Sagrado entre Cusco e Machu Picchu, bem às margens do rio Urubamba e próximo ao povoado de Urquillos. O transporte entre o aeroporto e o hotel já está incluso na estadia e o caminho leva aproximadamente 1h30 entre curvas e montanhas.

Aventura e conforto na altitude

Esses breves dias no Explora nos fizeram sentir como pequenos Hiram Binghams, mas com a certeza de saber que, ao voltarmos para o hotel, seríamos recebidos com uma bela taça de chardonnay. O que mais poderíamos pedir?

O Sundaycooks viajou a convite do Explora Valle Sagrado.

Assine nossa newsletter!

Comentários