atualizado em:

O que fazer numa longa conexão em Adis Abeba

Dicas para você aproveitar suas horas de descanso entre voos na capital etíope

por Gabe Britto outros artigos do autor
atualizado em:

No post sobre como é voar com a Ethiopian Airlines, eu disse que a companhia oferece hotel, alimentação, traslados e até visto para os clientes que precisam ficar mais de 8 horas em conexão no aeroporto de Adis Abeba. Não é preciso nem pedir por essa facilidade: a oferta acontece de forma automática, no check-in em Guarulhos.

Legal, né? Então você aceita a gentileza e vem a pergunta: o que fazer em Adis Abeba nessa parada, além de tomar um banho e descansar?

Passei algumas boas horas na cidade, voltando da viagem pelas Filipinas. Não deu para fazer muita coisa, mas foi possível conhecer alguns lugares que recomendo bastante.

Importante: alguns endereços em Adis Abeba não têm números e, às vezes, nem o nome da rua (têm apenas o nome de uma avenida próxima). Isso parece ser o normal da cidade, então peça dicas no seu hotel e converse com o motorista antes de sair.

O que fazer numa longa conexão em Adis Abeba

Museu Nacional da Etiópia

Se você gosta de história da humanidade e não consegue conter a emoção quando está diante de grandes relíquias do nosso passado, o Museu Nacional da Etiópia deve ser a sua primeira parada, sem dúvida nenhuma.

Nele estão alguns dos maiores tesouros da Etiópia (país considerado o berço da humanidade), da África e do planeta, incluindo os ossos da famosa Lucy, a possível ancestral mais antiga de todos nós descoberta até hoje.

Lucy foi encontrada em 1974, em Hadar, na Etiópia. Ela tem 3,2 milhões de anos e, depois de ser achada, passou um bom tempo fora do país mas retornou em 2013.

Porém, é preciso avisar: não crie expectativa de ver um esqueleto daqueles completos e saiba que, na verdade, você não está diante dos ossos reais da Lucy.

O esqueleto encontrado tem apenas algumas centenas de peças e são cópias dos ossos da Lucy. Por segurança, os originais estão muito bem guardados em uma área privada do prédio.

De qualquer maneira, você nunca vai conseguir chegar tão perto da Lucy real sem visitar o Museu Nacional da Etiópia.

Lucy, no Museu Nacional da Etiópia, em Adis Abeba

Museu Nacional da Etiópia

  • Endereço: King George VI St
  • Horários: diariamente das 9 às 17h30
  • Ingresso: 10 birr

Cafeteria To.Mo.Ca

Além de ser o berço da humanidade, a Etiópia é o país da planta que originou a bebida mais imprescindível na vida moderna (principalmente em reuniões feitas logo depois do almoço): o maravilhoso, delicioso e estimulante café.

É claro que existem sabe-se lá quantas cafeterias em Adis Abeba e você provavelmente vai encontrar um café maravilhoso em cada uma delas. Mas se quiser aproveitar sua visita rápida para experimentar aquele que é considerado o melhor cafezinho de todos, vá para a To.Mo.Ca.

O ambiente pode parecer um pouco decadente, mas é só a opção da empresa por manter o clima original dos anos 1950, porque os frequentadores ali vão dos mais simples aos mais poderosos, todos em busca da bebida quentinha e do cenário tradicional.

Se a sua parada em Adis Abeba for no retorno da sua viagem, aproveite e compre algumas toneladas de café para levar para casa. Você não vai se arrepender (eu não me arrependi).

Café Tomoca, em Adis Abeba

Cafeteria To.Mo.Ca

  • Endereço: Wavel street, perto da Churchill Ave
  • Site
  • Horários: todos os dias das 6h30 às 20h20
  • Faixa de preço: café machiatto por 10 birr; pacote de meio quilo de café ao redor de 80 birr

Makush Art Gallery & Restaurant

Mais do que uma ótima opção de almoço (com boas especialidades italianas), o Makush é também um lugar excelente para quem gosta de ver – e talvez comprar – boa arte local.

O ambiente simples é decorado com lindas pinturas e esculturas de mais de 70 artistas de vários cantos da Etiópia, o que garante a chance de conhecer temas de diferentes regiões do país. Os quadros de uma pintora da cidade de Harar, por exemplo, sempre mostram mulheres, por causa da famosa força feminina local.

Se conseguir, bata um papo com o diretor, o simpático Nathaniel “Nati” Yohannes. Ele pode dar explicações que fazem as pinturas ficarem ainda mais lindas.

Makush Art Gallery & Restaurant, em Adis Abeba

Makush Art Gallery & Restaurant

  • Endereço: Bole Road, 1st floor Mega Building
  • Horários: todos os dias das 11 às 23h30
  • Faixa de preço: entre 80 e 140 birr

2000 Habesha Cultural Restaurant

É totalmente turistão, não há a menor dúvida disso, mas é definitivamente o melhor lugar para você provar comida etíope de verdade, beber cerveja local e, de brinde, ainda ouvir música e ver shows de danças de várias regiões do país.

Sério: você vai se divertir muito. Apenas pegue leve na comida, porque a culinária etíope é extremamente apimentada e o pessoal ali faz questão de deixar isso bem claro.

Dança etíope no 2000 Habesha, em Adis Abeba

2000 Habesha Cultural Restaurant

  • Endereço: Bole Road, em direção à Namibia St, bairro Bole Medhanealem
  • Site
  • Horários: todos os dias das 10 à meia-noite; shows a partir das 20h
  • Faixa de preço: entre 230 e 350 birr

Seguindo essas dicas, tenho certeza de que a sua parada rápida em Adis Abeba vai virar um desejo enorme de voltar com muito mais calma ao país.

O Sundaycooks viajou a convite da Ethiopian Airlines e do Departamento de Turismo das Filipinas.

Assine nossa newsletter!

Comentários