atualizado em:

Paris: visita em Notre-Dame, Ilê St Louis e Place des Vosges

Em Paris, fazer o mini roteiro de Notre-Dame, Ilê St Louis e Place de Vosges une 3 pilares essenciais da capital francesa.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

Paris sempre está um passo adiante quando o assunto é a diversidade de roteiros. Passar pela Catedral de Notre-Dame é o básico, mas por que não casar o roteiro com outras duas ótimas atrações? Aliás, fazendo um breve passeio entre a Notre-Dame, a Ilê St Louis e Place de Vosges você une três marcos da Cidade Luz: cultura, gastronomia e natureza.

Nesse roteiro curtinho que pode até ser feito a pé com um pouco mais de disposição, você pode aproveitar e fazer compras nas melhores lojas de roupas de Paris (se assim o câmbio nos permitir)

Conheça um pouquinho desses 3 pontos turísticos de Paris e torne sua viagem ainda melhor.

Paris roteiro notre dame ile saint louis e place des vosges 05

Ingressos, passeios e tours por Paris:

Roteiro por Notre-Dame, Ilê St Louis e Place des Vosges

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame é um dos maiores símbolos históricos e culturais não apenas da França, mas de toda a Europa, dividindo protagonismo com a Torre Eiffel. Construída entre os anos de 1163 e 1345, a catedral de estilo gótico é dedicada à Virgem Maria e foi erguida na Île de la Cité, cercada pelo rio Sena.

A opção pelo estilo gótico na construção permitiu que a Notre-Dame tivesse uma arquitetura com longos arcos que sustentam toda a estrutura do telhado. Desta forma, os vitrais da igreja costumavam ser maiores do que as de estilo romano.

Anualmente, a igreja mais famosa de Paris recepciona cerca de 13 milhões de turistas, sendo um dos pontos turísticos mais procurados do mundo.

O escritor Victor Hugo mortalizou a catedral parisiense na literatura com o livrodo Corcunda de Notre-Dame, escrito no século 18 e adaptado na animação da Disney em 1996.

Então imagine o choque quando a catedral de Notre-Dame teve todo seu telhado reduzido a cinzas durante um incêndio em abril de 2019?

O incêndio fechou de vez todas as visitações em Notre-Dame e o prazo estimado para que a igreja seja reconstruída é 2025.

Contudo, a vista da frente da igreja, apesar de deteriorada pelo incêndio, ainda vale a visita. Você está em Paris, cercado de história e com facilidade para se deslocar. Não vá perder essa. Na “pior” das hipóteses, você conheceu um outro trecho de Paris e andou às margens do Rio Sena com tranquilidade.

Aliás, falar sobre andar em Paris me leva para nossa próxima parada do roteiro…

Paris roteiro notre dame ile saint louis e place des vosges 02

Île Saint-Louis

A Île Saint-Louis é a segunda e menor ilha presente no rio Sena de Paris, ficando bem ao lado da maior e mais conhecida Île de la Cité.

Pela área menor e por não ser exatamente o point dos turistas, a ilhota pode ser uma “pequena” surpresa no roteiro.

É só você atravessar a ponte da Île de la Cité, em frente à Catedral de Notre-Dame, que você chega em Saint-Louis.

A Île Saint-Louis era uma daquelas áreas, no século 15, dedicadas apenas ao pasto para gado e armazém. Perto, mas ainda distante de uma Paris que começara a crescer.

É uma surpresa encontrar um ponto de maior tranquilidade em Paris. Aí você pensa “poxa, então é aqui mesmo que eu vou almoçar logo depois de conhecer Notre-Dame“.

A Île Saint-Louis tem uma ótima variedade dos clássicos cafés e restaurantes parisienses. Os três quarteirões centrais da ilha são um verdadeiro polo gastronômico, você vai encontrar desde massas e até culinária asiática.

Só andar pela rua Saint-Louis, a principal e que corta toda a pequena ilha em Paris, que logo você encontra um lugarzinho para tomar um café ou um bom almoço/jantar. Se der ainda mais sorte, consegue algo bem às margens do rio Sena.

Paris roteiro notre dame ile saint louis e place des vosges 01

Place des Vosges

A Place des Vosges é nossa última parada nesse mini roteiro por Paris. A praça foi construída por Henri IV no início do século 17 e antigamente era conhecida como Praça Real. A dimensão do espaço, muito arborizado e ajeitadinho, é de 140 m² que formam um quadrado perfeito.

Antes da revolução francesa, a Place des Vosges era frequentada por nobres da França que utilizavam o espaço para socializar. Durante os séculos 17 e 18, as imediações ficaram marcadas por serem as mais caras de Paris.

Atualmente a praça é um ponto turístico cheio de coisa para se fazer nos arredores. LojEnhas (caras) de roupas? Restaurantes? Só falar. Quem quiser pode apenas se sentar no gramado da praça e curtir um bom vinho em um piquenique à parisiense.

Lembram de Victor Hugo? O mesmo autor que escreveu sobre o Corcunda de Notre-Dame? Pois é, agora sabemos o que o fez utilizar a igreja como casa do seu personagem.

Ele morava ali mesmo, pertinho da Catedral, em uma casa próxima da Place des Vosges. A casa, hoje convertida em um museu, tem uma sala de estar com estilo chinês, uma sala de jantar ao estilo medieval… um prato cheio de histórias.

E quem é admirador de Victor Hugo pode ver de perto objetos pessoais e o quarto do escritor.

A Place des Vosges fica próxima de uma das ruas mais conhecidas pela oferta de lojas de roupas: a Rue des Rosiers. Depois de dois quarteirões do centro da praça você encontra todas aquelas peças que tanto procurava para trazer de volta na mala (se estiver com uma graninha boa reservada para gastar).

Paris roteiro notre dame ile saint louis e place des vosges 03

Assine nossa newsletter!

Comentários