Para economizar na hora da troca de moeda vale tudo: dança da chuva, promessa pra Santo Expedito, acompanhar o jornal econômico e até mesmo pedir cotações diárias para o Fred. Se o destino da vez for a Austrália, a resposta para essa equação é simples. Descubra onde conseguir as melhores cotações para o dólar australiano e por que vale a pena comprá-la no Brasil.
Devo levar dólar americano ou dólar australiano para a Austrália?
A Austrália adota o dólar australiano (sigla AUD), que vale mais do que o real e menos que o dólar americano – o que é muito bom para quem gosta de fazer compras. Por ser uma moeda forte e por ser comercializada com mais facilidade nas principais casas de câmbio no Brasil, sua taxa de conversão não costuma ter um spread alto.
Spread pode ser traduzido como o lucro (ou ágio) das casas de câmbio sobre o valor das moedas.Por causa desse spread mais baixo, comprar dólar australiano no Brasil vale mais a pena que trocar dólar americano na Austrália.
Oras, mas se esse mesmo pensamento não é válido para quem viaja pelo Peru, por que seria melhor comprar dólar australiano no Brasil?
Fazendo contas e conversões de moedas
Toda compra e venda de moedas deve trazer lucro para as casas de câmbio. Esse ganho vem do spread colocado em cima da cotação oficial (ou comercial) de cada uma. Moedas com muita concorrência e abundância no país, como é o caso do dólar e do euro, têm os menores spreads, girando entre 4,5 e 5,5% normalmente. De acordo com as cotações do dólar australiano com desconto que nós vendemos, sabemos que seu spread médio é próximo de 7,5%.
Ao comprar dólar americano no Brasil para trocar na Austrália, você pagará 4,5% de lucro para a casa de câmbio. Ao trocar esses dólares na terra dos cangurus, será preciso encontrar um local que cobre até 3% de deságio para que o resultado empate com o valor gasto na compra.
Pois veja bem, é justamente na compra de moedas (quando vendemos para a casa de câmbio) que elas mais lucram. Desta forma, dificilmente você conseguirá um deságio de apenas 3% na diferença do valor entre o dólar americano e o dólar australiano. Provavelmente ele será de 6% ou mais.
Ou seja, você perderia dinheiro nessa transação se comparado à compra direta de dólares australianos.
Comentários
Gostei do conteúdo da pesquisa
Obrigada, Lenir!