atualizado em:

Qual moeda levar para a Austrália?

Praia, balada, canguru, jetlag... nada disso tira tanto nosso sono quanto o assunto câmbio e conversões de moeda.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Para economizar na hora da troca de moeda vale tudo: dança da chuva, promessa pra Santo Expedito, acompanhar o jornal econômico e até mesmo pedir cotações diárias para o Fred. Se o destino da vez for a Austrália, a resposta para essa equação é simples. Descubra onde conseguir as melhores cotações para o dólar australiano e por que vale a pena comprá-la no Brasil.

Devo levar dólar americano ou dólar australiano para a Austrália?

A Austrália adota o dólar australiano (sigla AUD), que vale mais do que o real e menos que o dólar americano – o que é muito bom para quem gosta de fazer compras. Por ser uma moeda forte e por ser comercializada com mais facilidade nas principais casas de câmbio no Brasil, sua taxa de conversão não costuma ter um spread alto.

 Spread pode ser traduzido como o lucro (ou ágio) das casas de câmbio sobre o valor das moedas.

Por causa desse spread mais baixo, comprar dólar australiano no Brasil vale mais a pena que trocar dólar americano na Austrália.

Oras, mas se esse mesmo pensamento não é válido para quem viaja pelo Peru, por que seria melhor comprar dólar australiano no Brasil?

Fazendo contas e conversões de moedas

Toda compra e venda de moedas deve trazer lucro para as casas de câmbio. Esse ganho vem do spread colocado em cima da cotação oficial (ou comercial) de cada uma. Moedas com muita concorrência e abundância no país, como é o caso do dólar e do euro, têm os menores spreads, girando entre 4,5 e 5,5% normalmente. De acordo com as cotações do dólar australiano com desconto que nós vendemos, sabemos que seu spread médio é próximo de 7,5%.

Ao comprar dólar americano no Brasil para trocar na Austrália, você pagará 4,5% de lucro para a casa de câmbio. Ao trocar esses dólares na terra dos cangurus, será preciso encontrar um local que cobre até 3% de deságio para que o resultado empate com o valor gasto na compra.

Pois veja bem, é justamente na compra de moedas (quando vendemos para a casa de câmbio) que elas mais lucram. Desta forma, dificilmente você conseguirá um deságio de apenas 3% na diferença do valor entre o dólar americano e o dólar australiano. Provavelmente ele será de 6% ou mais.

Ou seja, você perderia dinheiro nessa transação se comparado à compra direta de dólares australianos.

Compre dólar australiano no Brasil.

Que moeda levar para a Austrália: dólar ou dólar australiano valem a pena? - 01

Onde trocar dinheiro em Sydney?

Caso tenha dólares ou euros sobrando de alguma outra viagem, é interessante levá-los para trocar na Austrália, afinal eles já estavam parados mesmo.

No aeroporto internacional de Sydney, é possível trocar dinheiro na Global Exchange e na Travelex. Já no centro da cidade, dentro do shopping Queen Victoria Building, existe uma unidade da Travelex. Seu hotel também pode indicar outras casas de câmbio.

Cartão pré-pago na Austrália

Usar um cartão pré-pago já carregado com dólares australianos é uma boa opção para quem vai passar muito tempo na Austrália, seja viajando ou fazendo um intercâmbio, e não quer carregar muito dinheiro vivo ou usar o cartão de crédito.

Nós, enquanto parceiros da Confidence, trabalhamos com os cartões Multi Moeda Cash Passport, que permitem recarga não só em dólar australiano (evitando conversões extras), mas também em outras 5 moedas (dólar, euro, dólar canadense, libra e dólar neozelandês).

Em resumo, você pode viajar tranquilo e, se a verba acabar, alguém ainda consegue te enviar mais dinheiro mesmo estando no Brasil.

As diferenças do cartão Multi Moeda sobre o dinheiro vivo são o IOF maior e a taxa de saque caso utilize essa opção. A vantagem é ser muito mais prático para quem vai ficar muito tempo no exterior.

Gostou da ideia? Não deixe de nos pedir uma cotação tanto para o cartão quanto para o papel moeda. Garanto que faremos os menores preços possíveis!

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira oferecida por eles com toda a segurança que a empresa garante. Nossas taxas são competitivas e o atendimento é personalizado. Tudo para você economizar ao máximo na hora de viajar.

Que moeda levar para a Austrália: dólar ou dólar australiano valem a pena? - 02

Posso levar real para a Austrália?

Não. Mesmo que ele seja aceito em alguma casa de câmbio australiana, a cotação será péssima.

Dólar americano é aceito na Austrália?

Todos os preços de passeios, hotéis, atrações e restaurantes são cobrados em dólar australiano. Caso você leve a moeda dos Estados Unidos, vai precisar trocá-la antes do pagamento, o que fará com que você perca dinheiro.

É fácil usar cartão de crédito na Austrália? E de débito?

Assim como na Holanda e em outros destinos da Europa, o cartão de crédito é amplamente aceito e essencial para quem viaja pela Austrália.

Alguns lugares, como as máquinas que fazem a recarda do transporte público, só aceitam essa forma de pagamento. Alguns restaurantes e hotéis também dão preferência ao cartão (e você ainda pode acumular algumas milhas).

Já o cartão de débito também é muito aceito. Por isso, lembre-se de fazer o aviso viagem previamente.

Cuidado com cartões múltiplos (crédito e débito ao mesmo tempo), pois eles costumam dar problemas, principalmente na hora do saque da conta corrente, já que alguns bancos registram essa transação como saque do cartão de crédito, incorrendo em taxas extras.

É possível fazer saque internacional na Austrália?

Sim, mas ultimamente essa não tem sido uma boa opção, pois há cobrança de IOF igual ao do cartão de crédito e seu banco pode ainda cobrar uma taxa extra por saque. Se ainda assim precisar, praticamente qualquer caixa eletrônico da Austrália pode ser usado para fazer saques internacionais.

Em resumo

Vale a pena comprar dólar australiano no Brasil, mas é sempre bom ter também um cartão de crédito, para pagamentos grandes, como hotéis e alguns passeios, e o de débito para saque ou pagamentos adicionais. Já quem vai ficar mais tempo no país, a opção de cartão multi moeda é bastante interessante.

O Sundaycooks viajou a convite do Tourism Australia.

Assine nossa newsletter!