Decidir entre fazer um tour privado ou compartilhado no Peru é tão importante quanto decidir quantos dias ficar na região de Cusco. Um bom guia é um fator determinante para que você compreenda as civilizações que por ali passaram e como elas se desenvolveram. Além disso, tours, sejam privados ou compartilhados, são uma boa maneira de resolver certos problemas de logística como passear entre as diversas ruínas do Valle Sagrado ou conhecer o Parque Nacional de Paracas.
Fazer um tour privado ou compartilhado no Peru? Eis a questão
Fazer um tour guiado pelas ruínas e zonas arqueológicas do Peru é uma maneira de aprender detalhes sobre as civilizações do país e também de atiçar nossa curiosidade para que, ao olharmos para um descampado ou um monte de pedra empilhada, possamos imaginar os impérios Inca, Wari e Lambayeque, dentre tantos outros, em seu esplendor.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Leia também:
Machu Picchu: eram os deuses astronautas?
Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?
Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
E então, qual tipo de tour fazer? Privado ou Compartilhado?
Depois de experimentar os dois tipos de tours, deixo aqui os prós e contras que encontrei em cada um. Mas não se acanhe, nós queremos saber qual a sua opinião também 😀
Tour Privado
Prós
- Flexibilidade de horários, permitindo chegar nos lugares quando estão mais vazios
- Flexibilidade de roteiros para fazer somente o que você tem interesse
- Guia exclusivo
- Transporte exclusivo
- Mais tempo para tirar fotos e passear pelos locais
- Explicação mais detalhada
- Infinito número de perguntas permitidas
Contras
- Mais caro
- Menos interação com outros viajantes
Tour Compartilhado
Prós
- Mais barato
- Interação com outros viajantes
- Visita a vários lugares num mesmo dia
Contras
- Transporte compartilhado e, muitas vezes, lotado
- Horários geralmente coincidem com as outras excursões, lotando as atrações
- Paradas em restaurantes e lojas preestabelecidas e mais pega-turista
- Explicações menos detalhadas e mais mecânicas
- Tempo mais curto para passear e tirar fotos
- Roteiros fixos e predefinidos
Tinha uma lhama atrás da Natalie 😛
Leia também:
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país
9 problemas e soluções para montar um roteiro para o Peru
Conclusão
Os tours privados são nossa modalidade preferida, pois gostamos de passear com calma, parar no meio do caminho para tirar fotos e, principalmente, entender a história e cultura dos antigos povos do país. Mas nem sempre o tour privado é a melhor opção para você. Seus interesses, sua sede de informação ou necessidade de interação com outras pessoas é que vão determinar se ele realmente vale a pena ou não 😉
Além disso, alguns tours compartilhados podem ser bem legais. Nós fizemos um para o Valle del Colca que foi muito divertido, com um grupo pequeno e bem legal. A van era boa e o guia era bem acima da média.
Os passeios para Paracas e pelo Lago Titicaca, Taquile e Uros foram bons e mais fáceis de organizar que se tivéssemos ido atrás dos passeios por conta. Já o passeio para Pachacámac não nos agradou.
Agora é sua vez de nos contar: você prefere fazer tours privados ou particulares e por quê?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Olá,
tenho uma dúvida, quando vc contrata guia privado como faz com o transporte?
Obrigada
Geralmente o transporte já está incluso, Luiza, ou no carro particular ou em uma minivan.
Me ajudem com uma decisão?
70 dólares para guia em MP é um bom valor? Dúvida cruel! Rs
Estive no Peru no mês de julho/15 e tive junto com minha namorada uma excelente experiencia dos passeios montados pela Peru Latin Travel. O guia Juan Carlos é extremamente atencioso e experient nos roteiros em Cusco e arredores. A especialidade da empresa é no transporte privado e posso dizer que realizar os passeios privados nos fes ganhar muito tempo para conhecer diversos lugares em Cusco.
Obrigado pelo relato, Guilherme 🙂
Você ainda tem o contato do guia?
Oi Danielen.
Dá uma olhadinha nesse post que pode lhe ajudar 🙂
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Olá pessoal….
Estou com a viagem quase toda fechada para ir daqui a 15 dias…..
Gostaria de saber que empresa usaram para o tour Valle del Colca. Estamos super na dúvida e sem muitas informações confiáveis sobre as empresas.
Desde já agradeço,
Adri
Oi Adriana.
Nós fechamos o tour com a Fabulous Peru Tours que terceirizou para outra empresa (prática comum com todas as agências) e foi tudo bem legal, mas eu não sei qual foi :/
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Pretendo viajar de carro saindo do Acre… Sai mais barato guia particular sem carro? Ou todos só fecham com carro?
Não sei, Pedro. Possivelmente sim, mas converse com as agências para ter certeza 🙂
Fiz uma viagem para Cusco e MachuPicchu e segui várias dicas e orientações de vcs e de leitores do blog para montar tudo por conta própria..
Em Cusco contratei o serviço do guia Rafael Choque Garcia e foi uma ótima experiência,mas perdi o email dele. Será que vcs, por acaso, têm o contato com ele ?
Agradeço,Lilian
Que bom que pudemos ajudar, Lilian 🙂
O email dele e de outras agências e guias está no post abaixo:
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Olá Fred e Natalie,
Deixo meu registro que após ler essas dicas e com uma indicação de uma amigo que foi em março à Cusco e Machu Picchu, utilizei do guia privado, para mim e minha namorada. Em pesquisa feita com alguns contatos citados aqui, verifiquei que era muito mais vantagem.
Contratei os serviços do José Miguel, da Peru Hamuy Travel, já citado aqui e utilizado pelo amigo. Ele é a equipe dele foram sensacionais, com muito conhecimento e atenção para conosco ( Maria, Jonathan, Marcel e Sindy).
Fomos em passeio a Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu, o qual fez uma excelente programação, com horários e dias bem encaixados.
Então deixo minha indicação para os serviços de José Miguel ([email protected]).
Abraços
Obrigado pelas dicas, Victor!
Victor, boa tarde
Estou realizando um cotação com o José Miguel para fazer um tour com ele em Cuzco dos dias 02/09 a 09/09.
Poderia me informar quanto você pagou mais ou menos?
Caso seja possível segue meu email para envio das informações: [email protected]
Obrigado pela ajuda desde já
Contratamos o guia Rafael C Garcia para nossa estada em Cuzco e foi tudo perfeito. Como tínhamos 3 dias inteiros na cidade mais 1 dia reservado a Machu Picchu, queríamos conhecer o máximo de sítios arqueológicos possível, o que incluiria o Vale Sagrado dos Incas, Vale do Sul e Maras e Moray. Nos tours coletivos não seria possível montar esse roteiro em 3 dias. Mas conversando com ele, ficou tudo muito bem arranjado. Ele explica muito bem toda a história e nos dá todo o contexto do lugar. Através dele também fechamos o guia para Machu Picchu que também era ótimo (Alex) e ainda falava português. O Rafael também nos buscou na estação de trem de Pachar (1:40 mins de Cuzco) na volta de Aguas Calientes, já que a estação Poroy (meia hora de Cuzco e com táxis e onibus partindo de lá) estava fechada. Tudo funcionou muito bem. Recomendamos! E amamos conhecer o Peru e um pouco sobre a cultura Inca e povos pré incas. Incrível!
Olá Fred e Natalie Boa noite! Então estou aqui desesperada tentando montar meu roteiro. Mais esbarro em varias dúvidas e acabo voltando a estaca zero.
Bem comprei minha passagem para 16/05 a 24/05 meu vou é direto para Cusco e estou sem saber o que fazer!
Quantos dias vc acha necessários para explorar bem Cusco e arredores? Vc acha que vale a pena dormir em Olhantaytambo? Vc me indicaria algum guia? Alguma agencia de turismo para tour compartilhados?
Me ajudemmmmm please!!!!!
Oi, Danielle.
Tudo bem?
Eu sei que a princípio montar um roteiro pelo Peru pode parecer bem confuso e assustador, mas você encontra todas as respostas para suas dúvidas nos posts aqui do blog ou nas caixas de comentários.
Então vamos lá:
Para montar um itinerário pela região de Cusco, dá uma olhadinha nesses links aqui:
https://sundaycooks.com/dicas-para-montar-uma-viagem-pelo-peru-redondinha/
https://sundaycooks.com/category/destinos/peru/valle-sagrado-peru-viagens/
Nesses textos você também vai encontrar as descrições dos passeios pela região do Valle Sagrado e quantos dias ficar.
Dormir uma noite em Ollanta vai do gosto do freguês e do ritmo da viagem de cada um. Você pode seguir de lá direto – no final do dia – de trem para Águas Calientes, na base de Machu Picchu.
Sobre os guias locais, temos um post com uma lista de indicação de guias e agências receptivas no Peru comentados pelos leitores que já visitaram o país:
https://sundaycooks.com/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
Qualquer dúvida, estamos por aqui 😀
Danielle, bom dia
Eu fiquei em Cuzco dos dias 02 a 09/10 e consegui aproveitar muito bem o que a cidade tem a oferecer.
Na época, contratei os serviços do José Miguel da Peru Hamay Travel e fechei com ele os serviços de tour compartilhado. Como estava sozinho, saiu muito mais em conta fechar os passeios nessa modalidade.
Toda a negociação foi feita via email com eles ([email protected]). Eles são bem prestativos e respondem assim que possível.
Fechei com ele um roteiro de 8 dias de passeio + 1 livre (já incluindo MachucPichu), no qual visitaria todos os pontos turísticos que a cidade de Cuzco e suas redondezas tem a oferecer.
Para MacchuPicchu, compre sua entrada e seus tickets de trem com antecedência. Ida e volta por Ollamtaytambo sai mais barato do que por Poroy. Ao retornar para Ollamtaytambo, sempre ficam diversas van oferecendo serviços de transportes até a Plaza del Armas. 10 soles é um bom preço a se pagar nesse casos.
Caso precise de mais alguma informação, posso lhe ajudar sem problemas.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Giovani,
Que relato sensacional!
Obrigada por compartilhar essa dica da volta por Ollanta conosco 😀