Decidir entre fazer um tour privado ou compartilhado no Peru é tão importante quanto decidir quantos dias ficar na região de Cusco. Um bom guia é um fator determinante para que você compreenda as civilizações que por ali passaram e como elas se desenvolveram. Além disso, tours, sejam privados ou compartilhados, são uma boa maneira de resolver certos problemas de logística como passear entre as diversas ruínas do Valle Sagrado ou conhecer o Parque Nacional de Paracas.
Fazer um tour privado ou compartilhado no Peru? Eis a questão
Fazer um tour guiado pelas ruínas e zonas arqueológicas do Peru é uma maneira de aprender detalhes sobre as civilizações do país e também de atiçar nossa curiosidade para que, ao olharmos para um descampado ou um monte de pedra empilhada, possamos imaginar os impérios Inca, Wari e Lambayeque, dentre tantos outros, em seu esplendor.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Leia também:
Machu Picchu: eram os deuses astronautas?
Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?
Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
E então, qual tipo de tour fazer? Privado ou Compartilhado?
Depois de experimentar os dois tipos de tours, deixo aqui os prós e contras que encontrei em cada um. Mas não se acanhe, nós queremos saber qual a sua opinião também 😀
Tour Privado
Prós
- Flexibilidade de horários, permitindo chegar nos lugares quando estão mais vazios
- Flexibilidade de roteiros para fazer somente o que você tem interesse
- Guia exclusivo
- Transporte exclusivo
- Mais tempo para tirar fotos e passear pelos locais
- Explicação mais detalhada
- Infinito número de perguntas permitidas
Contras
- Mais caro
- Menos interação com outros viajantes
Tour Compartilhado
Prós
- Mais barato
- Interação com outros viajantes
- Visita a vários lugares num mesmo dia
Contras
- Transporte compartilhado e, muitas vezes, lotado
- Horários geralmente coincidem com as outras excursões, lotando as atrações
- Paradas em restaurantes e lojas preestabelecidas e mais pega-turista
- Explicações menos detalhadas e mais mecânicas
- Tempo mais curto para passear e tirar fotos
- Roteiros fixos e predefinidos
Tinha uma lhama atrás da Natalie 😛
Leia também:
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país
9 problemas e soluções para montar um roteiro para o Peru
Conclusão
Os tours privados são nossa modalidade preferida, pois gostamos de passear com calma, parar no meio do caminho para tirar fotos e, principalmente, entender a história e cultura dos antigos povos do país. Mas nem sempre o tour privado é a melhor opção para você. Seus interesses, sua sede de informação ou necessidade de interação com outras pessoas é que vão determinar se ele realmente vale a pena ou não 😉
Além disso, alguns tours compartilhados podem ser bem legais. Nós fizemos um para o Valle del Colca que foi muito divertido, com um grupo pequeno e bem legal. A van era boa e o guia era bem acima da média.
Os passeios para Paracas e pelo Lago Titicaca, Taquile e Uros foram bons e mais fáceis de organizar que se tivéssemos ido atrás dos passeios por conta. Já o passeio para Pachacámac não nos agradou.
Agora é sua vez de nos contar: você prefere fazer tours privados ou particulares e por quê?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Natália e Fred,
Fico visitando seus site e já até prometi disponibilizar planilha sobre minha esposa e eu sobre trip no Peru, talvez ajude alguém:
https://www.garpereira.blogspot.com.br/2016/03/peru-pratico-lima-cusco-machu-pichu.html
OBS.: Talvez seria legal vcs colocarem planilhas editáveis, o “esqueleto” para uma trip em cada sugestão de destino, se quiser envio as minhas sobre Peru, alemanha, Chile, Maceio, chapada diamantina etc) ok?
Obrigado pela dica Guilherme 🙂
Sabe que eu já pensei nisso? Hoje temos o SundayPlanner que é uma planilha que fizemos para ajudar os leitores a planejarem suas viagens. Se vc quiser preenchê-la e mandar pra nós, podemos colocar à disposição como exemplo para as outras pessoas. Iria ser bem legal 😀
Mas temos outros planos para isso também. Quem sabe não conseguimos colocar no ar no segundo semestre? 😛
SundayPlanner: sua planilha de viagem
Bom dia gente!
Já li o site de vcs “de cabo à rabo” e está me ajudando demais a montar minha viagem ao Peru!
Estou com algumas duvidas que não achei nos posts ou comentários.. Queria saber se vocês conseguem me ajudar!
Seguinte… Depois de 2 dias em Lima, irei a Cusco e ficarei por la 7 dias ao todo. Gosto de viajar da mesma forma que vocês, conhecendo e aproveitando o máximo de coisas possíveis, sem que seja “foto e tchau”.
Fui indicada a além de Cusco, me hospedar em Ollantaytambo para fazer os passeios no Vale Sagrado e Águas Calientes para ir a Machu Pichu.
Entrei em contato com o Jose da Peru Hamuy Travel sobre os tours privados e pelo email que ele me enviou, entendi que os passeios saem e retornam para Cusco.
Queria saber se vale a pena mesmo me hospedar em Ollamta?? Havia pensado em dois dias, pois pelo que entendi, de lá partem vários passeios pelo Vale Sagrado, não é isso?
Outra dúvida seria… Quero ir a Machu Pichu dois dias! Um dia me indicaram fazer uma trilha onde desço do trem em determinado KM e chego lá no final do dia para ver o por do sol; dormir em Águas Calientes e no dia seguinte ir novamente para realmente passear com calma por lá e conhecer… O que vocês acham?? Será que preciso comprar ingresso pra dois dias?
Desde já, agradeço pela ajuda e atenção!
Oi, Rafaela.
Você pode usar Cusco como base para conhecer toda região do Vale Sagrado. É possível dormir em Ollantaytambo caso queria ter uma experiência diferente e diversifica sua estadia, mas essa segunda cidade tem menos lugares para sair e jantar. Optando por ficar em Ollanta, negocie com a agência local e avise seu endereço de hotel.
Eu queria ter essa experiência de visitar Machu Picchu dois dias seguidos nesse esquema de trilhas diferentes. Deve ser interessante, mas não é para todo mundo. Muitos podem achar o passeio repetitivo. Você via precisar de ingressos para dois dias.
Boa viagem!
Olá a todos!
Estou indo para Cusco nas próximas semanas e gostaria de fazer os passeios particulares.
Das sugestões recomendadas aqui no site o Juan Carlos Valle é quem tem os preço de pacote de passeios mais em conta.
Dos comentários somente o do Guilherme é quem consigo visualizar. Os demais caem em posts sobre a Izabel, outra guia…
Conseguem me ajudar com mais referências do Juan?
Obrigada
Oi Renata. Infelizmente o sistema do site causou erros nos links de alguns comentários 🙁 O jeito é pesquisar nos comentários manualmente nesse post que é aberto. Mas se serve de ajuda, quase todos os comentários de todos os guias são positivos, até porque se um guia tivesse muitos comentários ruins, ele seria retirado do post 🙂
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Bom Dia, tudo bem?
Leio muitos posts sobre as viagens ao Peru, são impecáveis!
Em Outubro ficarei 23 dias, conhecendo norte e sul do país. Só estou com uma grande dúvida, os passeios valem a pena ser fechados antes da viagem, ou consigo um preço melhor na hora? (tirando Machu Pichu que vou fechar tudo antes).
Se tiverem indicações de empresas que fazem apenas os tours, agradeço, os deslocamentos entre as cidades, e hotéis já estão reservados. Pedi algumas indicações para as hospedagens, mas gostaria de comparar preços e roteiros.
Oi Flávia. Eu gosto de fazer tudo adiantado pra não perder tempo lá e garantir que vai ser como eu quero. Comprar na hora pode sair mais barato, mas vc provavelmente terá de ir com excursões pq os guias privados podem já estar ocupados.
No mais, olhe este post: Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Boa noite, parabens pelo site, estou indo ao Perú entre 01/02 a 12/02 e farei Lima-Cusco-MP …. o seu site tem ajudado horrores nas informações e norteamentos, parabens mesmo 😀
Uma informação aproximada…. um tour privado pro Vale Sagrado, para uma pessoa, tem ideia aproximada de qual deve ser o custo saindo de Cusco até Ollanta?
Muito obrigado, espero contribuir no retorno de minha viagem.
Oi, Carlos.
Não sei se os valores estão atualizados, mas acredito que um tour privado deve custar algo entre 60 e 100 dólares dependendo do itinerário e da empresa contratada.
Boa viagem 🙂
Vou pro peru em maio. Confesso q estou bem confusa pra fazer meu roteiro! Alem de cusco e m.p. quero ir a puno, arequipa, valle del coca. Mas to achando as excursoes muito cara! Tenho lido no site varias dicas, mas acho q seria legal cntratar uma excursao pra otimizar o tempo e ter mais explicaçoes. Alguem ja fez esse roteiro? Foi por conta propria ou excursao?
Oi, Monique.
Nesse post você encontra vários itinerários pelo Peru e dicas para viajar por conta própria:
https://sundaycooks.com/dicas-para-montar-uma-viagem-pelo-peru-redondinha/
Olá, gostaria de saber qual a empresa que vocês utilizaram para fazer o tour do Vale Sagrado e do Vale do Coca! Prefiro o tour privado! Obrigada
Olá, Fátima!
Neste link você encontra informações e contatos das agências e guias locais no Peru resenhados pelos nossos leitores: https://sundaycooks.com/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
Boa noite pessoal, acabei de voltar do Peru!!! Viagem inesquecivel. Peguei muitas dicas atraves de voces aqui do sundaycooks, agradeço imensamente pelas dicas, consegui me organizat sozinha somente atraves das dicas de voces e deu tudo certo, inclusive sobre os guias privados. Sim, peguei guia privado e nao me arrependo nenhum pouco, voce faz os passeios com calma, no seu ritmo, ele tira fotos suas, e eles sabem tirar foto muito bem por sinal!!! Se voce quer conhecer o Peru com seus minimos detalhes ( e quer tirar fotos marcantes pra sua historia de viagem, sem pressa alguma) contrate um guia privado, vale muito a pena pagar um pouquinho a mais para conhecer essa cultura riquissima!!! Contratei o Juan ja citado muitas vezes aqui, fiz com ele 2 dias pelo Vale Sagrado. Para MachuPicchu contratei o Rafael, tambem citado aqui, nao foi ele que fez o nosso passeio em MachuPicchu, foi o Paulino que faz parte da empresa de tours do Rafael, mas muito recomendado com certeza. Amei os dois!!!
Obrigada pelo seu relato, Renata 🙂
Volte sempre!
Ola!
Fiquei interessado em contratar guia privado (Juan) para passear em Cusco/Valle Sagrado.
Duvida:
Voces fizeram contato (e contrato) diretamente com ele ou através da agencia de turismo Latin Travel?
obrigado! parabens pelo blog!
Olá, Gustavo. Como foi esse contato da Latin Travel? Não conheço essa empresa.
Oi pessoal. Li os posts aqui do Sunday Cooks de cabe a rabo antes de planejar minha viagem e já estou de volta.
Gostaria de deixar algumas dicas que me ajudaram bastante:
-Começar a viagem no Valle Sagrado ajuda bastante na ambientação com a altitude por ser bem mais baixo que Cusco, além disso, ao fazer um tour privado (como nós fizemos), é possível começar “de trás para frente” ou seja, indo no sentido oposto à multidão, o que nos possibilitou uma experiência incrível de chegar nos lugares completamente vazios.
-Após MUITO pesquisar, fechamos com uma agência chamada KCuscotours. Fiquei um pouco desconfiado no começo por não ter muita informação na internet, mas depois encontrei como “Cusco tours” no trip e fiquei mais confortável de fechar alguns passeios privados com eles, pois tinham ótimos preços e a Carmen que nos atendeu é muito atenciosa. Quando chegamos e fizemos o primeiro passeio, ficamos encantados com o Guia Wilbert e resolvemos fechar tudo com eles. Não tenho palavras para descrever a experiencia que tivemos. Foi tudo incrível!
-Essa agência KCusco, nos ofereceu um Picnic na montanha, no Valle Sagrado. Recomendo muito para todos. Montaram uma tenda com uma mesa e um almoço incrível, muito bem apresentado, com pratos típicos preparados por um Chef da região, ali mesmo na montanha. Somente eu e minha noiva, no meio do nada, com uma vista espetacular e uma comida incrível. Foi um dos pontos altos da nossa viagem.
-Se contratar um Guia privado em Machu Picchu, opte por subir no segundo período e de preferência no meio da tarde. Assim foge um pouco da muvuca do primeiro horário da manhã. **É MUITA gente!
Enfim, recomendo muito um tour privado para todos os passeios. Da outra dimensão para a viagem!
Obrigado pelo relato Eduardo. Que bom que sua viagem foi ótima e que pudemos, de certa forma, participar dela tb 😀