Já tive minhas malas extraviadas algumas vezes e sempre fico ansioso ao esperar por elas no desembarque. Então, sempre que vou para o exterior, considero embalar minha bagagem naqueles quiosques que ficam perto dos balcões de check-in. Mas será que vale mesmo a pena embalar as malas?

Protegendo sua bagagem antes do embarque

Vantagens:

Desvantagens:

A TrueStar SecureBag (embalagem em plástico filme verde) e a Protec Bag (embalagem em plástico vermelho) são as empresas que oferecem esse tipo de proteção mais comuns aqui no Brasil. A TrueStar também está presente no exterior.

Já utilizei o serviço dessas duas empresas e posso dizer que fiquei satisfeito com a proteção que essas embalagens proporcionam. Várias vezes a embalagem estava extremamente arranhada e desgastada, mas nada aconteceu com a mala.

Também considero um item de segurança pois, já que é mais difícil abrir uma bagagem que esteja embalada, a chance dessas quadrilhas de aeroportos deixarem sua mala em paz é maior. Mesmo com um estilete, abrir uma embalagem da TrueStar pode ser demorado. Sempre levo bocado de tempo para conseguir me livrar desse plástico

Considere embalar as malas para viagens mais longas ou com escalas. Nem tanto pela questão do seguro, pois para conseguir esse benefício, você primeiro terá de passar pelo perrengue da companhia aérea (que pode levar meses para se resolver), mas por saber que sua mala estará protegida contra arranhões e contra possíveis golpes. Sem contar que ajuda a dar um destaque, evitando que pessoas a peguem por engano.

Considere embalar suas malas se o seu voo:

Outras dicas de segurança em malas:

Aeroportos em que há, notadamente, muito problema de extravio de malas:

O aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos piores no quesito roubo de itens de dentro das malas. Nos últimos anos, também nos deparamos com relatos sobre furtos nos aeroportos de Miami, Orlando e Joanesburgo.

Companhias aéreas com as quais já tive problemas com extravio de malas:

Que a Nossa Senhora Protetora das Malas nos proteja!