Quando eu era criança, minha avó costumava contar histórias sobre as pirâmides do Egito e a cidade Inca de Machu Picchu, suas possíveis ligações e como elas são cercadas de mistério e teorias da conspiração.
Todo esse fascínio e curiosidade que ela despertou em mim sempre me fizeram sonhar com o dia em que eu conheceria Machu Picchu com meus próprios olhos. Ah, e devo dizer que ela se foi jurando de pés juntos que os Incas tiveram uma ajudinha extra(-terrestre?)
Machu Picchu
Mesmo com toda destruição que o império espanhol trouxe à cultura Inca, Machu Picchu conseguiu escapar quase intacta graças à densa floresta que a cercava (e cerca) até hoje. Sorte nossa!
Dizem também que, ao ser descoberta pelo americano Hiram Bingham, diversas peças incas foram perdidas, roubadas ou levadas embora da cidade por ele e pela sua equipe. Estima-se que mais de 4000 peças estão distribuídas entre universidades e museus dos EUA. Nosso guia também nos contou que o governo peruano tem pedido que este acervo seja devolvido ao país, mas sem muito sucesso até hoje.
Infelizmente, nem tudo são flores no antigo reino Inca. Apesar de ter sido declarada uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo” em 2007, Machu Picchu está na lista da Unesco como um dos patrimônios da humanidade que estão ameaçados. Por isso corre, Lola, corre, antes que algo aconteça ou que muito do patrimônio se perca ou acabe sendo destruído por descuido.
Informações práticas sobre Machu Picchu
Se você procura informações práticas e fáceis de entender sobre como chegar à Machu Picchu, como comprar os ingressos do parque (problemas, dificuldades e soluções, como comprar o ingresso para Huayna Picchu ou mesmo sobre qual a melhor época para visitar a região, basta ler nossos posts 🙂 Ah, e a caixa de comentários é toda sua!
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
- Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas
- Como ir para Machu Picchu
- Onde ficar em Cusco e Machu Picchu?
- Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?
- Aguas Calientes: um pit stop recomendado antes de Machu Picchu
- 8 problemas e soluções ao montar um roteiro para o Peru
- Todos os nossos posts com dicas e roteiros do Peru
Chegamos a Machu Picchu, e agora?
Razão
Se você curte aula de história ou quer entender um pouco mais sobre como funcionava a citadela e sua importância dentro do império Inca, eu recomendo a contratação de um tour guiado, de preferência com um guia credenciado. Sem uma boa explicação, Machu Picchu perde boa parte da sua graça e magia. Se você preferir contratar na hora, na própria entrada do parque, saiba que existem diversos guias esperando pelos turistas na porta. O nosso tour guiado durou quase 3 horas e já estava incluso no orçamento que fechamos.
Pontualmente, às 7 da manhã, encontramos nosso guia na entrada do parque. Durante o passeio, ele nos contou diversas histórias, explicou detalhes sobre arquitetura, hidráulica e sistemas de irrigação, astronomia, cultura Inca e suas tradições. Uma verdadeira aula em que pudemos perceber como tudo o que havíamos visto em Lima, em Cusco e no Valle Sagrado finalmente se encaixava em Machu Picchu.
Quando fiz aquela piadinha infeliz sobre como os ETs ajudaram os Incas, nosso guia me fitou com um olhar sério e disse:
Acreditar na teoria de que alienígenas ajudaram a construir Machu Picchu é subestimar a capacidade inventiva dos meus antepassados.
Portanto, fica aqui a dica: evite esse tipo de comentário bobinho ou tente se justificar dizendo que você assiste a muitos documentários no History Channel.
Vó, você me deve uma.
Emoção
**Corta. Alerta máximo de clichê nos próximos parágrafos.
Eu confesso que não consegui dormir direito na noite que passei em Aguas Calientes. Nunca tinha me sentido assim tão ansiosa para conhecer ou visitar um determinado lugar. Logo que acordamos para tomar o café da manhã, minha vontade era de pular essa etapa e correr direto para o micro-ônibus que nos levaria à entrada de Machu Picchu.
As curvas sinuosas beirando precipícios e aquela mata fechada, quase intocada, já mostrava sinais de que a cidade inca iria superar minhas expectativas, que já eram altas, quase tão altas como a altitude de Cusco. Ainda assim, eu estava com medo de me decepcionar.
Ao chegarmos no parque antes do amanhecer e das grandes excursões que chegam de Cusco, já encontramos muitos turistas que tiveram a mesma ideia brilhante: assistir ao nascer do sol num dos templos mais místicos e cheios de lendas do mundo.
De início, a cidade perdida dos Incas estava tímida e se mostrava apenas de relance por entre a neblina e as nuvens que passavam por ali, mas à medida que o sol surgia, ela começava a mostrar os sinais de sua grandeza…
Fui tomada por uma emoção súbita.
Não sei explicar ao certo o que aconteceu comigo, talvez seja por isso que eu tenha demorado tanto para escrever este texto, talvez seja por isso o alerta de clichê.
Ao completar a subida de Huayna Picchu, fui tomada por sensações e sentimentos que, ao mesmo tempo que me mostravam como somos pequenos diante da magnitude da Pacha Mama, me mostravam como eu era capaz de chegar onde eu desejasse com as minhas próprias pernas, apesar dos sinais de grande fadiga que já mandavam lembranças, diga-se de passagem >.<
Eu senti que estar ali, naquele momento, em Machu Picchu, no topo de Huayna Picchu, era um marco na minha vida de turista/viajante.
Pra você que já foi ao Peru e que já viajou por diversos lugares do mundo, talvez isso não passe de uma grande bobagem, ou talvez você já não se recorde mais das emoções que sentiu ao começar a viajar. Para mim, esse instante mudou o sentido do ato de viajar, foi mágico e muito significativo.
Por isso guardo com tanto carinho e nostalgia os dias que vivi no Peru, um país que me ensinou que sou capaz de chegar onde os meus sonhos me levarem.
Você voltaria para Machu Picchu?
Agora mesmo se teletransporte existisse. Mas se eu pudesse mudar algo nesse roteiro, acho que seguiria a dica do Arthur e reservaria dois dias para Machu Picchu para poder caminhar pelas outras trilhas do parque com mais calma.
Fui embora com a nítida sensação de que queria ainda mais, muito mais…
Estamos pensando em ir em setembro, num pacote da CVC. Queria saber a respeito da Huayna Picchu. É uma hora e meia a mais de caminhada? E o que se vê a mais é a vista de cima de toda a área ou é outra área linda pra se ver? Simplismente tô amando o sundaycooks.
Ilca,
obrigada pela visita 🙂
para quem tem um bom preparo físico, dizem que a subida leva 35 minutos.
Eu que sou meio sedentária levei uma hora pra subir 😛
Lá de cima você vê toda a mata verde que cobre a região e tem um panorama da cidade perdida dos incas e como ela foi construída. (sou suspeita para falar, apesar de cansativo, esse foi um dos momentos mais incríveis e mágicos da viagem. É um momento de superação.)
Qualquer dúvida, estamos por aqui 😉
Olá,
Cheguei no seu blog via Viajenaviagem e estou amando! Uma delícia a leitura de seus posts! O que nesse momento significa um perigo pra mim, pois preciso finalizar meu mestrado rsrsr. Mas vamos às perguntas: pretendo ir em agosto com meu noivo a MP e quero saber 1) quando foram para Aguas Calientes, fizeram check out no hotel de Cusco? 2)Voltaram para Cusco no fim do dia da visita à MP? 3)Que tipo de roupa levar nessa viagem? 4) Quanto, em média, se gasta (sem estadia)por dia em Cusco/Aguas/MP? Por hora é isso… Obrigada desde de já! Samanta
Samanta,
Obrigada pelo comentário, que bom que nossos textos estão lhe ajudando 😀
1) Os hotéis de Cusco já estão acostumados com os turistas que fazem um pernoite em Águas Calientes e depois retornam para a cidade. Portanto, ao fazer a reserva, confirme com a recepção do seu hotel se eles podem ficar com a sua mala durante a noite que você passará na região de Machu Picchu. Assim você viaja mais tranquila apenas com uma mochila 😉
Eu fiz o check out em Cusco, deixei minha mala com o pessoal e ao retornar fiz o check in no mesmo hotel (as nossas malas estavam lá nos esperando :P)
Águas Caliente
2) Voltamos para Cusco no final do dia da visita a Machu Picchu.
3) Roupas – sempre muito confortáveis (Agosto faz frio, portante não esqueça um casaco quentinho / corta-vento) e leve também um tênis bom para caminhada e um bom hidratante na mala.
Veja também:
O que levar na mala numa viagem ao Peru
4) O Peru é um destino relativamente barato. Você consegue encontrar hospedagem para todos os tipos de bolso – dos mochileiros aos turistas que buscam mais luxo. Um bom ponto de partida é conferir esse post:
Cusco – onde ficar
Qualquer dúvida, por favor, não deixe de perguntar 😉
Olá,
Eu e meu marido estaremos indo para Peru no próximo dia18/06,não conseguimos comprar as entradas para MP,como no dia 24/06 teremos a Festa do Sol,acha que será mais difícil adquirirmos lá?Estaremos em Águas Calientes no dia 22/06 só dormiremos e retornaremos para Cuzco 23/06,mesmo a festa sendo em Cuzco,acha que teremos dificuldade para comprarmos lá?
Grata,
Luísa Flach
Oi, Mari
Qual ingresso você diz? O de Machu Picchu ou a entrada da Festa do Sol?
Esse é o evento que atrai o maior número de turistas do mundo todo para a região. Por isso, se você faz questão de participar das festividades, vale a pena já sair do Brasil com todos os tickets confirmados (inclusive o trem e a entrada de Machu Picchu) 😉
Falar da emoção não é clichê! É muito difícil não se deixar levar pela inclinações emocionais em locais que por muito anos sonhamos em conhecer. Ler esse post me fez reviver a emoção que senti por lá. Também era meu sonho de criança e ainda me lembro da primeira vez que tomei conhecimento da existência de MP, na aula de história, e fiquei fascinado. Nem imaginava naquela época que um dia poderia conhecer aquele lugar.
E ler o livro do Däniken “eram os deuses astronautas?” também aguçou a minha curiosidade, já que sempre fui fissurado por mistérios, ruínas, ufologia e por aí vai. Gostei mto do post!
Oi, Rafa
Obrigada pela visita 😀
Que bom que você gostou do posts e que você é da turma dos que voltaram encantados com Machu Picchu. Aquele lugar é incrível mesmo, tem uma energia toda especial <3
Natalie, estou fechando um pacote para arredores de Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Huayana Picchu, e me informaram que para Huayana Picchu é sem guia. É assim mesmo?
É sim, Mariangela.
Dentro do complexo de Machu Picchu, você segue até a entrada – controlada – de Huayna Picchu. São vários lances de escadas que você pode subir no seu ritmo e com muita calma. A vista lá do alto é recompensadora 😀
Olá Fred e Natalie,
Parabéns pelo blog! Super completo!
Já fechei minha viagem para o Peru. Vou agora em outubro. Mas fiquei com uma dúvida e queria a opinião de vcs.
Vou dormir em Aguas Calientes para subir a M.Picchu no dia seguinte bem cedo. Comprei o primeiro grupo de 7h. Mas volto para Cusco no mesmo dia. O trem mais tarde que eu consegui para Poroy sai às 17h23. Tenho que estar na estação meia hora antes, sendo que ainda terei que passar no hotel para pegar as malas. Que horas vcs recomendariam eu sair de M.Picchu para dar tempo de passar no hotel e depois pegar o trem? Vai ficar muito corrido?
Uns amigos que já foram me recomendaram dormir mais um dia em Aguas Calientes e pegar um trem no dia seguinte bem cedo. Mas vi na Peru Rail que só tem passagem de manhã para Ollata e não para Poroy. E tb vi que o horário de visitas de M. Picchu é até às 17h. Então não sei se ganharia muito mais tempo ficando lá. O que vcs acham?
Obrigada!
Anne,
Se você sair de Machu Picchu por volta das 15:30 terá tempo suficiente para passar no hotel e seguir para o trem. Mas preste atenção na fila da van que desce até Águas Calientes 😉
Dormir mais um dia em Águas Caliente só vale a pena se você quiser aproveitar ainda mais Machu Picchu, fazer algumas das trilhas dentro do complexo ou subir Huayna Picchu.
Se você descer em Ollanta ainda vai precisar tomar um ônibus da Cruz del Sur até Cusco ou contratar um táxi com preço fechado. Leve esses fatores em consideração antes de fechar o seu roteiro 😉
Qualquer dúvida, por favor, é só perguntar.
Muito obrigada pela resposta tão rápida!
Decidi voltar no mesmo dia pra Cusco e, ao invés de passar no hotel, vou levar uma mochila só com o essencial pq aí vou direto para o trem na volta e ganho mais tempo. Vou subir Huayna Picchu no mesmo dia tb. Espero q dê tempo 😉
Aproveitando o espaço, gostaria de tirar uma outra dúvida com vcs. Estou reservando um hostel em Lima, o Pariwana. Acho q é uma rede bem conhecida, tem em Cusco tb. Eles me pediram para fazer um depósito de 50% para garantir a reserva, via Western Union no nome de uma mulher (que está respondendo os meus emails). Vcs sabem se é um procedimento normal? Achei um pouco estranho pq normalmente faço reservas com o cartão de crédito ou então no nome do estabelecimento e não em nome de uma pessoa física que parece ser a recepcionista do hostel.
Oi Anne.
Dá tempo sim, nós chegamos em Machu Picchu umas 6 da manhã, fizemos o tour até umas 10h, subimos Huayna Picchu nesse horário e chegamos sem problemas para pegar o trem das 16:30, mesmo depois de pegarmos no hotel a mala (pequena) que havíamos levado 🙂
Não conheço o Pariwana, mas alguns lugares pedem sim que o pagamento seja adiantado. Por garantia, ligue para lá e tente conversar e ver se eles podem mudar o tipo de pagamento. Ou você pode tentar ver outro hostel 😉 Tente também fazer as reservas pelo Booking, por exemplo, pois eles definem como deve ser feito o pagamento e o hotel não pode alterar no meio do caminho 😉
Oie pessoal!
Gostaria de uma opinião de quem já foi a Machu Picchu.
Vamos contratar um guia para fazer o Vale Sagrado em 3 dias, o Jose Miguel, que foi indicado aqui. Conforme roteiro abaixo.
A DÚVIDA É A SEGUINTE: CONTRATO UM GUIA LÁ EM MACHU PICCHU OU JÁ FECHO COM O JOSE MIGUEL PARA ELE IR ATÉ LÁ? ELE COBRA 80 DOLARES, SERÁ QUE LÁ OS GUIAS SÃO MAIS BARATOS?
Pois vamos subir Huayna Picchu as 7h e não sei a hora que iremos descer.
Duvidassss cruéis….rsrsrs
Fico no aguardo o mais breve possível!!!
Obrigada pessoal!!
bju
Eli
21 de setiembre
recepción en el aeropuerto
traslado al hotel
por la tarde día libre
23 de setiembre
pisaq (los domingos son las ferias de las comunidades y es muy interesante )
saqsayhuaman
qenqo
pukapukara
tambomachay
24 de setiembre
valle sur
Tipon
Pikillaqta
Andahuaylillas
25 de setiembre
chinchero
maras
moray
minas de sal
ollantaytambo (de este lugar voce pegara el tren para aguas calientes)
el precio por las 2 personas seria de 320 dolares
Eli,
O valor está bem interessante para duas pessoas e o roteiro cobre os principais pontos da região. O tour é privado, né? Só para vocês dois?
Contratar o guia para o passeio em Machu Picchu na porta do parque e negociar o valor ali na hora pode ser uma alternativa mais econômica, mas antes de fechar o negócio se certifique que o guia é um guia oficial e não caia em possíveis golpes 😉
Oii Natalie!
Voltamos ontem de viagem. Fizemos o Tour privado e em Machu Picchu contratamos um guia lá, fechamos 6 pessoas por 20 soles cada… era um guia credenciado.
Fiz um outro comentario nos posts do vale sagrado.
beijo e obrigada por todas as dicas!
Eli
Eli,
que preço ótimo que vocês conseguiram 😀
Olá, tudo bem!?
Eu e meu marido estamos programando viagem para o Peru na segunda quinzena de maio/15 e entramos em conto com José Miguel para um tour privado em Cusco, e Vale Sagrado.
Pelo seu comentário, vi que vcs contrataram os serviços dele. E ai?! Gostaram e recomendam!?
Sundaycooks!! Amor eterno por todas as preciosas informações!!! Vocês valem Ourooo!!!
Obrigado, Daniele 😀
Sobre o José Miguel, dê uma lida nos outros comentários que deixaram sobre ele, quem sabe não lhe ajudam a decidir?
Oi,
então, no site da compra de ingressos para Machu Picchu que me pareceu o “oficial” (https://ingressomachupicchu.com/como-comprar-ingresso-machu-picchu/) tem várias opções de ingresso individual, com passeio ao Huayna, à montanha Macchu Picchu etc, vi que voce fez esse de Huayna, qual foi o critério de escolha?
Não achei em lugar nenhum e descricao do que esta incluso em cada um e nao sei direito como funciona isso…
Se souber e puder me ajuda agradeço desde já
Fernanda
Oi, Fernanda.
Obrigada pelo comentário. Esse site que você indicou não é o site oficial de venda de ingressos para Machu Picchu.
Para saber todos os detalhes sobre os ingressos, como comprar e outras possíveis dúvida, acesse o post –> Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas
Qualquer dúvida, estamos por aqui 😉
Queridos, o blog de vocês é o melhor blog de viagens, parabéns! To indo dia 29/05 pra Cusco e subo Machu Picchu no dia 03/06. Comprei com subida a Waynapicchu porque meu marido queria muito, mas ainda to indecisa, tenho um pouco de medo e queria saber como é a trilha? Tipo, muito perigosa ou é só mesmo a sensação? Obrigada!!!
Fernanda,
Tem prós e contras como tudo na vida. Eu sou super medrosa e sedentária, resmunguei a subida inteira, para ser bem sincera com você, mas ao chegar no topo foi uma das sensações mais incríveis que já tive viajando pelo mundo. Nunca vou esquecer. Algumas amigas acharam que não valeu a pena tanta esforça, outras acharam a estrutura precária. Eu continuo achando que vale a aventura, é algo único no mundo 😉