Um dos passeios mais procurados de quem visita Arequipa é o Valle del Colca (ou Cânion do Colca), também conhecido como a casa dos grandes condores peruanos. Esse foi um dos tours que mais me surpreenderam durante nossa segunda viagem pelo país, nem tanto pelo sobrevoo das aves, mas por causa da beleza e da geografia do próprio vale.
Valle del Colca – ou – Cânion do Colca
Cercados pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, essa região é formada por 14 povoados representados por 14 igrejinhas consideradas patrimônios nacionais do Peru. As pessoas que moram por ali já sofreram com terremotos e erupções e vivem hoje da agricultura de subsistência e do turismo.
Além da observação dos condores, é possível ver de perto esses povoados, observar os terraços incas nas proximidades e visitar as feirinhas de artesanatos. Alguns dos pontos de parada dos tours contemplam as Pampas Cañahuas – onde o guia explica um pouco mais sobre a fauna e a flora local -, além de ser possível ver de perto alpacas, lhamas e vicunhas (os camelos do Peru e do Chile), o Bosque de Piedras e os pueblos típicos de Pinchollo e Maca.
O momento de ansiedade para os turistas é a visita à Cruz del Cóndor e ao mirante de Choquetico de onde podemos ver os grandes condores voando sobre a imensidão dos cânions de mais de 4000 metros de profundidade O.O”
Para conseguir observar o voo dos condores, prepare-se para acordar cedinho. Eles só saem de manhã, entre 8 e 9:30, pois dependem das correntes de ar quente para conseguir se manter no ar. Sendo assim, nos dias mais frios, pode ser que eles fiquem tímidos e não apareçam :/
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Curiosidade: Chamado de “kuntur”em quechua, o condor foi considerado pelos incas um “mensageiros dos deuses” e simboliza a força, a inteligência e o enaltecimento.
Tours pelo Valle del Colca
Faça o tour de 2 dias e 1 noite
O ideal é fazer o passeio de 2 dias e 1 noite, desta forma você não maltrata seu corpo (a altitude passa dos 4500m) e ainda tem a chance de conhecer um pouco mais da região e seus povoados. Nesse caso, os ônibus ou vans costumam sair de Arequipa logo cedo, perto das 8 horas da manhã, e retornam à cidade no final do dia seguinte.
Ao longo do caminho, a van para em diferentes mirantes para que o guia explique mais sobre a geografia do local e para que todos possam tomar belas fotos, principalmente as panorâmicas 🙂
Por que eu não recomendo o bate-volta saindo de Arequipa para o Colca?
Segundo nosso guia local, fazer o passeio pelos cânions sem um pernoite em um dos vilarejos é um programa muito puxado e cansativo. A van parte de Arequipa às 2 da madrugada e retorna às 17 horas. Perto das 6 da manhã o tour para em Chivay para um breve café da manhã.
Outro fator que pode pesar na hora de decidir entre um bate-volta ou um pernoite na região é levar em consideração os efeitos da altitude. É importante se aclimatar para evitar os sintomas do soroche como dor de cabeça e falta de ar.
Mal de altitude: como prevenir o soroche
O que não pode faltar na sua mochila?
Na sua mochila não podem faltar um lanchinho básico, água ou gatorade, protetor solar, lenço umedecido e papel higiênico (sério). Nessa região costuma ventar bastante, por isso leve algo para se proteger do vento também.
Por último, o Fred disse que conseguiu escapar dos efeitos do soroche logo nas primeiras horas ao mascar folhas de coca. O gosto é horrível, mas funcionou muito bem pra ele 😉 Provavelmente sua van irá parar em algum mercado antes de começarem a subida, sendo um bom momento para comprá-las.
Quanto custa o passeio compartilhado pelo Valle del Colca?
Em 2014, o passeio custava 28 dólares (hoje seria o equivalente a 110 reais) e estava incluso o transporte saindo e voltando de Arequipa e o guia local pelos dois dias. Não estavam inclusas a hospedagem, as refeições e a entrada de 40 soles para o Canyon del Colca.
Tour no Peru: privado ou compartilhado? O que vale mais a pena?
É possível fazer esse passeio por conta própria?
Em tese é, mas não recomendo. As estradas são bastante sinuosas, com pouca sinalização e faltam mapas de GPS e dos pontos de parada, portanto sem um guia ou motorista que conheça a região, pode ser difícil encontrar os mirantes e os povoados corretos. Com um tour guiado, sua única preocupação será aproveitar o caminho e curtir a paisagem 🙂
Vale a pena alugar carro no Peru?
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Onde ficar no Valle del Colca?
Existem vários vilarejos para se hospedar no Valle del Colca e os principais são Yanque, Coporaque e Chivay, sendo que o primeiro deles tem mais opções de hotéis charmosos.
Nós ficamos no Miskiwasi Bed & Breakfast em Yanque por 50 dólares a diária com café da manhã. Abaixo deixo algumas sugestões de hospedagem nesses locais:
Yanque
Coporaque
Aranwa Pueblito Encantado del Colca
Chivay
Vou voltar para Arequipa, onde deixo minhas malas?
Se você vai passar apenas uma noite no Valle del Colca, lembre-se que não poderá levar sua bagagem completa, pois algumas vans são pequenas. A dica aqui é seguir o mesmo conselho de quem vai dormir em Aguas Calientes antes de ir a Machu Picchu: leve apenas sua mochila com itens básicos e uma troca de roupa e peça para seu hotel em Arequipa guardar suas coisas por uma noite.
Geralmente eles estão acostumados a ficar com a bagagem dos hóspedes, mas, por garantia, ligue ou mande um email para o seu hotel antes de sua chegada confirmando essa possibilidade.
Se for seguir viagem do Valle del Colca até Puno ou Cusco, confirme com seu tour se você poderá levar a bagagem ou se terá de voltar a Arequipa para pegá-la.
Passeios adicionais pela região do Valle del Colca
O vale também é um centro de atividades de aventura do Peru. Ficando mais tempo por lá, ainda é possível fazer rotas de caiaque e trilhas que percorrem boa parte dos cânions e podem durar até três dias inteiros.
Valle del Colca combina com?
Se os planos são seguir viagem a Puno ou Cusco, não cometa o mesmo erro de logística que nós fizemos. Ao final do segundo dia, acabamos voltamos para Arequipa para, somente no dia seguinte, ir para Puno, pois não sabíamos que era possível seguir diretamente de um dos vilarejos do Colca direitamente para essas duas cidades. Se fizéssemos isso, ganharíamos um dia a mais em Puno para fazer outros passeios. #vivendoeaprendendo
E as malas? Como fica essa questão? Se você for seguir de Chivay para Puno ou Cusco com a empresa de ônibus 4M, basta despachar sua mala em Arequipa antes de sair para o Valle del Colca que ela estará te esperando em Chivay.
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
O Sundaycooks fez esse passeio com o apoio da Fabulous Peru Tours.
Olá!
Eu não entendi direito a parte de despachar a mala em Arequipa, caso o plano seja seguir de Chivay até Puno com a empresa 4M, Você quis dizer que, caso eu pegue o tour de 2 dias e 1 noite até o Vale do Colca, e meu plano seja seguir de lá direto para Puno, se eu comprar a passagem com a 4M, eu tenho como já despachar minha mala já em Arequipa, que pego ela em Chivay, e depois despacho de novo até Puno?
Obrigada!
Oi Caroline. Confirma direito com eles, mas o que entendi é que vc fica com sua mala de mão/mochila e o resto vai direto pra puno (ou no mínimo fica no busao com vc). Pq o problema é ficar carregando mala pra lá e pra cá.
Se eu contratar o tour em Arequipa, eles irão me buscar em qualquer um dos hostel que eu decida ficar dentre os povoados?
É melhor sair com a reserva do Hostel no Vale del Colca já feita daqui ou melhor deixar para definir lá quando adquirir o tour?
Oi, Janaine.
Se o seu hostel ficar na parte mais turística, acredito que a empresa vá te buscar sem problemas.
Quanto ao Colca, eu reservaria o hostel antes da viagem porque não gosto muito da ideia de sair de casa sem ter todas as hospedagens resolvidas.
Olá Natalie!
Essa informação sobre o despacho das malas pela empresa 4M não procede. Mandei email. Te envio isso para não haver prejuízo de alguém que leia. Parabéns pelo conteúdo do site. Estamos planejando uma viagem ao Peru e tem sido bem útil.
Obrigado
Oi, Pedro.
Obrigada pela atualização.
Por favor, você poderia compartilhar a informação que mudou? Assim já posso atualizar o texto.
Olá
Primeiramente, ótimo post 🙂
Uma dúvida: pretendo descer o Vale do Colca até Sangalle (e passar uma noite no Oasis), comprando o ingresso pelo site da agencia daria USD 150,00 mais algumas taxas, no total daria mais de 900,00 reais.
Voce acha que comprando em Arequipa o preço sai mais em conta? Se eu deixar para comprar lá será que corro o risco de nao ter o passeio disponivel?
Oi, Giovanni.
Tudo bem?
Geralmente esse tipo de passeio não esgota, mas não gosto muito da ideia de sair de casa sem passeios importantes reservados.