Moderna até não poder mais, com arquitetura que inspira as mentes mais criativas do planeta, cheia de vida, com excelente gastronomia e sem tanta movimentação turística como suas conterrâneas, Rotterdam já foi apontada pela revista Vogue como o próximo grande destino descolado da Europa e vive aparecendo por aí como um dos mais obrigatórios para quem gosta de ver ideias realmente novas.
Vale a pena visitar Rotterdam?
Mas se esse parágrafo acima não foi o suficiente para convencer você a incluir a cidade no seu roteiro pela Holanda, a gente mostra aqui mais alguns bons motivos.
Se impressionar com a arquitetura moderna
Depois de ter sido bastante destruída em 1940, Rotterdam escolheu não reconstruir os seus prédios antigos, mas recomeçar praticamente do zero.
É claro que alguns imóveis centenários permaneceram em pé e foram preservados, mas o que foi construído a partir de então passou a obedecer um conceito que buscava luz, ar e áreas abertas.
Grandes arquitetos foram contratados para obras que pretendiam ser memoráveis e a cidade acabou se transformando no que ela mesma chama de “colcha de retalhos” de estilos, criando também algumas das propostas mais inovadoras do mundo arquitetônico.
Rotterdam segue nessa mesma batida até hoje, buscando surpreender a cada prédio construído, o que garante aos seus visitantes uma surpresa a cada esquina.
Veja também:
Visitar o Market Hall
Além da arquitetura, um dos grandes motivos para você visitar Rotterdam é a gastronomia. E o lugar que melhor une essas duas atrações é o Market Hall, o mercado da cidade.
Seu desenho inovador e suas dimensões enormes (tem o tamanho de um campo de futebol) guardam preciosidades da cozinha local e internacional em 100 restaurantes e quiosques de produtos. É o passeio perfeito para quem gosta de provar o sabor de um destino – com o extra de fazer isso sob um teto lindamente decorado pelo que é considerado a maior obra de arte da Holanda.
Markthal
- Endereço: Kurt-Schwitters-Platz. Site.
- Horários: segunda a quinta e sábado, das 10 às 20h, sexta até as 21h e domingo das 12 às 18h
- Faixa de preço: lanches por 6,50 euros até menus mais elaborados.
Conhecer os moinhos de Kinderdijk
Rotterdam também é o ponto de partida para quem quer conhecer uma região onde estão os ícones holandeses mais antigos: os moinhos de vento de Kinderdijk.
A distância até lá é de apenas 25 km e pode ser feita totalmente com transporte público. Chegando, você vai ter ao seu redor muitos canais perfeitos para deliciosos passeios de barco, além dos 19 moinhos de vento construídos a partir de 1750 e que foram tombados pela Unesco como Patrimônios da Humanidade.
Um passeio que complementa a extrema modernidade de Rotterdam.
Tomar um gin & tônica no Ballroom
Se você gosta da dupla gin & tônica, chegue em Rotterdam, largue suas malas no hotel e corra para o Ballroom. A quantidade (e qualidade!) de rótulos da bebida clássica pode dar um nó na sua cabeça, mas vai ser inesquecível. E se o dia estiver quente, vá para o jardim e aproveite algumas tapas preparadas na hora.
Ballroom
- Endereço: Witte de Withstraat, 88b. Site
- Horários: segunda a quinta, das 16h à 1h. Sexta, das 16h às 2h. Sábado, das 13h às 2h. Domingo, das 13h à 1h
- Faixa de preço: pratos principais entre 15 e 22,50 euros
Fazer o Bike & Bite Tour
Pedalar por uma cidade é um clássico do turismo na Holanda. Provar a culinária local é um clássico no turismo mundial.
Em Rotterdam você pode fazer as duas coisas no mesmo passeio, com a Bike & Bite Tour. A empresa guia grupos com no máximo 15 pessoas em giros de bicicleta intercalados com paradas em restaurantes, bares e cafés onde é servido o melhor da culinária da cidade. É a garantia de sair conhecendo alguns lugares bem interessantes (e fora dos guias de viagem!), tendo provado o verdadeiro sabor dela e, de brinde, com um divertido exercício físico no meio das férias. Lembre-se que a cidade é plana.
Para mais informações, visite o site da Bike & Bite Tours.
O Sundaycooks teve o apoio da Holland Alliance e do Rotterdam Partners nesse trecho da viagem.
Infelizmente ainda só tive oportunidade de conhecer Amsterdão mas a arquitectura de Roterdão faz com que tenha a cidade na minha lista para uma futura viagem! 🙂
É uma cidade muito interessante e bem jovem 🙂