atualizado em:

Como tirar o visto para a Austrália: passo a passo completo

Explicamos tudo o que é preciso para tirar o visto australiano e realizar o sonho de ver cangurus, coalas e ornitorrincos de pertinho!

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

Já suspirou ao ver aquelas belas imagens Austrália, mas acabou desistindo por achar que o país fica longe demais? Agora você não tem mais desculpas! Destrinchamos o passo a passo sobre como tirar o visto australiano para que você possa corrigir esse pequeno lapso. E convenhamos, quer coisa mais emocionante que “viajar para o outro lado do mundo”?

Como tirar o visto para a Austrália?

Todos os brasileiros precisam de visto para entrar na Austrália, o que pode adicionar um complicador na preparação da viagem. Pensando nisso, criamos este tutorial com todos os detalhes para você tirar o documento por conta própria e se concentrar ao máximo no planejamento dessa incrível viagem.

Vamos lá: fazer o pedido de visto para a Austrália é bem simples e o processo é todo online, incluindo pagamento de taxas e recebimento do visto.

Isso mesmo! Você não precisa ir para nenhum consulado, ou fazer qualquer entrevista para conseguir seu visto. E quem tem passaporte de alguns países da Europa e do mundo ainda tem vantagens. Esqueça aquela ideia de apresentar papéis presencialmente.

Como tirar o visto de turista para a Austrália - 01

Cadastre-se no site oficial

O primeiro passo para tirar o visto australiano é se cadastrar no site do Departamento de Imigração da Austrália. É bem fácil e rápido, apesar de estar tudo em inglês.

Lembre-se de cadastrar um e-mail que você utilize com frequência, pois é pra ele que seu visto será enviado.

Faça o pedido do visto de visitante

Depois de fazer o login no sistema acima, clique em “New application” e escolha a opção “Visitor“. Desta forma, você começará o processo de cadastro do pedido de um novo visto australiano de turista.

Aqui você tem duas opções:

  • eVisitor (651), para quem é portador de passaportes destes países, dentre eles Itália, Portugal e Alemanha
  • Visitor Visa (600), para brasileiros e outras nacionalidades.
O eVisitor funciona como o eTA (visto eletrônico do Canadá) e o ESTA (visto eletrônico dos Estados Unidos).

Como tirar o visto australiano - 51

Preencha o formulário

Em ambos os casos, você é deverá preencher um questionário com seus dados pessoais, número de passaporte, propósito da visita, situação legal, etc.

Todo o formulário está em inglês, portanto se você não é tão fluente no idioma e está preocupado com isso, sugiro que peça ajuda a alguém que fale a língua ou consulte ferramentes da tradução.

Nenhum desses vistos permite que você trabalhe no país. No caso de estudantes, se o curso for de até 12 semanas (3 meses), o visto é o mesmo de turismo, ou seja, o Visitor Visa.

Anexe os documentos necessários

Durante a solicitação, é preciso anexar documentos pessoais, bem como documentos que comprovam que você irá apenas visitar o país. Todos os documentos devem ser digitalizados (seja foto nítida ou escaneado) e anexados no próprio site.

Abaixo está a lista de documentos básicos necessários para fazer o pedido do visto da Austrália para turistas:

  • Passaporte
  • Comprovante que você (ou quem está bancando sua viagem) tem fundos suficientes para se manter durante a viagem para a Austrália
    • Extrato bancário, contracheques, imposto de renda, fatura do cartão de crédito com o limite
  • Se for visitar alguém, uma carta convite da pessoa com quem irá ficar é importante
  • Se estiver indo em excursão, a cópia do itinerário na Austrália
  • Outros documentos que comprovem que você realmente irá voltar ao Brasil após a viagem
    • Matrícula na escola ou faculdade, carta do seu empregador dizendo que você está apenas de férias, comprovantes que possui bens em seu nome como casa e carros
  • Se fez parte das forças armadas, comprovante do serviço militar ou de dispensa

Note que essa é apenas uma lista básica que também pode ser encontrada no site oficial (em inglês). Se houver algum outro documento que ajude a comprovar que você não tem intenção de ficar ilegalmente no país, fique à vontade para anexar ao pedido.

Como tirar o visto australiano - 52

Pague a taxa de pedido do visto australiano

O valor do visto australiano varia de acordo com o tipo. Por exemplo, o Visitor Visa (600) custa 140 dólares australianos (AUD), enquanto o eVisitor (651) é grátis.

Ao enviar o pedido para tirar o visto da Austrália, o próprio sistema irá te levar para um site onde você deverá fazer o pagamento da taxa online com cartão de crédito internacional.

A taxa para fazer o pedido do visto australiano não será reembolsada caso seu visto seja recusado.

Aguarde a análise do seu pedido de visto

O tempo para o pedido do visto australiano de turista ser analisado varia dependendo da época. Você pode consultar uma estimativa aqui, que o governo australiano atualiza mensalmente.

No momento em que post foi ao ar (maio/2018), o Visitor Visa (600) para turistas estava com um prazo de processamento de 20 e 33 dias mas, dependendo do país da solicitação, ele poderá ser concedido em até 48 horas. O eVisitor (651) costuma levar apenas 1 dia útil.

Imprima o email com a confirmação do visto

Se você receber o email confirmando que seu visto foi concedido, isso significa que está tudo certo e você pode viajar para a Austrália (eba!).

Basta imprimir o email, garantindo que toda a informação está presente, e levá-lo com você caso do pessoal da imigração pergunte por ele.

Parabéns, em breve você poderá ver muitos coalas, cangurus e ornitorrincos do outro lado do mundo!

Como tirar o visto australiano - 53

FAQ: Perguntas frequentes

Quanto custa o visto para a Austrália?

O valor do visto australiano varia dependendo do tipo de visto e do propósito da visita.  Como mencionado acima, o Visitor Visa (600) para turistas custa 140 AUD, enquanto o eVisitor (651) é grátis. Vistos de negócios tendem a ser mais caros, por exemplo.

Atenção, Visitor visa possui várias subclasses:

  • Tourist (Turista)
  • Business Visitor (Viajante a negócios)
  • Frequent Traveller (Viajante frequente)
  • Sponsored Family (Visita a familiares)
  • Approved Destination Status (Status de destino aprovado)

Cada subclasse possui um tempo de processamento e uma taxa diferente.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tipo de visto a ser solicitado, você pode utilizar o Visa Finder, que te dá as opções disponíveis baseado no seu país de origem, passaporte, idade e finalidade da viagem.

Réveillon, ano novo e fogos de artifício Sydney, Austrália - 02

Como é o visto de trânsito para a Austrália?

O Transit Visa (771) é um visto concedido para quem vai ficar na Austrália por até 72 horas antes de seguir viagem para outro país. Esse visto não tem custo e demora de 5 a 8 dias para sair.

Caso você seja portador de um passaporte destes países (o Brasil não é um deles), vá ficar até 8 horas na Austrália e não vai deixar o aeroporto, você pode não precisar de um visto de trânsito.

Se é tudo online, onde eu coloco o visto no meu passaporte?

Pois é, meus amigos. O visto australiano é daqueles tímidos, que só ficam armazenados no sistema. Quando ele é concedido, você recebe um e-mail (lembra que eu falei pra cadastrar um e-mail correto e que você utilize bastante?) com o resultado e o sistema é atualizado com os dados do seu passaporte. Por garantia, tudo o que você precisa fazer é imprimir esse email como comentei acima.

ATENÇÃO!

Se você pretende mudar de passaporte antes da viagem, faça isso antes de solicitar o visto australiano, ok?

Não adianta solicitá-lo com uma numeração de passaporte e tentar entrar no país com outra – como você não tem um papel colado no passaporte provando que tem um visto válido, o risco de ser barrado na imigração (ou pelo menos ter uma dor de cabeça na hora) é alto.

Qual é a moeda da Austrália?

A moeda utilizada na Austrália é o Dólar Australiano. Confira no artigo abaixo todos os detalhes para saber qual moeda levar para lá:

Qual moeda levar para Austrália? Dólar americano ou dólar australiano?

Nós do Sundaycooks temos uma das melhores cotações de moeda estrangeira do mercado. Pergunte-nos como!

Como tirar o visto de turista para a Austrália - 02

Preciso tomar a vacina da febre amarela para entrar na Austrália?

Sim! É super importante tomar a vacina contra febre amarela em um posto de saúde e tirar o Certificado Internacional de Vacinação.

Nos locais onde a vacina está sendo aplicada com a dose fracionada, é preciso apresentar a reserva da passagem aérea para garantir a dose completa. A dose fracionada não é aceita para emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

Preciso de seguro viagem para entrar na Austrália?

Além da vacina, o governo australiano solicita que todos os viajantes possuam Seguro Viagem/Saúde antes de entrar no país. É altamente recomendável que você vá com seguro viagem não só para a Austrália, mas para qualquer país. O governo Australiano deixa muito claro que os viajantes não terão acesso ao programa de saúde de lá.

Clique aqui para saber como organizar melhor sua viagem

Como se preparar para uma viagem para a Austrália?

É importante também se preparar para a longa jornada que é a viagem pra Austrália: faça uma lista com suas músicas, filmes, e canais favoritos (já segue o Sundaycooks no Youtube?).

Se estiver preocupado com a falta de sono, não se preocupe, nós explicamos como diminuir os efeitos do jet lag causado pelas mais de +12h da Austrália em relação ao Brasil. Spoiler: vai valer muito a pena e você vai voltar apaixonado!

Com vistos, vacina e seguro saúde nas mãos, agora é só arrumar as malas e #PartiuAustralia!

Como tirar o visto australiano - 55

O Sundaycooks viajou a convite do Tourism Australia.

Assine nossa newsletter!

Comentários