Uma das cidades mais apaixonantes da Alemanha não é um destino apenas para amantes de museus, de modernidades, de boa gastronomia e de ares cosmopolitas. Ela também é um lugar excelente para quem viaja com a família inteira e também para quem gosta de passeios ao ar livre.

Berlim: atrações para curtir em família

Fizemos uma pequena lista com alguns exemplos dessas atrações. Veja e mostre para seus companheiros de aventuras pelo mundo. Certamente todos vão gostar e Berlim vai entrar no seu mapa conjunto.

O que fazer em Berlim ao ar livre - parques

Parque Tiergarten

O “Central Park de Berlim” é um prato cheio para toda a família, principalmente se vocês estiverem na cidade no verão.

Ele tem área equivalente a 294 campos de futebol e cobre uma região nobre e central da cidade, por isso é repleto de atrações turísticas nos arredores.

O que fazer em Berlim ao ar livre - praças

Passear de bicicleta, caminhar e fazer piqueniques são as melhores atividades no Tiergarten, mas não é apenas isso que ele oferece. Seu interior tem a famosa Victory Column (Siegessäule), além do Café am neuen See, um lugar perfeito para uma paradinha e uma cerveja no meio do seu passeio.

Parque Tiergarten

  • Endereço: acesso por várias ruas
  • Horários: todos os dias, 24 horas
  • Ingressos: acesso livre

Victory Column (Siegessäule)

  • Endereço: Grosser Stern 1. Site.
  • Horários:
    • Entre 1º de abril e 31 de outubro: de segunda a sexta das 9h30 às 18h30; sábado e domingo das 9h30 às 19h
    • Entre 1º de novembro e 31 de março: de segunda a sexta das 10 às 17; sábado e domingo das 10 às 17h30
    • Fechado em 24 de dezembro
  • Ingressos: 3 euros, adulto

Jardim Zoológico de Berlim (Zoologischer Garten Berlin)

Colado no Tiergarten, o Jardim Zoológico de Berlim é o zoo mais antigo da Alemanha (foi inaugurado em 1844) e é o mais visitado da Europa, com mais de 3 milhões de visitantes a cada ano.

O que fazer em Berlim ao ar livre - zoológico

Esse sucesso acontece por vários motivos: ele tem mais de 25 mil animais de duas mil espécies; tem o maior aquário público do mundo; está no centro da capital alemã (tem até uma estação de metrô para ele); passou anos sendo a casa do urso polar mais famoso do planeta, o já falecido Knut; e tem uma atração que faz sucesso com qualquer pessoa: um magnífico casal de pandas.

O Zoo Berlin é uma atração recomendada para qualquer viajante na cidade, esteja com ou sem a família junto.

Jardim Zoológico de Berlim (Zoologischer Garten Berlin)

  • Endereço: Hardenbergplatz 8. Site.
  • Horários:
    • De 1º de janeiro a 25 de fevereiro: das 9 às 16h30 (bilheteria até as 15h30)
    • De 26 de fevereiro a 25 de março: das 9 às 18h (bilheteria até as 17h)
    • De 26 de março a 23 de setembro: das 9 às 18h30 (bilheteria até as 17h)
    • De 24 de setembro a 28 de outubro: das 9 às 18h (bilheteria até as 17h)
    • De 29 de outubro a 31 de dezembro: das 9 às 16h30 (bilheteria até as 15h30)
  • Ingressos: 15,50 euros (apenas zoo) ou 21 euros (zoo + aquário), adulto

Passeio de barco pelo rio Spree

O Spree é um rio que corta o centro de Berlim e faz parte da história e da vida na cidade, já que muitos lugares famosos ficam junto a ele ou até no meio das suas águas – como a fabulosa Museum Island, uma ilha no meio do Spree, onde se concentram alguns dos maiores e melhores museus berlinenses.

O que fazer em Berlim ao ar livre - ilha de museus

Fazer um passeio por essa grande avenida aquática da capital alemã é uma diversão das mais tranquilas, porque você relaxa ao mesmo tempo em que tem muitas informações e atrações ao seu redor.

Várias empresas oferecem esse tour, você só precisa escolher a que for a melhor para a sua turma.

Os tempos de duração dos passeios vão de 1h a 3h30 e os preços variam entre 8,25 e 24,50 euros (para adultos) nas rotas mais comuns.

AquaDom & Sea Life

Já que falamos de uma atração aquática, vamos aproveitar para falar de outra: o AquaDom & Sea Life, que também fica pertinho do Spree.

O principal objetivo desse lugar é divertir ensinando sobre as criaturas das águas, desde aquelas que vivem no rio ao lado até as que estão lá longe, no meio dos oceanos. Isso já seria um motivo para incluir o AquaDom & Sea Life num roteiro familiar, porque a exposição e as interações são ótimas, mas tem mais.

O que fazer em Berlim ao ar livre - aquário

A cereja no bolo é o gigantesco AquaDom, um aquário em formato cilíndrico, posicionado no meio do Radisson Blu Hotel que faz parte do complexo. O aquário tem nada menos que 11 metros de diâmetro e 16 de altura, criando um efeito impressionante em quem está ao redor.

Mas o melhor mesmo vem agora: o AquaDom tem um elevador no seu interior, por onde você sobe e desce no aquário, vendo os peixes bem de pertinho e no meio de toda aquela água.

AquaDom & Sea Life

  • Endereço: Spandauer Str. 3. Site.
  • Horários: todos os dias, das 10 às 19h; dia 31/12, das 10 às 17h; dia 1º/1, das 11 às 19h; fechado em 24 de dezembro
  • Ingressos: 18,95 euros, adulto (13,60 euros se comprado antecipadamente, pela internet)

Potsdamer Platz

Talvez você encontre o nome desta praça ligado também à Leipziger Platz, porque ambas são coladas uma na outra. Mas saiba que, para o público em geral, toda a região é nada mais que Potsdamer Platz mesmo.

E Potsdamer Platz é imperdível.

O que fazer em Berlim ao ar livre - centro comercial

Até uns 25 anos atrás, ela era um grande vazio deixado pelos bombardeios que Berlim sofreu na Segunda Guerra e ignorado pela divisão da cidade. Mas depois da reunificação, ela ressurgiu das cinzas, virou um canteiro de obras e, anos mais tarde, virou o que é hoje: um enorme complexo de entretenimento sem fim, com ares de muita modernidade, onde você encontra cinemas 3D, restaurantes, cafés, teatros, shoppings centers (Potsdamer Platz Arkaden, Mall Of Berlin e Sony Center), um magnífico observatório (veja o item abaixo) e muito mais.

O que fazer em Berlim ao ar livre - vista panorâmica

Potsdamer Platz é o símbolo da Berlim do século 21. Agende algumas boas horas para passear por ali.

Potsdamer Platz

  • Endereço: estação de metrô Potsdamer Platz

Panoramapunkt

Uma das atrações mais legais da Potsdamer Platz é o mirante no edifício Kollhoff Tower, chamado Panoramapunkt.

Além de ser um lugar excelente para relaxar olhando Berlim do alto, o Panoramapunkt oferece uma experiência inesquecível para quem gosta de tecnologia: o elevador mais rápido da Europa, que vai do térreo ao 25º andar em apenas 20 segundos.

O que fazer em Berlim ao ar livre

A emoção e o friozinho na barriga estão garantidos.

Panoramapunkt

  • Endereço: Potsdamer Platz 1. Site
  • Horários: aberto diariamente entre 10 e 20h (verão) e 10 e 18h (inverno)
  • Ingressos: 7,50 euros, adulto

Parque Tempelhof

Era uma vez um aeroporto em Berlim que, em alguns momentos, teve importância vital para seus moradores. Um dia, esse aeroporto não precisava mais existir e foi desativado, deixando uma baita área livre e sem uso no meio da cidade.

O que a população resolveu fazer com tudo aquilo? Um parque!

Assim nasceu o Tempelhofer Park (que também pode ser chamado apenas de Tempelhofer Feld), o maior espaço verde do mundo localizado dentro de uma cidade – são mais de 300 hectares. Um lugar para passear, relaxar, fazer piquenique, ver os berlinenses se divertindo, beber uma cerveja e o mais legal de tudo: correr numa pista de pouso de aviões.

Para quem tem fãs de aviação em casa, não há programa melhor em Berlim.

Tempelhofer Park

  • Endereço:
    • Dois acessos em Tempelhofer Damm
    • Dois acessos em Columbiadamm
    • Seis acessos em Oderstraße
  • Site
  • Horários: aberto diariamente do nascer ao pôr do sol
  • Ingressos: acesso livre

Volkspark Friedrichshain

O Volkspark Friedrichshain conquista seus visitantes principalmente pelo seu clima e por suas atrações ao ar livre (áreas para piqueniques e churrascos, espaços para esportes e muitos lugares perfeitos para relaxar). Mas existem dois motivos pelos quais ele é mais do que apenas uma enorme área verde perto de Alexander Platz.

O primeiro é a sua história. O Friedrichshain é nada menos que o parque público mais antigo de Berlim e foi o primeiro de todos na cidade. Ele foi criado em 1846, por ideia de Peter Joseph Lenné, um paisagista respeitado no que era, na época, a Prússia.

O segundo é a deslumbrante Märchenbrunnen, ou a “Fonte dos Contos de Fada”, uma construção linda, de 1893 e repleta de estátuas dos personagens de histórias infantis.

É mais um lugar que convida você para momentos de caminhadas despretensiosas, principalmente nos meses mais amenos e ensolarados.

Volkspark Friedrichshain

  • Endereço: Am Friedrichshain 1. Site.
  • Horários: sempre aberto
  • Ingressos: acesso livre