atualizado em:

Califórnia: como chegar ao Vale de Napa

Saber chegar em Napa Valley, na Califórnia, permite que você aproveite um dia relaxante com vinhos e o contraste da vida noturna da cidade

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

A Califórnia é um destino completo. Melhor ainda se você souber como chegar em Napa Valley e passar alguns dias provando os melhores vinhos da região.

Além das compras e da vida urbana incessante, o Condado de Napa, ao norte de San Francisco, guarda passeios únicos e lindos cenários que você nem imaginava que ficavam tão perto da metrópole.

O que é e onde fica Napa Valley

Napa Valley é uma área de vinicultura localizado no condado de Napa, na Califórnia. Ela fica a cerca de 1h30 de carro de San Francisco e 1h20 de Sacramento.

Desde a década de 1960, a região é uma das mais reconhecidas na produção de vinho tanto nos Estados Unidos quanto no mundo todo. Cerca de 4,5 milhões de turistas visitam Napa Valley todos os anos. São dezenas de produtores independentes que abrem suas vinícolas para os turistas que passam pelo destino para conhecerem, provar e degustar essa bebida tradicional.

O recomendável é tirar o dia para conhecer o entorno e não ficar muito preso aos horários já que percorrer as vinícolas exige tempo e vontade de explorar. O bate-volta saindo de San Francisco e retorno a noite é possível, mas a região fica ainda mais interessante se você tiver um tempinho para conhecer suas belezas com mais calma.

Como chegar até Napa Valley, na Califórnia

Como chegar em Napa Valley

A melhor forma de chegar na região das vinícolas californianas é por San Francisco e a partir de lá existem 3 alternativas:

Como chegar até Napa Valley, na Califórnia

De carro

Dirigir um carro é o meio mais rápido de chegar em Napa Valley. Em um trajeto que varia de uma hora a 1h30 percorrendo cerca de 95 kms, você chega na região dos vinhos da Califórnia.

O melhor da viagem é poder atravesse a Golden Gate e ainda ter um destino para onde ir e justificar o pedágio.

O caminho de estradas tem um “porém” meio inconveniente (ainda mais pra quem está de férias): o trânsito. Pelo caminho passar próximo do autódromo de Sonoma Raceway, é comum em dias de corrida cruzar com alguns engarrafamentos.  Por isso, é sempre bom consultar as condições das estradas, afinal você tirou férias para fugir dos estresses do dia a dia. Aplicativos como o Google Maps e o Waze costumam mostrar as melhores rotas.

Com um tour guiado

É sempre importante frisar: viajar de carro particular alugado oferece o benefício da independência. Se seu lance é curtir os lugares com um pouco mais de tranquilidade, a alternativa de alugar um veículo é a melhor.

Contudo, fazer uma degustação de vinhos e seguir dirigindo está completamente fora de cogitação e isso pode te trazer grandes dores de cabeça (Entenda mais sobre as regras para dirigir nos Estados Unidos). Para evitar esse estresses, existem várias opções de tours guiados saindo de San Francisco em direção a Napa Valley.

A Get Your Guide oferece várias opções de tours partindo de San Francisco até a região dos vinhos, com saídas a partir de hotéis selecionados (confira no site deles os hotéis contemplados).

Se a ideia de compartilhar espaço com um grupo de turistas desconhecidos ou se você prefere algo mais privativo e personalizado, indico os tours (com guia que fala português) da Maryanne do Hotel Califórnia. Ela entende tudo sobre vinhos e sugere roteiros que te salvam de muitas roubadas no Vale de Napa.

Como chegar até Napa Valley, na Califórnia, com tour guiado

De balsa + ônibus

Com certeza essa não é a maneira mais prática de chegar em Napa Valley, mas é que a soa mais “aventuresca”.

Primeiro, você precisa pegar uma balsa em Bay Ferry no norte de San Francisco até Vallejo, em um trajeto com custo estimado de 15 dólares. De lá, o jeito é pegar a Rota 10 do Vine Bus System, as linhas que cortam o condado de Napa em direção a Calistoga. Dentro do ônibus, com custo de 3,20 dólares, o ideal é fazer uma consulta de quais pontos estão próximos das vinícolas que você quer conhecer.

Ao todo, a viagem fica na casa dos 18 a 19 dólares. Porém, a grande desvantagem é o tempo. Todo o deslocamento de balsa e a espera pelos ônibus, que aos domingos tem horários reduzidos, triplica o tempo de viagem até Napa Valley, podendo levar até 3 horas e meia.

Como o tempo é um bem precioso em viagens, vale a pena fazer as contas e pesar se vale a pena todo esse perrengue logístico para ir e voltar de San Francisco. Ah, e não esqueça que cada vinícola tem seu próprio preço para entrar, encarecendo a visita.

Como chegar até Napa Valley, na Califórnia saindo de San Francisco

Melhor maneira de chegar em Napa

A maneira mais prática de chegar em Napa Valley é alugando um carro ou contratando um tour.

O caminho das estradas reserva vistas mais atraentes, como a própria Golden Gate ou a prisão de Alcatraz. Além disso, chegar mais rápido também significa mais tempo degustando e provando os vinhos. Se você desembolsou um valor extra para incluir uns aperitivos, o jantar está garantido.

Só não vá beber e dirigir! Viaje acompanhado e seja consciente se for se esbaldar em vinhos.

Assine nossa newsletter!