Agora que você já sabe como ir para Machu Picchu e qual a melhor época para visitar a citadela Inca, chegou a hora de aprender como comprar os ingressos para Machu Picchu com ou sem a entrada para sua montanha irmã Huayna Picchu, seus valores, possíveis problemas e soluções, para que você possa estar preparado caso algumas dessas situações aconteça 🙂
Índice
Como comprar os ingressos para Machu Picchu?
- Preço do ingresso
- Ingressos para Machu Picchu
- Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu
- Comprando pelas agências de turismo
- Comprando pela Internet
- Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?
- Não estão aparecendo ingressos disponíveis para a data que eu quero. O que fazer?
- Ingressos para Estudantes e crianças
- Dicas ao chegar em Machu Picchu
Mudanças na compra do ingresso para Machu Picchu e Huayna Picchu
Alguns de vocês devem ter visto no site oficial de Machu Picchu uma nota dizendo que a partir do dia 1o de julho a visita a Machu Picchu e a compra dos ingressos irá mudar e se dará em dois turnos: o primeiro das 6 às 12h e o segundo das 12 às 17h30.
Isso era uma coisa antiga que a UNESCO estava exigindo do Peru, pois o fluxo de visitantes estava desordenado e prejudicando a conservação da cidade Inca.
Quando vi a mensagem, muita coisa ainda estava mal explicada, por isso fui averiguar diretamente com o pessoal da Promperu e sua assessoria, além dos contatos que temos em Cusco. Vamos aos fatos:
“Informamos que, para assegurar o fluxo adequado das visitas turísticas ao santuário de Machu Picchu, a Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco determinou que, a partir de 1º de julho de 2017 entrarão em vigência os novos turnos para a entrada no santuário histórico.
Desta forma, o primeiro turno de visita será das 06h às 12h, e o segundo turno será das 12h às 17h30. A reserva e venda de ingressos para os novos turnos poderão ser efetuadas a partir de 1º de junho.
Vale lembrar que os ingressos que foram reservados e adquiridos antecipadamente para os meses de julho a dezembro deste ano terão sua validade mantida.
Esta implementação responde ao cumprimento do Regulamento de Uso Sustentável e Visita Turística para a Conservação da Llaqta ou Ciudade Inka de Machupicchu, aprovado mediante Resolução Ministerial N° 070-2017 do Ministério da Cultura.” -Promperu
Como essa mudança afeta o turista em Machu Picchu?
Eles ainda não explicaram direito como será feito o controle a partir do dia 1o de julho e só nessa época poderemos saber ao certo. Nós estaremos em Machu Picchu com nossa excursão exclusiva logo que as mudanças acontecerem e traremos pra vocês em primeira mão como a visita será controlada. Por isso, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter e de assinar nossa newsletter ali em baixo 🙂
Eu já comprei meu ingresso, mas vou viajar só depois do dia 1o de julho
Nossos contatos disseram que quem já comprou ingressos não será afetado, mesmo que a visita ocorra depois do dia 1o de julho. Imagino que o mesmo é válido para quem comprar ingressos até o dia 30 de junho, quando o sistema do site oficial será atualizado.
Se você for para Machu Picchu antes de nós e puder nos contar como foi aí nos comentários, eu agradeço!
Vou para Machu Picchu depois do dia 1o de julho e não consegui comprar ingressos ainda
Nesse caso será preciso esperar o sistema se atualizar. Quando isso acontecer, provavelmente haverá um local para escolher o horário de visita, por isso leve esse detalhe em consideração.
Devo visitar Machu Picchu no primeiro ou no último horário?
Ver o sol nascer em Machu Picchu é das visões mais incríveis que tenho guardada na mente. Por isso se essa é sua primeira vez, não perca a oportunidade! Para quem já conhece ou realmente não pode ir à cidade Inca nesse horário, com essa mudança, o período da tarde pode ficar mais vazio, proporcionando um passeio mais tranquilo e calmo.
Como comprar os ingressos para Machu Picchu?
A primeira coisa que você tem de saber é que os ingressos para Machu Picchu são limitados e os ingressos para subir a Huayna Picchu são ainda mais limitados. Por isso eu não gosto da ideia de deixar para comprar os ingressos durante a viagem, principalmente na alta temporada.
Para ser justo, eu tenho analisado a quantidade de ingressos disponíveis e para Machu Picchu a situação é tranquila e você consegue encontrar ingressos até para o dia seguinte fora da alta temporada. Já quem quer subir a Huayna Picchu, a situação é mais complicada, sendo necessário até meses de antecipação para a alta temporada (maio a agosto).
Hoje, há basicamente duas maneiras de comprar os ingressos: pelas agências de turismo e pela Internet. Claro que você pode comprar na mão de algum “cambista” ou mesmo no seu hotel em Cusco um dia antes da viagem (dependendo até no dia), mas deixarei esta opção para os de coração forte e que gostam de planejar as coisas na hora 😛
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Depois de comprar os ingressos, não deixe de conferir:
Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país
Preço do ingresso para Machu Picchu
Para você poder saber se o preço dos ingressos que estão lhe cobrando é justo, eu preparei essa listinha com o preço oficial dos ingressos ao comprar na Internet ou nas agências autorizadas de cobrança:
Ingressos para Machu Picchu
- 152 soles
- Apenas em dinheiro
- Apenas com Visa ou Mastercard
- Apenas com cartão Visa
Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu
- 200 soles
- Apenas em dinheiro
- Apenas com cartões Visa ou Mastercard
- Apenas com cartão Visa
Comprando pelas agências de turismo
Esta é a maneira mais fácil de comprar os ingressos. Você pode comprar tanto pelas agências do Brasil como pelas agências do Peru. Só lembrando que comprar pelas agências é geralmente mais caro (afinal eles precisam de ganhar comissão ;)) e nas agências do Brasil pode ser ainda mais caro, pois a maioria delas compra de outras agências ou operadoras do próprio Peru.
Se você deixar para comprar já no Peru, seja em Lima ou em Cusco, você tem uma certa flexibilidade de datas, mas se você pretende subir a Huayna Picchu, lembre-se de que a quandidade de ingressos é bem reduzida.
Quer saber quais agências do Peru nossos leitores já utilizaram?
O post abaixo contém a lista compilada por nós de agências de turismo e receptivo no Peru que nossos leitores utilizaram.
Comprando pela Internet
Comprar pela Internet também não tem segredo, mas tem suas limitações. Só é possível comprar com cartões de crédito internacionais Visa (e possivelmente só com os Verified by Visa, apesar de algumas pessoas já terem conseguido comprar sem que o cartão fosse verificado).
Extra! Extra! Nós descobrimos, através da dica do Paulo, uma maneira quase infalível de conseguir comprar a entrada para Machu Picchu sem se preocupar com o Verified by Visa 😀
Veja todos os detalhes neste post:
Dica infalível para comprar a entrada de Machu Picchu por conta própria
Uma vez no site oficial de Machu Picchu, escolha qual local você quer visitar (Machu Picchu) qual tipo de ingresso você quer e a quantidade. Como várias pessoas estão com dúvidas sobre qual ingresso comprar, aqui vão as explicações 🙂
- Machu Picchu
- Apenas para a entrada na cidade Inca. É o ingresso mais comum.
- Machu Picchu + Museu
- Entrada na cidade Inca mais o museu de Machu Picchu.
- Não acho que valha a pena comprar esse. Se não me engano o museu fica a meio caminho entre Aguas Calientes e Machu Picchu.
- Se alguém já tiver ido e puder dizer onde fica exatamente e como foi, nós agradecemos 🙂
- Machu Picchu + Huayna Picchu 1G (7:00 – 8:00 a.m)
- Entrada para a cidade Inca e subida a Huayna Picchu no primeiro grupo.
- Deve-se subir obrigatoriamente entre 7 e 8 da manhã.
- Machu Picchu + Huayna Picchu 2G (10:00 – 11:00 a.m)
- Entrada para a cidade Inca e subida a Huayna Picchu no primeiro grupo.
- Deve-se subir obrigatoriamente entre 10 e 11 da manhã.
- Se você só tem um dia em Machu Picchu, este é o melhor horário.
- Machu Picchu + Montanha (7 a.m – 11a.m)
- Entrada para a cidade Inca e subida à montanha Machu Picchu que é a montanha do lado contrário de Huayna Picchu.
- Nunca fui à montanha Machu Picchu, mas ela é mais longe da cidade Inca e o caminho é mais longo. Deve ser lindo por lá, mas acho interessante só para quem já foi a Machu Picchu e já subiu Huayna Picchu.
Posso comprar com o cartão de crédito de outra pessoa?
Essa pergunta foi feita diversas vezes e o Rafael Pavani enviou um email para o pessoal do DRC de Cusco para confirmar e fez a gentileza de deixar um comentário com a resposta 🙂 Obrigado Rafael!
Na resposta, a pessoa do DRC responsável pelos ingressos disse que é possível comprar com cartão de crédito de outra pessoa, mas que é preciso levar, junto com o ingresso, a cópia do cartão de crédito, bem como a cópia do documento do titular do cartão.
Ou seja, se seu cartão não funcionou ou se você não tem cartão de crédito, pode pedir a um amigo ou parente para comprar para você. Uma vez que o ingresso esteja comprado, você só precisa levar o ingresso impresso, a cópia do cartão da pessoa e uma cópia do documento de identidade dela e pronto 🙂
Uma vez terminado esse passo, não está muito claro, mas você deve apertar o botão escrito Passo 2 e, então, preencher os dados de nome e documento das pessoas. É, caro leitor, os ingressos são nominais. Novamente não está muito claro, mas você tem de apertar o botão escrito Passo 3, mas a essa altura acho que você já aprendeu como o sistema funciona 😛
Os tipos mais comuns são o de Machu Picchu e o de Machu Picchu – Huayna Picchu, lembrando que são dois horários de subida para Huayna Picchu que você tem pode escolher. O que sobe das 7 às 8 da manhã e o que sobe das 10 às 11 da manhã. Nós subimos no das 10 para poder conhecer Machu Picchu com menos pessoas, pois a maioria das pessoas chega no trem das 10 vindas de Cusco. #ficadica
O passo seguinte é confirmar os dados e gerar a reserva. Nesse momento aparecerá uma telinha com o número da sua reserva e outros detalhes como o preço e, mais ao final, algumas informações extras.
Antes de qualquer coisa, anote esse número de reserva, pois sem ele você não consegue pagar ou mesmo verificar sua reserva. Ah, caso você não tenha notado, você não receberá essa informação no seu email, porque não há lugar algum para colocar seu email durante a reserva o.O Confesso que na primeira vez eu fiquei esperando que chegasse uma mensagem para mim >.<
Se você fechou a janela e não anotou o número da reserva, ainda terá uma última chance, pois a tela em que você clicou em Generar Reserva também mostrará o número da reserva. Se você perdeu esse número, não tem problema, comece tudo de novo e faça uma nova reserva 😛
Hora de tentar pagar os ingressos para Machu Picchu online. Novamente o site não é tão intuitivo assim, mas é pra isso que o Fred está aqui, não é mesmo
Clique na aba dentro da página onde está escrito Pagos e você poderá colocar o código da sua reserva e clicar em Pagar (duh).
Em seguida aparecerá uma tela com a descrição dos valores cobrados (incluindo os encargos que estão em torno de 4,03%). Clique em Enviar e você será levado a um site da própria Visa para entrar com os detalhes do seu cartão de crédito. É aqui que o tal de Verified by Visa pode dar problema. Como eu acabei comprando nossos ingressos com uma agência no Peru, eu não tenho como dizer se todos os cartões Visa funcionarão.
Se você comprar ou já tiver comprado dessa forma e puder nos dizer como foi, nós agradecemos 🙂
Tela atualizada 18/03/2013
Pode ser que as telas abaixo apareçam na hora de confirmar o Verified by Visa. Obrigado Alexandre pelo print das delas 😀
Por fim, depois da confirmação do pagamento, entre na aba Check-In, coloque seu código de reserva e imprima o que eles mostrarem. É esse documento que é seu ingresso efetivamente. Você também pode usar essa tela para reimprimir seus ingressos 🙂
Dúvidas sobre a compra dos ingressos de Machu Picchu pela internet
Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?
Caso você não tenha um cartão de crédito internacional Visa ou se seu cartão não for aceito no site por causa desse Verified by Visa, a coisa complica um pouco. Você até poderá fazer a reserva pela Internet, mas terá apenas 6h para fazer o pagamento em algum dos lugares credenciados. No Peru!
Você tem duas opções: comprar com uma agência (se você quiser programar as coisas con antecedência), ou comprar quando chegar no Peru ou mesmo em Cusco. Neste caso, você poderá fazer a reserva pela Internet e pagar em alguma dos locais abaixo. Ou você pode procurar seu hotel ou uma agência em Cusco para comprar o ingresso 🙂
Abaixo está a lista de locais onde você pode pagar as reservas dos ingressos feitas pela Internet.
Dirección Regional de Cultura de Cusco
- Endereço: Av. La Cultura, 238, Cusco
- Site: drc-cusco.gob.pe
- Horário: Segunda a Sexta das 7:15 às 18:30
Agências do Banco de La nación
- Endereço: Esquina Avenida El Sol e Almagro s/n, Cusco
Agentes Autorizados de Cobrança
- AATC (Asociación de Agencias de Turismo Cusco)
- Endereço: Calle Nueva Baja N° 424
- Horário: Segunda a Sexta das 9 às 17h
- DirCetur
- Endereço: Calle Mantas S/N (a meia quadra da Plaza de Armas)
- Horário: Segunda a Sexta das 9 às 20h | Sábado das 9 às 13h
- IncaRail
- Endereço: Portal de Panes N° 105, Plaza de Armas, Cusco
- Horário: Segunda a Domingo das 9 às 22h
- Libreria del Museo de la Casa Garcilazo
- Horário: Segunda a Sexta das 8 às 14h
Não estão aparecendo ingressos disponíveis para o ano que vem (2013, 2014, etc). O que devo fazer?
Alguns leitores disseram que não estão conseguindo comprar ingressos para Machu Picchu para o ano seguinte, pois não aparece nenhum ingresso disponível.
Enviei um email para a Dirección Regional de Cultura de Cusco que administra os ingressos e eles me responderam que os ingressos do ano seguinte estarão disponíveis apenas na última semana de Dezembro. Infelizmente é bem em cima da hora para quem vai viajar no início do ano seguinte, mas é o que tem para hoje :/
Se você gosta de comprar tudo adiantado como eu, sugiro que você entre uma vez por semana para ver se eles por um acaso não liberam mais cedo os ingressos.
Ingressos para Estudantes e Crianças
Mamães e papais, sabiam que as crianças até 7 anos não pagam pelo ingresso para Machu Picchu? E que se elas têm mais de 8 anos também pagam como estudantes? Infelizmente o site não diz até que idade, mas me parece que até 17 anos eles pagam meia entrada como estudantes.
Se você é estudante, poderá comprar os ingressos para Machu Picchu com desconto \o/ Mas… (sempre tem uma pegadinha, né?) você só poderá comprar o ingresso se tiver a carteirinha internacional de estudante da ISIC.
Além disso, não é possível comprar o ingresso pela Internet, apenas nas agências credenciadas ou pelo seu hotel em Cusco. Para saber quais agências são credenciadas, entre no site oficial de Machu Picchu, clique na aba Consulta e depois no botão Agencias.
Dicas ao chegar em Machu Picchu
Para não ter problemas para entrar em Machu Picchu tenha em mãos:
- O ingresso impresso: óbvio, claro 😛
- Seu passaporte: afinal, quem não quer um carimbo de Machu Picchu
- O documento usado na hora da reserva: Eu usei o passaporte, mas se você usou a carteira de itentidade, é preciso levá-la também.
- O cartão de crédito usado na compra online: pode ser que eles não peçam, mas há uma mensagem no site dizendo que tem de levar, então não custa, né?
- Filtro Solar e capa de chuva
Outras dicas sobre a compra de ingressos para Machu Picchu
O Leonardo comentou que conseguiu fazer as compras depois que entrou em contato com o pessoal da Visa no Peru e várias outras pessoas confirmaram também terem conseguido assim quando suas primeiras tentativas falharam 😀
A ideia é tentar primeiro comprar com seu cartão normalmente (tenha o internet banking do seu banco funcionando no seu computador antes de tentar) e depois, caso não consiga, entre em contato com as seguintes pessoas da Visa no Peru e explique a situação. Use o Google Translator caso não saibam espanhol ou não entendam o que eles estão falando 🙂
Descobrimos uma maneira que é quase infalível para comprar os ingressos para Machu Picchu por conta própria 😀 Confira os detalhes no post abaixo sobre como evitar os problemas com o fatídico Verified by Visa. Se você conseguir comprar dessa maneira, por favor nos avise 😀
Dica infalível para comprar a entrada de Machu Picchu por conta própria
A Luciana deixou um comentário com ótimas dicas sobre a compra do ingresso que podem ajudar bastante, vale a pena a leitura. Segundo ela, a primeira coisa é ter certeza de que você consegue acessar sua conta pelo internet banking do seu banco, pois o Verified by Visa irá acessá-lo. Outra coisa, no caso dela, somente uma compra por dia foi aceita, então a dica é comprar tudo de uma vez só e, se for preciso realizar outra compra e esta não for aceita, espere pelo menos 24h antes de tentar novamente.
A Mônica também comentou que segundo o pessoal do Itaú, somente o cartão titular está habilitado para o Verified by Visa e, portanto, o adicional não conseguirá comprar nada que precise disso.
Outra dica interessante que o Rafael deixou aqui no blog é a de entrar em contato com o pessoal do Call Center do site de ingressos de Machu Picchu (Call Center <[email protected]>). Eles são bastante solícitos e podem lhe indicar o contato do pessoal da Visa Peru para ajudar a resolver o problema do Verified By Visa 🙂
A Silvia também deixou duas dicas interessantes. A primeira é usar a versão do site deles em espanhol e a outra é colocar a inicial do meio do nome do dono do cartão caso não funcione sem isso, mesmo que o nome no cartão esteja sem essa inicial.
Se seu cartão não funcionar de início, entre em contato com seu gerente para saber se é possível habilitar a opção Verified by Visa. O cartão da Karina não havia funcionado de início, mas funcionou depois que a opção foi habilitada.
O Gustavo explicou em mais detalhes o que deve ser feito pelo seu gerente de banco para habilitar o Verified By Visa 🙂 Pelo visto é preciso uma autorização especial do cartão.
Não feche a tela que diz aguardando confirmação, pois a transação pode ir para o limbo. Somente depois que aparecer se a transação foi confirmada (pago exitoso) ou negada (operacion denegada) é que você poderá fechar a tela (dica da Thaís).
Se você achar que alguma tela não está aparecendo, tente realizar a compra com o Internet Explorer (dica do Alex).
Sempre que tivermos mais informações sobre o assunto, atualizaremos o post 🙂
Se você tiver alguma dica de agência, por favor deixe o nome dela aqui e como foi sua experiência, seja boa ou ruim, para que possamos criar um diretório com agências confiáveis do Peru 😀
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
outra duvida, tem como eu pegar o onibus de Cuzco para Ollantaytambo na ida, e depois para comprar o onibus para Poroy na volta? obrigada
Sobre taxis e ônibus fora os de turismo não sei, mas você pode ir com o tour turístico por 30 soles cada até Olanta, e pegar o trem até Aguas Calientes. No retorno pode comprar o trem de Aguas Calientes até Poroy (perto de Cusco). A Inkatrail só faz até Olanta mas a Perurail faz até Poroy. VC deve comprar os bilhetes separadamente e vai pagar mais caro que uma ida e volta, similar a uma passagem aérea (não se preocupe, a diferença é de apenas alguns dólares, nada significativo).
Olá Anderson, muito obrigada pelo esclarecimento. Só nao entendi essa parte “não esqueça que vc terá que comprar o boleto turístico, que custa 70 soles para cada um, no nosso caso compramos o boleto parcial, que incluía apenas a visita ao Vale |Sagrado”. O que seria esse boleto turistico? então eu teria que pagar 30 soles do passeio + 70 soles desse boleto? E aonde compro tudo isso? Por favor, me explique novamente. Obrigada
Oi Lá, vc pode comprar em Cusco mesmo o boleto, em qualquer agência de turismo. Se você tiver menos de 25 anos e carteira internacional de estudante ISIC vc poderá comprar de estudante, mas somente em num local chamado COSITUC, Av El Sol 103. Caso contrário pagará 70 soles o boleto parcial (este nem opção estudante tem) e 130 soles o boleto total, que inclui várias atrações (pessoalmente não vou utilizar todas e optei pelo parcial, mas isso depende do seu esquema pessoal de viagem). Sim, precisa pagar o passeio (para a agencia) e o boleto (para a agencia, mas na realidade é uma taxa governamental, como existe no Brasil, para você entrar em Parques, por exemplo). Vc pode comprar o boleto no primeiro sítio arqueológico que visitar. Comprei o meu em Pisac, já no Vale Sagrado, na hora.
Anderson, voce organizou tudo isso antes ou chegou em Cuzco e foi procurar pelas agencias e encontrar esses passeios? voce já sabia de todas as informações antecipadamente? será que posso ir tranquilamente e fechar os meus passeios na hora?
Também vou para o Peru esse ano, estou lendo todas as informações nos sites e blogs que eu encontro, mais as coisas mais especificas como esses passeios, valor e etc. não são muito explicados. Agradeço desde já.
O que eu comprei antecipadamente foram os ingressos para os trens até Machu Picchu e os ingressos para entrar na cidade de Machu Picchu e escalar Wayna Picchu e Montanha Machu Picchu. O restante, passeios como Vale Sagrado, tour em Cusco, boletos turísticos para atrações fora de Machu Picchu, comprei tudo por aqui, em cima da hora. Para o Vale Sagrado comprei no mesmo dia, o ônibus saiu 9h15 e eu comprei 8:45. Em baixa temporada é tranquilo, em maio fica um pouco pior, não sei dizer quanto, mas acredito que não faltem vagas.
Ola,
tenho uma duvida. estarei em cusco março 2013 indo para ficar uma noite em ollanta. então devo pegar taxi na praça das armas.
de ollanta so de trem para a.calientes?
tenho que voltar para cusco bem cedo dia 11 mar para pegar o aviao para lima
tem sugestao para mim? abçs
Oi Bernadete.
Não dá para ir de carro de Aguas Caliente para Ollantaytambo. Se vc tem de estar em Cusco no outro dia cedo, é melhor voltar um dia antes para não correr riscos de o trem atrasar muito.
boa tarde.
quem já foi para o Peru, quanto de dinheiro levaram? tirando o que gasta para ir a machu picchu! só levaram soles, ou levaram dolar e real? trocaram o real por soles antes de ir ou trocaram lá mesmo? cartão de crédito e debito funcionam normalmente lá se estiver habilitado para internacional? estou em duvidas ainda com relação ao dinheiro,obrigado
Oi Orlando.
Olha esse post aqui que eu falo exatamente como é a utilização de dinheiro no Peru 🙂
https://sundaycooks.com/qual-moeda-levar-para-o-peru/
Por lá, onde aceitam cartão de crédito não tive problema, mas nas cidades menores e mercados, a maior parte teve de ser paga em dinheiro, pois não tinham maquininha de cartão.
e você levou um pouco de soles, reais e dolar? é necessario levar? obrigado
Oi Orlando.
Tá tudo respondido no post que eu mencionei 🙂
https://sundaycooks.com/qual-moeda-levar-para-o-peru/
Se ainda tiver dúvida sobre moedas no Peru, peço que pergunte no post aí de cima para ficar mais organizado o blog e também ajudar outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas 😉
Orlando
Estou no Peru agora. Não tivemos problemas. Levei um pouco de dólar, e troco por soles. A cotação atual em Cusco gira em torno de 2,53 soles por dólar. Não trouxe real nem pretendo trocar aqui porque você acaba indiretamente pagando todas as taxas e muitas vezes sai perdendo. Se negociar um bom volume de dólares pode valer a pena. Tome cuidado com trombadinhas, eles existem por aqui. Conheci um chileno que teve sua máquina furtada em Cusco. Mas assalto à mão armada, corriqueiro entre meus amigos no Brasil, nenhum caso eu soube. Acho o Peru um país mais seguro. Também trouxe e estou utilizando cartão de crédito, o débito internacional até pouco atrás funcionava precariamente no BB, não sei dizer como está hoje porque desanimei muito de usar esta função. Avise seu Banco que viajará ao exterior.
Obrigado novamente pelo relato, Anderson 🙂
Só complementando, eu usei cartão de débito algumas vezes e foi super tranquilo, mas as lojinhas e mercadinhos não aceitam cartões na maioria das vezes. Por isso é sempre bom ter soles à mão.
A quantidade de soles ou dólares que você vai gastar por dia depende totalmente do seu padrão de exigência. Existem refeições que variam de 30 soles a 150 soles, então é difícil dizer. Você vai precisar pesquisar um pouco e verificar a compatibilidade dos seus gastos.
a compra do ingresso para machu picchu neste site https://www.ticket-machupicchu.com é totalmente confiavel? ou é melhor comprar pelo site oficial? e nesse site aceita cartão de crédito que não tem Verified by Visa?
Oi Orlando.
O Anderson comprou nesse site e não teve problema. Outras pessoas compraram no site oficial e também não tiveram problemas. Nunca dá para dizer que um site é totalmente confiável. A diferença é q nesse ticket Machu Picchu, você vai pagar um pouco mais pela taxa de conveniência deles.
Se alguém mais tiver dicas de sites onde compraram ou tentaram comprar seus tickets para Machu Picchu nos avise, seria legal montar uma lista 🙂
Bom dia Fred e Orlando!
Estou indo a Machu Picchu, agora em março, e a compra dos ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu está um problema, tendo em vista que o site oficial não aceitou meu cartão.
Vocês saberiam me dizer se esse site precisa do Verified by Visa?
Att,
Bruno.
Oi Bruno.
Há controvérsias sobre esse Verified By Visa, pq não é algo comum aqui no Brasil, mas o problema q vc está tendo era culpa do sistema deles. Coloquei os detalhes no início do post 🙂
O site oficial solicita o cartão Verified by Visa. Comprei meus ingressos através de uma agência de turismo virtual http://www.ticket-machupicchu.com e tudo transcorreu bem. Nesse site meu cartão passou, mas paguei taxas administrativas (para a agência).
Ei, Fred. Adoro o fato de seus relatos serem tão completos e organizados. Isso é muito bom!
Deixa eu te falar… Pretendo ir a MP e vi que o Vistadome mais cedo chega às 9h52. Tendo que subir de van ainda, será que consigo chegar lá a tempo de ir Huaynapicchu? Quando eles falam que o horário é de 10 às 11h quer dizer que pode entrar até 11h ou tem que estar fora de lá nesse horário?
E no complexo em geral, quanto tempo você recomenda? Queria ver se dá pra voltar de trem ainda no mesmo dia.
Obrigada.
Oi Olga. Obrigado pelos elogios 🙂
Se você não vai chegar no trem das 10h, eu não recomendo subir Huayna Picchu, pois eles só aceitam que as pessoas comecem a subida até as 11h. Você pode descer a hora que quiser, desde que seja antes do parque fechar.
A subida é bem íngrime e é escada pura por entre as pedras e dura normalmente 1:30h e 1h pelo menos para a descida, mais o tempo que você ficar lá em cima aproveitando a vista e explorando um pouco mais do que há por lá (eu levei mais de 1h só subindo pelas laterais e explorando tudo). Descemos de lá quase em cima da hora para pegar o trem às 17h +-.
Quem quer ir e voltar no mesmo dia não faz essa subida, pois o tempo é escasso e, mesmo que você consiga chegar na entrada de Huayna Picchu a tempo, não terá tempo para ver toda a citadela.
E a última coisa que você deve fazer lá é correr para ver tudo 😛 É preciso passear com calma, explorar a cidade Inca e curtir a paisagem de lá que é linda! Nós nos arrependemos de não voltar para lá no dia seguinte, e olha que chegamos lá às 5:30 da matina hehehe
Oi Fred Bom Dia
Adorei suas dicas…Estou planejando ir a Machu Picchu em maio com minha mãe.
Tenho algumas dúvidas sobre a compra dos ingressos, acho mesmo que vou deixar pra comprar em Cusco.
Minha maior dúvida é como organizar a ida a MP.
Pretendo ficar em Cusco pelo menos 4 dias, usar 2 dias pra visitar Cusco e regiões e 2 dias pra ir a MP, porém, pelo que tenho visto nos sites, depois de visitar MP temos q retornar a Cusco…sendo assim, tenho q fazer reservas para ficar em Cusco dias antes e dias depois de visitar MP???
Outra dúvida é com relação ao dinheiro, eles aceitam real? posso levar soles comprados aqui no Brasil mesmo? Tem alguns países da América do Sul q preferem receber em dólar, mas não tinha pensado em levar.
Obrigada
Dinorah
Dinorah
Acabei de voltar de lá. Em Lima você consegue trocar reais, mas o valor de 100 dólares (cerca de 217 reais) você consegue apenas 238 soles. Se você pegar estes reais e comprar dólares no Brasil vai conseguir 252 soles por estes mesmos 100 dólares (217 reais aproximados). Em Cusco não sei te dizer a aceitação do real. A melhor dica é levar dólar, caso queira usar papel moeda. Você vai achar muitas casas de câmbio por lá, as cotações variam de 2,43(aeroporto Lima) a 2,53 (Centro Cusco), na média 2,52. Se levar dólar em papel, só leve notas novas, sem nenhuma rasura ou mancha e não aceite troco em dólar que contenha qualquer mancha, dobra forte, ou pequeno corte em qualquer parte da nota. Mesmo notas mais velhas são rejeitadas. Eu sempre trocava minhas notas de 100 por soles (o valor total) e pagava as atrações em soles. No geral foi melhor assim. Tome os cuidados que tomaria no Brasil com relação a segurança. Não percebemos, mas moramos num país de uma violência absurda, no Peru você se sentirá mais segura.
Pessoal,
fui tentar comprar os ingressos de machu pichu pelo site oficial e o processo todo foi tranquilo, porém, ao final houve um erro no site e, para minha surpresa, ligando para a central do meu cartão de crédito, minha compra havia sido realizada.
A má notícia é que no site oficial o ticket não está disponível pois conta como compra não efetuada!
Liguei para o call center e pediram para encaminhar um email. O fiz e agora estou aguardando.
Isso já ocorreu com algum de vocês?
Abraço,
Acabei de receber uma resposta dizendo que a compra será estornada em até 20 dias.
Engraçado que eles aceitam a compra para depois estorná-la.
Por que não simplesmente bloqueiam a compra?
ANDERSON, você comprou os tickets daqui do Brasil pelo site “www.ticket-machupicchu.com”, certo? E isso foi depois desse impedimento do site oficial, certo? Depois de quantos dias você conseguiu imprimir seu ticket?
Outra pessoa daqui comprou pelo “https://www.limamentor.com”. Alguém mais comprou também?
Vou apenas em Março, mas gosto de deixar tudo reservado.
Obrigado.
Oi Daniel.
O site deles tá com problema mesmo e eles suspenderam a venda de ingressos online. Coloquei mais infos no post.
Você ainda conseguiu uma cotação razoável para o real, Anderson. Quando nós fomos, eles queriam cobrar 1 pra 1, sendo q o real estava 0,7 soles 🙁
Daniel
Comprei no site ticket-machupicchu.com e eles têm prazos diferentes para cada compra. Quanto mais em “cima” você comprar, mais rápido eles disponibilizam. No meu caso comprei numa terça-feira para viajar na outra terça (1 semana) e eles disponibilizaram na sexta de tarde. Foi bem tranquilo, eles têm post explicando os prazos. O meu banco também confirmou o débito no site oficial, mas disse q havia um prazo de 8 dias úteis para o estabelecimento (governo Peru) confirmar a compra. Como deu erro e eles não confirmaram, não foi incluído na minha fatura.
Oi Dinorah.
É normal ficar alguns dias em Cusco, depois ir para Machu Picchu, ficar um dia e depois voltar para Cusco. Nós fizemos isso e os hotéis estão acostumados 🙂 Nós fizemos nossas reservas no mesmo hotel e deixamos as malas lá mesmo enquanto estávamos fora. Converse com seu hotel para saber quais as políticas deles sobre isso.
Não dá para comprar Nuevos Soles aqui no Brasil. Dá uma olhada nesse meu post que explica direitinho sobre o assunto 🙂
https://sundaycooks.com/qual-moeda-levar-para-o-peru/
Bom dia, estou a procura de hoteis em Lima e Cuzco e muitas descrições falam que precisamos de um cartão de imigração andina! O que seria isso? O que faremos para obter? E se puderem por favor, passar o nome dos hoteis que ficaram, eu agradeceria. Obrigada
O cartão de imigração Andina pelo que eu sei é o papel branco que recebemos na entrada do País, carimbado com a data de ingresso na Imigração, e que deve ser devolvido na saída. Se você perder, paga taxa em dólares. Voltei de Cusco há pouco tempo, e não foi necessário nada mais que o passaporte e esse papel carimbado na Imigração. Fique tranquila.
Nomes de hotéis são difíceis de indicar, porque de novo depende do seu grau de exigência e do que o seu orçamento está preparado. Você encontra revisões amplas nos sites como tripadvisor, booking, etc.
Oi Lá.
Como o Anderson disse, esse cartão é o que a imigração peruana lhe entrega.
Sobre os hotéis, dê uma olhada nesses posts onde eu explico qual o melhor lugar para se hospedar em cada cidade e depois é só ver os links dos hotéis em Lima, Cusco e Machu Picchu.
Onde se hospedar em Lima e quais os melhores bairros?
Onde ficar em Cusco
Hotéis em Lima
Hotéis em Cusco
Hotéis em Machu Picchu
Pessoal, obrigado pelas dicas e pelos relatos.
Realmente estão suspensas as compras com cartão de crédito por tempo indeterminado até que a Visa resolva os problemas do site deles.
Coloquei todos os detalhes no post com atualizações e peço que leiam e, caso tenham dúvidas, me avisem 🙂
Ah, e se você tiver alguma dica de agência para indicar além das que a Bernadete e o Anderson indicaram, esse é seu espaço também e eu colocarei no post para ajudar os outros leitores.
PS: Em breve volto respondendo quem ainda não tem resposta ao comentário 😉
Bom dia!
Recebi os seguintes preços da agência Tour in Peru (www.tourinperu.com) APENAS para a entrada:
Macchu Pichu: US$ 65,00 / pessoa
Huayna Picchu: US$ 75,00 / pessoa
Achei um absurdo os valores, pois no site o custo para Machu Picchu e Huayna Picchu custam 152 soles.
Em relação às fraudes que você se refere no post, significa falsificação dos ingressos ou possíveis “clonagens” dos cartões de crédito na hora do pagamento?
Obrigada pelas informações!
Juliana
Existe a opção de comprar por outra agência virtual, veja os preços: https://www.ticket-machupicchu.com/ticket/comparative.php?lg=en
Não muda muito os valores. Pessoalmente não consegui comprar no site oficial, pois ele recusou meu cartão, que não era Verified by Visa.
Você vai pagar de 10-15 dólares de “taxa” para as agências. Ou pode deixar para comprar no Peru, pagando no Banco de lá (não recomendaria, exceto em baixa temporada e se você tiver alguns dias de antecipação).
Boa sorte
Por favor, deu certo comprar por esse site q vc postou???
Oi Vivian.
O Anderson comprou por essa agencia do site que ele citou.
Nós criamos um post com uma lista de agências que nossos leitores já usaram. Entra lá e dá uma olhada, pq infelizmente o site de Machu Picchu não tem previsão de voltar a aceitar cartões 🙁
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Fala Fred Marvila, tudo bem cara? Velhinho, tô indo prá MP e tenho uma pancada de dúvidas que não foram esclarecidas, apesar dos comentários e do post super detalhado. Teria como teclar contigo direto via e-mail ou Facebook prá te perguntar várias coisas que tão me intrigando?
Valeu, meu caro.
Emerson David
Oi Emerson.
Infelizmente não é possível. O melhor é mesmo colocar suas perguntas que a gente responde aqui assim que possível 🙂 Assim, suas perguntas poderão ajudar outras pessoas também 😉