Faz uns anos que a história do aumento de IOF começou a fazer as pessoas consideraram outras formas de pagamento numa viagem para o exterior, mas notei que ainda existem dúvidas sobre como usar o cartão de débito internacional do seu banco.
Mas Fred, é possível usar meu cartão de banco para fazer compras e saques no exterior?
Sim! E, em tempos de câmbio instável, essa pode ser uma maneira de evitar a variação cambial inerente do cartão de crédito.
Como usar o cartão de débito internacional?
Sem entrar no mérito de discutir as várias formas de fazer compras internacionais – o Ricardo Freire fez um ótimo post explicando cada uma delas no Viaje na Viagem -, vou explicar como usar o cartão de débito internacional e também, antes de tudo, como saber se ele é internacional.
Como descobrir se o cartão de débito do seu banco é internacional?
Olhe atrás do seu cartão e veja se os símbolos da Cirrus ou Plus estão lá.
Se sim, é praticamente certo que ele pode ser usado internacionalmente. Mas como ninguém quer ter surpresas, ligue também para seu gerente de banco e confirme.
Quais as vantagens de usar o cartão de débito internacional no exterior? E as desvantagens?
O governo resolveu igualar o IOF do cartão de débito internacional e do cartão de crédito, tirando uma das grandes vantagens que o débito tinha sobre o crédito. Ou seja, ambos hoje cobram 6,38% de IOF (veja mais detalhes sobre o IOF aqui), mas mesmo assim, ainda há pontos positivos para utilização dessa função. Vamos lá!
Vantagens
Cotação do dólar utilizada na conversão
No cartão de débito internacional, a cotação do dólar é a do dia da transação (às vezes até do mesmo momento), e não a do pagamento da fatura como ocorre com o crédito. Em tempos de dólar instável, a chance de ter sustos com variação cambial é menor quando usamos o cartão de débito internacional.
Fazer saques e compras com débito direto da sua conta
Isso evita a necessidade de levar muito dinheiro vivo.
Claro, existem taxas que seu banco pode cobrar pelos saques e o valor do dólar (incluindo a diferença de IOF) costuma ficar em torno de 3% a mais que se levasse moeda estrangeira. Então pense bem se essa segurança extra vale a pena pelo “custo” a mais. Eu, particularmente, prefiro a segurança.
Leia também:
Desvantagens
Limite de gastos que é relativamente baixo
O limite para o uso do cartão de débito internacional costuma ser baixo para compras grandes, mas suficiente para gastos do dia a dia. Em alguns casos, seu gerente pode aumentar esses limites.
Há cobrança de taxas pelo seu banco e às vezes pelo caixa eletrônico internacional
Converse com seu gerente para saber se seu banco cobra taxas extras pelo uso do cartão de débito internacional, tanto para saques (mais comum), quanto para compras (mais raro).
Como usar o cartão de débito internacional?
Agora que você já sabe que seu cartão de débito é internacional, o próximo passo é habilitá-lo para utilização fora do Brasil (por questões de segurança, ele é bloqueado para esse tipo de utilização).
Dependendo do seu banco ou sua conta, você poderá fazer essa liberação, que também é chamada de aviso viagem, pela internet, pelo caixa eletrônico ou somente com seu gerente. Uma coisa é certa, você deverá informar os países e o período da viagem.
Cartão de débito internacional liberado, basta proceder nas compras nas lojas exatamente como no Brasil. Simples assim!
Para saques,procure um caixa eletrônico com os símbolos da Cirrus ou Plus e realize os saques seguindo as instruções da tela – geralmente elas aparecem em inglês.
Aqui temos um detalhe para clientes que utilizam senhas de 6 dígitos para saques: se seu banco pede os seus dígitos para realizar saques (como o Itaú), pode ser que seja necessário digitar a senha completa também quando fizer saques no exterior.
Pegadinhas ao utilizar o cartão de débito internacional
Cartões múltiplos
Quando débito e crédito estão no mesmo cartão, você precisa ficar atento ao fazer compras, pois normalmente a opção padrão é a de crédito. Peça sempre que utilizem a versão débito quando fizer um pagamento ou escolha essa opção ao fazer um saque no caixa eletrônico.
Entretanto, a maioria das pessoas que utilizou esses cartões múltiplos no exterior comentou que, mesmo conferindo a opção débito, todas as compras e saques foram processadas como crédito.
Por isso nós indicamos que você peça um cartão de débito exclusivo se pretende utilizar essa função no exterior, evitando dores de cabeça e gastos extras.
Taxas cobradas pelos bancos
Cuidado também com as taxas cobradas pelo seu banco para a utilização da função débito. No Itaú eu não pago taxas sobre despesas no débito, mas pago quase R$20 por saque. Já no Banco do Brasil, eles cobram 2,5% de taxas em cima de qualquer transação (compras no débito ou saque internacional) além de cobrarem um valor fixo sobre os saques. (Esses números podem variar dependendo do seu tipo de conta).
Cuidado com o limite de gastos diários no débito
Cada banco e cada conta tem um limite diferente que pode ser diário ou semanal. E o pior: compras e saques usam o mesmo limite que, além de tudo, é sempre em cotado em real.
Aproveite que você vai ligar para seu gerente para habilitar seu cartão de débito internacional, confirme os limites e taxas cobrados e evite sustos.
Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?
Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda estrangeira oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante. Nossas taxas são competitivas e o atendimento é personalizado. Tudo para você economizar ao máximo na hora de viajar.
Veja mais detalhes:
Se você costuma usar a função débito internacional nas viagens ou já teve problemas ao utilizar seu cartão múltiplo (débito e crédito no mesmo cartão) no exterior, por favor, compartilhar com a gente sua experiência!
Oi.Quero comprar um produto em sites no exterior e meu cartão é de débito ITAU internacional Mastercard será que consigo? ou ele deve ser multiplo
Oi Luiz. Infelizmente não dá pra comprar produtos no exterior com o cartão de débito dos bancos brasileiros, mesmo sendo internacional :/ É preciso ter um cartão de crédito internacional para isso.
Estou indo hoje a Santiago, gostaria de saber se tem muita dificuldade nos pagamentos em debito, pois quando fui a Buenos Aires, tudo que era no debito caiu no crédito, por isso queria saber se nas compras em restaurantes etc, falaria que era débito, ou no meu caso que é visa, falaria visa Electron, já está habilitado pelo BB para uso no exterior.
Vale, pela atnção.
Pedro.
Oi Pedro.
Esse é na verdade um problema dos cartões múltiplos. Todo mundo que eu conheço que tem esse cartão acontece a mesma coisa. Compra no débito, mas cai no crédito 🙁 Culpa das administradoras de cartão. A maneira de resolver isso é pedindo que os cartões sejam separados, isto é, um cartão pra débito e outro pra crédito.
Então, Fred… Meu cartão é multiplo tb, porém a função crédito não é habilitada…, ja habilitei uso no exterior, mesmo assim tenho q ligar e falar que o país será argentina? mesmo credito nao sendo habilitado, acha que dará algum problema?
Oi Dennys.
Olha, eu não sei dizer sobre os problemas que podem acontecer por ser um cartão múltiplo, mas com crédito desabilitado. Se você puder contar sua experiência depois, eu agradeço 🙂
Agora o aviso viagem deve ser feito sempre que você for viajar, pois essa é uma segurança do banco para saber que vc está fora e que o cartão não está sendo usado indevidamente.
Precisa atualizar, agora os 6,38% de IOF também passaram a valor para o débito no exterior.
Obrigado 🙂
*valer
ola! acabei de voltar do Canada, e tenho dinheiro no meu cartão de debito de la! ja tentei em varias maquinas com o simbolo do plus, mais não consigo, ja entrei em contato com meu banco no canada e eles disseram que não precisam habilitar meu cartão.. ja é habilitado.. e que se não esta dando certo deve ser por que as maquinas do brasil tem alguma configuração diferente! tem alguma ideia do que pode estar errado? obrigada!!!
Oi Ana.
O Fred voltou com um cartão desses do Canadá também e conseguiu fazer compras por aqui sem problemas, pedindo pra usarem como débito. Mas ele não chegou a tentar sacar o dinheiro. Talvez seja isso. Tente fazer compras com ele pra ver se funciona 🙂
Estou em Veneza, indo para a Croácia. No Brasil, passei na minha agência e solicitei à gerente que habilitasse meu cartão de débito, já que viajaria para a Europa. Ela fez (ou disse que fez) os procedimentos.
Até agora não consegui fazer nenhuma compra com meu cartão de débito, embora os estabelecimentos trabalhassem com a bandeira do meu cartão. Por conta disso, estou em situação difícil. Posso acionar o banco Itaú por informação enganosa e, por consequência, constrangimento? Att., Jobi
Oi Jobi.
Que pena saber que isso aconteceu com você, mas eu aconselho a falar com um advogado, porque pode ser que caiba uma ação sim. Para tentar remediar, ligue novamente no seu cartão (na parte de trás tem um telefone que vc pode ligar a cobrar) para entender o que está acontecendo. Espero que vc consiga resolver tudo rápido.
Olá! Viajo para o Peru no finalzinho de julho. Gostaria de saber se alguem já utilizou o cartão (débito/crédito) internacional do Bradesco por lá e se deu tudo certo? Conseguiram sacar e fazer suas compras? Alguem tem informação?
Parabéns ao blog, sempre venho aqui para tirar minhas dúvidas!!!
Abraços
Obrigado, Fabiany 🙂
Eu usei o cartão de crédito sem problemas no Peru (inclusive estamos no final da viagem ;)). Você só precisa ficar atenta à questão do cartão múltiplo (débito e crédito juntos), pois esses sempre cobram no crédito, mesmo q vc tenha falado para usar o débito. Problema da operadora do cartão, não do país ou lojas :/
O cartão de débito eu uso sempre para saques, mas é de outro banco. Em todo caso, você só precisa habilitar o cartão para compras internacionais e também fazer o aviso viagem antes de viajar e pronto 🙂
Obrigada! Abraço
Olá Fred, tudo bem ??
Estou indo agora no início de agosto para Cusco e gostaria de saber se pago o hotel em dólares ou em soles, o que vc acha ?? Obrigado 😉
Oi João.
Cara, tanto faz. Eu pago na hora com cartão, então acaba sendo em Soles, mas se vc levar em dólares eles aceitam também. Só lembre de que somente notas novas e sem qualquer defeito são aceitas. Sobre os valores, vc perderá sempre um pouco, seja comprando os dólares aqui ou na conversão de dólar pra soles que o hotel fará 🙁
Oi estou indo para a thailandia e gostaria de saber se usando o cartão money travel posso utilizar nas compras passando na funcao debito… Funciona la…. e o limite para saque diaria geralmente como funciona? Eu pretendo colocar 5mil dolares no cartão!
Obrigada
Oi Isabella. O Visa Travel Money e outros cartões do tipo funcionam como cartão de débito, passando em todo lugar que aceite a bandeira dele. Sobre os limites, é melhor conversar com quem lhe vender o cartão para ter as informações mais atualizadas, mas certamente será o suficiente para seu dia de viagens 🙂
Passei apuros agora no Peru, pois apesar de meu cartão estar hanilitado para uso no exterior, eu não conseguia realizar saques.
Em contato com meu gerente, ele me informou que alguns países da América do Sul e África precisam de uma autorização especial… Nunca tinha ouvido falar sobre isso… Enfim, foi desesperador, pois estava sozinha com uma criança e so me restavam 30
Soles. No fim deu tudo certo! ????
Nossa, Priscila. Que bom que deu certo no final! Esses países realmente precisam de autorização, mas eu nunca fiz nada de diferente com eles além do que fazemos com os outros países. Vc chegou a avisar que iria para o Peru?