Faz uns anos que a história do aumento de IOF começou a fazer as pessoas consideraram outras formas de pagamento numa viagem para o exterior, mas notei que ainda existem dúvidas sobre como usar o cartão de débito internacional do seu banco.
Mas Fred, é possível usar meu cartão de banco para fazer compras e saques no exterior?
Sim! E, em tempos de câmbio instável, essa pode ser uma maneira de evitar a variação cambial inerente do cartão de crédito.
Como usar o cartão de débito internacional?
Sem entrar no mérito de discutir as várias formas de fazer compras internacionais – o Ricardo Freire fez um ótimo post explicando cada uma delas no Viaje na Viagem -, vou explicar como usar o cartão de débito internacional e também, antes de tudo, como saber se ele é internacional.
Como descobrir se o cartão de débito do seu banco é internacional?
Olhe atrás do seu cartão e veja se os símbolos da Cirrus ou Plus estão lá.
Se sim, é praticamente certo que ele pode ser usado internacionalmente. Mas como ninguém quer ter surpresas, ligue também para seu gerente de banco e confirme.
Quais as vantagens de usar o cartão de débito internacional no exterior? E as desvantagens?
O governo resolveu igualar o IOF do cartão de débito internacional e do cartão de crédito, tirando uma das grandes vantagens que o débito tinha sobre o crédito. Ou seja, ambos hoje cobram 6,38% de IOF (veja mais detalhes sobre o IOF aqui), mas mesmo assim, ainda há pontos positivos para utilização dessa função. Vamos lá!
Vantagens
Cotação do dólar utilizada na conversão
No cartão de débito internacional, a cotação do dólar é a do dia da transação (às vezes até do mesmo momento), e não a do pagamento da fatura como ocorre com o crédito. Em tempos de dólar instável, a chance de ter sustos com variação cambial é menor quando usamos o cartão de débito internacional.
Fazer saques e compras com débito direto da sua conta
Isso evita a necessidade de levar muito dinheiro vivo.
Claro, existem taxas que seu banco pode cobrar pelos saques e o valor do dólar (incluindo a diferença de IOF) costuma ficar em torno de 3% a mais que se levasse moeda estrangeira. Então pense bem se essa segurança extra vale a pena pelo “custo” a mais. Eu, particularmente, prefiro a segurança.
Leia também:
Desvantagens
Limite de gastos que é relativamente baixo
O limite para o uso do cartão de débito internacional costuma ser baixo para compras grandes, mas suficiente para gastos do dia a dia. Em alguns casos, seu gerente pode aumentar esses limites.
Há cobrança de taxas pelo seu banco e às vezes pelo caixa eletrônico internacional
Converse com seu gerente para saber se seu banco cobra taxas extras pelo uso do cartão de débito internacional, tanto para saques (mais comum), quanto para compras (mais raro).
Como usar o cartão de débito internacional?
Agora que você já sabe que seu cartão de débito é internacional, o próximo passo é habilitá-lo para utilização fora do Brasil (por questões de segurança, ele é bloqueado para esse tipo de utilização).
Dependendo do seu banco ou sua conta, você poderá fazer essa liberação, que também é chamada de aviso viagem, pela internet, pelo caixa eletrônico ou somente com seu gerente. Uma coisa é certa, você deverá informar os países e o período da viagem.
Cartão de débito internacional liberado, basta proceder nas compras nas lojas exatamente como no Brasil. Simples assim!
Para saques,procure um caixa eletrônico com os símbolos da Cirrus ou Plus e realize os saques seguindo as instruções da tela – geralmente elas aparecem em inglês.
Aqui temos um detalhe para clientes que utilizam senhas de 6 dígitos para saques: se seu banco pede os seus dígitos para realizar saques (como o Itaú), pode ser que seja necessário digitar a senha completa também quando fizer saques no exterior.
Pegadinhas ao utilizar o cartão de débito internacional
Cartões múltiplos
Quando débito e crédito estão no mesmo cartão, você precisa ficar atento ao fazer compras, pois normalmente a opção padrão é a de crédito. Peça sempre que utilizem a versão débito quando fizer um pagamento ou escolha essa opção ao fazer um saque no caixa eletrônico.
Entretanto, a maioria das pessoas que utilizou esses cartões múltiplos no exterior comentou que, mesmo conferindo a opção débito, todas as compras e saques foram processadas como crédito.
Por isso nós indicamos que você peça um cartão de débito exclusivo se pretende utilizar essa função no exterior, evitando dores de cabeça e gastos extras.
Taxas cobradas pelos bancos
Cuidado também com as taxas cobradas pelo seu banco para a utilização da função débito. No Itaú eu não pago taxas sobre despesas no débito, mas pago quase R$20 por saque. Já no Banco do Brasil, eles cobram 2,5% de taxas em cima de qualquer transação (compras no débito ou saque internacional) além de cobrarem um valor fixo sobre os saques. (Esses números podem variar dependendo do seu tipo de conta).
Cuidado com o limite de gastos diários no débito
Cada banco e cada conta tem um limite diferente que pode ser diário ou semanal. E o pior: compras e saques usam o mesmo limite que, além de tudo, é sempre em cotado em real.
Aproveite que você vai ligar para seu gerente para habilitar seu cartão de débito internacional, confirme os limites e taxas cobrados e evite sustos.
Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?
Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda estrangeira oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante. Nossas taxas são competitivas e o atendimento é personalizado. Tudo para você economizar ao máximo na hora de viajar.
Veja mais detalhes:
Se você costuma usar a função débito internacional nas viagens ou já teve problemas ao utilizar seu cartão múltiplo (débito e crédito no mesmo cartão) no exterior, por favor, compartilhar com a gente sua experiência!
Alguem saberia dizer se em finais de semana ou feriado é possível trocar moeda em Praga ou Budapeste? Devo chegar nesses dias e não sei se será possível encontrar um casa de troca aberta?
Oi Antônio. Boa pergunta, eu não precisei trocar dinheiro nesses dias, até porque eu prefiro sacar dinheiro lá na hora já em moeda estrangeira. Mas Praga é uma cidade que vive turismo 24h por dia. No aeroporto e na estação central de trem deve ter lugar para trocar sim, no mais, hotéis e hostels estão sempre abertos e disponíveis pra isso. Perto da Ponte Carlos em Malá Strana com certeza vc encontra lugar pra trocar.
Olá pessoal,
Tive problemas ao usar o meu cartão de debito do Itau. Fiz o aviso viagem no banco, tanto para credito como para debito. Em meu cartão de debito está escrito “internacional” porém tanto no Chile quanto na Argentina não consegui nem sacar e nem fazer qualquer compra com esse cartão! Tive que me virar no Credito a viagem inteira, o que me custou um pouco caro no final das contas. Depois descobri que no verso do meu cartão não havia a bandeira Cirrus e nem VisaPlus, mas então pq o cartão é internacional se não funciona em lugar nenhum fora do pais? E minha irmã passou pelo mesmo problema na Italia agora em Setembro. Bom, acho que antes de ir vale a pena bater um papo com o gerente do banco e com certeza leva diversas formas de pagamento(Dinheiro, Cartão de credito, cartão Pre-pago) abs e obrigado
Oi André.
Que estranho isso. Obrigado pelo alerta. Não sei mesmo explicar essa inconsistência, pois todos os cartões internacionais que eu já vi tinham pelo menos uma das bandeiras :/ Talvez seja o caso de ser um cartão múltiplo e o débito não ser internacional? Ou talvez aceite só outras bandeiras menos conhecidas?
Desculpe-me, mas ainda estou na dúvida sobre qual a melhor opção de moeda para levar à Praga. Estarei no Reino Unido e depois irei à Praga por alguns dias, retornando em seguida ao Reino Unido, portanto, terei Libras. Seria melhor eu comprar algum Euro ou até mesmo Dolar?
Oi Pedro.
Sempre que vc troca moedas, você perde dinheiro. Como você já terá libras, leve elas mesmo e troque nas casas de câmbio que eu indico nesse post:
Qual moeda levar para a República Tcheca?
Entretanto, se for comprar libras só pra levar pra Praga, eu diria que é melhor fazer o saque direto em moeda local (tb explicado no post acima ;)).
Olá!
Gostaria de saber se alguém conseguiu usar o cartão para fazer COMPRAS na função débito. Tipo: pagar uma conta em restaurante etc, sem ter que ir ao caixa pagar dinheiro.
Eu tenho um cartã apenas de débito internacional do ITAU.
Obrigada!
Oi Rachel. Eu já usei várias vezes no chile, no Peru e na Europa. O problema é que esses cartões têm chip e nos EUA eles podem não funcionar pq lá eles não usam chip no cartão (taí, nunca tentei comprar no débito nos EUA).
Essa função do cartão de débito é bem útil, mas eu acho bem caro, fiz um teste aqui na Espanha, tirei 150 euros, depois verifiquei minha conta online, e 624 reais foram embora, o Bradesco me cobrou 12 reais pelo saque, 36 reais pelo uso do serviço do visa electron, impostos e o câmbio do dia. não curti kkkkk
Oi Kaleu.
O valor do euro não foi dos piores (na verdade foi até razoável para essa crise toda – 3,6), mas o problema das taxas é realmente ruim. Infelizmente cada banco cobra uma taxa diferente e cada país e banco cobra uma outra taxa para saque. Na alemanha, canada e eua eu nunca paguei taxa de saque do banco local deles, mas no Peru e Argentina essa taxa existe 🙁 Fora a taxa do seu banco. Por isso é preciso saber direitinho quanto é a taxa pq pode realmente não valer a pena.
Ola a todos.
Estou em viagem ao Chile e estou tentando utilizar meu cartão multiplo (credito + débito) porém tenho encontrado dificuldades.
Já havia tentado usar o cartão na função débito em 5 lojas diferentes e em todas a transação foi cancelada. Hoje fui em um rstaurante e consegui utilizar o cartão. A diferença foi a maquininha do cartão. Neste restaurante a maquininha era de uma “marca” diferente de todas as outras lojas, que usam uma maquininha chamada Transbank.
Alguem teve este mesmo problema no Chile?
Obrigado.
Me esqueci de dizer: o cartão é do Banco do Brasil e a bandeira é Visa.
Oi Alison.
Isso acontece muito com cartões múltiplos (crédito + débito) 🙁 Eu nunca tive um assim e nunca tive problema, enquanto os cartões desse tipo sempre dão problema. Provavelmente pq o sistema não está preparado para isso. Obrigado pela dica.
Pois é Fred. Parece que o problema é mesmo com.cartoes multiplos.
Hoje isso ficou bem claro. Fui em um shopping e algumas lojas eles tiveram que passar o cartao de debito como credito. Quando passavam como debito dava erro.
É realmente um mistério esses cartoes.
Abraços.
Pois é, Alison… eu também já ouvi muitos relatos de gente que teve problemas com esses cartões multiplus. Tomara que dê tudo certo 🙂
No final deu tudo certo.
Mas ainda não consegui chegar a uma conclusão.
Minha teoria de que o problema seria a marca da máquina do cartão parece que não faz sentido pois em algumas máquinas da Transbank o cartão passava, em outras não.
O que acabei fazendo em alguns casos quando o cartão de débito não passava, foi tentar passar o cartão novamente como crédito. E em algumas vezes isso funcionou!
Então, pra aqueles que vão viajar, tentem levar pelo menos dois cartões de débito (um Visa e um Master).
[]s
Obrigado, Alison 🙂 Essa história de cartão múltiplo sempre dá problema :/
Boa tarde, gente!
Alguém aí tem alguma dica para viagem para a China? Estou ainda investigando com o meu banco (HSBC) como farei, pois posso usar o débito, o crédito e ainda levar em cash (e tenho dúvida se levo dólares ou a moela local). Quem souber de algo e quiser dividir, agradeço!
Abraços
Oi Rafael.
Olha, não fui à China ainda, então não tenho muito como ajudar nos roteiros, mas eu sei que o HSBC permite saque em moeda local sem cobrança de taxa (além do IOF) dependendo do nível da conta. Eu levaria um pouco em dólar para alguma emergência (eu sempre levo 300 dólares em qualquer viagem) e deixaria para sacar por lá assim que você chegar no país. Se conseguir comprar a moeda local por aqui num preço razoável, eu também levaria um pouco por segurança, tipo o suficiente para gastos de dia a dia por uns 3 dias.
Boa viagem, e se puder voltar depois pra contar como foi, eu agradeço 🙂
Olá, bom dia a todos.
Será mesmo que não tem como utilizar o cartão débito da CAIXA nos Estados Unidos? Apesar de atrás do cartão constar a bandeira CIRRUS e MAESTRO INTERNACIONAL o meu gerente disse que não há essa possibilidade. Alguém já tentou?
Oi Rafael.
Olha, deve dar para usar sim. O que pode estar acontecendo é que seu cartão ou sua conta podem não estar habilitadas para transações internacionais.
Boa noite,
Gostaria de fazer algumas compras em sites da China com o cartão pós-pago utilizando a função debito.
Qual o melhor cartão (Banco do Brasil,Bradesco,Caixa,Itau….. etc) para ser utilizado nessas compras?
Quais desses tem a menor taxas?
Se eu ativar a função debito não pagarei IOF nas minhas compras no exterior?
Desde já agradeço pela atenção
Oi Elton.
Primeiro, é preciso saber se os sites da China aceitam cartão de débito. As diferenças entre os bancos eu desconheço, mas não acho que hajam muitas além do funcionar ou não para compras internacionais. Sobre as taxas, só olhando em cada banco pra saber :/
IOF é SEMPRE cobrado e hoje é SEMPRE 6,38%. Única exceção é a compra de papel moeda que ainda é 0,38%, mas que, por ser mais caro que o dólar das outras modalidades pode acabar empatando ou ficando pouca coisa mais barata.
Se seu cartão for múltiplo, você provavelmente terá problemas com a compra, pois nem estando no país as pessoas conseguem usar o débito e daí acontece uma super confusão com o crédito 🙁
Ola Boa Noite,
Venho através de email pedir uma ajuda, pois a ajuda que preciso não consigo obter a distancia ou estão usando ma fe com a minha pessoa. Bom estou na Austrália e sai do Brasil com um limite X de credito, tipo universitário digamos assim. Pois bem meu cartão e daqueles debido e credito em um só. Recentemente minha procuradora no caso minha mae depositou na poupança e Posteriormente a uma CC. Agora preciso pagar minha escola no debito e meu banco não aceita. MInha procuradora foi lá três vezes e não consigo resolver nada .Dizem que o meu limite eh baixo, mas falo que não quero credito e sim pagar no debito. Como assim.. não posso usar o dinheiro que tenho .Preciso pagar minha escola essa semana a maquina não autoriza e o caixa eletrônico dos bancos conveniados aqui não aceitam essa operação. Alguém pode ajudar
Oi Thiago. Infelizmente não sei como ajudar. O que eu sei é que cartões que são crédito e débito juntos sempre dão problema no exterior, porque eles sempre cobram no crédito, por mais que cobrem no débito. Uma limitação dos sistemas ao que me parece.
Tente aumentar seu limite, pelo menos para esse pagamento ou tente fazer uma transferência internacional para a escola (pode ter taxas), pelo menos pra vc ter mais tempo para se organizar e pedir um cartào de débito separado do de crédito.
Espero que dê certo!